• Nenhum resultado encontrado

A cidade de São José de Ribamar e seus indicadores

CAPITULO III GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO MARANHÃO

3.1.1 A cidade de São José de Ribamar e seus indicadores

Em conformidade com o Censo 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística – IBGE define a localização geográfica do munícipio como mesorregião Norte Maranhense e microrregião Aglomeração Urbana de São Luís. Possui 163.045 habitantes e densidade demográfica de 899,89 hab/km², mantendo um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM24 de 0,708, considerado alto na comparação com outros municípios do estado.

24

O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Para aferir o nível de desenvolvimento humano de municípios os critérios são os mesmos dos utilizados no IDH de um país – educação, longevidade e renda -, mas alguns dos indicadores usados são diferentes. Embora meçam os mesmos fenômenos, os indicadores levados em conta no IDH municipal (IDH-M) são mais adequados para avaliar as condições de núcleos sociais menores. Para a avaliação da dimensão “educação”, o cálculo do IDH-M considera dois indicadores, com pesos diferentes: taxa de alfabetização de pessoas acima dos 15 anos de idade (com peso dois) e a taxa bruta de frequência à escola (com peso um). O primeiro indicador é o porcentual de pessoas com mais de 15 anos capaz de ler e escrever um bilhete simples (ou seja, adultos alfabetizados). O calendário do Ministério da Educação indica que se a criança não se atrasar na escola ela completará esse ciclo aos 14 anos de idade, daí a medição do analfabetismo se dar a partir dos 15 anos. O segundo indicador é resultado de uma

O IDHM é uma das formas existentes de aferir o progresso humano e a evolução das condições de vida das pessoas considerado como uma forma mais abrangente de aferição pois inclui também outras dimensões fundamentais da vida e da condição humana ao combinar três componentes básicos do desenvolvimento:

• A longevidade, que também reflete, entre outras coisas, as condições de saúde da população, medida pela esperança de vida ao nascer;

• A educação, medida por uma combinação da taxa de alfabetização de adultos e a taxa combinada de matrícula nos níveis de ensino fundamental, médio e superior; e a renda, medida pelo poder de compra da população, baseado no PIB per capita ajustado ao custo de vida local para torná-lo comparável entre regiões ou municípios, através da metodologia conhecida como paridade do poder de compra (PPC).

Gráfico 1: Evolução do IDH do Município de São José de Ribamar - MA

Fonte: PNUD, IPEA e FJP

Conforme pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o IDHM da cidade obteve um incremento de 64,27%

conta simples: o somatório de pessoas (independentemente da idade) que frequentam os cursos fundamental, médio e superior é dividido pela população na faixa etária de 7 a 22 anos da localidade. Estão também incluídos na conta os alunos de cursos supletivos de primeiro e de segundo graus, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária. Apenas classes especiais de alfabetização são descartadas para efeito do cálculo. http://www.dhnet.org.br/direitos/indicadores/

nas últimas duas décadas, acima da média de crescimento nacional (47%) e abaixo da média de crescimento estadual (78%). Embora se mantenha com desempenho abaixo da média nacional, foi observado crescimento satisfatório nas mensurações realizadas nos anos de 1991, 2000 e 2010, tendo em vista que a taxa de crescimento sofreu uma evolução positiva se mantendo acima da média estadual.

Tabela 4: Indicadores de IDH e IDHM de São José de Ribamar

Anos Renda Longevidade Educação IDHM

1991 0,492 0,553 0,295 0,431

2000 0,568 0,678 0,486 0,572

2010 0,642 0,790 0,700 0,708

Fonte: PNUD, IPEA e FJP

A tabela 4 demonstra que o IDHM passou de 0,572 em 2000 para 0,708 em 2010, apresentando uma taxa de crescimento de 23,78%. No ano de 2010, São José de Ribamar ocupa a 1665ª posição, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 1664 (29,90%) municípios estão em situação melhor e 3.901 (70,10%) municípios estão em situação igual ou pior. Em relação aos 217 outros municípios do Maranhão, São José de Ribamar ocupa a 4ª posição, sendo que 3 (1,38%) municípios estão em situação melhor e 214 (98,62%) municípios estão em situação pior.

A proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do município e compõe o IDHM Educação, no caso de São José de Ribamar no período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu 4,96% e no de período 1991 e 2000, 55,71%. Enquanto que proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu 58,60% entre 2000 e 2010 e 91,39% entre 1991 e 2000. Levando-nos a concluir que a demanda por vagas nestas faixas etárias tem levado à expansão da oferta de vagas no município.

O gráfico 2 traça um panorama do fluxo escolar25 do município.

25

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, autarquia do Ministério da Educação - MEC e responsável pelos Censos Escolares realizados anualmente, o fluxo escolar indica a progressão de alunos de uma coorte, em determinado nível de ensino, em relação à sua condição de promovido, repetente ou evadido. Essa condição é informada por cada escola brasileira

Fonte: PNUD, IPEA e FJP

Gráfico: 3 Defasagem idade/série

Fonte: PNUD, IPEA e FJP

para cada um de seus alunos, levando-se em conta sua vinculação ao processo de escolarização, no ano anterior, independentemente da escola que tenha frequentado. No caso da primeira série dos ensinos fundamental e médio, a condição de promovido significa a matrícula pela primeira vez.

As altas taxas de defasagem escolar26 (gráfico 3), está associada à reprovação e repetência dos alunos da rede municipal de educação traduz um importante indicador, significando que a escola não está produzindo os efeitos de aprendizagem esperados. Todavia é importante ressaltar que o aluno deve ser trabalhado em sua dimensão humana considerando suas fragilidades pessoais, familiares, cognitivas e de domínio de conteúdos. A equipe de gestão deve portanto, estar atenta para que sejam oferecidas as condições para os estudantes possam chegar alcançar o sucesso escolar.

3.2 Aspectos administrativos e pedagógicos da rede municipal de

Documentos relacionados