• Nenhum resultado encontrado

A terceira parte do trabalho: vídeo de kubanakan e entrevistas

CAPÍTULO V KUBANAKAN E O ESPETÁCULO DO CORPO E DO SEXO PARA

5.8. A terceira parte do trabalho: vídeo de kubanakan e entrevistas

A última parte do trabalho de campo consistiu no visionamento pelas crianças de um trecho selecionado da novela Kubanakan, seguida de questões por parte da pesquisadora. Nesse momento do trabalho, houve uma condução dos depoimentos a determinados temas, que eram de nosso interesse, realizada através de perguntas diretas, que aparecem aqui explicitadas.

31

Linha direta é um programa veiculado pela rede Globo, no qual atores dramatizam cenas de crimes ocorridos na vida real.

32

Aqui fica uma pergunta? As meninas estão, ao longo do tempo, incorporando comportamentos considerados de padrão masculino, como a violência? Se as pesquisas atuais começam a diferir na observação desse novo dado, como estarão as meninas frente aos comportamentos agressivos nos próximos anos?

O pequeno trecho da novela apontava para um triângulo amoroso constituído pelo herói (Esteban), a mocinha (Lola) e o pai de Esteban (Alejandro).

Para as crianças em geral (vê-se nos questionários e nas entrevistas) ser engraçado é uma das maiores atrações que um programa pode ter. Pergunto:

O que mais gostam em Kubanakan?

“O fato de ser engraçado.” (várias)

Insisto: Mas é o fato de ser engraçado, ou o fato de ter uma história legal?

“É por que é engraçado.” (várias)

As crianças explicam a cena da novela Kubanakan a que assistiram, na qual a personagem Lola fica constrangida e tenta disfarçar o assédio que sofre por parte do pai do seu novo marido.

O pai não podia ver o Esteban com a Lola. A Lola tinha uma história com o pai dele. Ainda: “A Lola tava tendo uma história com o pai dele mais ele, os dois juntos.” As crianças fazem julgamentos morais a respeito dos personagens sempre que questionadas sobre um determinado comportamento:

“Ela (Lola) é muito safada..”.(Ana Luiza)

A personagem que recebe avaliações mais positivas permanece sendo Rubi:

“A mais certinha é a Rubi”. E a justificativa: “Ela está grávida do Esteban, mas só que naquela hora os dois (Esteban e Lola, a irmã de Rubi) não estavam juntos, a Rubi é que estava morando com o Esteban.”

Questionados sobre o significado de certinha, afirmam:

“A Rubi é mais ou menos certinha por que ajuda a irmã dela. Ser certinha é que nunca faz nada de errado. Quando não trai o marido. Todo mundo erra. Mas ela não faz besteira...”

Certinha aqui é a pessoa solidária, e que não trai o marido. É não fazer nada de

À pergunta “E ela atrai os homens daquele jeito?”

“Sim, mesmo ela sendo casada..”. (com o Esteban) (Ana Luiza)

Ou seja, o problema parece ser que ela é casada. O marido, casamento, fidelidade aparecem como valores significativos para as crianças

Pergunto: Se a Marisol é abusada porque usa roupa muito decotada para atrair os homens, como uma mulher deve se vestir? Aqui vem a crítica mais importante:

“Ela não deve usar um decote muito grande para aparecer. Se ela quisesse namorar com alguém, ela não se vestiria daquele jeito, ela se vestiria normal. Se alguém gostasse da beleza dela, namoraria... Por que, de um jeito ou do outro alguém poderia gostar dela (não importa o jeito que ela se veste). O jeito que ela se veste não é adequado.” (Ana Luíza)

Pergunto: Vocês acham ela bonita daquele jeito? As respostas se dividem entre sim e não.

Continuo: Quem é bonita na novela ? Respondem, em coro: A Lola.

Lola parece ser o tipo que mais se aproxima da dona-de-casa, mãe. Embora troque de marido ao longo da novela, vive uma crise de consciência no processo. A troca em parte se justifica, na trama, porque o marido inicial a engana com outras mulheres.

Quando é que não deve ser discreta, então?

“Depende da mulher. Toda mulher tem seu estilo... Depende desse estilo que ela tem para saber.” (Ana Luiza)

Novamente referências ao modo de ser da Rubi, personagem com jeito andrógino:

“A Rubi...Cada pessoa tem seu estilo. Não é por que ela se veste daquele jeito que ela é homem.”..(Ana)

Outra crítica contundente:

A novela na verdade quer mostrar a assanhadez das mulheres, as mulheres assanhadas... (Thábata)

Pergunto: Mas, é errado ser assanhada? Ana Luíza procura a melhor palavra:

“Não é adequado”...

