• Nenhum resultado encontrado

Abordagem argumentativa das dissertações de mestrado

2. COM POSIÇÃO DO CORPUS

2.2. Composição do corpus pela análise da argumentação

2.2.2. Abordagem argumentativa das dissertações de mestrado

Como abordado, os “objetos de acordo” são definidos, na nova retórica, como os dados apresentados pelo orador e que detêm, presumidamente, a adesão de seu auditório. Decorrem desses dados, as interpretações em relação às quais o orador argumenta a favor. Considerando-se o âmbito de desenvolvimento e de publicação das dissertações de mestrado, identificamos como auditório almejado, em primeira instância, os professores responsáveis pela orientação dos trabalhos e também aqueles que comporão as bancas de arguição. Em

segunda instância, entende-se que esse auditório compõe-se de pesquisadores, professores e demais interessados no tema explorado pelos trabalhos em questão.

Observamos que esse auditório caracteriza-se, inicialmente, pela especificidade de formação daqueles que lerão e avaliarão o trabalho. Esta particularidade transparece nas dissertações na defesa de determinadas interpretações e também no uso de terminologias, conceitos e referências que se julga serem compartilhados pelos profissionais e estudiosos da área de conhecimento em foco.

A análise global da argumentação presente nas dissertações resultou no levantamento das informações apresentadas no quadro a seguir:

QUADRO A: Abordagem argumentativa das dissertações Código de

referência às dissertações

Enfoque argumentativo das dissertações

ESP01

A dissertação defendida no ano de 2001, em uma universidade paulista estadual, referida na presente tese por ESP01, defende a incorporação de recursos computacionais no ensino. O enfoque volta-se para a discussão de um ambiente virtual para criação e edição de histórias em quadrinhos. Esse ambiente, denominado “HagáQuê”, destina-se a alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental.

EPR02

EPR02, como é mencionada, nesta tese, a dissertação defendida em uma universidade estadual paranaense, em 2002, investigou como a produção textual foi trabalhada pela professora observada em séries do segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de Guarapuava/PR.

FSC03 Denominamos, na presente tese, a dissertação defendida em 2003 em uma IES federal de Santa Catarina como FSC03. Nela, relatou-se uma intervenção colaborativa em uma quinta série do

Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. O foco foi a investigação sobre o processo de produção escrita de gêneros do discurso.

EPR04

A investigação de interações orais no ensino de Língua Portuguesa, depois do surgimento dos Parâmetros Curriculares

Nacionais, é focalizada pela dissertação referida por EPR04,

defendida em uma IES estadual paranaense, em 2004. Para tanto, a pesquisadora observou e gravou vinte aulas em duas turmas de quinta série do Ensino Fundamental, tanto em escola pública quanto em particular. Também foram inseridos no material de análise os planejamentos anuais das turmas em questão, os quais, segundo proposta de pesquisa, foram confrontados com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

EPR06

EPR06, como é mencionada, nesta tese, a dissertação defendida em uma universidade estadual do Estado do Paraná, em 2006, propôs discutir a Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa (SAALP), programa implantado em algumas escolas estaduais de Maringá/PR para atender alunos de quinta série da rede pública, identificados como tendo dificuldades na leitura e na escrita. A proposta de análise voltou-se para os resultados obtidos, em 2004, pelos alunos inseridos nesse programa.

FMT06a

A dissertação defendida no ano de 2006, em uma universidade federal do Mato Grosso, referida na presente tese por FMT06a, pesquisou aspectos do ensino da produção textual escrita em turmas de quarta série de uma escola cuiabana, na última década do século XX.

FMT06b

A investigação focalizada pela dissertação referida por FMT06b, defendida em uma IES federal do Mato Grosso, em 2006, define- se como “pesquisa-ação”, executada em 80 horas-aula, na Escola Estadual “José Moraes”, localizada no município de Rondonópolis/MT. Esta pesquisa propôs trabalhar a produção

escrita por meio de atividades que contemplavam cartas do leitor, veiculadas nas revistas “Guia Astral”, “Veja” e no jornal “A Tribuna”.

