• Nenhum resultado encontrado

A FUNÇÃO L OGGING

No documento REV Set HD3456.2 (páginas 37-41)

INTERFACE SERIAL E USB

A FUNÇÃO L OGGING

A função Logging permite registrar até 20.000 cópias de dados [T-χ-pH] recolhidas pelas sondas conectadas nas entradas. A memorização compreende sempre três parâmetros. Cada cópia de dados é composta de: temperatura em °C ou °F, condutividade ou resistividade ou TDS ou NaCl, pH ou mV.

Os parâmetros memorizados são aqueles selecionados com as teclas “°C/°F”, “pH/mV” e “χ-Ω-TDS”.

O intervalo entre duas medições sucessivas é configurável de 1 segundo a 1 hora. A memorização tem início pressionando-se a tecla LOG e é suspensa pressionando-se a mesma tecla: os dados assim memorizados constituem um bloco contínuo de dados. Ver a descrição dos itens do menu na pág. 6.

Se a opção de auto desligamento entre duas memorizações se encontra ativada (menu >>

Sleep_Mode_LOG), ao pressionar a tecla LOG o instrumento memoriza o primeiro dado e após

desliga-se; 15 segundos antes do sucessivo instante de memorização, se reacende para obter a nova amostra e a seguir se apaga.

Os dados em memória podem ser transferidos ao PC com um comando DUMP LOG: tecla MENU >> tecla LOG. Durante o descarregamento dos dados, aparece no display a mensagem DUMP; para interromper o descarregamento, pressione a tecla ESC no instrumento ou no PC.

CANCELAMENTO DA MEMÓRIA

Para apagar o conteúdo da memória, use a função Erase Log (tecla MENU >> tecla SERIAL/Erase Log).

O instrumento procede ao cancelamento da memória interna e, ao término da operação, retorna à visualização normal.

NOTAS:

• O descarregamento dos dados não implica o cancelamento da memória, é possível repetir mais de uma vez o descarregamento.

• Os dados gravados permanecem na memória independentemente do nível de carga das baterias. • Para a impressão dos dados com uma impressora dotada de interface paralela é necessário o uso

de um conversor serial – paralelo (não fornecido de série).

• A conexão direta entre instrumento e impressora com conector USB não funciona.

• Durante o logging, algumas teclas são desabilitadas. Funcionam as teclas: ON/OFF, FUNC (Máx-Min-Avg) e SERIAL.

• A memorização ativada com o display em Máx-Min-Avg procede normalmente, com os valores efetivamente medidos, somente o display visualiza respectivamente o valor Máx, Min ou Avg. • A memorização é desabilitada se é ativa a função Auto-HOLD.

• É possível ativar simultaneamente a função de memorização (LOG) e aquela de transmissão direta (PRINT).

A FUNÇÃO PRINT(IMPRESSÃO)

A função PRINT envia diretamente ao PC o quanto recolhidos pelo instrumento às suas entradas em tempo real. As unidades de medição dos dados imprimidos são aquelas visualizadas no display. A impressão compreende sempre três parâmetros. Cada cópia de dados é composta de: temperatura em °C ou °F, condutividade ou resistividade ou TDS ou NaCl, pH ou mV. Os parâmetros imprimidos são aqueles selecionados com as teclas “°C/°F”, “pH/mV” e “χ-Ω-TDS”.

A função é iniciada pressionando-se a tecla SERIAL. O intervalo entre duas impressões sucessivas pode ser configurado entre 1 segundo a 1 hora (ver o item do menu Print and log interval na pág. 6). Se o intervalo de impressão é equivalente a 0s, a pressão da tecla SERIAL envia ao dispositivo conectado o dado individuamente. Se o intervalo de impressão é maior de 0, o envio dos dados continua até que o operador não o interrompa, acionando novamente a tecla SERIAL.

Ver a descrição dos itens do menu na pág. 6. NOTAS:

• A impressora é formatada em 24 colunas.

• Durante a transmissão, algumas teclas são desabilitadas. Funcionam as teclas: ON/OFF, FUNC (Máx-Min-Avg) e LOG

• A pressão da tecla FUNC não tem efeito sobre os dados impressos, mas somente sobre o quanto indicado no display.

• Se a opção Auto-HOLD é ativa, o intervalo de tempo da impressão é forçosamente zero: a impressão, obtida pressionando-se a tecla SERIAL, é executada somente quando a medida se estabiliza (símbolo HOLD aceso em modo fixo); em um segundo momento é possível repetir a impressão quantas vezes for necessária, mas durante a permanência em modo HOLD o número identificativo da amostra não é aumentado. Isso é útil quando se deseja imprimir mais etiquetas com o mesmo código identificativo sem que este veja cada vez aumentado.

• É possível ativar simultaneamente a função de memorização (LOG) e de transmissão direta (PRINT).

