• Nenhum resultado encontrado

A graça de Deus e o nosso potencial interagem

A graça de Deus e o nosso potencial interagem para o milagre

Ao longo deste livro, vimos que Neemias soube lidar com sua responsabilidade, mostrou iniciativa e foi proativo. Ele estabeleceu um objetivo

— restaurar os muros de Jerusalém; teve sabedoria para pedir permissão e recursos ao rei; agiu de modo estratégico, apurando os fatos e cercando- -se das pessoas certas para implementar e concluir seu projeto e, como ele mesmo disse, prosperou porque a boa mão de Deus estava sobre ele. Seu propósito estava completamente de acordo com a vontade do Senhor de restaurar Seu povo.

É importante observarmos os princípios que Neemias considerou, para traçar um plano de ação e atingir as nossas metas usando os critérios utilizados por ele. Mas tão importante quanto reconhecer os ingredientes da "receita" que esse líder usou é entender que essa conquista não foi fruto somente da determinação e do planejamento dele.

A restauração de Jerusalém implicou a restauração da Lei, da ordem e da identidade dos judeus como povo santo e escolhido pelo Senhor como luz para as nações — identidade que havia ficado comprometida quando os israelitas pecaram de modo sistemático e contumaz, afastando-se de Deus e de Seus propósitos, o que culminou na invasão e no exílio babilônicos.

É importante entendermos o papel de dois po- derosos elementos que o Altíssimo usou para trazer vitória a Israel: o potencial humano e a Sua graça. O Senhor usou os dons e habilidades de Neemias e dos moradores de Jerusalém para levar a cabo aquela obra de edificação, e Ele próprio agiu no sentido de quebrantar o coração do rei Artaxerxes para prover os recursos necessários à reedificação da cidade e de unir o povo judeu em torno desse objetivo.

Vemos uma alusão a esses dois elementos, o humano e o divino, nesta declaração de Neemias (2.20): O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos.

Quem assegurou o bom êxito ao projeto? O Deus dos céus. Quem trabalhou em prol da conclusão dele? Seus servos.

Cooperando com Deus e abençoando outros

Somos cooperadores de Deus (1 Coríntios 3.9); devemos, portanto, agir em sintonia e sinergia

com Ele, a fim de vermos Sua mão poderosa se manifestando para nos favorecer.

O Senhor nos ajudará sempre que fizermos a nossa parte. Não podemos pedir a ajuda dele e não fazer nada! Deus não moverá uma palha se formos acomodados, até porque Ele acredita no potencial que colocou em nós a fim de ser usado.

Se formos fiéis ao Senhor e à Sua Palavra, se nos esforçarmos e trabalharmos, usando as estratégias certas, Ele sempre nos fará prosperar, como promete em Deuteronômio 29.9: Guardai, pois, as palavras deste concerto e cumpri-as para que prospereis em tudo quanto fizerdes.

Deus nos ama e tem interesse em ver nossa vida espiritual, emocional e material restaurada. Ele deseja o nosso bem mais do que qualquer outro e quer orientar-nos, a fim de que sejamos pessoas saudáveis, realizadas e felizes. Cabe a mim e a você aceitarmos essa orientação e segui-la à risca.

Levantemo-nos, pois, e reedifiquemos a nossa vida, restaurando-a em conformidade com os prin- cípios da Palavra de Deus. Assim, Ele concederá a vitória a nós e a nossa família. Abrirá a porta da oportunidade e trará os recursos de que precisamos para cumprir Seus propósitos. Ele envergonhará os nossos adversários e nos conduzirá em triunfo.

À medida que nossos projetos forem sendo concluídos, mais uma vez deveremos fazer como Neemias: tributar a Deus a honra e a glória e ser

canal de bênção para outros, repartindo aquilo que recebemos do Senhor.

Em meio a lutas, dificuldades e oposição, à re- paração dos muros foi completada, aos vinte e cinco de elul, em cinqüenta e dois dias (Neemias 6.15). No sétimo mês, já tendo a vida voltado ao ritmo normal, Neemias, Esdras e outros líderes israelitas reuniram o povo na praça pública, a Lei foi lida, e os judeus adoraram a Deus e reafirmaram sua aliança com Ele.

