• Nenhum resultado encontrado

3. Projeto de Investigação

3.2 Metodologias

3.2.3 Instrumentos de Recolha de Dados

3.2.3.1 Abordagem Acústica

Com o intento de registar os exemplos musicais para posterior análise, foi organizado uma sessão de gravação. Nesta, os quatro participantes executaram oito notas sustentadas com e sem almofada. Estes exemplos musicais foram escolhidos de forma a registar todas as cordas soltas do instrumento, bem como uma nota dedilhada em cada corda (Fig. 638). Um

estudo aprofundado compreenderia um registo integral da escala cromática nos vários registos do instrumento. Contudo, o tempo previsto para a realização desta investigação, bem como o tempo disponibilizado pelos participantes, impossibilitou esta ambição.

Naturalmente, o equipamento utilizado por cada participante – violino, arco, cordas e, o mais relevante para o estudo, os acessórios de suporte – nas sessões de gravação, bem como posteriormente no teste psicoacústico, foi registado em fichas informativas disponíveis para consulta em anexo39. No entanto, realçamos que todos os participantes utilizaram no

decorrer desta investigação almofadas de suporte. 3.2.3.1.1 Experimento Preliminar

De forma a inferir a fiabilidade dos equipamentos utilizados e dos procedimentos estruturados foi realizado um experimento preliminar com os participantes sob as mesmas condições previstas para a realização da sessão de gravação. Após o teste preliminar foi concluído que:

I. Em resultado dos ruídos musicais e não musicais do meio e da duração do experimento preliminar, sensivelmente 4 horas, foi estabelecido que a sessão de gravação seria realizada em duas noites consecutivas. Esta medida permitiu eliminar grande parte do ruído prejudicial na posterior análise dos registos e o cansaço acumulativo por parte de todos envolvidos, principalmente do investigador e do professor cooperante, que auxiliou todas as atividades realizadas.

38 Fonte: Figura gerada pelo autor através do software Musescore. 39 Consultar Anexo IX.

II. Como previsto inicialmente, os alunos demonstraram dificuldade e grande desconforto na execução do instrumento sem o suporte da almofada. Antecipando este envieso, foi previsto a realização de um Workshop40 orientado pelo investigador.

Divido em 3 sessões, visou, por um lado, familiarizar os participantes com a problemática em questão e, concomitantemente, tornar a execução dos exemplos musicais sem o suporte da almofada, previstos na sessão de gravação e, posteriormente, do teste psicoacústico, mais cómoda, com o intento de obter uma maior fiabilidade nos dados.

III. A duração de cada registo sonoro revelou-se inconsistente. Como tal, foi incluído um metrónomo (auxílio exclusivamente visual) na sessão de gravação para uniformizar a pulsação dos participantes.

IV. Em consequência dos problemas exposto no ponto 2 e 3, a alteração da posição de suporte do instrumento, em consequência da remoção da almofada juntamente com a inexistência de um metrónomo resultou na manifestação de várias irregularidades na arcada: velocidade do arco inconstante e variações no ponto de contacto do arco com corda distância entre cavalete e a escala) e o angulo de incidência do arco com a corda. Os problemas foram abordados durante o Workshop de modo a conseguir uma maior consistência. A introdução do metrónomo, juntamente com a consciencialização do problema por parte dos participantes, revelou ser uma estratégia simples e eficiente.

V. De forma a tornar o procedimento mais célere, foram gravados primeiro todos os exemplos com almofada e, posteriormente os exemplos sem almofada, anulando assim o tempo perdido em colocar e remover a almofada em cada exemplo. As gravações revelaram uma consequência negativa desta estratégia. A afinação dos exemplos difere, dado que os alunos ou não tinham exemplo de comparação e o próprio instrumento, considerando a duração da gravação, desafinava significativamente, de modo que, por vezes, foi registado diferença de alguns Hertz entre exemplos. Para controlar este aspeto foi introduzido um afinador. Assim, antes do registo de cada exemplo, o participante poderia confirmar a afinação deste.

VI. De forma a produzir material para uma análise futura mais aprofundada deste caso, a sessão foi gravada em formato audiovisual por 2 câmaras41. A posição destas

permite observar as alterações na postura em consequência da remoção da almofada nos vários participantes. Contudo, apesar da sua pertinência, a análise espectral não terá em consideração a informação latente nestes registos.

3.2.3.1.2 Procedimentos e Materiais Utilizados

Para realização desta atividade foi reservada a sala de orquestra M24 da instituição de acolhimento, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, que posteriormente seria o local das restantes atividades previstas nesta investigação. Foi ainda solicitado material ao estúdio de gravação do conservatório de forma a obter registos fidedignos, entre estes um microfone de condensador MKE-13M uma interface de áudio Roland Quad-Capture e respetivos cabos. O registo foi realizado no computador do investigador através do software RecordPad Sound Recorder. Para além do material já mencionado, foram ainda utilizados uma estante, um metrónomo Thomann CTM-700, um afinador Korg Orchestral Tuner OT-120, um sonómetro Lini-T UT353, bem como outros materiais de menor relveo. Dado que a sessão se realizaria em duas noites foram anotadas todas as distâncias entre o sistema de captação de som e a posição na sala que o participante assumiria (Fig. 742).

41 As referidas gravações estarão para consulta em anexo em formato digital mediante a autorização do autor da

investigação.

42 Fonte: Fotografia da autoria do investigador.

Considerando o número de participantes, o número de exemplos a gravar e que cada exemplo foi gravado duas vezes (em casos excecionais registaram-se 3 gravações) nas duas condições foram contabilizados 131 registos sonoros.

Documentos relacionados