• Nenhum resultado encontrado

A Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa

A Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa-2017-Retirado:

http://emdomingospimentel.ntecemepe.com/projetos. Acesso em 27 de Nov.2017.

A Escola Municipal Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa está localizada no Bairro Santa Mônica. Em 1992, partindo de reivindicações da comunidade, iniciou-se a construção da escola que hoje se constitui espaço de referência do ensino municipal da cidade de Uberlândia, situada à Avenida Salomão Abraão nº 1540, no Bairro Santa Mônica, CEP: 38408-236.

Em Janeiro de 1993, foram convidadas uma diretora e uma vice - diretora para fazer parte da E.M.Profº Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa, incorporando as escolas E.M.A. Do Bairro Santa Mônica e o EJA Carmelita; que foram automaticamente transferidos para a escola, para complementar e fazer parte da equipe pedagógica, pois as mesmas funcionavam em casas alugadas.

49 Figura 02 Mapa da localização da E. M. Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa.

A localização da Escola Municipal Domingos Pimentel de Ulhôa, na Av.Salomão Abraão, 1540- Bairro Santa Mônica - Uberlândia. Fonte: https://www.google.com.br/maps. Acesso em 25 de Nov.2017.

Em 03 de fevereiro de 1993, foram realizadas mais de 1500 matrículas dos alunos de pré-escola a quarta série (atualmente 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental I), mesmo com o prédio da escola ainda em construção, os profissionais se empenhavam na organização da estrutura e funcionamento da escola. Em 05 de agosto de 1993, foi inaugurada a Escola Municipal Professor Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa, com um quadro de 150 funcionários, 18 salas de aula para os turnos manhã/ tarde e 12 para a noite. Foi projetada uma sala para o ensino alternativo, com a finalidade de inserir e atender as crianças que apresentavam deficiência cognitiva e deficiência física. Desenvolveu-se o projeto de Dança e o projeto da Biblioteca infantil; onde os primeiros livros de literatura e didática foram conseguidos por meio de doações feitas por editoras e pela comunidade.

Com o objetivo de desenvolver a conscientização da preservação do meio ambiente, a criatividade dos alunos, a responsabilidade e o respeito pela escola e o meio em que vive, foi realizada uma parceria entre os projetos de Artes e Educação Física, utilizando materiais de sucatas para elaborarem com os alunos: jogos, instrumentos musicais e outros. Com o passar dos anos, a procura por vagas aumentava cada dia mais, conforme o crescimento do bairro. Devido à elevada demanda de alunos que procurava escola, em 1996, para o ingresso nas

50 series de 5º ao 8º serie foi necessário atender os alunos das séries iniciais no anexo I e II (uma casa alugada).

A escola recebeu este nome em homenagem ao Professor Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa, médico pediatra. Segundo Montes e Almeida (2017, p.28) o Médico “foi reitor da Fundação Universidade de Uberlândia no período de 26 de agosto de 1970 a 30 de dezembro de 1971”. Trabalhou como docente e participou como Diretor para a implantação da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia.

De acordo Montes e Almeida (2017, p.29) Domingos Pimentel, nasceu no dia 30 de julho de 1908 em Uberlândia, filho de Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa, primeiro Juiz de Direito da Comarca Duarte Pimentel, e de Dona Francisca Dantas Barbosa, possuía o mesmo nome que o seu avô. Iniciou seu estudo no Grupo Escolar Bueno Brandão, cursou o secundário no Ginásio Diocesano de Uberaba e no Ginásio Estadual na Cidade de Cravinhos (SP). Em 1928, foi classificado no terceiro lugar no vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

Formou-se em Medicina em 1934, iniciando a sua carreira como Clínico Geral. Dois anos mais tarde assumiu a Pediatria. De acordo com Montes e Almeida (2017):

A doçura das crianças me contaminava e elas me ensinavam muitas coisas. Se os pais tinham dinheiro para pagar as consultas, eu recebia e se não tinham, eu atendia de graça. Eu tinha recursos para manipular os remédios, que muitas vezes doava aos pais. (MONTES e ALMEIDA, 2017, p.18).

Foi eleito vereador de Uberlândia, pelo Partido Republicano Mineiro, momento que, para ele, foi considerado como o mais difícil, renunciou-se em 1937. Passando a se dedicar somente a Medicina, ou seja, às atividades profissionais que tanto o dignificaram. Segundo Montes e Almeida (2017):

Os grandes feitos de Domingos Pimentel de Ulhôa se prolongaram ao longo de sua vida. Foi diretor do Uberlândia Tênis Clube. Foi o primeiro diretor do Centro de Saúde. Três vezes diretor da Santa Casa de Misericórdia. Presidente da Sociedade Médica. (MONTES e ALMEIDA, 2017, p.26).

Atuou como professor de Ciências Físicas e Naturais por trinta anos no Colégio Estadual de Uberlândia, ensinando a vários alunos ilustres. Foi diretor técnico no Liceu e no Ginásio Oswaldo Cruz. Dedicou grande parte da sua vida, 84 anos ao magistério, a medicina e à poesia. Segundo Montes e Almeida (2017, p.32), Domingos Pimentel de Ulhôa nunca se

51 casou, não teve filhos, mas cuidou de muitas crianças e orientou muitos jovens e adultos, com a sua filosofia de vida: “Viver, deixar viver e ajudar a viver”.

Os coordenadores e a equipe pedagógica da Escola Municipal Professor Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa, levando em consideração as ideias do Dr. Domingos Pimentel, construiu o PPP da escola, alicerçado na relação pedagógica que se estabelece desde a sala de aula, fundamentada na dialogicidade, na crítica reflexiva, permanentemente política e interdisciplinar. Em 1995, foi criada a Horta Hidropônica com doações de materiais feitas pela comunidade. Com isso, os alimentos produzidos eram consumidos pela própria escola e o excesso era vendido entre os funcionários.

Objetivando atender a demanda da comunidade e melhorar o processo ensino aprendizagem dos alunos surge a necessidade de realizar novas adequações na estrutura da escola. Realizando novas instalações físicas na escola, tanto administrativas quanto pedagógicas, como cobertura da quadra de esportes, construção de sala de dança e do laboratório de informática. A partir da Lei n. 11.274 que instituiu o Ensino Fundamental de nove anos, a escola passou a atender aproximadamente, 1516 alunos (as) do 1º ao 9º ano, em 2016 realiza a construção de quatro salas de aula na sede da escola, transferindo os alunos do anexo para a sede com uma área de construção de 1.450m2.

De acordo com o PPP (ano 2016) a meta principal da escola é a formação do (a) aluno (a) como cidadão crítico, participativo, capaz de compreender e atuar sobre a realidade em que vive. Portanto, todas as suas atividades e projetos educacionais visam à construção do conhecimento do educando, sendo que os (as) professores (as) exercem a função mediadora desse processo.