Era um dia de celebração e ação de graças. O povo ficou emocionado pela restauração que o Senhor lhe havia concedido, e começou a chorar ao ouvir a Lei, então Esdras e Neemias disseram:

Este dia é consagrado ao SENHOR, vosso Deus, pelo que não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai

porções aos que não têm nada preparado para si: porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

Neemias 8.9b,10

Usufruindo

da bênção de Deus

A primeira lição que podemos tirar desse texto é que devemos aprender a usufruir da nossa vitória — Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras.

A R E C E I T A D E N E E M I A S P A R A U M A V I D A V I T O R I O S A

Há um tempo para chorar e um tempo para rir. Devemos aprender a vivenciar cada um deles. Se não soubermos como usufruir de algo concedido por Deus, alguém usufruirá disso em nosso lugar, e ficaremos frustrados, pois sentiremos que nosso trabalho foi em vão, quando na verdade fomos nós que nos privamos do fruto desse trabalho.

E sabia que tem gente que trabalha de sol a sol e não usufrui de nada? Depois morre, e vem outro e toma posse de tudo. Não aja assim. Atente para o que o sábio diz em Eclesiastes 3.12,13: Já tenho conhecido que não há coisa melhor para eles do que se alegrarem e fazerem bem na sua vida; e também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho. Isso é um dom de Deus.

Não seja mesquinho consigo mesmo. Quando Deus lhe conceder mais recursos, desfrute de coisas melhores que estiverem ao seu alcance. Coma melhor, ande num carro mais confortável, tire um dia para passear com sua família. Alegre-se no Senhor! Isso é um dom dele!

Ajudando os necessitados

A segunda lição nesse texto é que devemos compartilhar o que recebemos de Deus com outras pessoas, especialmente as necessitadas —enviai porções aos que não têm nada preparado para si.

S I L A S M A L A F A I A

Por maior que seja o nosso problema, tem sempre alguém numa situação pior que a nossa. Por exemplo, você sabia que um bilhão de pessoas ainda não comeu nada hoje? A fome é com certeza um problema terrível e de difícil solução não porque não há alimento suficiente para todos, mas por causa do egoísmo do ser humano, que leva uns a não compartilharem nada do que têm com outros que nada possuem.

Sabe qual é o remédio de Deus para o egoísmo? O altruísmo, sentimento que demonstramos, de fato, ter quando sentimos compaixão pelo sofrimento alheio, movendo-nos para ajudar os outros e compartilhando com os necessitados algo que possuímos para socorrê-los. Fé sem obra é morta!

Por mais que tenhamos dificuldades e lutas, Deus sempre nos concede graça para ajudarmos outros. Somos os cooperadores e instrumentos que Ele usa para conceder a vitória a muitas pessoas que estão passando por problemas realmente sérios.

Neemias, por exemplo, deixou de lado seus afazeres na corte e foi para Jerusalém trabalhar muito e enfrentar lutas tremendas para ajudar seu povo, que estava na miséria.

Muitas vezes, precisaremos deixar de lado os nossos interesses pessoais para socorrer outros, agindo em conformidade com o que é recomendado por Paulo em Gálatas 6.2 — Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo

— e em 1 Coríntios 10.24: Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem.

Em Efésios 6.8, Paulo diz que devemos estar certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.

Nossa atitude será honrada e recompensada por Deus! Essa é a lei da semeadura, que funciona em todas as áreas da nossa vida.

Então, se queremos que o Senhor nos ajude a solucionar nossas questões, devemos ajudar outras pessoas a resolverem seus problemas; então, Ele mesmo sanará a situação que nos aflige ou levantará alguém para nos ajudar a resolvê-la.

Quem planta semente de manga colhe manga. Quem planta semente de abacate colhe abacate. Você já viu alguém plantar manga e colher abacate? Eu não! Quem semeia indiferença colhe indiferença; quem é egoísta colhe egoísmo. Já quem é amoroso colhe amor; quem é atencioso recebe atenção; quem é sincero colhe sinceridade. É assim que funciona: colhemos o que plantamos. Então, se queremos colher o melhor, plantemos coisas boas, e confiemos no Senhor para fazer nossas boas sementes frutificarem!