5.8.1. Próprio ou impróprio?

Pergunto: E quanto à novela, vocês acham que ela apresenta cenas que não são adequadas?

Jaime intervém, achando que as cenas não são tão inadequadas:

“As cenas de cama são debaixo de cobertores”...

Cada criança costuma se ver como mais velha. Apenas os menores têm de ser protegidos. Pergunto se uma criança de 8 anos pode assistir a essas cenas de sexo das novelas? Segundo as respostas, assistir a cenas de sexo pode induzir as crianças a imitar os comportamentos da ficção.

“Isso influi muito na...adolescência. Ela não entende muito aquilo, aí quando ela crescer vai querer fazer a mesma coisa.” (Ana)

A afirmação “ela não entende muito aquilo” sugere a confirmação da idéia, proposta por diversos autores, de que as crianças estão sendo precocemente apresentadas a cenas que ainda não compreendem inteiramente?

Jaime (tentando simplificar?): “quase todos os adultos fazem isso”...

Mas existem diferenças entre o que é próprio dos adultos e o que as crianças podem fazer:

“Mas não é adequado para uma criança por que vai dar uma idéia e ela vai querer fazer também...”

Se as cenas de sexo podem inspirar as crianças a praticá-lo, o contrário também pode se produzir, como reações de bloqueio. Perguntadas se crianças ficam chocadas ou assustadas ao assistir a cenas de sexo na televisão, o grupo afirma em coro, que não. Mas, questionados se uma criança de oito anos (mais jovem que eles) pode ficar chocada com tais cenas, as respostas mudam: 33

“Pode”...(vários)

“Dependendo como ela for...Pode ficar chocada que quando crescer pode achar outra coisa, e ficar chocada e nunca querer se casar.”.. (Ana Luiza)

Mais radicalmente ainda...

Pode virar freira para não ter que fazer sexo. Algumas, por que outras acham engraçado.

5.8.2. O conhecimento das razões do meio: o Ibope.

Comentário espontâneo: O Esteban aparece sem roupa... Um menino argumenta: “Por que ele é pescador.’... A menina contesta:

“Por que ele quer se mostrar para as mulheres, para atrair elas”.

Perguntados porque acham que os autores das novelas colocam os personagens vestidos (ou despidos) daquele jeito provocador a resposta é precisa:

‘Para dar Ibope.’

A resposta revela o conhecimento da estratégia da televisão de apresentar sempre algo novo (um cenário, um novo galã, uma nova atriz...) para chamar a atenção do espectador.34

“É necessário, para o Ibope, alguma novidade”...

Por que quando não tem as pessoas não acham aquela novela diferente. Para ser diferente, senão a pessoa não vai assistir aquela novela por que a pessoa já assistiu outra novela com isso.(Ana Luíza)

Quanto à aparência dos personagens femininos, a resposta revela o conhecimento comum das técnicas estéticas de manipulação do corpo:

34

Pé de página: Essas novidades, como apontam diversos autores (ver cap...) sempre se apresentam dentro de estruturas (de linguagem, de narrativas, de temas) já experimentados e consagrados, e que portanto são recorrentes.

Ela (a atriz que representa Marisol) faz plástica, faz lipo. Para arrumar namorado não precisa dessas coisas. Tem homem que gosta de mulher que faz tudo isto, mas também tem homem que gosta da mulher como ela é...

As crianças acham necessária uma determinada ética nos relacionamentos, revelando- se, a um só tempo, conservadoras e abertas para novas possibilidades. Perguntadas se quando as pessoas namoram podem namorar várias pessoas ao mesmo tempo (situação freqüente em Kubanakan), duas respostas se diferenciam. A primeira, majoritária no grupo, afirma que é errado tanto para homens como para mulheres ter vários namorados, indicando a necessidade de se assumir uma relação monogâmica: “Não pode trair..Tem que admitir o namoro.”..

Outra possibilidade apontada é ter relacionamento com mais de um parceiro, desde que eles (os namorados) o saibam (e concordem):

“É certo se um falar para o outro que está namorando, mas esconder é que está errado..”. (Thábata)

Todos concordam...

Documentos relacionados