CONEXÃOAUMPC

A conexão à porta serial RS232C do PC utiliza o cabo de código HD2110CSNM: conector fêmea a reservatório Sub D a 9 pólos de um lado - MiniDIN 8 pólos do outro. A conexão à porta USB, por sua vez, é feita com o cabo de código HD2101/USB: conector USB tipo A de um lado - MiniDIN 8 pólos do outro.

O instrumento é dotado de software DeltaLog9 (Versão de 2.0) que dirige as operações de conexão ao PC, transferência de dados, apresentação gráfica, impressão das medições realizadas ou memorizadas.

O software DeltaLog9 é completado por um "Help in linea" (também em formato pdf) que descreve características e funções.

O HD3456.2 é compatível com o programa de comunicação HyperTerminal fornecido com os sistemas operacionais Windows (de Windows 98 a Windows XP).

CONEXÃO DA PORTA SERIAL RS232C

1. O instrumento de medição deve estar desligado.

2. Conectar o instrumento de medição, com o cabo HD2110CSNM Delta Ohm, na primeira porta serial (COM) livre do PC.

3. Ligar o instrumento e configurar o baud rate a 38400 (menu >> ENTER até o parâmetro Baud Rate >> selecionar 38400 com as flechas >> confirmar com ENTER). O parâmetro permanece em memória até a substituição das baterias.

4. Iniciar o software DeltaLog9 e pressionar a tecla CONNECT. Aguardar a conexão e seguir as indicações fornecidas no monitor. Para o funcionamento do software DeltaLog9 reportar-se ao Help em linha.

CONEXÃODA PORTA USB2.0

A conexão através da USB requer a instalação prévia dos driver. Os driver encontram-se no

CDRom do DeltaLog9 (versão 2.0 ou sucessivas).

Proceder da seguinte forma:

1. Não conecte o instrumento à porta USB até que não seja explicitamente requerido. 2. Insira o CDRom DeltaLog9 e selecione o item “Instalação/Remoção driver USB”.

3. O programa verifica a presença dos driver no PC: se não são presentes, é iniciada a sua instalação; se ao contrário já se encontram instalados, a pressão da tecla executa a sua remoção. 4. O programa de instalação oferece a licença do uso do software: para prosseguir, aceite os termos

de uso do software pressionando a tecla YES.

5. Na tela seguinte vem indicada a pasta na qual serão instalados os driver: confirme sem modificar.

6. Complete a instalação pressionando a tecla Finish. Aguarde alguns segundos até que se reabra a tela do software DeltaLog9 .

8. Conectar o instrumento à porta USB do PC. Quando Windows reconhece o novo dispositivo, é iniciada “A instalação de um novo software é iniciada”.

9. Se é solicitada a autorização para a busca de um driver atualizado, responda NO e prossiga. 10. Na janela de instalação, selecione a opção“Instalar através de uma lista percurso específica”. 11. Na janela seguinte selecione as opções “Busca o melhor driver disponível nesta lista” e “Inclui

o seguinte endereço na busca”.

12. Usando o visualisador, indique a pasta mencionada no item 5 desta lista:

C:\Program Files\Texas Instruments\USB-Serial Adapter

Confirme com OK.

13. Caso apareça uma mensagem indicando que o software não superou o testing Windows Logo, selecione “Continua”.

14. Os driver USB são instalados: ao concluir pressione “Fim”.

15. O programa de instalação pede a posição dos arquivos uma segunda vez: repita os passos anteriormente descritos e forneça a posição da mesma pasta (ver tópico 12 desta lista).

16. Aguarde: a operação pode durar alguns minutos.

17. O procedimento de instalação é deste modo concluído: a cada conexão sucessiva o instrumento será reconhecido automaticamente.

Para verificar se toda a operação foi concluída corretamente, no PAINEL DE CONTROLE clique duas vezes seguida sobre o ícone SISTEMA. Selecione a tela “Gestão periférica” e conecte o instrumento na porta USB.

Deverão aparecer os itens:

• “UMP Devices >> UMP3410 Unitary driver” e “Portas (COM e LPT) >> UMP3410 Serial

Port (COM#)” para os sistemas operacionais Windows 98 e Windows Me,

• “Placas seriais Multiport >> TUSB3410 Device” e “Portas (COM e LPT) >> USB-Serial

Port (COM#)” para os sistemas Windows 2000, NT e Xp.

Quando o cabo USB é desconectado, estes dois itens desaparecem e reaparecem imediatamente após a sua reconexão.

Notas.

1. Se o instrumento é conectado à porta USB antes que tenham sido instalados os driver, Windows indica a presença de um dispositivo desconhecido: neste caso cancelar a operação e repetir o procedimento explicado no início deste parágrafo.

2. A documentação fornecida com o CDRom DeltaLog9, contém uma versão detalhada com imagens deste capítulo. Além disso, são descritos os passos necessários para a remoção dos driver USB.

No documento REV Set HD3456.2 (páginas 37-41)

Documentos relacionados