• Nenhum resultado encontrado

A influência da prática desportiva na autoestima do aluno

CAPÍTULO 3: A PRÁTICA DESPORTIVA NUMA PERSPECTIVA DE RESSIGNIFICAÇÃO DA

3.4 A influência da prática desportiva na autoestima do aluno

O dicionário Aurélio de Língua Portuguesa conceitua autoestima como a qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões. Para a psicologia, o termo autoestima é usado para descrever sensação geral de autoestima ou valor pessoal de uma pessoa. Acrescenta ainda que ela pode envolver uma variedade de crenças sobre si mesmo. Tais como a avaliação de sua própria aparência, crenças, emoções e comportamentos.

Autoestima é o sentimento de importância que cada um tem em relação a si mesmo; é o valor que nós atribuímos relativamente à nossa capacidade de viver produtivamente os diversos aspectos de nossas vidas, individual e socialmente; e é, ainda, o conjunto de parâmetros pessoais de que dispomos para julgar o desempenho que temos ou julgamos ter quanto a esses mesmos aspectos. (RIBEIRO, 2002, p. 201).

A autoestima pode ser uma parte importante do sucesso. Todavia, segundo a psicologia, muito ou pouca autoestima pode deixar as pessoas sentindo-se derrotadas ou deprimidas. Ela também pode levar as pessoas a fazerem escolhas ruins, cair em relacionamentos destrutivos, ou deixar de viver e de se realizar positivamente. Ela também é importante na formação do aluno podendo direcioná-lo ao sucesso ou ao insucesso.

O esporte pode ser um forte aliado no desenvolvimento da autoestima e na formação da cidadania. Há evidências de que a comunidade na qual está localizada o lócus desta pesquisa, o povoado de Flamengo, tenha sido favorecida pela prática de esporte, visto que em seus contextos sociais observam-se consideráveis mudanças nos processos de cidadania e relações entre pares. Por atuar diretamente com o corpo físico considera-se que a prática de esporte pode oferecer oportunidade de desenvolver competências de conhecimentos, habilidades e percepções sobre si mesmo. Isto invariavelmente tende a melhorar sua percepção sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o meio em que vive podendo contribuir para uma melhor convivência com os outros e consigo mesmo.

Segundo Grilo (2010), hoje a sociedade dá especial importância a um conjunto de competências que se assumem como determinantes no futuro cidadão (inovação; liderança; responsabilidade; disciplina; método; iniciativa; trabalho em grupo; adaptação à mudança; gosto pelo risco; sentido crítico; espírito de sacrifício). (BENTO, 2012, p. 95).

Deste modo, aponta-se a prática desportiva como oportunidade para o desenvolvimento de cidadãos com habilidades que supostamente sejam adequadas ao modelo de sociedade vigente, fazendo com que o indivíduo não se considere incapaz, posicionando-se melhor nas situações adversas ao longo da vida. Pressupõe-se que dentro ou fora dos muros da escola, o

esporte tem grande relevância na formação e desenvolvimento do indivíduo. Para tanto, é necessário oferecer ambientes atrativos que possam envolver os jovens e estimular a participação ativa de forma que venha contribuir para o seu crescimento e sua auto realização.

Na conjuntura (BENTO, 2012, p. 99) pontua:

Mais do que dar resposta aos problemas levantados pela atividade desportiva importa formar o homem da sociedade do futuro e trabalhar para que a promoção da autonomia, criatividade, capacidade de iniciativa, responsabilidade e sociabilidade (PNEF, 2001; Lei de Bases de Sistema Educativo), sejam induzidos nos alunos, pois ao fim e ao cabo são os alicerces que forma o Homem de amanhã. (BENTO, 2012, P. 99).

Não raramente ouve-se depoimentos de pais e professores sobre mudanças de comportamento e melhor desempenho escolar de crianças e jovens após ingressarem-se em atividades como jogos, lutas ou danças. Notadamente, o esporte contribui de forma positiva para o desenvolvimento da autoestima do indivíduo surtindo efeito no desempenho escolar. Projetos sociais de cunho esportivo têm mudado a realidade de muitas crianças, principalmente em países carentes, geralmente é promovido objetivando a promoção da autoestima visando extraí-los da situação de conformismo e propiciando uma nova concepção para que consigam resolver seus conflitos internos e externos.

No Brasil, são inúmeros os projetos sociais com este fim e os resultados parecem ser avaliados muito positivamente. O esporte promove a motivação e a motivação é que impulsiona a realização, por conseguinte a realização promove a autoestima. Para tanto, promover a realização de atividades que estimulem a participação, a autonomia e as relações sociais gerando benefícios para os praticantes e para a sociedade são objetivos traçados pelos projetos sociais em fomento.

Estudos apontam que a prática desportiva influencia positivamente no desenvolvimento da autoestima havendo uma expressiva contribuição para a mudança pessoal do indivíduo nas dimensões físicas e sociais, propiciando uma melhoria comportamental individual e nas relações entre os pares. Bem sabemos que no período da adolescência, por exemplo, a integração num grupo é fundamental, todavia nem sempre é uma tarefa fácil para o jovem que tipicamente passa por momentos individualmente conflituosos, próprio da adolescência. Ballone (2004) citado por Campos (2011) et al diz que a adolescência é uma etapa de conflitos e contradições para a maioria das pessoas. Entretanto, nestes contextos pessoais conflituosos dos jovens, os jogos parecem favorecer o desenvolvimento da juventude oportunizando maior interação entre pares, afirmação individual e vínculos de amizades de grupo.

A prática de esporte pode contribuir com a melhoria da imagem corporal e com a saúde da mente? Sallis & Owen (1999) apud Bento (2012, p. 124) consideram que os melhores indicadores para identificar os níveis de saúde e bem-estar, bem como, a capacidade funcional de um sujeito são os níveis de aptidão física.

Neste contexto, acredito que o presente estudo contribui com a conjetura, haja vista que oferece histórias de vida dos estudantes e praticantes de esporte nas quais deve-se considerar a prática esportiva como uma forte aliada aos resultados obtidos na qualidade de vida dos escolares da comunidade de Flamengo – Jaguarari-Bahia, os quais serão relatados na redação empírica desta pesquisa.