• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO 4: METODOLOGIA DA PESQUISA

4.1 ABORDAGEM METODOLÓGICA E ESTRATÉGIA DE PESQUISA

As funções de educação e entretenimento ao público, dos jardins zoológicos contemporâneos exigem ambientes dinâmicos, prazerosos, educativos e qualificados, capazes de permitir uma formação mais completa dos indivíduos. Entretanto, após a revisão de bibliografia sobre o design e planejamento desses locais, evidenciou-se que a literatura pouco descreve como projetar espaços qualificados, levando em consideração a percepção de seus visitantes. Há uma carência de estudos teóricos que, com base na percepção dos visitantes, contribuam para a formação de ambientes abertos atraentes, divertidos e educativos, e que assim proporcionem experiências (sensoriais e cognitivas) memoráveis. Buscando a redução do problema exposto, esta pesquisa tem como objetivo identificar os fatores dos espaços abertos de jardins zoológicos que estão mais relacionados à percepção de qualidade ambiental, e verificar como eles contribuem para a formação de ambientes abertos atraentes, divertidos e educativos, que assim proporcionem a formação das experiências (sensoriais e cognitivas) memoráveis.

Para alcançar os objetivos geral e específicos de pesquisa, é utiliza uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, que permite, através de um estudo de caso, conhecer mais profundamente um aspecto investigado, com base em levantamentos e na observação de eventos. Pretende-se estabelecer relações de dependência entre as variáveis investigadas, cujos resultados poderiam ser generalizáveis. São utilizados para levantamentos de dados os métodos e técnicas da Avaliação Pós-Ocupação, pois esta

abordagem é considerada eficaz na área de estudos das Relações Ambiente-Comportamento para avaliação de ambientes.

A Avaliação Pós-Ocupação (APO) refere-se a um conjunto de métodos e técnicas utilizadas para a avaliação de desempenho dos ambientes, a partir de avaliações físicas e comportamentais que consideram o ponto de vista das pessoas que utilizam o espaço (REIS & LAY, 1995). A partir dos resultados dessas avaliações, é possível elaborar recomendações para o estudo de caso e fazer generalizações. Nesta pesquisa, as medidas de desempenho ambiental, considerados a medida-chave para avaliar o desempenho do espaço é a satisfação, complementada pela preferência dos visitantes e seu comportamento.

Pesquisadores que estudam jardins zoológicos, como Bitgood (1986; 2011) e Screven (1988), afirmam que há três métodos de coleta de dados passíveis de serem aplicadas aos votantes dessas instituições. O primeiro, diz respeito à observação direta, ou seja, o registo do comportamento das pessoas por meio de acompanhamento, gravação de vídeo ou áudio com o indivíduo tendo conhecimento de que está sendo observado. O segundo refere-se à observação indireta, sem deixar o indivíduo perceber que está sendo observado. Já o terceiro, trata de métodos auto relativos que incluem técnicas como questionários, entrevistas, mapas cognitivos e desenhos.

Assim, a metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na combinação de múltiplos métodos de coleta de dados. Especificamente: (i) levantamento de arquivo; (ii) levantamento físico; (iii) observação comportamental (que conta com mapas comportamentais); (iv) questionário; (v) entrevista; e, (vi) desenho. O Quadro 4.1 exibe o objetivo geral da pesquisa, os objetivos específicos, as hipóteses e suas relações investigadas e os métodos de coleta de dados empregado.

Quadro 4.1: Ligações entre os objetivos, hipóteses, relações investigadas e métodos. Fonte: da autora, 2017.

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS HIPÓTESES DE PESQUISA REL. INVESTIGADAS MÉTODO

Avaliar o desempenho dos espaços abertos de

jardins zoológicos

através da percepção dos seus visitantes, sobre os elementos físicos e morfológicos desses ambientes, afim

de entender os

aspectos que estão mais relacionados a

percepção de

qualidade ambiental.

Investigar os tipos de elementos físicos presentes nos espaços abertos de jardins zoológicos em geral e sua

organização. Investigar as

características formais e simbólicas desses elementos no jardim zoológico em estudo destacando os mais relevantes para a estruturação do ambiente.

Investigação exploratória. Sem hipóteses. -

- Levantamento físico - Produção dos mapas (Apêndice A)

Identificar como os espaços abertos do jardim zoológico são apreendidos e vivenciados considerando o uso, o comportamento dos visitantes e suas

preferências. Verificando se a

naturalidade e os aspectos físicos dos caminhos interferem na preferência e uso dos espaços abertos.

03: Quanto mais organizado for o espaço, em termos de planejamento e manutenção (aparência) e quanto maior for a variedade de estímulos visuais, mais uma determinada área será considerada preferida pelos visitantes.

Preferência por áreas de exposição x Elementos de design

- Questionário (96) - Entrevista (25) - Mapa comportamental 07: O comportamento dos visitantes do jardim zoológico é

influenciado pela naturalidade dos espaços abertos (vegetação e água) e pelas questões físicas dos seus caminhos.

Comportamento x Naturalidade e

Caminhos

- Questionário (96) - Mapa comportamental

Identificar quais aspectos do

ambiente tem uma maior influência na satisfação dos visitantes com relação a cada dimensão escolhida (riqueza

perceptiva, orientabilidade e

adequação) para avaliação de

desempenho.

01: Quanto mais agradável, organizado e interessante for o espaço aberto, maior será a satisfação do visitante.

Satisfação geral x Agradabilidade Ordem e Interesse

- Questionário (96) - Entrevista (25) 02: Quanto maior for a satisfação com as áreas de exposição,

estacionamento, alimentação, piquenique/descanso e pracinha, maior será o nível de satisfação geral com a visita.

Satisfação geral x Satisfação com áreas

de visitação

- Questionário (96) - Entrevista (25) 04: A satisfação geral com o espaço aberto é relacionada a

presença de específicos elementos físicos que o compõem, no entanto, existem diferenças no grau de importância desses elementos para a avaliação da satisfação geral.

Satisfação geral x Importância de elementos de design

- Questionário (96) - Entrevista (25) 05.1: Quanto mais agradáveis são percebidas a vegetação e as

fontes de água, maior será o nível de satisfação geral.

Satisfação geral x

Naturalidade - Questionário (96)

05.2: Quanto mais eficaz for a sinalização espacial maior for a adequação das placas educativas, maior será a satisfação geral.

Satisfação geral x

Sinalização - Questionário (96)

05.3: Quanto maior for a satisfação com a disponibilidade e aparência de bancos e lixeiras, maior será a satisfação geral.

Satisfação geral x

Mobiliário - Questionário (96)

06: Quanto mais organizado for o espaço, mais facilmente os visitantes se localizam e maior é o nível de satisfação geral.

Ordem x

Orientabilidade - Questionário (96)

Caracterizar os diferentes grupos de

visitantes do jardim zoológico,

identificando especificidades na

avaliação.

Investigação exploratória. Sem hipóteses. -

- Mapa comportamental - Questionário (96) - Entrevista (25) - Desenho (15)