• Nenhum resultado encontrado

1 PROVIMENTO E RETENÇÃO DOS PROFESSORES DOS

1.4 As dificuldades de contratação de professores para ensino

1.4.2 Alguns determinantes no processo de alternância dos

Devido à realidade das escolas de educação profissional e por não terem sido preenchidas as vagas de professores nos CEEPs, a saída encontrada pelo Secretário Estadual de Educação, pela equipe de gestores e pelos técnicos foi ampliar a jornada de trabalho de 20 horas10 para 40 horas semanais, concentrando

somente em uma escola da rede para que os profissionais tenham tempo disponível para conhecer o PPP da escola, seu Regimento Interno e a atuação da gestão escolar. Naquele momento, ano de 2013, foi a alternativa encontrada para impedimento da rotatividade dos professores em várias escolas e ao encerramento do contrato de trabalho.

Mesmo assim, tais estratégias de ampliação da jornada de trabalho e estudo do PPP não contemplaram a qualidade do trabalho dos professores, não permitindo que eles se apropriassem dos espaços, das reuniões pedagógicas, do processo de

10 O regime de aula pode ser de 40, 50, 60 ou 90 minutos. Hora é período de 60 (sessenta) minutos,

em convenção consagrada pela civilização contemporânea, não cabendo ao legislador alterá-la, sob pena de afetar as bases mesmas de sociabilidade entre indivíduos, grupos e sociedades. [...] Cabe

ressaltar que a hora-aula ajustada em dissídios trabalhistas, a „hora-sindical‟, diz respeito

exclusivamente ao valor salário-aula, não devendo ter repercussão na organização e funcionamento dos cursos (BRASIL, PARECER Nº 4/2009 DO CNE/CEB).

ensino e aprendizagem, da formação continuada e dos projetos pedagógicos desenvolvidos em sua totalidade.

Para ilustrar os problemas causados pela rotatividade de professores no Piauí, no ano de 2012 os alunos dos cursos técnicos em nível médio integrado do CEEP Ministro Petrônio Portela, no município de Parnaíba, foram conduzidos ao estágio obrigatório supervisionado nos hospitais do município e retornaram antes do término por falta de professores para realização do acompanhamento pedagógico. Os referidos professores foram atraídos pelo concurso público na rede municipal na área da saúde, com salários mais atraentes, e aqueles que obtiveram aprovação pediram exoneração do cargo de professor. Esse fato retardou o final do período letivo em quase seis meses, pois a SEDUC-PI teve que realizar novas convocações para contratações do Edital nº 020/2012.

Com isso, muitos profissionais foram remanejados ou lotados em mais de um CEEP para suprir a necessidade das áreas técnicas durante seu período de contrato temporário na rede de ensino.

Assim, a expansão da matrícula dos alunos no mesmo ano teve diminuição em decorrência da rotatividade dos professores da educação profissional em várias escolas. Outro ponto relevante foi a implantação de escolas técnicas na rede particular, o que motivou vários profissionais a migrarem para as escolas privadas. Nessas instituições, eles encontram melhor infraestrutura com laboratórios básicos e específicos adequados. Além disso, para professores com graduação concluída, o salário é baseado no regime de hora-aula, enquanto na rede estadual nenhum professor é remunerado com base nesse sistema.

A Seduc-PI vem persistindo no atendimento realizado por meio de convênios firmados com organizações não governamentais, como o Banco Mundial, como forma de garantir a composição do quadro docente e as condições de funcionamento para criação de novas turmas em anos vindouros para atendimento das demandas dos cursos técnicos.

O convênio com o Banco Mundial foi firmado pelo Governo Federal e pelo Governo do Piauí, por meio do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD). Abrange todas as secretarias de Estado, prevendo apoio em diversas áreas, como educação, meio ambiente, segurança, saúde, infraestrutura, dentre outras. Na educação, essa parceria oferta apoio técnico, operacional e gerencial aos parceiros, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano da

população e para o combate à pobreza no mundo. Prevê também a melhoria da qualidade de ensino, por meio de consultorias especializadas para planejamento educacional da rede estadual, utilizando cooperação técnica internacional.

Com o referido convênio, a SEDUC-PI realiza planejamento estratégico em conjunto com os consultores para elaboração de projetos de formação continuada dos gestores escolares e professores, aquisição de equipamentos tecnológicos, bem como aquisição de recursos financeiros internacionais a serem aplicados nas escolas da rede estadual de ensino.

A Tabela 07 apresenta as matrículas da educação profissional no Piauí, no período de 2010 a 2012, nas redes federal, estadual, municipal e privada. Observa- se que ela apresenta um crescimento significativo das matrículas da rede estadual de ensino no Piauí em relação às matrículas da rede federal, municipal e privada. Isso mostra o quanto expandiram os cursos técnicos, demandando da SEDUC-PI a estrutura de funcionamento dos CEEPs e a ampliação das formas de oferta, gerando mais possibilidades para o ingresso de estudantes e trabalhadores que buscam uma qualificação ou atualização profissional.

Tabela 7- Expansão da matrícula da educação profissional no Piauí

Dep Adm 2010 2011 2012 Federal 3.310 8.288 9.449 Estadual 9.361 17.066 20.097 Municipal 407 1.240 310 Privada 2.147 3.745 6.350 Total 15.225 30.339 36.206 Fonte: MEC (2012).

Os dados da matrícula da educação profissional sobre os cursos técnicos de nível médio integrado, no período 2010 a 2012, mostram o crescimento dessa modalidade de ensino na rede pública estadual. A matrícula (incluindo todas as redes de ensino) cresceu 78%, no período de 2010 a 2011, em um total de 339 alunos, em 2011. Entre 2010 e 2012, a matrícula na rede pública estadual passou de 9.361 para 20.097 alunos, sendo 16.477 em curso presencial e 3.620 em educação a distância.

Os dados apresentados na Tabela 7 mostram um aumento no número de matrículas na rede estadual de ensino e estas requerem mais contratação de

professores para atendimento da demanda. O referido crescimento não priorizou a inserção de políticas públicas para contratação dos professores para a respectiva rede de ensino.