• Nenhum resultado encontrado

1. EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

1.4 A implantação da Escola Integral em Timbaúba-PE

Em 04 de Outubro de 2005, o então Governador do Estado de Pernambuco o Sr. Jarbas Vasconcelos, através do Decreto Nº 28.438, cria o Centro de Ensino Experimental de Timbaúba, localizado na Rua Manoel Xavier de Andrade, s/nº - Timbaúba, considerando o Decreto nº 26.307, de 15 de janeiro de 2004, que criou o Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental.

No ano de 2006, com a expansão dos Centros de Ensino Experimentais em Tempo Integral para alguns municípios da Região metropolitana de Recife e do interior do Estado de Pernambuco, é implantado em Timbaúba o Centro de Ensino Experimental de Timbaúba – CEET, que inicia suas funções educacionais atendendo naquele ano 08 (oito) turmas com 40 ( quarenta) alunos da 1ª série do ensino médio.

Logo, o novo modelo educacional proposto pelo PROCENTRO ficou conhecido em todo o município de Timbaúba e nas cidades vizinhas. E em pouco tempo, o CEET passa a ser reconhecido pela comunidade timbaubense e em outros municípios vizinhos como uma ‘escola modelo’, mediante as práticas e atividades educacionais desenvolvidas nessa escola e aos resultados apresentados por seus alunos. Ou seja, uma escola em tempo integral que desenvolve uma educação integral e não apenas uma escola com jornada ampliada.

Em 10 de julho de 2008, com a implementação da Lei Complementar 125, o CEET se transformou em Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba - EREMT.

Mesmo tendo menos de uma década do início de atividades educativas, a EREMT é hoje reconhecida em toda Zona da Mata Norte de Pernambuco, como uma experiência em educação que vem dando certo. Esse sucesso é atribuído ao empenho por parte de todos que formam a EREMT uma vez que, há nesta instituição de ensino muito mais do que aulas, os adolescentes são assistidos mais integralmente, em esferas multidimensionais, visto que, uma

das propostas da escola é o resgate da autoestima dos educandos através da preparação destes para a elaboração de seus projetos de vida.

Na EREMT, os estudantes participam de momentos de sensibilizações, que são palestras com reflexões que buscam incentivar os discentes a atingir uma efetiva aprendizagem e torná-los mais consciente, motivados, cidadãos participativos e aptos para enfrentar o mercado de trabalho. Em linhas gerais, na EREMT são ofertadas atividades educativas articuladas e voltadas sempre à otimização da aprendizagem dos estudantes.

Além das aprovações em diversos cursos superiores, obtidos por alunos da escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba, outros dados positivos e satisfatórios vem sendo observados nesta instituição como: a redução nos índices de evasão escolar e de repetência, bem como a ascensão progressiva ano a ano constatada por exames de diagnóstico da qualidade do ensino ofertado por escolas estaduais, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco – SAEPE, cujo os principais objetivos são:

- Produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. Estes são pré-requisitos indispensáveis não apenas para a continuidade dos estudos, mas para a vida em sociedade.

- Monitorar o desempenho dos estudantes ao longo do tempo, como forma de avaliar continuamente o projeto pedagógico de cada escola, possibilitando a implementação de medidas corretivas, quando necessário.

- Contribuir diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos, diagnosticadas por meio dos instrumentos de avaliação.

- Associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola.

- Compor, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco –

IDEPE. (PERNAMBUCO/SEDUC, 2013).

Nos últimos anos, a EREMT vem se destacando em exames de avaliação estadual e nacional como:

SAEB – Inep/MEC- Sistema de Avaliação da Educação Básica, que tem por objetivo principal, monitorar e diagnosticar algumas deficiências no ensino básico brasileiro e oferecer subsídios para reformulação de políticas públicas de qualificação do sistema nacional de ensino para que possamos chegar a equidade e eficiência da educação brasileira.

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que tem por objetivo avaliar o desempenho dos alunos que estão concluindo a escolaridade básica – Ensino Médio. Essa avaliação tem grande

importância para os estudantes, pois é utilizado como critério de seleção substituindo o vestibular para ingresso em cursos superiores de diversas universidades brasileiras públicas e particulares através de bolsas no Programa Universidade para Todos – ProUni.

SAEPE – Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco, que é uma prova avaliativa realizada no Estado de Pernambuco com a finalidade de avaliar o nível da aprendizagem oferecido pelas as Escolas da Rede Estadual, em que é utilizado como parâmetro para a referida avaliação das escolas o desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. Alguns resultados obtidos pelos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba estão expostos nas tabelas abaixo.

Resultados obtidos no SAEPE no período de 2009 a 2012 pela Escola de Referência em Ensino Médio.

RESULTADO DO SAEPE - LINGUA PORTUGUESA

ANO MÉDIA DO ESTADO MÉDIA DA GRE

MÉDIA DO MUNICIPIO DE

TIMBAÚBA MÉDIA DA EREMT

2009 243,0 240,5 261,4 290,4

2010 239,79 238,9 258,33 283,16

2011 248,22 247,72 262,4 298,36

2012 249,9 252,6 - 299,18

Tabela 01: Resultados do SAEPE – Língua Portuguesa - Período 2009 a 2012. Fonte: Seduc-PE.

RESULTADO DO SAEPE - MATEMÁTICA

ANO MÉDIA DO ESTADO MÉDIA DA GRE

MÉDIA DO MUNICIPIO DE

TIMBAÚBA MÉDIA DA EREMT

2009 249,5 247,2 272,3 316,4

2010 246,02 246,38 273,07 306,51

2011 252,36 251,74 270,69 314,89

2012 256,22 260,03 - 316,07

Tabela 02: Resultados do SAEPE – Matemática - Período 2009 a 2012. Fonte: Seduc-PE

Percebemos que durante o período observado nas tabelas acima 2009 a 2012 a EREMT sempre obteve médias do SAEPE em que são avaliadas as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, superiores as médias estadual, regional e municipal.

A divulgação dos resultados positivos alcançados no SAEPE e em outros exames de avaliação externas realizados por alunos da EREMT, tem gerado uma verdadeira disputa pelas vagas para ingresso na primeira série do Ensino Médio desta instituição de ensino.

Ressaltamos que o trabalho desenvolvido na EREMT tem como uma de suas premissas principais a formação multidimensional dos jovens. Para este fim, são utilizadas nesta instituição de ensino diversas estratégias que proporcione as múltiplas aprendizagens por meio de projetos e momentos de reflexões.

Essa procura por matrículas na EREMT, faz esta instituição de ensino receber anualmente grupos de alunos com características social e cultural bastante heterogênea. Esse fator apresenta grande importância e valor, pois possibilita uma rica diversificação cultural e social proporcionando uma multiplicidade de perfis, visões, crenças, ações, aptidões e habilidades que preenchem o espaço escolar de um vasto campo de possibilidades e oportunidades educacionais.

A Educação que é uma ferramenta primordial no processo de emancipação de um povo, vem cumprindo seu papel, uma vez que, a EREMT vem ajudando jovens a encontrar o caminho

para conquista dessa emancipação. Os resultados positivos e as diversas histórias de superação observadas nesta escola, vem mostrando que a Educação Integral vinculada a práticas educacionais diferenciadas, resultam em educação de qualidade.

CAPITULO II A APRENDIZAGEM E ESTUDO SUPERVISIONADO ENQUANTO