• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – PERCURSO METODOLÓGICO

3.7 A pré-análise dos dados

3.7.3 A descrição da observação in loco: percepções da pesquisadora sobre a

A partir de visitas in loco para observação e coleta de informações realizadas em agosto de 2015, em dias e turnos alternados66, foi possível identificar diversas ações em saúde praticadas pela Unidade Básica de Saúde – Samambaia.

Está localizada em uma região de fácil acesso, possui placa visível de identificação, além de rampa para acesso de pessoas com deficiência. Possui dois computadores e um telefone que é usado para informar aos usuários de horários, disponibilidade de consultas, entre outros. Recentemente a unidade foi reformada e atende aos parâmetros exigidos pela vigilância sanitária.

A UBS Samambaia funciona de 7h às 16h nas segundas, terças e sextas-feiras. Em dois dias da semana, quartas e quintas, o horário é de 8h até 17h, a alteração no horário visa o atendimento eletivo de usuários trabalhadores. A equipe de onze servidores, trabalha um sábado ao mês de 8h às 12h, para atender aos usuários trabalhadores que não podem comparecer à UBS durante a semana. Nestes sábados são realizadas além de consultas médicas, exames cito patológicos pela enfermeira, campanhas preventivas como: Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras.

O médico possui duas tardes por semana (8h) destinadas à sua própria formação. Quando o mesmo está em período de férias, a Secretaria de Saúde disponibiliza outro profissional para o atendimento na UBS em dois turnos por semana, ficando sob a responsabilidade da enfermeira o encaminhamento de usuários à urgência quando necessário.

A unidade conta com uma recepção, uma sala de espera, uma farmácia, uma sala de observação, dois consultórios, uma sala de curativos e uma sala de injetáveis.

A vacinação não ocorre diretamente na UBS, uma vez que o serviço de vacinação no município de Juatuba é centralizado. As campanhas de vacinação são realizadas pela UBS conforme calendário do MS.

O usuário se identifica na recepção, informa seu número de prontuário familiar, tem seus dados registrados em um caderno e aguarda o acolhimento. Este é realizado pela enfermeira em espaço privado, onde é triado, observando a necessidade clínica. Na oportunidade é feita a aferição de pressão arterial, de glicemia capilar (quando necessário), a medição de altura, da temperatura e do peso.

Em média, são realizadas vinte e oito consultas médicas por dia, em consultório privado, sendo que no período da manhã acontecem as eletivas, agendadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, principalmente de usuários com doenças crônicas e as solicitadas a partir do acolhimento da enfermeira. Em geral, estas são agendadas por causas agudas, tais como: Síndrome Febril Aguda, Infecções Respiratórias Agudas (Amigdalites Agudas, Otites), Infecções do Trato Urinário, Cefaleias, Dermatites, entre outras.

No período da tarde são realizadas ainda as eletivas, distribuídas para puericultura, pré-natal, grupos operativos (Hipertensos, Diabéticos, Gestantes, pacientes em uso de medicamentos Psicotrópicos) e visitas domiciliares. As consultas de pré-natal e puericultura são realizadas conforme esquema de orientação do Ministério da Saúde, que contemplam avaliações médicas intercaladas com as de enfermagem e com o NASF, profissionais da fisioterapia, nutrição e psicologia.

As consultas para os pacientes crônicos, geralmente, incluem exames físico geral, avaliação do tratamento e solicitação de exames laboratoriais de controle.

Cotidianamente são realizadas ações em saúde como: curativos, suturas e retiradas de pontos, hidratação endovenosa, nebulizações, entre outros.

Os grupos operativos são temáticos e acontecem, usualmente, no período da tarde, com a participação de todas as equipes, incluindo as ACS e o NASF. Dentre os grupos, é possível citar o Hiper/dia; Planejamento familiar; Doenças respiratórias; Gestantes e outros. Em geral, eles acontecem na sala de espera, às quartas-feiras à tarde, e os usuários são convidados pelos ACS e por meio de informações/chamadas afixadas nos murais da UBS. A dinâmica de trabalho nos grupos é bastante variada. São utilizados recursos audiovisuais, brincadeiras, relatos de experiências, etc., de modo a estimular a maior participação e interesse dos usuários. As atividades são realizadas na quadra ao lado da UBS.

As visitas domiciliares são realizadas nas segundas-feiras, em função da disponibilidade do carro concedido pelo setor de transporte da Prefeitura de Juatuba/MG e, por isso, há uma rotatividade entre médico e enfermeira na execução das mesmas. As visitas domiciliares são agendadas e acompanhadas pelos ACS, de acordo com as necessidades dos usuários e indicação clínica. Os visitados, em sua maioria, são pessoas idosas, com dificuldades em deambular, acamados e pós- operados, puérperas e recém-nascidos e outros que por motivos variados não comparecem às consultas, porém necessitam de acompanhamento. De acordo com as informações obtidas, é possível realizar de três a quatro visitas médicas por semana e de duas a três visitas feitas pela enfermeira.