EPR07

Denominamos, na presente tese, a dissertação defendida, em 2007, em uma IES estadual paranaense como EPR07. Nela, problematizaram-se a categoria de gênero gramatical e o modo como ela é ensinada em aulas de Língua Portuguesa, no decorrer do Ensino Fundamental. A discussão centralizou-se na influência exercida pela distinção entre sexo feminino e masculino nesse ensino.

ESP07

ESP07, como é mencionada, nesta tese, a dissertação defendida em uma universidade estadual paulista, em 2007, propõe analisar livros didáticos da sétima série do Ensino Fundamental. O propósito é averiguar como esses materiais trabalham com textos, avaliando como se dá esse trabalho pelo prisma conceptual dos gêneros do discurso.

FMT07

A dissertação defendida, no ano de 2007, em uma universidade federal do Mato Grosso, referida na presente tese por FMT07, focaliza sua análise em livros didáticos de Língua Portuguesa, especialmente, de quinta série, a fim de verificar quais foram veiculados e usados por professores de Mato Grosso, entre 1970 e 2000. Nela, defende-se o livro didático pelo seu valor documental.

FPA07

FPA07, como é mencionada, nesta tese, a dissertação defendida em uma universidade federal do Estado do Pará, em 2002, investigou os critérios adotados na seleção de livros didáticos de Língua Portuguesa e como esses livros eram constituídos e usados em sala de aula. O âmbito considerado pela pesquisa foi de seis escolas públicas da cidade de Belém, propondo discutir a relação entre professor e livro didático da quarta série do Ensino Fundamental.

FPB07

Denominamos, na presente tese, a dissertação defendida em 2007 em uma IES federal da Paraíba como FPB07. Nela, relatou-se pesquisa desenvolvida no Ensino Fundamental, por meio de observação de aulas de Língua Portuguesa em uma escola pública da cidade de Campina Grande/PB. A proposta foi verificar o ensino de leitura em duas turmas, especificamente, uma de sétima série e outra de oitava.

EPA08

A formação de professores, com base nos Parâmetros

Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, é focalizada na

dissertação referida, na presente tese, por EPA08, defendida em uma IES estadual do Pará, em 2008. Integraram a pesquisa, da dissertação em questão, professoras que participaram desta formação nos anos de 2001 e 2002. Tratou-se de docentes que ministravam aulas de Língua Portuguesa de quinta à oitava série do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Oriximá/PA.

ESP08

A dissertação defendida no ano de 2008, em uma universidade paulista estadual, referida na presente tese por ESP08, discutiu a formação do leitor a partir de um experimento desenvolvido com professores da rede pública estadual de São Paulo. Esses docentes atuavam no Projeto denominado “Hora da Leitura”, que, segundo a dissertação em foco, ocorria em aulas semanais dedicadas à leitura de textos literários para alunos do Ensino Fundamental. O experimento citado focalizou jogos improvisacionais no trabalho de formação docente.

FPB08a

FPB08a, como é mencionada, nesta tese, a dissertação defendida em uma universidade federal paraibana, em 2008, propôs investigar como livros didáticos de português têm tratado a oralidade, contrastando-os com as diretrizes dos Parâmetros

Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.

FPB08b Referimo-nos, como FPB08b, à dissertação defendida em 2008 em uma IES federal da Paraíba que relatou e discutiu uma

pesquisa experimental. Conforme afirmado pela dissertação em questão, buscou-se comprovar a eficácia de um objeto digital para o ensino de conceitos de gramática para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental.

ESP09

A discussão sobre a produção de vídeo digital com criação de roteiro pelos alunos, em sala de aula e com auxílio docente, foi focalizada pela dissertação referida por ESP09, defendida em uma IES estadual paulista, em 2009. Para tanto, propôs-se um estudo de caso em turmas de terceira e quarta série, de uma escola municipal de Campinas.

FRS10

A dissertação defendida no ano de 2010, em uma universidade federal do Rio Grande do Sul, referida, na presente tese, por FRS10, expõe como objetivos a descrição e a análise de elementos de coesão referencial em 48 textos de alunos de sexto ano, de uma escola municipal do Rio Grande/RS.

A partir destas dissertações, elaboramos o corpus desta tese compondo-o com os elementos que identificamos como centrais na argumentação dos trabalhos em questão. No que segue, passamos a outras elucidações acerca de sua composição.