• Nenhum resultado encontrado

A formação do leitor crítico a partir de anúncio publicitário e charge

3 A PERSPECTIVA MULTIMODAL E A FORMAÇÃO LEITORA

3.5 A formação do leitor crítico a partir de anúncio publicitário e charge

Os textos multimodais abordados na sala de aula devem ter como prioridade seu uso para a comunicação e estimular o envolvimento do aluno, favorecendo o desenvolvimento de habilidades leitoras. No novo contexto social que exige mais capacidades de interação, é preciso que os sujeitos sejam questionadores e capazes de compreender e interpretar os textos que circulam no nosso dia a dia. Já não é suficiente ler o que está na superfície do texto, é necessário ler além do texto verbal, fazendo as conexões com o não verbal. O leitor deverá ser capaz de identificar o que está presente nas entrelinhas que é um dos elementos também responsável pela construção de sentido para o texto, a partir das pistas deixadas pelo autor (OLIVEIRA, 2011). Diferentes gêneros textuais estão disponíveis nas práticas sociais. Em nosso estudo, abordamos anúncio publicitário e charge.

A presença das propagandas em nossas vidas é de uma dimensão inexplicável, orientam nossas escolhas, modificam o nosso comportamento, influenciam em nossa forma de pensar os valores e a cultura. Considerando a relevância da comunicação publicitária em nossas vidas e na sociedade é que escolhemos o referido gênero textual multimodal como ferramenta no nosso processo de intervenção. O insistente apelo presente nesse tipo de texto, a integração entre as imagens e a linguagem verbal constroem vários efeitos de sentidos (MAINGUENEAU, 2005). A diversidade de sentidos construídos através dos mais variados recursos semióticos utilizados nas campanhas publicitárias é que define a multimodalidade textual entendida como a integração entre linguagem escrita, imagens, cores, e outros elementos que constituem a estrutura textual. Dionísio (2014) defende a ideia de que todos os

gêneros textuais são multimodais, pois quando falamos ou escrevemos um texto, estamos usando vários modos de representação.

Nesse trabalho, analisaremos o processo de construção de sentidos, através da leitura de textos multimodais, entre eles, anúncios publicitários. O texto publicitário constitui um rico material para leitura e análise interpretativa, pois utiliza diversas formas de linguagem (verbal e não verbal) que se relaciona criando diferentes efeitos de sentido, com um grande poder de convencimento. Pretendemos, por meio da leitura de textos publicitários levar os nossos alunos a desenvolverem competências leitoras e criticidade, estimulando a percepção do discurso constituído através da linguagem publicitária, que é uma linguagem atraente com o propósito de vender um produto ou ideia. Assim, a leitura interpretativa de textos publicitários pode auxiliar na formação de cidadãos críticos, transformadores da própria realidade (JOLY, 2004).

A charge tem como objetivo fazer crítica de forma humorística de um fato atual de natureza política ou social. De acordo com Joly (2004), por seu caráter crítico, esse gênero textual possibilita uma leitura mais aprofundada, considerando-se todos os elementos linguísticos e os implícitos. A charge é um texto multimodal que reúne fatores verbais e visuais que se realizam um único ato de fala. Em relação à forma de organização, as charges têm figuras que existem no mundo real. De um modo geral, são empregadas caricaturas para representar os referidos personagens. É importante a apresentação de muitos detalhes para facilitar a compreensão do leitor. O referido gênero textual é constituído, na sua maioria, por linguagem verbal e não verbal, mas também podem ser construídas apenas por linguagem não verbal. A linguagem verbal aparece dentro de balões, compondo as falas ou o pensamento dos personagens.

Nesta pesquisa, trabalhamos com charges por seu caráter social, por discutir temas e fatos que permeiam o nosso cotidiano e, assim, possibilitarem uma leitura mais crítica. As charges se tornam mais atraentes para o leitor por apresentarem as informações de forma rápida e condensada, unindo a linguagem verbal e a imagem, compondo um todo coerente. Nessa perspectiva, realizar leitura de charge exige que o leitor esteja bem informado para poder compreender o conteúdo crítico, pois esse gênero tem como propósito expor um ponto de vista e, assim, convencer e exercer influência sobre o possível interlocutor.

Acreditamos que a charge é um excelente gênero textual para trabalhar com a linguagem, por empregar a criatividade para argumentar, usando uma diversidade de modos semióticos. Segundo Joly (2004) a capacidade do leitor de apreender o sentido do evento representado pela charge através da aplicação de estratégias aproximam o leitor do chargista e

possibilita uma interpretação mais coerente. Trabalhar com as charges, partindo da perspectiva de que palavra e imagem constroem novos processos cognitivos e atendem à nova demanda social criam diversas possibilidades de se realizar leitura com mais criticidade.

Neste capítulo destacamos informações a respeito da Semiótica Social e os principais aspectos referentes à multimodalidade. No próximo capítulo apresentaremos os aspectos metodológicos que nortearam a presente pesquisa.

4 ASPECTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA

Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida.

René Descartes

O presente capítulo encontra-se dividido em quatro seções: em primeiro lugar, apresentamos a natureza da pesquisa, discorrendo sobre as principais escolhas que orientam este trabalho. Em segundo lugar, mostramos a caracterização do universo da pesquisa, destacando, o contexto no qual se desenvolveu a investigação, os participantes observados e os instrumentos de coleta de dados, explicando cada técnica utilizada para coletar os dados. Na terceira seção, apresentamos a proposta de trabalho de intervenção na sala de aula, discutindo a proposta de trabalho com leitura crítica partir da multimodalidade. Na última seção, mostramos os procedimentos de coleta dos dados, caracterizando a forma como os dados foram colhidos e analisados com base nas categorias adotadas.