• Nenhum resultado encontrado

A UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

1.1 – UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO1 A Universidade Cruzeiro do Sul foi fundada com a abertura de duas salas de aula de um curso de Admissão2, em 1965. Jovens professores constituíram a Sociedade3 de Empreendimentos Educacionais Cruzeiro do Sul Ltda. S/C, no bairro de São Miguel Paulista4, na Zona Leste de São Paulo.

Neste mesmo ano, o Colégio Cruzeiro do Sul foi construído e, em 1966, suas atividades com o Ginasial Comercial foram iniciadas, crescendo com a inclusão de novos cursos. Em 1970, foi fundada a Instituição Educacional São Miguel Paulista, abrindo seus estatutos para o Ensino Superior. Após o reconhecimento da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de São Miguel, em 1973, a direção criou os cursos de Administração Hospitalar e Comércio Exterior.

Em 1984, os sócios incorporaram a Faculdade de Ciências e Letras Geraldo Rezende, de Suzano.

Em 1988, a Faculdade Paulista de Artes foi incorporada e, em 1989, foi criada a Faculdade de Ciências Exatas e Humanas Santos Dumont. Assim, em 1990, foram formadas as Faculdades Integradas Cruzeiro do Sul (FICSUL).

Desde a primeira Faculdade, visualizava-se o alcance do status de Universidade e desse modo as Faculdades foram unificadas com um novo organograma, definindo nova estrutura e reorganizando as instalações, laboratórios,

1 Texto retirado do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade – PPI, baseado em PAZIM, M.C.

(coord.). Universidade Cruzeiro do Sul: o futuro em construção. São Paulo:Tempo&Memória, 2003.

2 “O ensino formal na época era dividido em dois níveis – Primário e Ginásio –, com quatro anos de

duração cada um. A prova de admissão, com questões de Português e Matemática, era obrigatória para quem quisesse entrar no curso ginasial.” PAZIM, M. C. (Coord.) Universidade Cruzeiro do Sul: o futuro em construção. São Paulo: Tempo & Memória, 2003, p.16.

3 A Sociedade de Empreendimentos Educacionais Cruzeiro do Sul Ltda. S/C foi formada por Hermes

Ferreira Figueiredo, Gilberto Padovese, Wilson João Zampieri, Helvécio Zampieri, Salvador Cortelli, Osair de Campos Pacheco e Jurandir Sancho Silva.

4 O Bairro de São Miguel Paulista originou-se de um povoado fundado em 1560 pelo Padre José de

Anchieta. Para mais informações sobre a história do bairro, ver: BOMTEMPI, Sylvio. Origens

históricas de São Miguel Paulista. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2000. (Livro comemorativo do V centenário do Brasil e dos 440 anos de São Miguel Paulista.) ou BOMTEMPI, Sylvio. O Bairro de São Miguel Paulista. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1970.

equipamentos e departamentos. Para orientar o processo da futura Universidade, formou-se uma Comissão designada pelo antigo Conselho Federal de Educação, do Ministério da Educação e Cultura - MEC, que, juntamente com uma comissão interna, elaboraram seu projeto. Esta foi composta por educadores da Instituição, os professores Adair M. Pereira, Dione L. M. Pereira, Flávio Viana, Vanda R. Tognarelli, Roseli S. Stella, Sueli C. Marquesi, Carlos A. B. de Andrade. Compunha a Comissão do MEC o prof. Dr. Derblay Galvão, como presidente, prof. Dr. Décio B. Filho e Profa. Drª. Eva M. Seidel, tendo como Conselheiro relator o prof. Dr. José F. S. Felice.

As diretrizes e metas foram delimitadas no Projeto da Universidade que, ao ser reconhecida em sessão do Conselho Federal de Educação, recebeu elogios pela forma como o processo foi conduzido, envolvendo as comunidades acadêmica e externa. Surgiam uma nova metodologia e o sujeito coletivo institucional.

Priorizou-se a relação do ensino com a prática junto à comunidade com projetos de extensão em diversas áreas do conhecimento, cumprindo sua missão extensionista, prevista em seu Relatório de Reconhecimento (1992). Na sequência, a Instituição optou por um modelo de gestão que previa, nos cargos acadêmico- administrativos, os mantenedores. Em 2001, alterou-se o modelo de gestão com gestores profissionais ligados à área da educação. Esta profissionalização trouxe mudanças na estrutura organizacional da Instituição. Cabe à Mantenedora a proposição de metas estratégicas institucionais, que se refletem no: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e demais documentos oficiais.

Crescendo de forma sólida e segura, a Cruzeiro, desde o seu reconhecimento, investiu na construção de um processo de autoavaliação que conta com o apoio efetivo de toda a Instituição. No início a Universidade baseou sua atuação no seu entorno regional, concentrando-se no ensino de graduação e na extensão. Esse foi substancialmente incrementado com a criação de novos campi na cidade de São Paulo e com oferta de diferentes níveis e modalidades de ensino. A inserção nacional da Cruzeiro ocorreu por meio da oferta de cursos de pós- graduação presenciais e a distância, para todo o território nacional, além de projetos de extensão que extrapolam os limites regionais da Instituição. A inserção internacional se dá por meio de parcerias e convênios na graduação, pesquisa e extensão.

A Universidade realiza, em todos os seus campi, atividades de ensino, pesquisa e extensão, havendo, no entanto, peculiaridades para cada um deles.

O campus São Miguel, por ser o mais antigo, é o que apresenta uma inserção regional mais consolidada. Concentra a maioria dos cursos e clínicas, por meio de programas de extensão voltados para a região, assim como o Núcleo de Práticas Jurídicas.

O campus Anália Franco, no Tatuapé, zona leste de São Paulo, marcou, em 2001, o primeiro momento de expansão da Universidade. Situa-se em uma região nobre da cidade, em um prédio histórico construído por Ramos de Azevedo, no início do Século XX, que abrigou uma escola dirigida pela Senhora Anália Franco, personalidade histórica que influenciou muitas instituições benemerentes no estado de São Paulo e no Brasil. Esse o atendimento à comunidade ocorre, também, nas clínicas e no Núcleo de Práticas Jurídicas.

No bairro da Liberdade, em 2004, a Cruzeiro do Sul criou mais um campus que concentra as atividades de pesquisa, dos programas de pós-graduação stricto

sensu e dos cursos de pós-graduação lato sensu. Concentra, também, a unidade de planejamento e gestão da educação a distância – Campus Virtual Cruzeiro do Sul.

Em 2008, a Universidade iniciou sua atuação no bairro de Pinheiros, cujo campus está em fase de implantação. Situado em uma região de fácil acesso por meio de transporte público este campus tem grande potencial de crescimento. A Cruzeiro do Sul atua nas áreas de: Ciências Administrativas e Negócios – CAN; Ciências Biológicas e da Saúde – CBS; Ciências Humanas e Sociais – CHS e Ciências Exatas e Tecnológicas – CETEC.

Ensino de Graduação

A Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD –, em colaboração com as Coordenações de Curso, superintende, coordena e supervisiona os cursos de Graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnológicos), oferecidos na modalidade presencial. Ministrados por professores qualificados e titulados, dispõem de infraestrutura moderna e adequada.

A PROGRAD, em conjunto com suas Assessorias, supervisiona o trabalho das Coordenações de Curso na construção do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) desde a concepção do currículo até a avaliação, em consonância com o PPI, com o PDI, com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação, considerando-se, os resultados do ENADE e das Avaliações Externas.

Quadro 01 - Cursos de Graduação dos Programas Presenciais e a Distância

Campus São Miguel Campus Anália Franco

Áreas Cursos Cursos

Administração Administração

Ciências Contábeis Ciências Contábeis Comunicação Social – Habilitação: Jornalismo;

Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Radialismo.

Comunicação Social – Habilitação: Jornalismo; Publicidade e Propaganda

Turismo CST em Gestão de Recursos Humanos

CST em Gestão Financeira CST em Gestão Financeira

CST em Logística CST em Gastronomia

CAN

CST em Gestão de Recursos Humanos

Ciências Biológicas Ciências Biológicas

Educação Física Educação Física

Enfermagem Enfermagem

Fisioterapia Nutrição

Medicina Veterinária Farmácia

Odontologia Psicologia

CBS

Psicologia

Educação Artística / Artes Visuais Educação Artística / Artes Visuais

História Geografia

Letras – Habilitação: Português / Inglês História

Música – Habilitação: Canto / Instrumento Letras – Habilitação: Português / Inglês

Pedagogia Pedagogia

Serviço Social Direito

CHS

Direito

Química Arquitetura e Urbanismo

Matemática Ciência da Computação

Ciência da Computação Design de Produtos / Gráfico Engenharia Civil Engenharia Elétrica Engenharia Elétrica Engenharia Mecânica Engenharia Mecânica Engenharia de Produção Engenharia de Produção CST em Redes de Computadores

CST em Sistemas para Internet CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CST em Redes de Computadores CST em Sistemas para Internet

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

CETEC

CST em Automação Industrial

Campus Liberdade Campus Pinheiros

Administração Administração

Ciências Contábeis Ciências Contábeis

Economia CST em Marketing

CST em Gestão Financeira CST em Gestão Financeira

CST em Marketing CST em Gestão de Recursos Humanos CST em Gestão de Recursos Humanos Economia

CAN

CST em Visagismo e Estética Capilar Enfermagem

CBS

Odontologia

Ciências Sociais Letras – Habilitação: Português / Inglês

Serviço Social Pedagogia

CHS

Direito Direito

Ciência da Computação CST em Sistemas para Internet CST em Jogos Digitais

CST em Redes de Computadores

CETEC

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Pós-Graduação e Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa – PRPGP, é o órgão que superintende, coordena, orienta e acompanha a pesquisa em suas diferentes modalidades e a pós–graduação (lato e stricto sensu), bem como a produção científica. Responsabiliza-se pela oferta e acompanhamento dos cursos de pós- graduação, extensão e atualização universitária, pela divulgação da criação cultural e dos conhecimentos resultantes da pesquisa científica e tecnológica, pelos programas vinculados ao Fundo Institucional de Apoio à Pesquisa e pela promoção da pesquisa em vários campos de conhecimento.

Entre 2004 a 2008, implantou 09 cursos de mestrado e 02 de doutorado, 150 cursos de lato sensu, extensão e atualização, 44 grupos de pesquisas cadastrados no CNPQ, 100 bolsas de iniciação científica. Atende aproximadamente 8.183 alunos e conta com 200 professores mestres e doutores.

Quadro 02 - Universidade Cruzeiro do Sul / SP – Programa / Área

CONCEITO

PROGRAMA ÁREA (ÁREA DE AVALIAÇÃO)

M D F

Astrofísica e Física Computacional Astronomia (Astronomia / Física) 3 - -

Ciências da Saúde Saúde e Biológicas (interdisciplinar) 3 - -

Educação Física Educação Física (Educação Física) 3 - -

Ensino de Ciências Ensino (Ensino de Ciências e Matemática) 3 4 -

Ensino de Ciências e Matemática Ensino de Ciências e Matemática (Ensino de Ciências e Matemática) - - 4

Linguística Linguística (Letras / Linguística) 3 - -

Odontologia Odontologia (Odontologia) 4 4 -

Políticas Sociais Serviço Social (Serviço Social) 3 - -

Química Química (Química) 3 - -

Fonte: MEC-CAPES

Extensão e Assuntos Comunitários

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PREAC – é o órgão que superintende, coordena, orienta e acompanha as atividades referentes à integração entre as comunidades universitária e externa, promovendo cursos, parcerias e programas. É, também, o canal de inserção da Instituição nos projetos de ação social de iniciativa dos governos federal, estadual e municipal, de setores empresariais e de outras entidades da sociedade civil.

Contrária à abordagem assistencialista da Extensão, a PREAC desenvolve seu trabalho articulando ensino, pesquisa e extensão, em estreita consonância com a comunidade. Prioriza o diálogo entre o saber acadêmico e o saber popular com o objetivo de produzir novos saberes.

A inserção da Universidade na comunidade ocorre ainda por meio dos: Núcleo de Prática Jurídica, Núcleo de Comunicação Social, Núcleo de Atendimento e Estudos Psicológicos, Clínica de Odontologia, Clínica de Fisioterapia e Núcleo de Enfermagem.

A PREAC conta com 05 programas desenvolvidos com o apoio do Fundo Institucional de Apoio à Pesquisa -FIAP: Programa de Pesquisa Docente, (Programa de Capacitação Docente, Programa de Qualificação Docente e Programa de Captação de Recursos). Oferece ainda programas de extensão voltados a aplicação prática dos conhecimentos produzidos, em atendimento à comunidade externa. Educação a Distância – Campus Virtual – Cruzeiro do Sul

O Campus Virtual é o órgão que superintende, coordena, orienta e acompanha os cursos e programas a distância e semipresencial, no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão. Promove cursos de capacitação docente, para formação de tutores e autores de conteúdos para cursos e programas na modalidade a distância, bem como parcerias entre instituições para oferta de cursos a distância (pólos), capacitação docente e discente. As ações deste Campus desenvolvem-se de acordo com a Portaria Ministerial nº 4.059/2004. Em 2008 a Universidade obteve seu credenciamento para oferta de cursos de pós-graduação a distância.

Área Administrativa

Administrando e apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão, a Cruzeiro do Sul possui as áreas: Financeira, Administrativa, de Recursos Humanos, o Departamento de Sistemas, e Departamento de Marketing & Comunicações, a Secretaria Geral, a Secretaria de Controles e Registros Acadêmicos, a Central de Atendimento ao Aluno as Assessorias das Pró-Reitorias, o Campus Virtual e a Avaliação Institucional, agregando 343 funcionários e 54 estagiários.

A Universidade conta ainda com a TV Cruzeiro do Sul, surgida em 1997, a partir da possibilidade criada pela Lei nº 8.977 – (Lei da TV a Cabo) atende também à EAD, as práticas de diversos cursos, em especial, Comunicação Social.

No seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, registra-se a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da missão e atuação institucional.

Anexo II

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Documentos relacionados