• Nenhum resultado encontrado

6 OS GÊNEROS DISCURSIVOS

7.1 A PESQUISA PILOTO

Em um primeiro momento, selecionamos dois textos extensos – raros nesse tipo de suporte – para observar a distribuição das VV no referido contexto. Os textos analisados estão reproduzidos no Anexo C.

Em leituras anteriores, havíamos observado uma ocorrência bastante frequente de sentenças iniciadas pelo objeto nas duas línguas. Entretanto, enquanto em Português a tematização do objeto se dava frequentemente através da VPA, no Espanhol, a referida tematização dava-se também através de outras VV. Assim, nosso objetivo, ao analisar os dois textos iniciais, era, além de quantificar o uso de cada VV, observar quais delas possibilitariam a tematização do objeto nos textos de DC.

Na primeira análise comparativa que realizamos, o uso das VV mostrou-se diferente no texto escrito em Espanhol e no texto escrito em Português. No texto da Superinteressante – em Português – houve dezenove ocorrências de VPA-ser, e em todas elas o objeto ocupa a posição inicial das sentenças.

No texto da Muy Interesante – em Espanhol – a VPA alternou-se com a VPS e com o uso de voz ativa ou passiva com uso de clíticos (VA/P-clít.), ressaltando-se o fato de que, a exemplo da VPA, a VPS e a VA/P-clít. também possibilitam que o objeto ocupe a posição inicial nas sentenças.

Verificamos nove ocorrências de VPS – entre as quais sete têm o objeto anteposto ao verbo –, três ocorrências de VA/P-clít. e sete ocorrências de VPA, todas com anteposição do objeto.

16

Fotolito: em editoração eletrônica, refere-se ao arquivo digital que contém texto e imagem em arte final.

As ocorrências de VPA no texto em Português estão transcritas e numeradas no Quadro 3. Sublinhamos os fragmentos iniciais para destacar a anteposição do objeto ao verbo.

Quadro 3 – Ocorrências de voz passiva analítica no texto em Português

1. O mundo material pode ser manipulado para produzir o que chamamos de vida. 2. Ela é só uma versão artificial da Mycoplasma mycoides – bactéria que causa doenças em bois e é conhecida desde o século 19.

3. O DNA que existe dentro dela foi construído em laboratório, com base num arquivo digital.

4. O DNA sintético teve de ser introduzido numa bactéria que já estava viva. 5. [...] cujo código genético foi substituído pelo genoma artificial.

6. Uma nova forma de vida – que foi criada em laboratório e contém elementos definidos pelo homem.

7 e 8 – O DNA podia ser quebrado em pedaços e lido em ordem aleatória, o que agilizava o processo.

9. Ela não é nada glamorosa, mas foi escolhida porque tinha o menor genoma conhecido na época, com “apenas” 500 mil letras.

10. O DNA dessa bactéria foi escaneado.

11. (e cuja versão artificial é produzida por empresas de biologia molecular). 12. [...] cujo genoma seria suprimido.

13 e 14. Esses genes poderiam ser turbinados e inseridos em criaturas com DNA artificial.

15. Uma estratégia parecida foi adotada pelo físico Steen Rasmussen, do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA.

16. As protocélulas podem ser projetadas para não interagir com o ambiente. 17. Os micróbios artificiais seriam cultivados em laboratórios, fábricas e usinas. 18. para que essa tecnologia seja usada em larga escala.

19. biologia sintética – que passaria a ser regulada por agências e tratados

No texto analisado, não encontramos ocorrência de VPS nem de VA/P-clít. Em contraposição, no texto da Muy Interesante, em Espanhol, observamos o uso das diferentes VV analisadas. Tais ocorrências estão registradas e numeradas no Quadro 4, com destaque para a anteposição do objeto.

Quadro 4 – Ocorrências de voz passiva no texto em Espanhol OCORRÊNCIAS DE VPA

1. La toxidad y la eficacia de los medicamentos contra el sida han sido probados en macacos.

2. Los pobres macaquitos se acurrucaban quietos en la esquina. Al ser liberados, mostraban inadaptación social.

3. Mantuvo a un perro durante 29 días con el pecho abierto [...] y al orinar, fue eutanasiado.

4. En esta cifra no se incluyen los animales criados para investigación, que luego son descartados.

5. Los mamíferos son los más utilizados.

6 e 7. La hembra Wenka, nacida en un laboratorio de Florida el 21 de mayo de 1954 y arrancada de los cuidados de su madre para ser sometida a un estudio sobre [...] luego fue vendida como mascota.

OCORRÊNCIAS DE VPS COM ANTEPOSIÇÃO DO OBJETO 1. Tests de este estilo se realizaron con profusión entre 1940 y 1960. 2. La ley se amplió a la realización de pruebas con hembras preñadas. 3. Se someten al test de Draize, que se realiza con conejos.

4. Cinta adhesiva, que se estira con fuerza varias veces.

5. Los productos [...] también se aplican en los ojos durante varios días. OCORRÊNCIAS DE VPS COM POSPOSIÇÃO DO OBJETO

1. Por cada uno sacrificado se obtuvieron 65 dosis. 2. Se tapa con un plástico y se observan los efectos.

OCORRÊNCIAS DE VA/P-CLÍT.– TODAS COM ANTEPOSIÇÃO DO OBJETO 1. Y a otros les colocaban fundas en pies y manos.

2. Si a un animal social se le priva de compañía.

3. A estos se les aplica el cosmético sobre una zona depilada.

7.1.1 Interpretação dos primeiros textos

Se já havíamos sinalizado que a ocorrência de diversas VV em textos escritos em Espanhol justificaria uma distribuição diferente em relação ao Português, a análise comparativa dos textos observados neste capítulo aponta para o aspecto que parece justificar tal diferença: a tematização do objeto.

No texto em Português, a tematização do objeto fez-se exclusivamente através do emprego da VPA. Por outro lado, no texto em Espanhol, observamos a ocorrência de VPA, VPS e VA/P-clít. cumprindo a função de tematizar o objeto nas sentenças.

7.2 A PESQUISA PROPOSTA

Entendendo que a análise funcional proposta nesta pesquisa precisaria aplicar-se a uma quantidade maior de textos de mesmo gênero, uma vez que nos interessa observar as regularidades e a distribuição das VV nos referidos contextos, em Português e em Espanhol, delimitamos um corpus que se constitui de um número equivalente de textos nas duas línguas.

Foram selecionados 26 textos – 13 em Português e 13 em Espanhol – publicados no período de março de 2011 a novembro de 2012, sobre diversos temas. Alguns temas são bem semelhantes nas duas publicações. Os textos estão reproduzidos no Anexo D.

Após a seleção dos textos, procedemos à análise quantitativa das seguintes ocorrências de VV, registradas em quadros, para posterior análise e interpretação: VPA-ser, VPA-estar, VPS e VA/P-clít.

Em etapa posterior, desenvolvemos a análise e interpretação das ocorrências nos textos, com base no fluxo informacional das frases e em outros pressupostos funcionalistas. A partir desta análise, propomos uma sistematização que possa auxiliar a intervenção pedagógica na abordagem do tema no ensino de PFE.