• Nenhum resultado encontrado

A VALIAÇÃO F UNCIONAL DA F ERRAMENTA DE M ENSURAÇÃO F OTOGRAMÉTRICA

6. RESULTADOS E LIMITAÇÕES

6.7 A VALIAÇÃO F UNCIONAL DA F ERRAMENTA DE M ENSURAÇÃO F OTOGRAMÉTRICA

De forma a garantir uma técnica de instrumentação biomecânica, a técnica de captura de movimento foi avaliada também a respeito de sua confiabilidade em gerar uma informação que possa ter validade clínica.

Esta instrumentação ocorre pelo fato da avaliação da flexibilidade de movimentos em determinado momento da vida de um indivíduo e seu acompanhamento

Conforto Itens de Ajuda Percepção Apresentação

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70%

80%

Aceitação da Interface pelos Pacientes

104

durante um processo tanto para reabilitação quanto para auxiliar na melhoria de desempenho físico.

Destarte, foi realizado um estudo adjacente sobre esta validade, comparando as duas técnicas de captura de movimento com um goniômetro manual, referência para instrumentação biomecânica.

As medidas foram tomadas considerando os movimentos das articulações dos membros superiores e do quadril, destas foram computados e gerados dois quadros, o Quadro 9 e o Quadro 10, apresentando os dados utilizando o sistema com marcador fiducial e sem marcador.

Os dados foram recolhidos e registrados. Para o cálculo das médias foi utilizado o programa BioEstat, que gerou as estatísticas apresentadas nos resultados. Para caracterizar e comparar as variáveis entre sexos e faixas etárias foi aplicado o teste t de Student pareado. Adotou-se um nível de significância de 95% (p < 0.05).

Os dados descritivos entre homens e mulheres são apresentados no Quadro 8. Foram realizadas as médias das medidas e compilados os dados. Os exercícios utilizados para a realização das medições foram a flexão do cotovelo, flexão de ombro, extensão de ombro e por último a adução do ombro. A flexão do cotovelo se estabelece por uma articulação em dobradiça uniaxial, com eixo no cotovelo. Quanto à flexão e à extensão do ombro, foram realizados em posição sentada e de costas para a câmera. E por fim a adução do ombro, na qual o sujeito permanece sentado, levando o braço para cima.

Os movimentos ocorreram no plano sagital e o sujeito foi posicionado frente à câmera, de lado, a sem angulação de câmera, e a câmera está posicionada a 1,50 m de altura da base.

A partir destes resultados é possível observar que a fotogrametria computadorizada por captura de movimento em realidade aumentada com e sem marcador apresentaram-se bastante semelhantes quanto à análise da amplitude de movimento por goniômetro manual. As medidas obtidas em alguns casos não atingem 3 graus de diferença entre o real e o virtual.

Variações entre 2 a 7 graus entre as medidas podem ser consideradas aceitáveis devido as características de cada articulação avaliada (BRAZ, GOES e CARVALHO, 2008).

105

Quadro 10 - Avaliação Comparativa dos Membros Superiores

Quadro 11 - Avaliação Comparativa dos movimentos do quadril

Acredita-se que esta medida foi auferida com leve divergência entre a afixação dos marcadores nos pontos anatômicos recomendados para marcação. Portanto, os resultados apresentados pelo sistema com a abordagem por marcadores fiduciais indicam que é possível sua aplicação com viabilidade clínica.

De maneira semelhante, a biofotogrametria estática por captura de movimento em tempo real apresentada neste trabalho pode auxiliar no processo de registro de

106

mudanças sutis entre as partes do corpo, difíceis de serem registradas por outros meios, inclusive com o goniômetro.

Durante o processo de análise verificam-se algumas limitações condizentes já esperadas devido à tecnologia de RA com marcadores fiduciais, na qual se destaca que os objetos virtuais só podem ser exibidos quando as marcas estiverem sendo rastreadas, limitando o rastreamento e o desenho na tela dos objetos virtuais e suas animações.

Quanto à tecnologia de RA sem marcadores o que é possível observar é que para estas medições, considerando que os sujeitos estão frente ao dispositivo, foi possível encontrar medidas mais próximas das encontradas no instrumento manual, porém, há uma leve alteração quando as medidas são tomadas no plano sagital e a câmera posicionada no plano frontal.

Uma das vantagens da captura em tempo real é que fica registrada a maior amplitude válida obtida durante o tempo de realização do exercício, por ambas as abordagens escolhidas, facilitando a averiguação das medidas e favorecendo a análise estatística.

Acreditava-se que o sensor MS-KinetcTM pudesse captar os movimentos em

qualquer plano, todavia o que fica evidenciado neste estudo foi de que, há uma leve interferência no sistema, que posiciona os pontos anatômicos de forma automática deslocado de sua posição apropriada.

Como consequência, desvios maiores foram encontrados nas análises para a abordagem sem marcadores.

No uso da fotogrametria computadorizada, geralmente, os valores encontrados na pesquisa experimental já são conhecidos e o valor aproximado da medida pode ser antecipado. Assim, os erros absolutos e relativos obtidos em uma medida são representativos da qualidade do método e são usados como um controle do processo de medida (PANCHÓN et al., 2004).

De maneira a se primar pela qualidade da informação biomecânica apresentada, é possível recomendar o uso da tecnologia baseada em marcadores devido a sua maior fidedignidade, desde que o examinador possua experiência no processo de avaliação por fotogrametria. Quando este avaliador não está seguro de sua experiência, é possível utilizar o sistema com a abordagem sem marcadores por não necessitar de afixação, ou de marcação de pontos anatômicos.

Nesta investigação foi observado que existe um conjunto de exercícios que são mais apropriados para uma tecnologia de MoCap do que outra. Devido a características

107

intrínsecas dos dispositivos e do ambiente, como iluminação e espaço, torna-se possível direcionar as atividades reabilitadoras e preferir uma tecnologia da outra.

Por se tratar de uma pesquisa que se deseja aferir a confiabilidade paralela, ou seja, comparar os resultados obtidos por diferentes instrumentos e tecnologias para medição em um grupo assintomático, percebe-se que a tecnologia baseada em marcadores fiduciais, mesmo possuindo variações de condicionantes com iluminação, angulação de câmera e distância focal, permite uma avaliação tão precisa quanto o uso da fotogrametria computacional estática.

Esta precisão depende diretamente do local fixação dos marcadores no corpo do sujeito, todavia, esta variação pode ter uma menor influência no sistema que usufrui da tecnologia sem marcadores.

Documentos relacionados