• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DA PESQUISA

3.4 A pesquisa: cronograma e etapas

A abordagem direta com alunos iniciou-se quando os objetivos da pesquisa e suas etapas foram apresentados às turmas de terceiros anos numa breve e objetiva explanação oral realizada pela pesquisadora. O intuito foi de verificar quem manifestava o desejo de participar da pesquisa e, dos alunos presentes neste dia, vinte e três aceitaram ser voluntários do estudo, sendo: cinco da turma A, sete da turma B, seis da turma C e cinco da turma D.

Optou-se por esta forma de seleção dos sujeitos de pesquisa, pois imposições para alunos desta faixa etária, entre 17 e 18 anos, costumam gerar desconfortos e desinteresses, principalmente porque, a esta altura, muitos já estão sobrecarregados com atividades estudantis e até profissionais, assim pretendeu-se deixá-los à vontade para participação ou não da pesquisa.

O passo seguinte foi apresentar aos alunos os detalhes sobre as etapas da pesquisa e entregar-lhes o Termo de consentimento livre e esclarecido, conforme documentação entregue ao Comitê de Ética em Pesquisa e em anexo neste trabalho. Dentre os sujeitos pesquisados apenas dois já haviam atingido a maioridade e puderam assinar imediatamente o termo; quanto aos demais, foram orientados a levar o documento para que o responsável tomasse ciência e permitisse ou não a participação neste estudo. Foram dados cinco dias para devolução do documento: os alunos levaram-no em 17 de setembro de 2012 e poderiam devolvê-lo até 21 de setembro de 2012.

Como houvesse aceitação plena dos responsáveis, foi estabelecido juntamente com os alunos um cronograma para a realização de reuniões que deveriam ocorrer de acordo com a seguinte programação:

Quadro 9: Cronograma e etapas da pesquisa

Datas e número de aulas utilizadas Ações realizadas em cada encontro

21 de setembro de 2012 (2 aulas)  Devolução dos Termos de

consentimento livre e esclarecido, devidamente assinado pelo

responsável pelo aluno;  Questionário I;

 Questionário II. 24 de setembro de 2012 (2 aulas)  Sequência I;

 Questionário 3 sobre essa sequência. 25 de setembro de 2012 (2 aulas)  Sequência II;

 Questionário 4 sobre essa sequência;  Agradecimentos aos sujeitos de

pesquisa.

O período escolhido para os encontros correspondeu a datas em que a escola desenvolvia seus conselhos de classe, referentes ao desempenho dos alunos no terceiro bimestre. Como nesta unidade, esses conselhos são participativos e feitos por séries, um a cada dia, envolvendo alunos e professores, as turmas acabam ficando, nestas datas, com atividades de revisão de conteúdo ou práticas (jogos, por exemplo), sendo assim, foi possível utilizar duas aulas de cada dia para aplicação dos questionários da pesquisa, sem que os alunos tivessem prejuízo em suas atividades escolares.

A coleta de dados foi iniciada com a distribuição do Questionário 1 (Anexo A), cuja temática foi Literatura para que os alunos respondessem a dez questões sobre o contato com gêneros literários. Neste questionário, buscou-se verificar:

 Concepção sobre o que é literatura;  Frequência de leitura das obras literárias;  Preferências por quais gêneros literários;

 Dificuldades de facilidades para leitura de obras literárias;  Motivos para o estudo de literatura.

Após a devolução do Questionário 1, os alunos receberam o Questionário 2 (Anexo B), com temática sobre Leitura e com o qual sepretendeu levantar dados sobre:

 Concepção individual do que é leitura;

 Frequência da leitura realizada fora da sala de aula;  Gêneros mais lidos pelos alunos;

 Utilização de estratégias para leitura global do texto, por meio de identificação de elementos que ficam evidenciados antes mesmo da leitura do texto;

 Definição de objetivos para leitura e levantamento de hipóteses. Esses questionários foram respondidos sem a intervenção da pesquisadora, individualmente e em reuniões, ocorridas em sala reservada, dentro da própria unidade de ensino, seguindo data e horário previamente definidos.

Na data da primeira reunião, os alunos sentaram-se em carteiras individuais, receberam os Questionários I e II (Anexos A e B, respectivamente), foram orientados a não identificar seus nomes no cabeçalho das folhas de perguntas e a constarem em cada questão a realidade de suas opiniões sobre os temas sugeridos e sobre práticas leitoras utilizadas. Depois que as questões foram respondidas, cada aluno entregou sua folha e deixou a sala, o que transcorreu em apenas uma das duas aulas previstas para este encontro.

No segundo dia definido para encontro entre pesquisadora e sujeitos, a proposta foi entregar aos alunos uma sequência de questões de múltipla escolha elaboradas a partir de gêneros literários diversos. Tratava-se de um apanhado de questões, retiradas da avaliação do Enem 2011, nas quais não foram feitas alterações em trechos de textos sugeridos para leitura, tampouco nos enunciados ou alternativas propostos. Esta atividade foi denominada Lista 1 (Anexo C) e contou com seis questões as quais os alunos deveriam responder individualmente, sem consulta a quaisquer materiais e sem a intervenção da professora. Finalizada a etapa de resolução de questões, os alunos receberam o Questionário 3 (Anexo D), composto de nove perguntas e elaborado com o intuito de compreender e evidenciar:

 Facilidades e dificuldades encontradas na leitura dos textos apresentados;  Facilidades e dificuldades encontradas na compreensão dos enunciados de

cada uma das questões propostas;

 Reconhecimento e familiarização com os textos presentes na sequência;  Estratégias para compreensão vocabular;

 Apreciação individual do grau de dificuldade da sequência;

Já no terceiro encontro, os alunos responderam a mais uma lista de atividades envolvendo textos literários, no entanto, desta vez, elas somavam dezesseis questões de

múltipla escolha, retiradas da avaliação do Saresp 2009 (Anexo E). As estratégias didáticas utilizadas para resolução dessas questões foram de, novamente, não permitir consultas a dicionários ou livros de pesquisa, tampouco a intervenção ou o apoio da professora, além do trabalho individual.

Embora esta sequência de exercícios contasse com um número maior de questões, os alunos não necessitaram de muito tempo, além do previsto, para finalizá-la e, por isso, ainda na estimativa das duas aulas, foi possível aplicar o Questionário 4 (Anexo F), o qual pretendeu também verificar as dificuldades e facilidades encontradas pelos alunos com textos, questões e vocabulário. Este questionário contava com oito questões, pois os alunos não foram indagados a respeito do conhecimento prévio de textos indicados para análise. Para finalizar a coleta de dados, a pesquisadora agradeceu a apoio e a participação dos alunos.

O levantamento de dados proposto a partir da resolução de questões não pretendeu mensurar o número de acertos e erros em cada sequência de exercícios. Não tinha, portanto o caráter avaliativo que pode parecer, pois, ao contrário, tencionou verificar como os sujeitos realizaram a leitura dos textos e a resolução das questões elaboradas a partir deles.

Os dados colhidos com cada um dos instrumentos aplicados aos alunos são apresentados e discutidos na seção seguinte à luz dos preceitos teóricos já apresentados.