• Nenhum resultado encontrado

A SRE DE CARATINGA E SUAS ESCOLAS JURISDICIONADAS

No documento wiliannonatodasilvajunior (páginas 44-48)

A Superintendência Regional de Ensino de Caratinga foi instalada no dia 06 de março de 1971 pelo decreto nº. 12.880 de 04/08/1970, assinado pelo Governador do Estado. O quadro de pessoal era composto por 25 funcionários. A SRE possui, atualmente, 106 funcionários em seu quadro de pessoal. Dada a complexidade, a relevância da instituição e a necessidade de manter a credibilidade e integridade de informações repassadas, tanto as escolas de jurisdição quanto a Secretaria de Estado de Educação prestam atendimento a aproximadamente 400 pessoas, semanalmente. De acordo com a especificidade de cada cargo, alguns servidores assessoram as escolas, por meio de visitas periódicas, o que ocorre com os Inspetores Escolares e Supervisores.

A Superintendência cumpre as políticas educacionais do Estado, exercendo suas funções de forma integrada com as escolas, com a comunidade escolar, com o Órgão Central, com as prefeituras municipais, o Centro Universitário de Caratinga (UNEC), as faculdades DOCTUM e outras entidades dos municípios.

Os atuais projetos da Secretaria de Estado de Educação que vêm sendo executados pela SRE, para desenvolvimento de áreas específicas da educação, são os seguintes:

 Escolas Sustentáveis: conectividade, cultura digital e acesso às mídias contemporâneas, alimentação escolar e saudável, transporte escolar, gestão da infraestrutura, e manutenção escolar;

 EI – Educação Integral e Integrada: Escolas Polo de Educação Múltipla (Polem), ensino fundamental, educação integral, avaliação educacional para redução de desigualdades, abertura de escolas nos finais de semana, incentivo à leitura e democratização do acesso ao livro, desenvolvimento do esporte educacional, organização e funcionamento escolar;

 Educação para a Juventude: ensino médio, mobilização da Juventude, reestruturação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional;

 Direitos humanos, diversidade e inclusão: educação das relações étnico-raciais, educação em direitos humanos, convivência democrática e participação social, educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva;

 Campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM);

 Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), que tem como principal objetivo apresentar informações sobre o nível de aprendizagem (proficiência) na alfabetização (PROALFA) e nos conteúdos básicos dos ensinos fundamental e médio (PROEB).

A jurisdição da SRE de Caratinga compõe-se de 24 municípios: Alvarenga, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Dom Cavati, Entre Folhas, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipanema, Piedade de Caratinga, Pingo D'Água, Pocrane, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Taparuba, Tarumirim, Ubaporanga e Vargem Alegre. Atualmente a SRE presta assessoramento a 89 escolas estaduais, 228 municipais, 9 particulares e 8 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).

A Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais tem como finalidade exercer, em nível regional, as ações de supervisão técnica, orientação normativa, cooperação e de articulação e integração entre Estado e Município, em consonância com as diretrizes e políticas educacionais estabelecidas pelo Governo.

Diante dos desafios propostos pelo governo do Estado, a equipe de trabalho da SRE Caratinga direciona ações focadas no aspecto primordial, ou seja, transformar a rede pública de ensino num sistema de alto desempenho educacional.

A Figura 2 mostra o Mapa de municípios da Região Leste de Minas Gerais que compõem a SRE Caratinga.

Figura 2 – Mapa da SRE de Caratinga

Fonte: SRE CARATINGA (2017).

Assim como demais entidades educacionais, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caratinga possui diferentes departamentos, que são responsáveis por diversas atividades da área educacional. Esses departamentos são subdivididos em diretorias e cada uma delas possui uma chefia imediata que se responsabiliza pelas informações, os serviços e os atendimentos a serem prestados aos usuários que deles necessitam.

As principais diretorias que integram a Superintendência Regional de Ensino de Caratinga e que se destacam por suas relevâncias para a educação, de acordo com as normas do Decreto Estadual nº. 45.849, de 27 de dezembro de 2011, são:

a) Diretoria Educacional (DIRE) – é responsável pelas orientações pedagógicas às escolas, pelos projetos e ações desenvolvidas que favoreçam a aprendizagem dos estudantes;

b) Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI) – conforme o artigo 74 do Decreto Estadual nº. 45.849/2011 tem por finalidade programar, coordenar, acompanhar, avaliar e executar as atividades orçamentárias, financeiras e administrativas no âmbito regional, com a orientação, supervisão técnica e acompanhamento da Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional;

acompanhar, avaliar e executar as ações de administração de gestão de recursos humanos, no âmbito regional, com a orientação, a supervisão técnica e o acompanhamento da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos; e

d) Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e Portaria nº. 522 de 09/04/1997. A partir de 12/12/2007, através do Decreto nº. 6.300, o Proinfo passou a ser o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PNTE). Conforme informações da própria SRE Caratinga, o NTE iniciou suas atividades na regional de ensino em agosto de 1997, recebendo o nome de NTE MG 18. Encontra-se instalado, com seus respectivos servidores e equipamentos tecnológicos, na Avenida Moacir de Mattos, nº. 141, 4º andar, no Centro de Caratinga (onde atualmente funciona a sede da SRE). O NTE, de acordo com a Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação, da SEE/MG, tem a missão de fazer com que as escolas de sua SRE utilizem intensamente as Tecnologias Educacionais como fator para a melhoria da qualidade do ensino, através de prospecção, de capacitação de docentes, administrativos e técnicos, de monitoramento, apoio e controle das atividades realizadas nas escolas.

Sendo assim, é possível, por meio das diferentes diretorias que compõem a SRE Caratinga, ter acesso a vários serviços relacionados à área da educação, em âmbito regional, conforme indica a Figura 3, que apresenta o organograma da SRE Caratinga.

Figura 3 – Organograma da SRE de Caratinga

Fonte: PROVETTE (2015).

Na próxima seção é apresentado, de forma detalhada, alguns aspectos da Escola Estadual Olegário Maciel, tais como: a legislação responsável por sua criação, seus objetivos e funcionalidades como instituição educativa implantada no seio do distrito de Bananal de Cima, as características da população local e do território em que se encontra, dados sobre os profissionais de ensino em exercício, os projetos que são desenvolvidos, e a adesão às avaliações sistêmicas.

No documento wiliannonatodasilvajunior (páginas 44-48)