• Nenhum resultado encontrado

3.4 O primeiro dia

3.4.1 A origem documental alimenta a ficção

A partir da idéia inicial de que “o que mata agora salva”, Salles convidou Daniela Thomas para co-dirigir e também roteirizar seu quarto filme de ficção, O

primeiro dia. O roteiro contou ainda com o trabalho de João Emanuel Carneiro e

João de Carvalho. O filme não apresenta uma trama muito desenvolvida, tem uma duração de apenas 72 minutos e poucos personagens. Entretanto, ao mesmo tempo em que suscita idéias relacionadas à virada do milênio (sugestão da produção), o que o filme quer discutir é a cisão entre dois mundos – distintos, mas contíguos – que coexistem no Brasil: a favela e o asfalto (resposta dos realizadores).

No início do processo do filme, a idéia de mostrar a passagem do milênio importava pouco aos dois diretores, como afirmam no release divulgado na ocasião de lançamento do filme, em 1999. Fazer um filme sobre essa data tão explorada os intimidou, pois carrega muitas conotações que, na opinião de Thomas, são “da pior espécie, esotéricas, futurísticas, coisas que realmente nos repugnam” (THOMAS no release de 2007). A idéia só se tornou possível quando a dupla entendeu esse momento como “um ponto de convergência, como um marco estrutural numa história sobre vidas e pessoas”, segundo Thomas.

Salles nunca se interessou por qualquer exercício de futurologia e, de acordo com o próprio, no release do filme, também não se sente próximo da ficção científica nem na literatura, nem no cinema. De acordo com o diretor, com a

proximidade do novo milênio, o tema proposto adquiriu uma qualidade praticamente documental e foi isto que o interessou.

Ainda segundo Salles, a passagem do milênio ainda remete à idéia que sucessivas gerações se acostumaram a ouvir que o Brasil é o país do futuro.

“De alguma forma, a chegada do terceiro milênio nos confronta com o fato que esta terra prometida nunca se concretizou. Sobrou a evidência das nossas próprias limitações, um país que, como disse Caetano Veloso, não atingiu o seu apogeu e já está em ruínas” (SALLES no release de 2007).

Para Daniela Thomas, a forma de atender à encomenda tão especifica da TV francesa foi contar uma história,

“no caso, uma história sobre escolhas e sobre destino. Se a proposta te inspira a criar personagens verossímeis, não vejo problema. Na verdade, foi bem estimulante para nós. Foi uma oportunidade maravilhosa para tratar de questões sobre a natureza de nossas vidas na cidade onde moramos, no tempo em que vivemos” (THOMAS no release de 2007).

Os maiores estímulos para o desenvolvimento do roteiro vieram das idéias de Jurandir Freire Costa e do livro Cidade Partida, de Zuenir Ventura. O primeiro

dia tenta ecoar os conceitos que eles desenvolvem sobre a incapacidade dos

brasileiros de lidar com a idéia do outro e a cisão social que resulta deste estado de coisas. De acordo com Salles, os ensaios de Ventura e Jurandir sobre “apartheid social e afetivo” numa cidade fraturada como o Rio de Janeiro foram

fontes de inspiração essenciais para a criação da história do filme.

Zuenir Ventura lançou Cidade Partida (1994) um ano depois da violenta chacina de Vigário Geral36. No livro, o jornalista carioca narra sua experiência de aproximação entre dois mundos: a favela Vigário Geral e a organização não- governamental Viva Rio, fundada por cidadãos “do asfalto”. O livro de Zuenir reúne informações desde a década de 1950 sobre a crescente violência no Rio de Janeiro e ainda traz experiências e entrevistas realizadas pelo autor que durante dez meses freqüentou Vigário Geral. A cisão entre o asfalto e o morro é o tema principal do livro, como o próprio título evidencia.

De acordo com Daniela Thomas, em entrevista a Kleber Mendonça Filho (1999)37, os artigos escritos pelo psicanalista Jurandir Freire Costa sobre o caso

do índio Galdino, em Brasília38, foram também influenciadores do caminho que enxergaram para o filme. Freire fala da cisão psíquica que existe na sociedade e da existência de uma "coisificação" do outro no Brasil.

