• Nenhum resultado encontrado

4.1 DIMENSÕES

4.1.3 Dimensão consórcio

4.1.3.1 Os benefícios que o consórcio trouxe para as universidades

4.1.3.1.1 Universidade A

Foram benefícios jurídicos e políticos, bem como curso de especialização em Gestão de Instituições do Ensino Superior, bem como seminários, encontros e estudos e estatísticas.

Dessa maneira, o Respondente A cita:

Como exposto, os ganhos tem sido coletivos quanto aos aspectos relacionais, jurídicos e políticos, bem como, ai no contexto da ABRUC a defesa de interesses como mais recentemente dos recebíveis do Fundo de Financiamento do Ensino Superior – FIES e sua manutenção e expansão. Destacamos ainda iniciativas como o curso de especialização em Gestão de Instituições do Ensino Superior em sua terceira edição em parceria com a Universidade de Caxias do Sul – UCS, para as filiadas ao COMUNG, além de seminários, encontros temáticos e divulgação de estudos e estatísticas. (RESPONDENTE A).

4.1.3.1.2 Universidade B

De acordo com o Respondente B, os benefícios que o Consórcio trouxe para a instituição foram: “Representatividade Nacional; Apoio político em diversas esferas do Governo Estadual e Federal; Centralização e padronização de demandas similares; Troca de

experiências; Maior força de negociação”. (RESPONDENTE B).

4.1.3.1.3 Universidade C

De acordo com o Respondente da Universidade C, os benefícios que o COMUNG trouxe para as universidades é, a discussão e visibilidades institucional, porém em uma amplitude estadual, contribuindo dessa forma para um fortalecimento da rede e tendo uma diminuição da competitividade entre as universidades participantes.

Conforme o respondente, “A discussão e a visibilidade da instituição no âmbito estadual contribuindo para o fortalecimento das IES comunitárias. A capacitação de gestores e a convivência que diminui a competitividade e fortalece o espírito colaborativo”. (RESPONDENTE C).

4.1.3.1.4 Universidade D

Para o Respondente da Universidade D, houve benefícios para a universidade por fazer parte do COMUNG, tais como; cenário educacional, novas atividades com parcerias consideras importantes dentre outras que não foram descritas por parte do respondente. O respondente cita: “Notoriedade perante o cenário educacional, parceiras importantes no desenvolvimento de novas atividades, etc”. (RESPONDENTE D).

4.1.3.1.5 Universidade E

Para o Respondente E, o benefício que se firmou após o Consórcio foi a representação da instituição, feitas através de reuniões, tendo uma viabilização por fazer parte do COMUNG e ABRUC. O respondente cita: “O principal é a representação institucional. Para exemplificar, as reuniões com o FNDE para tratar do assunto FIES, só se viabilizaram via COMUNG/ABRUC”. (RESPONDENTE E).

4.1.3.1.6 Universidade F

O compartilhamento de experiências, reforço da imagem institucional, comprometimento, docentes e estruturas diferenciados, ganho individual das instituições por fazerem parte do COMUNG através da sua imagem e posicionamento se este estiver alinhado

com o da rede.

Eu acho que ao atuarmos em rede ao compartilharmos essas experiências, as nossas dificuldades nós conseguimos dar um perfil mais harmônico do que é uma instituição comunitária principalmente aqui no RS e isso acabou reforçando a imagem de cada um; a medida que você gera um perfil, uma universidade comunitária tem essas características, um nível de comprometimento, tem um corpo docente diferenciado, tem uma estrutura diferenciada e você cria essa imagem nos conselhos coletivos digamos da população gaúcha cada instituição acaba conseguindo usufruir também especificamente na sua situação esta imagem, né, por isso o COMUNG vai ter que sempre ter que trabalhar nessa linha. O compartilhamento de experiências, trabalhar nessa linha de superar os desafios conjuntamente, mas também passar para a sociedade uma imagem do que é uma instituição comunitária e também da composição do COMUNG e isso acaba gerando um ganho individual para as diversas instituições se elas souberem aproveitar, ou seja, se elas conseguirem atrelar a sua marca, o seu posicionamento ao posicionamento do consórcio. (RESPONDENTE F).

4.1.3.1.7 Universidade G

Os benefícios que o Consórcio trouxe para as universidades participantes do COMUNG segundo o Respondente G, foram as diferentes maneiras de identificar e agir de forma colaborativa em busca de um mesmo objetivo e, também, a representatividade perante órgãos governamentais, além da disponibilidade de informações e a capacitação do pessoal que participa do COMUNG.

De acordo com o respondente, “A possibilidade de identificar e agir colaborativamente em prol de objetivos comuns e a representatividade junto a instâncias governamentais. Também, os esforços na capacitação de pessoal e disponibilização da rede de informações, são importantes benefícios”. (RESPONDENTE G).

4.1.3.1.8 Universidade H

Conforme o Respondente H, o consórcio trouxe tais benefícios como visibilidade e peso político das universidades participantes do COMUNG, porém, o mesmo cita que há individualismo e não são todos assuntos que são discutidos na rede. Conforme o respondente, “O Consórcio trouxe mais visibilidade das universidades comunitárias e maior peso político. A discussão de assuntos e problemas comuns pelo grupo ajuda na solução de problemas. Mas, ainda existe muito individualismo no grupo. Alguns assuntos são discutidos e outros são evitados”. (RESPONDENTE H).

4.1.3.1.9 Universidade I

O benefício que o Consórcio trouxe para as Universidades que fazem parte do COMUNG, segundo citado é: “Representatividade associativa”. (RESPONDENTE I).

4.1.3.1.10 Universidade J

Para o Responsável J, o consórcio benefícios nova legislação, a autoconfiança e a autoestima entre as universidades participantes do COMUNG, princípios e causas nobres, sendo que há ainda as negociações em conjunto para compra de materiais e equipamentos paras as instituições.

 O sentimento de pertencimento a um grupo diferenciado e com princípios e causas nobres. A nova legislação das comunitárias (Lei 12881/13) deu também a sensação positiva de algo bom que está sendo feito pelos nossos jovens e pelo país. A autoestima e autoconfiança das próprias IES se beneficiaram de todo esse movimento.

 A Lei, o aumento da autoestima o sentimento de "causa" nada disso seria possível sem a interação do grupo através do COMUNG e mesmo da ABRUC.

 Há alguns outros benefícios secundários, de menor importância até o presente momento, como a possibilidade de negociações com fornecedores (equipamentos e reagentes laboratoriais, papel, informática, etc) ou a possibilidade de influir nas decisões de Ciência e Tecnologia e mesmo nas educacionais do Estado do RS, etc… (RESPONDENTE J).

A Figura 15 – questão 1, refere-se ao consórcio e seus benefícios após a sua construção. Entre as universidades participantes, os benefícios mais citados foram a gestão universitária (verde claro) e a imagem/produto/serviços (azul claro) que as universidades tiveram após a construção do consórcio perante as demais. Ainda, a gestão de pessoas á citada entre os benefícios após a construção do consórcio, seja na parte dos colaboradores ou na parte do corpo docente, que é bastante enfatizado pelas universidades por serem diferenciados das demais. A gestão política também aparece, pois é através dela que houve a Lei das Comunitárias, na qual há benefícios para as universidades participantes, bem como a gestão da educação, o qual são trocadas experiências na parte de ensino e qualidade, seguida pela estrutura física.

Figura 15 – Questão 1

Fonte: Elaborada pela autora com auxílio do software Atlas TI (2016).