• Nenhum resultado encontrado

4 ESTUDO MULTICASO

4.7 Empresa Zeta

4.7.3 A Capacidade Absortiva na empresa Zeta

4.7.3.1 Dimensão Aquisição da Capacidade Absortiva potencial

a) Fontes de conhecimento (Categoria 1)

A busca por informações no mercado pela empresa Zeta, segundo a gerente- proprietária, tem sido uma estratégia muito utilizada. No processo criativo a empresa se utiliza de pesquisa de mercado, por meio de sites especializados, clientes, fornecedores para adquirir informações sobre as novas tendências lançadas pelo mercado. Conforme a gerente da empresa Zeta:

[...] A gente tem sempre que trazer a inovação, levar para as redes sociais, blogueiras, feira. A gente consegue informação que chega mais através do nosso cliente, a gente também vai as feiras em São Paulo. (entrevistada Zeta).

Nesse sentido, suas principais fontes de informação e conhecimento são: os clientes, os eventos como feiras e exposições; e a internet. Estes últimos fornecem informações sobre as práticas produtivas e as inovações implementadas pela concorrência nacional e pelas empresas líderes do setor no mercado mundial. No entanto, a empresa não possui parceria com universidades ou instituições tecnológicas para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou processos. A entrevistada da Zeta comenta que as únicas parcerias existentes com instituições são as firmadas com o SEBRAE, para atividades de capacitação.

b) Mecanismos de busca das informações (Categoria 2)

Para a empresa Zeta as informações chegam diariamente tanto pela equipe de vendas quanto pela equipe gerencial. Em relação a equipe gerencial, alguns dos mecanismos utilizados são as participações em treinamentos de instituições de apoio, bem como a

participação em feiras do setor. Outro mecanismo de busca de informações é a troca de informações entre os funcionários da empresa, que para a empresa Zeta ocorre por meio de conversas informais entre os setores e os níveis hierárquicos.

c) Práticas de trabalho (Categoria 3)

A empresa Zeta procura apresentar ao mercado o lançamento de produtos novos regularmente. Para a proprietária essa prática gera bons resultados e sinaliza inovação para o cliente.

A empresa Zeta não tem seus processos formalizados. Na parte operacional a consultoria dentro da produção contribui para identificar a melhor forma de se executar a atividade. No entanto, a divulgação e as instruções dos processos são repassadas de forma informal ao funcionários. Segundo a entrevistada, quando uma informação nova é adquirida ela é disseminada por meio de reuniões, e é por meio delas que ocorrem as orientações e explicação sobre sua importância.

4.7.3.2 Dimensão Assimilação da Capacidade Absortiva potencial

d) Compartilhamento das informações (categoria 4)

A comunicação na empresa Zeta ocorre de maneira informal. O meio formal são as reuniões realizadas para a troca de informações e apresentação das novidades, que foram capturadas nas feiras e na internet. A empresa tem como prática realizar reuniões mensais como forma de incentivo e socialização de informações Diariamente, o setor comercial e de vendas trocam informações com a gerência. A troca de informação internamente se utiliza de meios como o telefone e o aplicativo whatsapp, e externamente, faz uso de e-mail e do aplicativo whatsapp.

Na empresa os documentos informativos são utilizados para acompanhamento das vendas e da produção, só que estas informações ficam restritas aos gestores da organização.

e) Treinamentos (categoria 5)

A entrevistada da empresa Zeta considera que sua equipe possui conhecimento técnico para desenvolver suas atividades. Segundo a entrevistada alguns funcionários adaptaram suas

experiências anteriores às necessidades da empresa, no entanto, considera seus processos de fácil aprendizado. Nesse sentido, a empresa não tem um programa específico de desenvolvimento de pessoas.

Em relação aos eventos externos a organização, tais como feiras e eventos do ramo de confecções, as participações se restringem ao diretor-proprietário. Na empresa Zeta o nível de escolaridade geral é do ensino médio, com exceção do dirigente que possui nível superior.

4.7.3.3 Dimensão transformação da Capacidade Absortiva realizada

f) Aplicação das experiências dos funcionários (categoria 6)

Na empresa Zeta existe rodízio entre as funções, mas não existe um programa que planeja a rotatividade das áreas. A rotatividade de funções ocorre para suprir a ausência por motivo de férias de funcionário. Na empresa os funcionários participam das decisões estratégicas e por consequência na aplicação das informações. Quando surge algum desafio ou alguma necessidade de melhoria os funcionários participam oferecendo sugestões.