Rendendo graça Deus

A terceira lição que tiramos do texto em Neemias 8.9,10 é que devemos tributar nossa vitória

integralmente a Deus, rendendo-lhe honra e glória por tudo o que somos e temos. Devemos consagrar nosso ser e nossa vida exclusivamente Aquele que nos criou, salvou e restaurou a nossa sorte.

Foi isso que Neemias e o povo judeu fizeram após completarem a reedificação dos muros. Eles adoraram ao Senhor e separaram um dia para louvá-lo, bendizê- lo e renovar seu compromisso com Ele.

Será que você tem consagrado tudo que é e tem ao Senhor? Ele pode contar com seus dons, talentos, seu tempo e seus recursos para abençoar Sua obra e edificar vidas? O que tem dedicado a Deus daquilo que conquistou?

Hoje nas igrejas evangélicas há pessoas milioná- rias. No entanto, as ofertas que esses servos dão são menores que as dos irmãos com menos recursos. E não é só isso. As vezes quem socorre os necessitados são exatamente estes, e não aqueles que têm dinheiro sobrando. Para quem diz servir a Deus e age assim, deixo o ensino do apóstolo Paulo a Timóteo:

É claro que a [verdadeira] religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com oque tem. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem

A R E C E I T A D E N E E M I A S P A R A U M A V I D A V Í T O R Í O S A

tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos. Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.

1 Timóteo 6.6-11 NTLH

Há cristãos que se tornaram milionários e acabaram amando o dinheiro e usando as pessoas, quando deveria ser o contrário. Eles esquecem que tudo o que conquistarem de material permanecerá aqui, nesta terra, quando morrerem, e não valerá nada na eternidade.

Essas pessoas pensam que, quando estiverem diante de Deus, poderão dar desculpas esfarrapadas e impunes pelo egoísmo e pela frivolidade em que viveram.

Jesus foi taxativo:

Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

S I L A S M A L A F A I A

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Mateus 6.19-21

Quem se diz um seguidor de Jesus e não lhe obedece está enganando a si mesmo, porque não pratica aquilo em que afirma crer, e quanto a isso Tiago foi bem claro em sua epístola:

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá- lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser:

Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?

Como disse o apóstolo João: Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade (1 João 3.18)! Precisamos aprender a usar o dinheiro e amar as pessoas, demonstrando isso de modo concreto. Assim, o Senhor terá prazer em abençoar-nos e mudar a nossa sorte!

Alegrando-se no Senhor

Por fim, a última lição em Neemias 8.10 é: Não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Os judeus contemporâneos de Neemias acataram esse conselho: Então, todo o povo se foi a comer, e a beber, e a enviar porções, e a fazer grandes festas, porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber (v. 12).

Sabe o que aprendemos aqui? Que Deus se alegra com a nossa alegria e que Ele tem prazer em abençoar-nos. O Criador não é um sádico universal ou um estraga-prazeres como pensam algumas pessoas que têm um conhecimento parcial e uma visão dis- torcida sobre Ele. Deus é magnânimo, generoso. Não derrama Suas bênçãos com conta-gotas. Sua medida é transbordante,recalcada e sacudida (Lucas 6.38). Ele sempre faz muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20).

É a esse Deus maravilhoso, que nos criou, amou e salvou, que nos dá vida plena, que devemos amar e adorar, servindo-o de todo o nosso

coração. É nele que você deve alegrar-se e confiar, porque Ele quer conceder a você Sua vitória. Entregue seu caminho ao Senhor. Deixe-se guiar por Ele, e verá que tudo mudará para melhor.

Deixo aqui uma palavra de restauração, que está em Jeremias:

Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, pas- sados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar. Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso cora- ção. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

Jeremias 29.10-14 Não temas, pois, tu, meu servo Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei das terras de longe, e a tua descendência, da terra do seu cativeiro; e Jacó tomará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize. Porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te salvar...

Documentos relacionados