• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Orientações metodológicas do estudo

Sessão 2 A Wiki vem à sala de aula e…

Antes dos alunos entrarem na sala, procedemos à ligação dos computadores à Internet através de um Switch, sendo que o computador da sala de aula, com ligação directa à Internet foi o nosso “servidor”, ou seja, com um cabo de rede ligámos o computador ao Swicth e a partir deste estabelecemos ligações com os restantes computador com os cabos de rede, tal como fica ilustrado pela figura seguinte:

Figura 7- Ligação dos computadores em rede

S W I T C H SWITCH

98

Iniciámos esta segunda sessão perguntando aos alunos se tinham gostado da primeira aula dinamizada por nós e se tinham alguma questão a colocar. A turma levantou o braço e foi unânime na dúvida: “O que é uma Wiki?”, última pergunta do inquérito.

Dialogámos em grande grupo sobre a questão e após algumas conclusões dissemos aos alunos que iríamos explorar, em grande grupo, uma Wiki, para estarmos todos familiarizados com esta ferramenta da Web 2.0. Quanto à utilização da nomenclatura – Web 2.0 – não foi necessário explorar o conceito pois a professora da turma já o tinha feito, aquando da utilização de um blog para realização de um projecto sobre lenga-lengas.

De seguida reunimos os alunos em grupos de três elementos e distribuímos por cada um, um manual de utilização da Wiki (cf. anexo V) o qual foi manuseado, lido e explorado pelos alunos. Durante esta actividade, as crianças colocaram algumas questões relacionadas com o funcionamento prático da Wiki, bem como sobre as relações entre as ferramentas da Wiki com as do Word.

Num momento seguinte, pedimos aos alunos para se sentarem no chão e ligámos um dos computadores ao videoprojector para que toda a turma pudesse visualizar e familiarizar-se com as ferramentas da Wiki e conhecer as suas potencialidades. No entanto, como houve uma falha de luz não foi possível usar o videoprojector e usámos apenas o computador.

Durante esta actividade, pedimos a alguns alunos que manuseassem o computador de forma a também eles explicarem o funcionamento da Wiki aos colegas e dando o mote para a tarefa seguinte. Após esta actividade inicial, pedimos que se voltassem a reunir em grupos de três elementos, cada um com um computador portátil, e procedemos à exploração da Wiki (cf. anexo VI )

Apesar de alguns dos computadores portáteis terem bateria suficiente, dada a fraca velocidade e cobertura de rede da Internet na escola, as ligações foram “caindo” e poucos minutos depois apenas um computador tinha ligação à Internet. Assim sendo, utilizámos o único portátil com ligação à Internet e fomos chamando individualmente cada grupo para proceder à realização da tarefa.

De forma a recolhermos a opinião dos alunos acerca desta actividade pedimos, no último exercício de exploração da PikiWiki, para adicionarem um comentário sobre a actividade.

99 Nesta actividade, os alunos realizaram algumas tarefas de exploração da Wiki com especial enfoque para as ferramentas de edição de texto.

Para finalizar, fizemos a revisão de como se entra na Wiki e agradecemos mais uma vez o interesse revelado nesta sessão.

Sessão 3 – Diz-me como é a tua fábula e digo-te como é a minha

Antes de iniciarmos as actividades relacionadas com a terceira sessão pedimos aos alunos que se reunissem em grupos de três e atribuímos a cada grupo um computador com ligação à Internet, para que assim pudessem explorar durante alguns minutos a Wiki, dado que na sessão anterior este objectivo não fora totalmente atingido.

Seguidamente, perguntámos aos alunos se se recordavam do nome das histórias com animais e toda a turma respondeu unanimemente: fábulas. Os alunos indicaram ainda algumas das características das fábulas: texto narrativo, as personagens são animais, existe muito diálogo e no final da história há uma moral.

Desta forma, dialogámos em grande grupo acerca das ideias prévias dos alunos no que concerne às características das fábulas (tipo de texto, personagens, modalidades discursivas, estrutura…) e dissemos aos alunos que deveriam ir à página inicial da PikiWiki e clicar no ícone “Fabulário” e, posteriormente, no ícone “Fábulas”, para darmos início à análise de uma fábula diferente por grupo. Assim sendo, cada grupo escolheu uma fábula diferente e procedeu à sua leitura. Após a leitura das fábulas (cf. anexo VII) pedimos novamente aos alunos para voltarem à página inicial da PikiWiki e abrirem o ícone “Diz-me como é a tua fábula e digo-te como é a minha” para iniciarem a análise das fábulas, preenchendo os espaços em branco, como podemos observar na imagem que apresentamos seguidamente.

100

Durante esta actividade, deparámo-nos novamente com dificuldades a nível da ligação à Internet, nomeadamente a fraca velocidade e fraca cobertura de rede que condicionaram o nosso trabalho e ficámos reduzidos a três computadores para sete grupos de alunos.

Desta forma, a sessão prolongou-se até ao meio-dia. Para solucionar esta situação, uma vez que já tínhamos pensado que tal pudesse acontecer, entregámos aos grupos que não tinham computador a fábula e a ficha de trabalho sobre as características das fábulas, em suporte papel, para que assim fossem resolvendo a tarefa enquanto os restantes colegas precisassem do computador.

À medida que os grupos iam acabando o trabalho no computador, os outros grupos trocavam de posição.

Concluída a análise das fábulas em suporte informático, colocámos um cartaz (cf. anexo VII) no quadro para, em grande grupo, se proceder ao preenchimento da tabela de sistematização das características das fábulas, tendo em conta indicadores discursivos e semânticos. Durante esta actividade fomos observando, através das respostas dos alunos, que estes tinham assimilado informação pertinente no que concerne às características das fábulas.

Finalizámos esta sessão fazendo uma revisão das características deste subgénero da narrativa.

101

Documentos relacionados