Para a entrevistada a empresa conta com a experiência de seus funcionários, uma vez que os funcionários que já trabalharam em outras empresas aplicam suas experiências anteriores na empresa atual.

g) Processos de comunicação (categoria 7)

A comunicação interna de informações é realizada de maneira informal. A empresa realiza reuniões mensais e neste momento existe a troca de informações e das novidades. As informações adquiridas em feiras ou treinamentos são compartilhadas entre as áreas, principalmente nas reuniões. Nesse momento os gestores acatam as sugestões e as novas ideias que surgem.

4.7.3.4 Dimensão exploração da Capacidade Absortiva realizada

h) Incorporação de inovações (categoria 8)

demanda do mercado e para se diferenciar da concorrência regional. Quando a empresa detecta uma mudança no comportamento dos consumidores verifica se possui as condições internas para produzir os produtos exigidos pela nova tendência.

Com isso as inovações implementadas pela empresa foram decorrentes das informações obtidas no mercado.

i) Exploração de patentes e marcas (categoria 9)

A empresa nunca registrou patente, não se utilizada das patentes registradas por outras empresas, e não registrou sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Desse modo é apresentado no Quadro 14 resumo das principais características das empresas estudadas.

Quadro 14 – Principais características das empresas entrevistadas

Fonte: Elabora pela autora (2019) continua

Característica Alfa Beta Gama Delta

Ramos de atuação Confecção de roupas esportivas Confecção de camisas Confecção de vestuário feminine Confecção de vestuário feminino

Localização Lagarto Aracaju Itabaianinha Itabaianinha

Ano de fundação 1998 1992 2010 2006

Classificação quanto ao

PORTE da indústria Pequeno empresa Micro empresa Micro empresa Micro empresa

Tipo de gestão Do tipo familiar. Administrada pelo proprietário (pai)

Do tipo familiar. Administrada centralizada no proprietário

Do tipo familiar. Administrada centralizada no proprietário

Do tipo familiar. Administrada centralizada no proprietário Público alvo

Praticantes de atividades físicas e esportistas de qualquer lugar do Brasil e do mundo

Pessoas físicas e jurídicas residente no estado de Sergipe

Lojistas/atacadista de moda feminina

Lojista/atacadista de moda feminina

Estratégia organizacional

Verticalizada com o controle sobre as atividades de produção, venda, criação e desenvolvimento de produtos.

Verticalizada com o controle sobre as atividades de produção, venda, criação e desenvolvimento de produtos.

Verticalizada com o controle sobre as atividades de produção, venda, criação e desenvolvimento de produtos.

Horizontalizada na produção e venda.

Escoamento da produção Para todos os Estados brasileiros e

alguns clientes no exterior Para o Estado de Sergipe Estados de Sergipe e Bahia Estados de Sergipe e Bahia Tipo de inovação Inovação em produto, processos e

marketing (digital) Inovação em processo

Inovação em processo e em marketing

Inovação em processo e em marketing

Quadro 14 – Principais características das empresas entrevistadas

conclusão

Fonte: Elabora pela autora (2019)

Característica Omega Epsilon Zeta

Ramos de atuação Confecção de roupa de cama Confecção de roupa fitness Confecção de vestuário feminino

Localização Tobias Barreto Itabaianinha Itabaianinha

Ano de fundação 1988 2008 2007

Classificação quanto ao

PORTE da indústria Média empresa Pequeno empresa Micro empresa

Tipo de gestão Do tipo familiar. Administrada

centralizada no proprietário

Do tipo familiar. Administrada centralizada no proprietário

Do tipo familiar. Administrada centralizada no proprietário

Público alvo Lojas do grupo Praticantes de atividades físicas Lojista/atacadista de moda feminina

Estratégia organizacional

Verticalizada com o controle sobre as atividades de produção, venda, criação e desenvolvimento de produtos.

Verticalizada com o controle sobre as atividades de produção, venda, criação e desenvolvimento de produtos.

Horizontalizada na produção. Verticalizada com o controle sobre as atividades de produção, venda, criação e desenvolvimento de produtos.

Escoamento da produção Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe

Estados de Alagoas, Bahia e

Sergipe Estados de Sergipe e Bahia

Tipo de inovação Inovação em processo Inovação em processo e em

marketing

Inovação em produtos, processo e em marketing