• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA Jogral

No documento ESCRITURAS Celebrando as (páginas 193-198)

REPRESENTAÇÕES E JOGRAIS

A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA Jogral

(Apresentado por dez adolescentes, cada uma com o símbolo que indica o que a Bíblia é. 1 – espada; 2 – lâmpada; 3 - traz leite; 4 – martelo; 5 - uma vela acesa representando o fogo; 6 – semente; 7 – mel; 8 – espelho; 9 – aliança ou joias; 10 – água).

TODOS - O grande propósito de Deus através da Bíblia é:

1 - Avisar

6 a 10 - Quando nós oramos, estamos falando com Deus.

TODOS - Deus deixou a Bíblia como fonte de sabedoria, instrução e salvação para nossas vidas. A Palavra de Deus é um emblema de muitas coisas que a gente vê todos os dias:

1 - A Bíblia é a espada que vence.

Ela toca no fundo do coração, e a gente fica sabendo que Cristo é a única pessoa que nos pode levar ao céu. “A tua palavra é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir a alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

2 - A Bíblia é lâmpada que ilumina.

Para que serve a lâmpada? Para iluminar no escuro, para a gente ver direito. Ela ilumina e esclarece nosso viver, para que possamos caminhar sem tropeçar. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.”

3 - A Bíblia é leite que alimenta.

Precisamos beber leite para ficarmos fortes, com muita saúde. O leite é alimento material, a Bíblia é alimento espiritual, precisamos ler a Bíblia diariamente para ficarmos fortes espiritualmente. “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação.”

194

4 - A Bíblia é martelo que esmiúça.

Para que serve o martelo? Para quebrar as coisas, pois a Bíblia se parece com martelo, porque ela quebra os corações endurecidos, quebra as dificuldades, quebra as barreiras e somos fortalecidos. "Não é minha palavra como martelo que esmiúça a penha?"

5 - A Bíblia é fogo que aquece.

Ele faz o nosso coração arder em chamas, e queima as iniquidades, purificando nossas vidas. “A minha palavra é como fogo;” fogo que purifica o ouro, e o faz tornar-se limpo.

6 - A Bíblia é semente que produz vida.

O que se faz com a semente? Planta-se para nascer uma nova planta. A Bíblia quando é plantada no coração de alguém, essa pessoa faz tudo para agradecer a Deus e levar a mesma semente a outros corações. “Bem aventurado o que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida trazendo seus molhos.”

7 - A Bíblia é mel que sacia a fome.

Os alimentos só nos ajudam quando nós os comemos. É preciso comermos a palavra todos os dias para estarmos fortes e saciados.

“Enche o teu ventre deste rolo que eu te dou. Eu o comi, e era na minha boca doce como mel.”

8 - A Bíblia é espelho que rejuvenesce.

Olhem, aqui está um espelho. Quando nós nos miramos no espelho vemos logo como estamos, sujos ou limpos. Quando lemos a Bíblia nós sabemos se estamos certos ou errados. “Se alguém ouve a palavra e não é cumpridor da mesma, é semelhante ao homem que contempla no espelho seu rosto natural,e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência.”

9 - A Bíblia é mais preciosa que ouro.

O dinheiro e joias acabam-se, as joias às vezes se perdem, as joias às vezes são falsas, mas a Bíblia é pura, real e verdadeira, mais preciosa que o ouro mais puro, mais desejável que a joia mais preciosa e lapidada.

Ela purifica nossas vidas, tornando nossos corpos gloriosos e incorruptíveis. “Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino.”

10 - A Bíblia é como água - sacia nossa sede.

Quando lemos a Bíblia, ela limpa nossas vidas, nos ensinando que nossos pecados são lavados pelo sangue de Jesus. Que Ele é a água que salta para a vida eterna e “aquele que beber da água que [ele] lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que [ele] lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.”

TODOS - Creia na Bíblia... Leia a Bíblia e ame a Bíblia, pois ela é tudo em nossas vidas.

195

Maria José de Castro Sales

196

DINÂMICAS,

BRINCADEIRAS E

QUEBRA-GELOS

197

Dinâmicas

BAÚ DE OBJETOS

Objetivos: Desenvolver a criatividade e a melhor assimilação e compreensão de versículos.

Materiais: Uma caixa de papelão e diversos objetos.

O organizador providenciará com antecedência uma caixa de papelão de bom tamanho, na qual reunirá os mais diversos objetos. Desde uma Bíblia até pratos ou copos de plástico, antena, bússola, telefone, espelho, garrafa de mel, martelo...

Em seguida, solicite que cada participante retire de dentro da caixa um objeto. Assim que cada participante tiver apanhado seu objeto, peça-lhe para falar a respeito do referido objeto, e contextualizá-lo em relação a algum versículo bíblico que lhe venha à memória (se o moderador desejar, poderá permitir a consulta à Bíblia). O participante pode ainda continuar sua participação explanando sobre o tema do versículo.

Por exemplo, caso esteja com um prato, pode citar o versículo “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber”

(Mateus 25:42). A pessoa pode falar sobre a importância e necessidade de a igreja ajudar os famintos do bairro e do mundo, tanto em relação à sua fome física quanto principalmente à sua fome espiritual; e de que formas (distribuição de cestas básicas, distribuição de Bíblias, p. ex.) a igreja pode ajudar a minorar essa fome. Se apanhar um telefone, pode se lembrar do versículo “Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina” (2 Timóteo 4:2); ou ainda “Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido". (Atos 4.20); e pode falar, por exemplo, sobre a importância da comunicação e das novas tecnologias na difusão do evangelho, o longo alcance que elas proporcionam, e o que a igreja poderia fazer para agir ou melhorar nessa área. E assim, sucessivamente.

O organizador poderá atuar como mediador, ajudando as pessoas a imaginar como contextualizar o objeto em relação a algum versículo bíblico e à obra missionária.

Priscila Laranjeira - Atividades Recreativas para Todas as Idades (adaptado)

198

No documento ESCRITURAS Celebrando as (páginas 193-198)