• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA Peça infantil

No documento ESCRITURAS Celebrando as (páginas 136-142)

REPRESENTAÇÕES E JOGRAIS

A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA Peça infantil

Peça semelhante à anterior, mas aqui com um enfoque infantil. Uma alegoria em que a Bíblia se torna um personagem e sai em busca de atenção e dedicação por parte de prováveis leitores: Crianças que estão muito atarefadas com suas bonecas, jogos... Não têm tempo para ler a palavra de Deus. No final as crianças são convencidas.

Personagens: Narrador, Bíblia e sete personagens

NARRADOR: Hoje em dia as pessoas andam tão ocupadas com as tarefas do dia que não têm tempo para ler a Palavra de Deus. Você sabia que a Bíblia é o livro mais vendido no mundo? O problema é que elas vivem nas estantes ou guardadas dentro de gavetas. Vamos ver agora qual a importância que estas crianças têm dado à Bíblia.

JOAQUIM: (chega com a bola na mão, meio suado) O jogo hoje foi muito bom, pena que nosso time perdeu, mas a gente jogou muito. Agora vou para o banheiro tomar um banho e depois descansar um pouco. Estou muito cansado e daqui a pouco os meninos vão vir aqui para vermos um filme. (indo para o banheiro)

BÍBLIA: Ei, Joaquim. Olha eu aqui.

JOAQUIM: Ih, estou tão cansado que estou ouvindo coisas.

BÍBLIA: Não, sou eu que estou falando com você. Eu sou a Bíblia. Faz um tempo que você não me lê. Eu estou cheia de poeira e cansada de só ocupar espaço vazio da estante. Lembra-se do dia em que você me ganhou de presente? Você ficou tão feliz! Me abra, leia aquilo que Deus tem para te dizer através de mim.

JOAQUIM: Não, estou cansado para isso, talvez outro dia, porque hoje meus amigos vêm aqui. Não vai dar tempo. Tchau Bíblia.

(Bíblia fica triste)

ESTER: Amiga, esta minha boneca nova é linda demais, não dá vontade de parar de brincar.

PRISCILA: Vamos para o meu quarto, lá tem muitas bonecas e uma casinha para a gente brincar melhor.

ESTER: Vamos sim, meus pais falaram para eu ir para casa, mas dá para brincar mais um pouco. (enquanto a Priscila vai na frente, a Bíblia chama a Ester)

BÍBLIA: Ester, que saudades de você.

ESTER: Ah, acho que estou ouvindo a boneca falar comigo. Só pode.

BÍBLIA: Não é a boneca. Sou eu, a Bíblia. Lembra quando você me lia e era mais obediente aos seus pais? Por que você não faz isso? Só uns

137

minutinhos. Leia o mandamento que o Senhor nos dá que é de obedecer aos nossos pais.

ESTER: Amiga Bíblia, se eu for lê-la eu vou perder a brincadeira e daqui a pouco eu tenho que ir embora porque meus pais vão acabar brigando comigo. Tchau. Talvez outro dia em que eu não esteja fazendo nada.

ANA CLARA: (acabando de chegar da escola) Aiai, estou super cansada.

Vou aproveitar que estou aqui e vou fazer logo o dever de amanhã para ficar tranquila depois.

BÍBLIA: Ei, porque você não dá um tempo nos estudos para me ler também? Eu tenho muito o que te dizer e te ajudar. Nem vai demorar tanto, alguns minutinhos você já aprende muito.

ANA CLARA: Bíblia, eu sei que você é importante. Eu até levo uma pequenininha para a Igreja, no domingo, mas em casa eu não tenho tempo. Tenho muito dever da escola, minha amiga me emprestou um livro dela, e eu tenho que ler logo para entregar. Desculpa, mas domingo na Igreja eu leio tá bom?

PAULO: Cara, coloca logo aqui no videogame o jogo de corrida para eu te mostrar como eu te ganho.

ANDRÉ: Você não ganha nada, você não sabe jogar.

PAULO: Vamos ver então. (fazem movimentos para os lados, fingindo que estão jogando)

PAULO: Ah!, não disse que ia ganhar.

ANDRÉ: Você roubou, nem vale.

PAULO: Eu não roubei nada. Você não aceita só porque eu sou melhor do que você.

