• Nenhum resultado encontrado

O roteiro de perguntas foi estruturado em três conjuntos de questões e se encontra no Anexo1 do trabalho. O primeiro conjunto dizia respeito aos aspectos pessoais do profissional entrevistado, tais como sexo, idade, nível educacional, área de formação superior, se possuía ou não formação específica em inteligência competitiva, tempo de atuação na área de inteligência, se havia realizado treinamentos de apoio na área e estado brasileiro onde estava localizada a instituição em que o profissional desenvolvia a atividade de inteligência competitiva.

O segundo conjunto constituía-se de questões referentes à atividade de inteligência competitiva. Sendo assim, cada profissional respondeu a perguntas sobre a atividade de inteligência que desenvolvia, considerando o ciclo de inteligência; se exercia outra atividade além daquela; as fontes de informação mais utilizadas; os métodos e ferramentas de análise de informação; quais ferramentas de tecnologia da informação utilizavam na atividade; se havia estudado sobre o setor de atuação da organização para conhecer a terminologia da área, as estruturas de poder e a cultura da instituição; como era a comunicação com o primeiro escalão da organização; que aspectos consideravam importantes para identificar as necessidades exatas de informação dos decisores; se conhecia a forma preferida de entrega da inteligência aos decisores; se costumava descrever hipóteses e formular perguntas durante a atividade; se possuía conhecimentos de segurança de informação e contra-inteligência, metodologia científica e pensamento estratégico; de que forma lidava com as questões éticas da atividade de inteligência; e que características pessoais do profissional eram consideradas importantes para o bom desempenho da atividade de inteligência, além das citadas na própria questão.

Ressalta-se que no segundo bloco a pergunta de número 18 (dezoito) sobre quais aspectos o profissional considerava importantes para identificar as necessidades exatas de informação do decisor diz respeito à fase do ciclo de inteligência denominada identificação das necessidades de informação.

Já a questão de número 12 (doze), sobre fontes de informação utilizadas, se refere à etapa de coleta de informação do ciclo.

A questão de número 13 (treze), sobre os métodos e ferramentas de análise de informações, se refere à etapa de análise de informação do ciclo.

A pergunta de número 19 (dezenove), focava a forma de apresentação da inteligência preferida pelo decisor, se refere à fase de disseminação de informação do ciclo de inteligência competitiva.

E a questão de número 14 (quatorze), sobre quais ferramentas de tecnologia da informação o profissional utiliza para filtrar e integrar as informações coletadas, se refere a mais de uma etapa do ciclo de inteligência e por isso foi analisada separadamente.

Já a pergunta de número 15 (quinze) pedia que o profissional comentasse a importância de aspectos como o tempo que ele precisou para conhecer a estrutura de poder, os processos de tomada de decisão, o ambiente e a cultura da organização onde trabalhava. A pergunta de número 16 (dezesseis) questionava se ele considerava importante conhecer o setor de atuação da organização e sua terminologia específica e como era a comunicação dele com o primeiro escalão da organização. A questão de número 20 (vinte) pedia que ele relatasse se costumava descrever hipóteses e formular perguntas durante a atividade. A pergunta de número 21(vinte e um), se ele considerava importante e possuía conhecimentos de metodologia científica e planejamento estratégico. A questão de número 22 (vinte e dois) pedia que o profissional dissesse se possuía conhecimentos de segurança da informação e questões de contrainteligência competitiva. A pergunta de número 23 (vinte e três) indagava como ele lidava com as questões éticas envolvidas na atividade e, por fim, a questão de número 24 (vinte e quatro) se referia às características pessoais do profissional citadas por Miller (2002c) e Marcial (2005) e pedia ao entrevistado que comentasse sobre elas e acrescentasse outras que considerava também importantes.

E o terceiro e último conjunto foi estruturado por questões sobre a organização na qual a atividade de inteligência é desenvolvida. Perguntou-se aos profissionais em que departamento da organização estava localizada a atividade de inteligência; qual era o setor econômico e o ramo de atividade da organização; quantos funcionários possuía a organização; há quanto tempo havia sido implementada a atividade de inteligência na organização; e quantas pessoas eram alocadas para trabalhar na atividade de inteligência.

O entrevistado teve também um espaço para relatar outros aspectos que julgava relevantes sobre a sua atuação em atividades de inteligência competitiva na última questão ou seja, na pergunta de número 31 (trinta e um) da entrevista.

Os dados foram agrupados em 3 categorias:

2)ciclo de inteligência competitiva: questões referentes às etapas do ciclo: identificação das necessidades de informação, coleta, análise e disseminação de informação; e

3)habilidades e competências profissionais: questões referentes às habilidades e competências necessárias ao profissional para atuar em atividades de inteligência.

Os dados pessoais e organizacionais foram analisados no sentido de apresentar os entrevistados e a organização na qual desenvolviam as atividades de inteligência competitiva. Os dados profissionais foram analisados segundo dois aspectos. O primeiro aspecto diz respeito ao ciclo de inteligência, cujo foco de análise foi saber se o profissional era ou não profissional da informação e as atividades que ele desenvolvia no ciclo de inteligência. O segundo aspecto relacionado às competências e habilidades necessárias ao profissional da informação para desenvolver atividades de inteligência, teve o objetivo de verificar se tais habilidades e competências estavam de acordo com o que a literatura descrevia para o profissional.

No estudo, a análise foi sobre o profissional da informação e sua atuação em relação às etapas do ciclo de inteligência e sobre as suas habilidades e competências para atuar em cada uma dessas fases. Foram considerados profissionais da informação os graduados em Biblioteconomia, Arquivologia e os mestres e doutores em Ciência da Informação. Os entrevistados com outras formações e que não possuíam mestrado ou doutorado na área de Ciência da Informação foram denominados outros profissionais.

6 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Este capítulo traz a apresentação e a análise dos dados da pesquisa. Eles foram divididos em três etapas: dados referentes aos profissionais entrevistados e à organização onde atuam; dados referentes às etapas do ciclo de inteligência competitiva e dados sobre as habilidades e competências dos profissionais. E por último, dados acerca das ferramentas de tecnologia da informação utilizadas pelos profissionais na atividade de inteligência competitiva.