“Esta incapacidade de ver o outro ficou tão bem delineada pelos artigos que decidimos fazer um filme aonde os personagens vindos de mundos à parte pudessem, pela primeira vez, se olhar. Imaginamos que Maria, o personagem da Fernanda, seria uma das

36 Na madrugada do dia 29 de agosto de 1993, a favela de Vigário Geral, no município do Rio de

Janeiro, foi invadida por um grupo de aproximadamente 50 homens encapuzados e fortemente armados que arrombaram casas e assassinaram 21 moradores, entre jovens, adultos e crianças, atingindo famílias inteiras. Segundo o Ministério Público, o crime ocorreu em represália à morte de quatro policiais militares, atribuída a traficantes daquela região, numa praça da mesma favela, denominada “Catolé do Rocha”, no dia anterior.

37 Durante a 23ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em novembro de 1999, Daniela

Thomas e Walter Salles concederam uma entrevista a Kleber Mendonça Filho, que está na íntegra no site http://cf.uol.com.br/cinemascopio/entrevista.cfm?CodEntrevista=45.

38 No dia 20 de abril de 1997, o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos foi brutalmente

assassinado em Brasília por cinco jovens de classe média alta, enquanto dormia em um ponto de ônibus.

pacientes do Jurandir, enquanto o João representaria o índio Galdino. Brecht dizia ‘aquele que você mais teme pode ser seu salvador’ e, com isso, o filme foi criado sob o impacto desse material que dá ao nosso trabalho sua estrutura estilhaçada composta por momentos de enorme esperança e grande desesperança” (THOMAS in FILHO, 1999).

Outra influência no resultado do filme foi o documentário sobre a violência urbana no Rio de Janeiro, Notícias de uma guerra particular (Brasil – 1999), dirigido por João Moreira Salles (irmão de Walter) e Kátia Lund. Salles participou do documentário e montou a versão francesa chamada Vidas Curtas, em homenagem a Vidas Secas (Brasil – 1963), de Nelson Pereira dos Santos. Na entrevista a Filho, Salles aponta que durante o processo do documentário surgiram indicações de que deveriam olhar para algo que não mais se via.

Em O primeiro dia, dois mundos se opõem: a favela e o asfalto, os pobres e os ricos e, de acordo com Thomas, este é um fato que está presente de forma brutal na vida das pessoas, das cidades e de todo o Brasil. Segundo a diretora, a realidade destes dois universos distintos numa mesma cidade pode parecer esquemática e simplista, mas está lá, é real,

“como duas cápsulas de tempo convivendo por capricho de alguma divindade sádica: nos morros a cidade medieval, dominada por príncipes analfabetos, com seus fuzis, cheia de pragas e disputas, de música e crianças, e do outro, à beira mar, o pesadelo moderno: a metrópole dos prédios de apartamentos, amontoados uns sobre os outros e ocupados por seres humanos alienados e obcecados pelo amor romântico e por bens materiais” (THOMAS em release de 2007).

Para Salles, a banalidade perversa com a qual essa cisão acontece é impressionante. Um lado finge que o outro não existe e, para o diretor, trata-se, portanto, de uma verdadeira questão do olhar. Em O primeiro dia, o diálogo entre a favela e o asfalto acontece num outro espaço: na tela do cinema.

Mais uma vez, interessa ao cineasta mostrar a necessidade de se reaprender a olhar, a enxergar o outro. E, na opinião de Salles, se uma imagem de O primeiro dia pode sintetizar esse sentimento é aquela em que o personagem de Fernanda Torres pela primeira vez olha o que está à frente da janela dela.

“Toda vez que é enquadrado aquele espaço, a janela está abaixada. Ela não quer ver. Só a partir do momento em que ela vive a mudança do milênio, ela aceita a idéia do outro, da alteridade, e abre a janela” (SALLES in SARNO, 2001).

Documentos relacionados