BÍBLIA: Meninos parem de brigar. Vocês sabem o que Deus fala sobre brigas, não é?

ANDRÉ: Ih, Bíblia, você tem que ficar quietinha aí na estante. Aliás você viu o jogo né? Viu que ele roubou?

PAULO: Mentira, a Bíblia viu que eu sou melhor que você.

ANDRÉ: Cara, eu tenho esse jogo há mais tempo que você. É impossível você ganhar.

(continuam brigando)

ALICE: Meninos parem com essa briga. O que aconteceu? (começam a falar os dois juntos) Calma. Um de cada vez.

ANDRÉ: Eu e o Paulo fomos jogar corrida e ele ganhou de mim, mas eu tinha videogame antes dele, eu sabia todos os macetes. Ele roubou. Ele não ganhou de verdade.

PAULO: Ele não aceita eu ter ganhado e diz que eu estou roubando, mas eu jogo todo dia este jogo em casa.

ALICE: Olha só meninos, vocês não podem continuar brigando, vocês são amigos, isso é só um jogo e sempre vai ter o ganhador e o perdedor.

138

Mas vocês não podem continuar perdendo tanto tempo na frente de um videogame ou televisão, isso faz mal. Porque vocês não marcam para ler a Bíblia juntos também?

ANDRÉ: A Bíblia? Para quê? Eu só leio na Igreja.

PAULO: Aham, eu tenho muita coisa para fazer.

(chegam as outras crianças e falam que não dá tempo para elas também) ALICE: Mas a Bíblia nos ensina que não devemos brigar por bobeira e que temos que ser amigos uns dos outros, nos ajudando também a ser mais amigos de Deus, a sermos mais felizes e a termos brincadeiras mais saudáveis.

JOAQUIM: Você tem razão. A gente gasta tanto tempo fazendo coisas que nos fazem ficar felizes, mas esquecemos do nosso melhor amigo que é Jesus e quer que falemos com Ele também.

ESTER: Ele nem nos pede tanto tempo, só alguns minutinhos no dia, mas a gente prefere dizer que não dá tempo.

ALICE: Gente vamos orar para que entendamos a verdadeira importância de ler a Bíblia e falar sobre o que está escrito nela com nossos amigos. Isso vai nos tornar crianças melhores que na escola e na rua vão fazer a diferença e todos vão querer ouvir as histórias da Bíblia que aprendemos na Igreja e em casa. (faz uma oração)

PAULO: Vamos todo mundo para minha casa agora que minha mãe está preparando um lanche delicioso. Aí a gente lê a Bíblia juntos e conversa um pouco e brincamos até a hora em que vocês precisarem ir embora.

Pode ser?

TODOS: Claro. Só se for agora. (todos saem)

NARRADOR: A Bíblia é mais importante do que se possa imaginar!!!

Leia e viaje naquilo que ela tem para te mostrar!!!

Fonte: Sites Adoradores Vencendo o Mundo e Teatro Cristão

139

DR. PEGA-PEGA Peça / Pantomima

Este drama é uma pantomima, portanto os atores devem exagerar nos gestos e nas expressões faciais, provocando o riso da plateia. Somente a enfermeira fala, os outros apenas usam a expressão corporal.

A caracterização do médico e da enfermeira pode valorizar a apresentação. O médico poderia usar um enorme estetoscópio e imensa palheta no bolso de um guarda-pó, e a enfermeira grandes óculos, caneta, etc.

Personagens: Dr. Pega-pega, Enfermeira, Gripado, Tic-Nervoso, Sarnento, Evangelista.

NARRADOR - Estão dizendo que vem vindo um médico aí que cura qualquer doença. Será que é verdade?

1º ATO - Cena nº 1

ENFERMEIRA - (entra correndo e anuncia para a plateia como se anunciasse um número circense) Eu sou a ajudante do melhor médico do mundo. O médico que resolve qualquer problema. O Dr. Pega-pega!

DR. PEGA-PEGA - (entra com muita pose, procurando examinar até a enfermeira)

ENFERMEIRA - Que entre o Sr. Gripado!

SR. GRIPADO - (entra espirrando e assoando escandalosamente sobre a enfermeira e sobre o médico, que se esquivam a todo custo)

DR. PEGA-PEGA - (aproxima-se e toca no Sr. Gripado para examiná-lo, então começa também a espirrar e assoar, escandalosamente)

SR. GRIPADO - (vai embora insatisfeito ainda doente, e o Dr. Pega-pega fica espirrando incontrolavelmente)

ENFERMEIRA - Desculpem! Desta vez não deu muito certo, mas agora o famoso Dr. Pega-pega vai sarar o próximo doente.

Sr. Tic-Nervoso, entre por favor.

1º ATO - Cena nº 2

SR. TIC-NERVOSO - (entra, mal conseguindo olhar para frente, com um tic-nervoso no rosto, que fica a critério dos atores)

DR. PEGA-PEGA - (aproxima-se espirrando e assoando, para examinar o Sr. Tic-Nervoso, mas quando encosta no doente, fica também com o tic-nervoso, além de espirrar)

SR. TIC-NERVOSO - (vai embora insatisfeito, ainda doente) DR. PEGA-PEGA - (fica espirrando e com tic-nervoso sem parar)

ENFERMEIRA - Parece que desta vez ainda não funcionou bem. Porém, agora vocês vão ver, o Dr. Pega-pega vai sarar o próximo doente.

140

Sr. Sarnento, pode entrar.

1º ATO - Cena nº 3

SR. SARNENTO - (entra se coçando desesperadamente)

DR. PEGA-PEGA - (aproxima-se espirrando, e com tic-nervoso para examinar o Sr. Sarnento, mas quando encosta no doente, fica também se coçando, além de estar com o tic-nervoso e espirrar)

SR. SARNENTO - (vai embora insatisfeito, ainda doente)

DR. PEGA-PEGA - (fica espirrando, com tic-nervoso e coçando-se terrivelmente)

ENFERMEIRA - Oh! Dr, Pega-pega, e agora? Veja como o Sr. está. Que faremos? Vou buscar ajuda...

2º ATO - Cena nº 1

(A enfermeira sai para buscar ajuda e o Dr. Pega-pega fica em terrível crise; espirrando, assoando-se, com o tic-nervoso e se coçando)

(A enfermeira volta com o Evangelista)

EVANGELISTA - (olha para o Dr. Pega-pega, como se analisasse o caso, abre a Bíblia e mostra; aponta para a Bíblia e para o céu, e sempre com mímica convida o Dr. Pega-pega e a Enfermeira para orar)

DR. PEGA-PEGA - (fica curado, olha para si mesmo e começa a se alegrar, abraça o Evangelista e começa a saltar feliz)

ENFERMEIRA - (surpresa com o resultado, sai e vai buscar os doentes) DOENTES - (vêm, cada um com seu sintoma)

EVANGELISTA - (olha para os doentes, abre a Bíblia e mostra; aponta para a Bíblia e para o céu, e sempre com mímica convida-os para orar) DOENTES - (oram, e todos olham para si e uns para os outros e ficam alegres quando percebem que estão curados)

2º ATO - Cena nº 2

(um dos integrantes dá um passo à frente e faz a aplicação)

Às vezes tentamos ajudar alguém em seus problemas, contando apenas com nossas próprias forças. Utilizamos os recursos humanos; eles são válidos, mas limitados. E tantas vezes, além de não conseguirmos ajudar a pessoa, ficamos também contagiados com o problema alheio.

Outras vezes temos alguém de nosso meio, como um amigo, com problemas e andando com ele corremos o risco de nos contaminarmos com os problemas dele.

Isso acontece porque não somos tão fortes nem tão invencíveis quanto imaginamos. Além de esquecer que só há uma pessoa que pode nos ajudar, e ajudar a qualquer outro que queira ajuda. Essa pessoa é JESUS.

E é através deste livro que Ele fala (levantando a Bíblia). Este é o Livro Sagrado, fonte de instrução, cura e refrigério; fonte de salvação, paz e

141

fortaleza; fonte de nossa Fé, de nossa Esperança e de nosso Amor! Leiam este livro, compartilhem este livro, celebrem com alegria as palavras deste livro!

(Pode-se complementar com a ministração de uma explanação maior, a critério do grupo).

Autor desconhecido

142

UM LIVRINHO QUE ENSINA TUDO

No documento ESCRITURAS Celebrando as (páginas 136-142)