• Nenhum resultado encontrado

4.1 DIMENSÕES

4.1.2 Dimensão redes colaborativas

4.1.2.2 A Universidade sozinha teria alcançado os mesmos objetivos

4.1.2.2.1 Universidade A

instituições não teriam a força política necessária requerida para tal fim”.

Como exposto acima, as contribuições ainda tem propiciado ganhos mais amplos em nível de conjunto do que a possibilidade de se medir vantagens específicas quanto as Instituições Comunitárias de Ensino Superior - ICES. Todavia, está se sedimentando espaços para que as consorciadas possam usufruir destes avanços em futuro bem próximo. Exemplo disto: Nossa instituição está certificada como COMUNITÁRIA. Agora junto com as demais comunitárias necessitamos construir ações dentro do que preconiza a lei, para obtermos os benefícios amparados pela mesma. Com união e trabalho e também se construindo esforços com outras organizações a nível nacional como a Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, conseguiu-se o que isoladamente as instituições não teriam a força política necessária requerida para tal fim. (RESPONDENTE A).

4.1.2.2.2 Universidade B

O Respondente B acredita que, sozinha, sem fazer parte do COMUNG, a sua instituição teria consigo sim alcançar os objetivos propostos, pois há necessidade de autonomia por parte da universidade e de suas demandas; o respondente cita que: “Sim, pela necessidade autonomia de uma IES em função de suas demandas específicas. Mas a participação no COMUNG permite abreviar e agilizar alguns procedimentos comuns”. (RESPONDENTE B).

4.1.2.2.3 Universidade C

O Respondente da Universidade C acredita que, a rede possui importância, porém faz parte também de outras redes tanto nacionais como internacionais, os quais contribuem para a qualificação acadêmica. O respondente cita que: “Naturalmente que a colaboração da Rede COMUNG é importante para o desenvolvimento institucional. Porém considere-se que a instituição se relaciona também com outras redes em âmbito nacional e internacional que contribuem para qualificar a atividade acadêmica”. (RESPONDENTE C).

4.1.2.2.4 Universidade D

Segundo o Respondente da Universidade D, o COMUNG proporcionou o fortalecimento de união entre as universidades para atividades voltadas às comunidades, sendo que ainda, acredita que sozinha, a universidade não teria conseguido alcançar os mesmo objetivos que conseguiu alcançar por fazer parte do COMUNG. O respondente cita: “Não, acredito que o COMUNG fortaleceu os laços entre as universidades, propiciando novas atividades na comunidade em geral”. (RESPONDENTE D).

4.1.2.2.5 Universidade E

O Respondente E acredita que, as universidades sozinhas não teriam conseguido alcançar os mesmos objetivos ou, se tivessem alcançado, seria com uma certa dificuldade, e aborda que: “Mesmo se tratando de uma avaliação que não possui um indicador de medição exato, pode-se inferir que sozinhos não teríamos o mesmo desempenho ou, no mínimo, teríamos maiores dificuldades em atingir determinados objetivos”. (RESPONDENTE E).

4.1.2.2.6 Universidade F

O Respondente F acredita que, se não fizesse parte do COMUNG, teria conseguido do mesmo modo atingir seus objetivos, mas com a rede houve resultados mais rápidos e efetivos, pois usou-se o conhecimento já existente das universidades participantes.

Eu acho que sim, eu acho que não dá para chegar ao ponto de que isso pudesse ser tão determinante que pudesse inviabilizar a performance da universidade. O que nós temos é assim uma melhoria que talvez pela atuação em rede nós conseguimos resolver alguns problemas, alguns desafios de modo mais rápido e mais efetivo, você não precisa ficar reinventando a roda, você usa o conhecimento dos outros, nós compartilhamos o nosso conhecimento, então isso agiliza esses processos inclusive o processo de aprendizagem, o aprendizado interno das instituições. Mas dizer que nós não teríamos tido um desempenho em função da rede daí eu acho que seria um exagero. (RESPONDENTE F).

4.1.2.2.7 Universidade G

Para o Respondente da Universidade G, o esforço que é feito para alcançar os mesmo objetivos, resulta em ganho para todas universidades participantes, havendo o desenvolvimento das mesmas. O respondente cita: “Certamente a soma de esforços em prol de objetivos comuns proporciona ganhos para todos, alavancando as possibilidades de desenvolvimento”. (RESPONDENTE G).

4.1.2.2.8 Universidade H

O Respondente H cita que, sua universidade individualmente não teria conseguido atingir os mesmo resultados que a rede alcançou, porém ainda existiria e teria prosperado; ainda o responde cita que: “Muitas universidades do COMUNG têm histórias e idades parecidas e,

portanto, atingiram resultados parecidos. É óbvio que se minha universidade estivesse isolada não teria atingido os mesmos resultados. Mas, mesmo assim, teria sobrevivido e prosperado”. (RESPONDENTE H).

4.1.2.2.9 Universidade I

O Respondente I acredita que, sozinha, a sua universidade não teria conseguido alcançar os mesmo objetivos que alcançou com a rede que faz parte, pois, para ele, indivíduos que trabalham isolados nada representam. O respondente cita: “Provavelmente não. A sociedade está organizada em instituições representativas. Indivíduos isolados nada representam”. (RESPONDENTE I).

4.1.2.2.10 Universidade J

O Respondente J acredita que, sozinha a universidade não teria consigo alcançar os objetivos que conseguiu em conjunto com as demais que fazem parte do COMUNG. O Reitor ainda acredita que aprendeu muito após fazer parte do COMUNG, em função de ter contato com outras universidades e as mesmas fazerem trocas de experiências e trocarem aprendizados.

 Com absoluta certeza não.

 A Universidade J tem seu período de crescimento mais intenso algum tempo depois das demais Instituições integrantes do COMUNG. Isso rendeu para a Universidade J um processo de aprendizagem com os exemplos das demais tanto no quesito de "o que não fazer" quanto nas decisões de "o que é possível fazer" e como agir para dar o seu salto levando em conta essas experiências e modelos das demais IES. Mesmo sendo impossível a cópia de procedimentos de uma organização para outra dado momento histórico e a cultura de cada organização, sempre é possível se ter a perspectiva de mais um ângulo para se avaliar a questão. E a Universidade J aprendeu muito com isso. (RESPONDENTE J).

A Figura 14 – questão 2, verifica se, sozinhas as universidades teriam consigo alcançar os mesmo objetivos que em rede alcançou, sendo que a maioria acredita que não teria conseguido alcançar os mesmos objetivos que alcançou em redes, outras acreditam que sim, mesmo sozinhas teriam alcançado pois possuem outras redes. Ainda, os respondentes citaram que sozinhas as universidades nada representam, bem como a necessidade que elas tem de autonomia e abreviação de processos trabalhando em conjunto, sendo que o COMUNG fortalece os laços entre essas universidades participantes. As universidades acreditam ainda que alguns pontos de gestão universitária (cor verde), gestão de educação (cor rosa), podem ser

debatidas e aperfeiçoadas e até usar o conhecimento das outras universidades para melhorar a própria universidade.

Figura 14 – Questão 2

Fonte: Elaborada pela autora com auxílio do software Atlas TI (2016).