• Nenhum resultado encontrado

A constituição do corpus: a mímese, a lacuna e o discurso projetado

1. AULA DE LINGUAGEM: UM PROJETO IDEAL

1.4 A constituição do corpus: a mímese, a lacuna e o discurso projetado

Partindo da perspectiva de análise global, iniciamos nossa investigação exploratória de caráter qualitativo pela constituição do corpus, que se deu em dois momentos distintos: a seleção do corpus e a análise do material selecionado.

Conforme salientamos ele foi obtido no curso de capacitação Teia do Saber14-2004, ministrado em Cotia na FAAC Faculdades Associadas de Cotia. O material foi cedido pelo coordenador e pelo diretor do curso, perfazendo um total de 61 textos produzidos a partir da proposta de elaboração de projetos didáticos de professores das Diretorias de Ensino de Itapecerica da Serra, Itapevi e Carapicuíba.

Dos 61 documentos obtidos, foram excluídos 29 porque:

o não foram produzidos por professores de Língua Portuguesa;

o eram planos de aula ou seqüências didáticas, sem nenhuma concepção do trabalho por projetos;

46

o ou se caracterizavam como um conjunto de atividades fotocopiadas e/ou anexos sem seqüência e sem sentido, sem um texto introdutório que pudesse caracterizar alguma espécie de projeto.

Os 32 restantes15 foram examinados para termos uma idéia geral de como foram compostos pelos professores e de como foram organizadas as diferentes partes que compõem o texto, para a compreensão da lógica textual e da coerência didático-pedagógica do trabalho com a linguagem para o ensino de Português.

Na seleção para análise percebemos três características básicas e relevantes para o início de nossa pesquisa. Alguns PPIs foram organizados a partir de textos retirados de livros didáticos, constituindo-se num emaranhado de cópias (nem sempre selecionadas de modo coerente) e somadas à superestrutura do texto PPI; outros partiram de textos variados, porém, tanto conteúdos quanto estratégias diluíram-se na superestrutura com a ausência de uma teoria. Outros, porém, seguiram a proposta dada e estabeleceram relações coerentes, que possibilitariam a aplicação do projeto pelas diferentes disciplinas.

Consideramos que no primeiro caso, mais do que mera falta de formação profissional, ou problemas de linguagem, há a tentativa de privilegiar a ideologia vigente do professor como detentor do saber, que por não se arriscar ao imprevisível e ao erro, prefere aderir a uma mimesis discursiva, norteando seu fazer por atividades, cujas respostas são dadas ou orientadas pelo manual, ou pela prática em sala de aula, perfazendo um total de 15 textos.

No segundo caso, há uma lacuna discursiva ou pela ausência de uma linha teórica, ou pela mera transcrição da práxis, presentes em 07 textos.

No último caso, há um discurso parcialmente projetado, observado em 10 textos, nos quais, aparentemente, permanece a figura do professor-provedor.16

Na verdade, todos os textos apresentam algum tipo de lacuna, entretanto, para não cairmos no erro de considerarmos que nenhuma produção efetuada pelos professores seria um projeto bem escrito, e para não enveredarmos para o outro extremo em que todos os textos seriam considerados de maneira indistinta, utilizamos essa divisão como maneira didática de verificar o

15

Vide anexos em CD.

16

47

que impediu que o texto-projeto se consubstanciasse e quais as dificuldades do professorado nessa redação.

Se partirmos do princípio sobre o que seria um bom texto em se tratando de um PPI, e relacionarmos esse aspecto à questão teoria e prática, chegaremos a um axioma, porque um projeto bem escrito, efetivamente, não garante uma prática eficaz, assim como um projeto efetuado com sucesso, não garante que o texto seja o mais adequado.

Admitimos que muitas lacunas podem ser preenchidas no processo de interação, na prática pedagógica efetiva. Todavia, nosso objetivo não é analisar a prática e o preenchimento dessas lacunas, muito menos, verificar a efetivação desses projetos. No entanto, resolvemos essa questão se pensamos que as ações efetuadas no mundo real diferem substancialmente das ações efetuadas e previstas no mundo textual e a clareza deve permitir a visualização de possíveis ações.

No caso de um projeto, as ações previstas deveriam nortear as ações reais. Se o texto de um PPI deve mostrar possibilidades de intervenções pedagógicas coerentes, consideramos que o autor deveria demonstrá-lo textualmente. Assim, nossa classificação foi pautada em características discursivas, e os projetados foram os que apresentaram ações pedagógicas viáveis, textualmente demonstradas e aproximadas da concepção do trabalho por projetos.

Consideramos como projetados os textos que conseguiram delinear um percurso próximo das características específicas e, a partir do léxico, e da presença de concepções fundamentais como a pesquisa, a reflexão, a argumentação; conseguiram estabelecer uma lógica textual entre os objetivos propostos, a metodologia e os recursos utilizados.

As mimesis, as lacunas e o projetar estão presentes em todos os textos desse gênero, mas dividimos esses aspectos de modo didático, não como justificativa ingênua em relação às dificuldades dos professores, mas porque reconhecemos que o professorado nos cursos de capacitação vem buscando caminhos que solucionem uma deficiência de formação.

Os indivíduos têm consciência de sua origem, de suas atitudes e de que sua formação é o resultado do contexto. A má formação existe, porém, é o resultado do sistema educacional no país como um todo, no qual nem todos valorizam a formação superior e, nem todos os cursos superiores são eficazes. Ao contrário do que se pensa, o professor busca saídas, e utilizar a má formação como explicação para todos os problemas educacionais é render-se à ideologia de um grupo dominante, que impõe o discurso do fracasso escolar e não apresenta soluções.

48

Reconhecemos, igualmente, que muitos projetos foram escritos apenas para o cumprimento de uma tarefa solicitada. Reiteramos, porém, que não é o objetivo de nossa pesquisa julgar atitudes do professorado, e sim, perceber de que maneira o texto revela o seu fazer pedagógico, propondo uma primeira análise e reflexão.

Um outro fator importante e que deve ser destacado na análise do corpus, porque pode servir de explicação para as lacunas e mímesis, é o desconhecimento ou a má aplicação do sentido da interdisciplinaridade, ainda que não seja o tema deste trabalho.

Muitos Projetos foram feitos pautados numa temática em comum e poucos, realmente, envolveram toda a comunidade acadêmica da escola. Ainda assim, consideramos os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade17 e sua representação na constituição do discurso.

Buscamos no texto algumas das características específicas de um PPI, conforme demonstramos no Quadro 6 exemplificativo a seguir, para a partir daí, dividirmos o material e averiguarmos a articulação da linguagem com as ações efetuadas para o ensino de Língua Portuguesa, utilizando fragmentos textuais no decorrer deste trabalho, procurando considerar as lacunas discursivas com parcimônia.

17

49