• Nenhum resultado encontrado

O FUTEBOL QUE SE ENSINA: O ESTUDO DOS CURRÍCULOS PRESENTES NA FORMAÇÃO DE FUTEBOLISTAS DE ALTO RENDIMENTO.

Profa. Dr. Alcides José Scaglia e Carlos Rogério Thiengo

Você está sendo convidado a participar como voluntário de um estudo. Este documento, chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, visa assegurar seus direitos como participante e é elaborado em duas vias, uma que deverá ficar com você e outra com o pesquisador.

Por favor, leia com atenção e calma, aproveitando para esclarecer suas dúvidas. Se houver perguntas antes ou mesmo depois de assiná-lo, você poderá esclarecê-las com o pesquisador. Se preferir, pode levar para casa e consultar seus familiares ou outras pessoas antes de decidir participar. Se você não quiser participar ou retirar sua autorização, a qualquer momento, não haverá nenhum tipo de penalização ou prejuízo.

Justificativa e objetivos:

A formação de futebolistas de alto rendimento é um processo extremamente complexo. Pois, além de envolver a aquisição de competências consideradas de elevadas dificuldades, o mesmo ocorre predominantemente durante a infância e adolescência, períodos caracterizados por grandes transformações na vida dos(as) aspirantes em se tornarem futebolistas de alto rendimento. Além disso, a formação de futebolistas é um longo processo, que no Brasil dura aproximadamente dez anos, tendo em média cinco mil horas destinadas à aquisição dos requisitos para a atuação no futebol de alto rendimento, sendo este processo compreendido por duas etapas, a iniciação e a especialização esportiva. A partir disso fica evidente que a formação de futebolistas de alto rendimento necessita ser um processo sistemático em longo

prazo. Deste modo, o objetivo do presente estudo é analisar o currículo destinado ao processo de formação de futebolistas e sua relação/influência na intervenção dos profissionais que atuam em uma instituição com tradição na formação de futebolistas de alto rendimento, de nível nacional/internacional.

Procedimentos:

Participando do estudo, caso você ocupe as funções de treinador, preparador físico ou treinador de goleiros, você está sendo convidado a responder um questionário com questões destinadas: a caracterização dos profissionais (perguntas sobre idade, formação profissional, função exercida, etc.), a importância dos diferentes aspectos relacionados ao processo de formação de futebolistas de alto rendimento e a sobre a carga horária semanal destinada aos diferentes aspectos relacionados ao processo de formação de futebolistas de alto rendimento; e, permitir que o pesquisador possa acompanhar e observar a sua intervenção profissional. Já, no caso de ocupar a função de coordenador ou diretor das categorias de base da instituição, você está sendo convidado a participar de um entrevista semi-estruturada.

Desconfortos e riscos:

Ao participar desta pesquisa, você não correrá risco algum previsível quanto a sua integridade física, difamação, calúnia ou qualquer dano moral. Sua identidade será mantida em absoluto sigilo. O tempo a ser consumido para o preenchimento do questionário será de aproximadamente 30 minutos e, de permanência do pesquisador no acompanhamento das atividades junto a equipe que você realiza a intervenção profissional será de uma semana. Para o profissional que ocupa a função de coordenador ou diretor das categorias de base a entrevista semi-estruturada terá duração de aproximadamente 60 minutos.

Benefícios:

Os benefícios dessa pesquisa englobam descobertas sobre como ocorre o planejamento, organização e realização dos conteúdos destinados a formação dos futebolistas

de alto rendimento, possibilitando a identificação dos aspectos relevantes para a avaliação e o desenvolvimento das instituições e deste modo otimizar o processo de formação de futebolistas de alto rendimento. Não haverá nenhuma forma de benefícios diretos aos participantes da pesquisa.

Acompanhamento e assistência:

A qualquer momento, você poderá obter esclarecimentos sobre todos os procedimentos utilizados na pesquisa e nas formas de divulgação dos resultados. Os pesquisadores estarão disponíveis durante todo o tempo de aplicação dos questionários, entrevistas e observação participante para sanar eventuais dúvidas.

Sigilo e privacidade:

Você tem a garantia de que sua identidade será mantida em sigilo e nenhuma informação será dada a outras pessoas que não façam parte da equipe de pesquisadores. Na divulgação dos resultados desse estudo, seu nome não será citado.

Ressarcimento:

A pesquisa será realizada durante a rotina de trabalho do participante, dessa forma, não acarretará em nenhum custo aos mesmos.

Contato:

Em caso de dúvidas sobre o estudo, você poderá entrar em contato com os pesquisadores Dra. Alcides José Alcides e Carlos Rogério Thiengo, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas – Curso de Ciências do Esporte, Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jardim Santa Luzia, CEP 13.484-350, Limeira, SP, Brasil, e-mail: crthiengo@gmail.com; telefone (14) 9.9712-0586 ou (19) 3701-6662.

Em caso de denúncias ou reclamações sobre sua participação e sobre questões éticas do estudo, você pode entrar em contato com a secretaria do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

da UNICAMP: Rua: Tessália Vieira de Camargo, 126; CEP 13083-887 Campinas – SP; telefone (19) 3521-8936; fax (19) 3521-7187; e-mail: cep@fcm.unicamp.br

Consentimento livre e esclarecido:

Após ter sido esclarecimento sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, aceito participar: Nome do(a) participante: ______________________________________________________ Data: ____/_____/______.

Nome e assinatura do seu responsável: ____________________________________________ Responsabilidade do Pesquisador:

Asseguro ter cumprido as exigências da resolução 466/2012 CNS/MS e complementares na elaboração do protocolo e na obtenção deste Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Asseguro, também, ter explicado e fornecido uma cópia deste documento ao participante. Informo que o estudo foi aprovado pelo CEP perante o qual o projeto foi apresentado. Comprometo-me a utilizar o material e os dados obtidos nesta pesquisa exclusivamente para as finalidades previstas neste documento ou conforme o consentimento dado pelo participante.

Assinatura do pesquisador _____________________________________________________ Data: ____/_____/______.

A

PÊNDICE E – TRANSCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS.