• Nenhum resultado encontrado

1 PROVIMENTO E RETENÇÃO DOS PROFESSORES DOS

1.4 As dificuldades de contratação de professores para ensino

1.4.3 A formação continuada dos professores contratados

Considerando as exigências mercadológicas, administrativas e pedagógicas, o processo de formação continuada exige que os profissionais capacitados possuam um conhecimento sobre a prática pedagógica, compreendendo seus pressupostos e necessidades de formação.

Foi com a LBD nº 9.394/96, que foram discutitdos pontos importantes para a política de formação continuada dos profissionais da educação, dando ênfase na formação inicial e continuada, com a propositura de discussões e intervenções mais efetivas nas diretrizes e no currículo, com vistas na melhoria do processo de formação continuada nas instituições de ensino superior.

Com o marco do Decreto nº 2.032, de agosto de 1997, estabelecendo “que as Instituições de Ensino Superior podem assumir diferentes formatos: universidades, centros universitários, faculdades integradas, faculdades e institutos superiores ou escolas superiores”. Dessa forma, a formação continuada dos professores atuantes na educação básica passaram ser capacitados prioritariamente nas instituições de ensino com caráter técnico profissional.

A formação de professores é alvo de muitas análises devido à sua complexidade, pois está diretamente relacionada às questões curriculares, ao ensino e ao próprio desenvolvimento da escola e às possibilidades de melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Ela se configura na construção de uma melhor estruturação nas propostas teórico-metodológicas desenvolvidas nos centros. No entanto, a escassez de recursos financeiros e de políticas públicas para o planejamento, organização e realização de formação continuada dos professores preocupa os gestores, pois as disciplinas de formação profissional específica implicam em um conhecimento mais específico do seu campo de atuação.

Após a inserção dos profissionais, por meio de processo seletivo simplificado ou de concurso público na rede estadual de ensino, a SEDUC-PI realiza capacitação desses professores na modalidade presencial, nas GREs, e a distância, no Estúdio

da Mediação Tecnológica11. A formação continuada envolve os seguintes temas: o

estudo da organização do currículo, da prática pedagógica desenvolvida, das habilidades e competências dos professores, recursos financeiros destinados aos Centros, e a utilização dos equipamentos tecnológicos que as escolas estão recebendo para saberem como inseri-los na atividade educativa (PIAUÍ, 2013).

Aliada à capacitação presencial, há também a formação continuada que acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo a todos os professores da educação profissional lotados nos referidos centros. A formação continuada é uma política educacional que faz parte do calendário de capacitações da SEDUC-PI, sendo realizada a cada seis meses, com recursos financeiros do Programa Brasil Profissionalizado12 do MEC.

Os professores ficam em suas escolas de origem, recebendo a transmissão ao vivo, enviando suas mensagens de contribuições e dúvidas, interagindo on line com os demais profissionais das outras instituições e apresentando suas realidades de trabalho, conforme os temas planejados nos Termos de Referência. Esses termos são documentos que contêm todas as metas e objetivos de execução da formação, a fonte de recursos financeiros e o planejamento dos gastos.

A formação continuada de professores é relatoriada, o que proporciona aos atores desse processo a construção de um documento para ajuste, inserção e implementação de novas ações que os CEEPs necessitam para melhor desempenho de suas propostas pedagógicas. É nesse contexto que surge o sentimento de superação dos problemas que são enfrentados pelos centros e a consciência de que os problemas devem ser pensados e replanejados para atingimento das metas estabelecidas relativas às dificuldades de contratação de professores que o sistema nos impõe, diante de um sistema educacional que precisa ser discutido e revisto, com toda equipe de educadores envolvidos.

A formação continuada de professores é importante para que os docentes, além de aprimorarem seus conhecimentos científicos, possam orientar seus alunos de forma participativa, bem liderada, aberta, com perspectivas de sucesso,

11 Estúdio onde são realizadas as capacitações dos gestores escolares, professores, coordenadores,

bem como a transmissão das aulas à distância dos alunos dos cursos técnicos de Nível Médio na Modalidade à distância da Rede Pública Estadual de Ensino.

12 Programa que visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa

repassa recursos do Governo Federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática (BRASIL, 2008).

apresentando diferentes alternativas adotadas em outros contextos do processo de ensino e aprendizagem, em sua formação inicial e continuada.

Apesar do aprimoramento dos conhecimentos específicos, Freitas (1999) afirma que:

[...] na definição dessa política devem se articular a formação inicial com a formação continuada e as condições de trabalho e salários dignos e justos, entendendo que a implantação de uma política de formação inicial e continuada deve colocar em questão a responsabilidade dos estados em relação à mesma, bem como o financiamento para sua implementação (FREITAS, 1999, p. 30).

Para ele, isso reporta a importância da formação inicial e continuada e a valorização dos profissionais do magistério que além de melhor qualificados, deve haver o pleno exercício da profissão docente, a carreira do magistério e o desenvolvimento de uma política salarial unificada entre os profissionais.

Além disso, a política de formação continuada de professores delega aos estados e aos municípios a responsabilização pelo estabelecimento de uma política educacional de fundamental importância para a melhoria da qualificação e da valorização docente em sua práxis pedagógica.

1.5 O desafio da valorização dos professores da Rede Pública de Ensino