Quanto às reuniões de equipe, as mesmas são realizadas mensalmente, com a participação de todos os profissionais, no horário de trabalho com pautas variadas. A unidade não possui Conselho Local de Saúde.

3.7.4 A descrição da observação in loco: percepções da pesquisadora sobre a rotina do trabalho do médico do PMM na UBS – Samambaia – Juatuba/MG

A partir das visitas in loco para observação e coleta de informações realizadas no mesmo período citado anteriormente, foi possível identificar como se dá a rotina de trabalho do médico da UBS – Samambaia.

O médico do PMM entrevistado é cubano, especialista em Medicina Geral Integral e Oftalmologia, e atua, exclusivamente, na UBS Samambaia de acordo com as orientações do Programa.

Inicia seu trabalho às 7h e 30 min, conforme observado. No período da manhã realiza em média dezesseis consultas médicas, sendo nove consultas eletivas, agendadas pelos ACS e seis consultas solicitadas a partir do acolhimento de enfermagem. O tempo de duração das consultas é em média de quinze minutos, a depender da demanda do usuário e da necessidade do atendimento médico.

O horário de almoço é de uma hora de duração, programado para às 11h e 40min. Em duas ocasiões, durante o período de observação, este horário não foi

cumprido devido à necessidade do médico de acompanhar usuários em controle de hipertensão arterial e crise grave de asma bronquial.

No período da tarde as consultas duram em média trinta minutos devido à necessidade de exame físico detalhado, esclarecimentos e orientações. As consultas médicas eletivas são distribuídas em seis consultas de puericultura, seis consultas de pré-natal e em média são realizadas quatro visitas domiciliares nas tardes de segunda-feira.

As consultas de pré-natal são realizadas mensalmente para cada gestante, intercaladas com a consulta de enfermagem e, a partir de trinta e sete semanas de gestação, as consultas de acompanhamento são realizadas semanalmente até a data do parto.

As consultas de puericultura são realizadas conforme esquema de orientação do Ministério da Saúde: no 1º, 4º, 6º e 9º meses de nascimento, seguidas de consultas ao completar 1 ano, 1 ano e 3 meses, 2, 3, 4 e 5 anos. As consultas de puericultura do 5º e 11º meses são realizadas com apoio dos profissionais de nutrição e fisioterapia do NASF.

Os grupos operativos são temáticos e acontecem, geralmente, no período da tarde, com a participação de toda a equipe, incluindo as ACS e o NASF. Dentre os grupos, pode-se citar o grupo Hiper/dia, para usuários hipertensos e diabéticos, este acontece quinzenalmente.

Além de tratar sobre temas diversos, sugeridos pelos usuários ou profissionais, durante a realização das atividades de grupo é possível que os usuários renovem suas receitas e solicitem exames laboratoriais de acompanhamento. Esse processo é realizado ao término de cada encontro, de maneira individual, no consultório médico.

O grupo de Planejamento Familiar acontece trimestralmente sendo realizado pela enfermeira com apoio do médico. A atividade é aberta para homens e mulheres e aborda temas referentes aos métodos anticonceptivos de maneira geral. Neste grupo é fornecido um certificado de participação, necessário para o processo de realização de procedimentos de esterilização feminina e masculina.

O grupo de Doenças Respiratórias acontece no primeiro semestre do ano, antes do período de inverno para prevenção de crises respiratórias e o grupo de Gestantes é divido em módulos, onde a participação do médico está prevista para o 1º e 5º encontros com a abordagem dos seguintes temas: dinâmica e mudanças do corpo durante a gravidez; a importância da puericultura e a prevenção de acidentes

na infância. O número de usuários participantes dos grupos varia de acordo com o tema proposto.

As visitas domiciliares são realizadas, em sua maioria, para os casos de pessoas idosas, acamados ou pessoas com deficiência, além daquelas que não possuem condições para se deslocarem até a UBS. A estes usuários é solicitada a coleta de exames laboratoriais domiciliares, quando necessário.

A equipe trabalha um sábado ao mês no período da manhã, período no qual o médico realiza no máximo quinze consultas conforme orientação da secretaria municipal de saude.

As tardes das terças e sextas são disponibilizadas para formação, treinamentos e cursos. Até o mês de maio, o médico assistia à aulas e se preparava para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde concluiu o curso de aperfeiçoamento oferecido pelo MS aos médicos estrangeiros do PMM.

Este ano, o médico gozará do seu período de férias no mês de outubro, quando visitará para seu país de origem, Cuba.