• Nenhum resultado encontrado

3.3 O ARQUIVO MACHADO DE ASSIS

4.2.2 A organização do Fundo Frederico Simões Barbosa

Após o falecimento de Frederico Simões Barbosa, Constança Clara Gayoso Simões Barbosa, sua filha e pesquisadora do CPqAM, ficou com a custódia do arquivo pessoal do pai. Assim, a partir da intermediação de Carlos E. A. Coimbra Junior da ENSP, a doação do Fundo36 Frederico Simões Barbosa para COC foi realizada em 30 de junho de 2004 (FUNDAÇÂO OSWALDO CRUZ, 2007).

Dessa forma, o arquivo pessoal reúne documentos produzidos, recebidos e acumulados pelo produtor do âmbito de suas funções e atividades. Nesse sentido,

Os documentos predominantes são: cartas, ofícios, memorandos, circulares, telegramas, cartões, portarias, recortes de jornais, recibos de pagamento, artigos científicos, currículos, planos de aula, certificados e programas de evento, declarações, fotografias, projetos, propostas, relatórios e textos de pesquisa (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007, p. 28).

O fundo é composto por documentos do período entre 1933 a 1997, sendo 2.641 do gênero textual e 162 do gênero iconográfico, sendo que todos os 162 documentos são fotografias (FUNDAÇÂO OSWALDO CRUZ, 2007).

A organização do arquivo pessoal de Fernando Simões Barbosa foi resultado das atividades do projeto dedicado aos 25 anos de história da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Assim,

Para organizar o fundo Frederico Simões Barbosa fizemos uma opção pelo método de classificação funcional, sistema que exige do arquivista um esforço de coleta e síntese dos dados que possibilita um profundo conhecimento da instituição ou da pessoa produtora do arquivo. Esse esforço é crucial para o estabelecimento de um Plano de Classificação compatível com a essência dos arquivos. O arquivo de um indivíduo reproduz, em graus diferenciados, suas facetas profissional, pessoal e social de forma muito semelhante ao que ocorre nos arquivos institucionais, onde os documentos refletem as funções e as atividades da entidade produtora. O currículo que cobre todas as atividades do titular, associado ao estabelecimento de funções e atividades, como categorias de classificação, permite chegar às séries documentais e ao contexto de produção dos documentos (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007, p. 17).

Apresentada a opção metodológica selecionada para organizar o arquivo pessoal de Frederico Simões Barbosa, as etapas seguintes, guardadas as devidas

36

Cumpre ressaltar que a instituição intitula os arquivos pessoais como fundos. Esse cenário pode ser explicado com sua própria definição, já discutida na seção 2, que estipula que é o conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados no âmbito das funções e atividades do titular e que para ser considerado como fundo, este deve estar convivendo com outros em instituição de custódia.

proporções e considerando que cada arquivo pessoal é único, seguiram o que a metodologia apresenta em seu conteúdo: (i) Identificação, (ii) Estudo biográfico do produtor, (iii) Análise dos documentos do arquivo, (iv) Codificação do nível de fundo, (v) Quadro de arranjo e (vi) Descrição. Dessa forma, no que tange ao arranjo:

A organização do fundo foi desenvolvida com base em uma metodologia direcionada para arquivos pessoais de cientistas. O plano de classificação, estruturado em grupos e subgrupos, tem como objetivo conferir visibilidade às funções e às atividades presentes na trajetória de Frederico Simões Barbosa no campo das ciências biomédicas e da saúde, deixando claras as ligações entre os documentos. A distribuição das séries documentais no interior dos grupos r subgrupos foi estabelecida de acordo com o perfil das atividades que deflagraram seu processo de constituição (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007, p. 29).

Nesse sentido, foram desenvolvidos os seguintes grupos e subgrupos:

Quadro 5 – Grupos do Fundo Frederico Simões Barbosa e suas respectivas descrições

Vida Pessoal Grupo composto por documentos que

refletem as relações sociais, financeiras e leituras de interesse pessoal de Frederico Simões Barbosa (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007).

Formação e Administração da carreira Grupo composto por documentos que refletem atividades referentes à participação em concursos, em políticas universitárias e em homenagens e congratulações e sistematização da trajetória de Frederico Simões Barbosa (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007).

Docência Grupo constituído por documentos que

refletem atividades referentes à realização de aulas, cursos, seminários, palestras e outras atividades didáticas, coordenação de cursos, orientações de dissertações e teses, participação em

bancas de seleção e defesa de mestrado e doutorado e participação em comissões avaliadoras (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007).

Pesquisa Grupo dividido em quatro subgrupos: (i) Esquistossomose, (ii) Saúde Pública, (iii) Educação Médica e Formação de Recursos Humanos em Saúde e (iv) Gestão de Pesquisa.

(i) Esquistossomose: subgrupo composto por documentos referentes à programação da pesquisa, coordenação de projetos, divulgação de resultados e intercâmbio com outros cientistas.

(ii) Saúde Pública: subgrupo composto por documentos referentes à programação de pesquisa, coordenação de projetos, divulgação de resultados e intercâmbio com outros cientistas.

(iii) Educação Médica e Formação de Recursos Humanos em Saúde: subgrupo composto por documentos referentes à programação de pesquisa, coordenação de projetos, divulgação de resultados e intercâmbio com outros cientistas.

(iv) Gestão da Pesquisa: subgrupo composto por documentos referentes à solicitação e concessão de auxílios e prestação de contas (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007).

Gestão de Instituições de Ciência & Tecnologia e Saúde

Grupo composto por documentos referentes à elaboração e

implementação de políticas públicas e programas de saúde e pesquisa, participação em conselhos, comissões, grupos de trabalho, delegações e consultorias técnico-científicas, cooperação técnico-científica e participação em eventos (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007).

Relações Interinstitucionais e Intergrupos

Grupo dividido em dois subgrupos: (i) Afiliação Profissional e (ii) Consultoria e Aconselhamento.

(i) Afiliação Profissional: subgrupo composto por documentos referentes à participação em sociedades e associações científicas.

(ii) Consultoria e Aconselhamento: subgrupo composto por documentos referentes à participação em comitês, conselhos, comissões, grupos de trabalho e consultorias técnico-científicas e participação em conselhos editoriais e publicações (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007).

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (2007).

Esses procedimentos metodológicos aplicados no Fundo Frederico Simões Barbosa foram materializados em um inventário, publicado em 2007. Ao contrário dos outros anteriormente realizados, esse instrumento de pesquisa perpassa um processo metodológico de classificação e descrição, preconizado a partir de princípios arquivísticos, e, “[...] portanto, capaz de retratar as funções e atividades do titular do arquivo e traduzir-se em seu espelho fiel, viabilizando a contextualização de sua produção documental” (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, 2007, p. 22).

5 CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA