• Nenhum resultado encontrado

A Família – uma parceria de importância fundamental

No documento Mara Olimpia de C Siaulys2 (páginas 36-40)

FLUXOGRAMA DO ATENDIMENTO

4.2. A Família – uma parceria de importância fundamental

Conforme já mencionado, desde sua fundação, Laramara valoriza o papel da família na educação da criança e considera-a parte integrante de seu trabalho. Como uma instituição familiar, foi criada para compartilhar experiências a respeito da educação da criança cega e para facilitar a tarefa dos pais na educação de seus filhos com deficiência visual. Hoje, observamos com satisfação um número relativamente grande de instituições que priorizam o papel da família na educação e inclusão das crianças com deficiência visual.

Embora a família tenha sido sempre um elemento importante em nossa Instituição, evoluímos muito em nossa relação com ela e nos dias de hoje criamos estratégias

e instrumentos muito eficientes para garantir sua participação efetiva em nosso trabalho. Isso fortalece o diálogo, o que significa acolher seus sentimentos, desejos, necessidades e expectativas. Assim, procuramos conhecer seus pontos de vista, suas preferências, prioridades, fortalezas, a cultura familiar e o ambiente social de cada uma.

Nosso trabalho, em parceria com as famílias, abre espaço para que elas possam pôr em prática suas capacidades e competências na resolução de problemas e superação dos desafios que surgem no dia-a-dia, o que lhes proporciona esperança e confiança.

Temos consciência de que os pais, por conhecerem os interesses e necessidades de seus filhos, são cooperadores indispensáveis para tomar decisões, resolver problemas relativos à construção do conhecimento e desenvolvimento da autonomia da criança, participando da elaboração do PAI (Plano de Atendimento Individual) e do projeto pedagógico de inclusão escolar.

Além do mais, trabalhar numa perspectiva sociocultural e ecológica exige a presença ativa da família na vida institucional. A solidariedade, a cooperação, o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e a educação das crianças devem ser as prioridades de todos, família, instituição especializada e comunidade.

Embora todos os espaços de Laramara sejam acolhedores para as famílias, sempre tivemos a preocupação de criar um local especialmente reservado para elas. Entretanto, passaram-se seis anos desde a fundação de Laramara até podermos concretizar esta idéia.

Em 1997, inauguramos o Espaço de Integração e Convivência da Família Vó Clotilde, onde acontecem hoje várias atividades e que se converteu em um ambiente criativo e interativo, totalmente assimilado pelos pais, que nele

organizam festas, desenvolvem projetos e cursos, aprendem, ensinam e se divertem.

Após oito anos de funcionamento, podemos observar nas famílias grande influência do Espaço de Convivência. Muitos pais, quando entraram na Laramara, além das dificuldades econômicas, não participavam da vida cultural e social, não tinham esperança no futuro de seus filhos e ignoravam o que fazer para mudar tal situação.

Hoje verificamos que evoluíram bastante, em especial as mães, participam muito das atividades, são dinâmicas, informadas e grandes lutadoras pelos direitos de seus filhos. Algumas começaram a estudar ou retomaram seus estudos, outras aprenderam trabalhos artesanais e os vendem para ajudar no sustento da família, outras, que eram analfabetas, se alfabetizaram e aprenderam o sistema Braille.

O Espaço de Convivência, que teve como eixo inicial a elaboração de brinquedos, é hoje um local agradável, dinâmico, onde a família se conscientiza de seu potencial.

Para que os familiares das crianças tenham acesso fácil às informações a respeito de situações do dia-a-dia, desenvolvemos vários manuais. Eles são ilustrados e escritos em linguagem muito simples, sugerindo atividades para as diferentes fases de desenvolvimento: bebê, pré-escolar e escolar. Essas atividades são muito variadas, têm forte embasamento teórico e foram testadas com inúmeras crianças, podendo ser realizadas em casa, num clima lúdico, com envolvimento de toda a família. São eles: Papai e mamãe – Ajudem-me por favor; Aprendendo

junto com papai e mamãe; Ler e escrever em Braille, uma história que começa lá

atrás; Papai e Mamãe, vamos brincar; Toque o bebê; Ganma Laramara,

Brincando em Família, com brincadeiras adaptadas a crianças com deficiência neuromotora associada à deficiência visual; Manual ilustrado para uso do Braille; Baixa Visão: Conhecendo mais para ajudar melhor; Caminhando juntos - Manual

das habilidades básicas de orientação e mobilidade; Brincar Juntinhos e Brincar

Para Todos.

Laramara é hoje um verdadeiro espaço de integração sociocultural, que cumpre seu papel de esclarecer e orientar a família sobre seus direitos, deveres, recursos e encaminhamentos. Conhecer os problemas e necessidades de seu filho é importante para que a família possa usufruir das facilidades existentes e de melhor qualidade de vida. Deve estar bem preparada e consciente para ser um agente de modificação do meio, informando e esclarecendo as pessoas da comunidade.

4.2.1. Atividades para e com as famílias

Oficinas de saberes e competências: atividades realizadas no Espaço de Convivência da Família, em que são criados e produzidos materiais e brinquedos e nas quais as famílias aprendem sua utilização como facilitadores do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e adolescentes. As oficinas representam ainda uma oportunidade ideal de convívio, conhecimento mútuo e dialogo sobre os anseios, experiências, desejos e dúvidas das famílias, que tentam resolver os problemas cotidianos da criança. Tal esforço resulta em aumento da auto-estima familiar. São estas as principais oficinas:

- Oficina de brinquedos;

- Oficina de adaptação de materiais pedagógicos; - Oficina de Braille e Sorobã;

- Oficina de elaboração de moveis e adaptações em papelão; - Oficina de pães.

4.2.2. Vivências lúdicas para pais

Por meio de jogos e brincadeiras, de forma prazerosa, as famílias são desafiadas a tomar decisões, solucionar problemas, liderar e trabalhar em equipe.

Em 1997, foi criado o Conselho Mundial de Pais e Amigos do Deficiente Visual – Compadres: Rede de Informações e Orientações à Família, que tem o intuito de mantê-los unidos e informados sobre serviços, publicações e pesquisas. Atualmente é coordenada por algumas mães em colaboração com o serviço social.

4.3. O brincar na cultura institucional: uma proposta lúdica para o

No documento Mara Olimpia de C Siaulys2 (páginas 36-40)

Documentos relacionados