• Nenhum resultado encontrado

Abordagem Proposta por Pinto, R e outros (2015) Aplicada ao Sistema Sigaa

Aplicado ao Firefox e Mylyn

4.2 Abordagem Proposta por Pinto, R e outros (2015) Aplicada ao Sistema Sigaa

A segunda técnica apresentada aqui é a abordagem relatada por (PINTO et al., 2015).

Esta abordagem foi inspirada no trabalho de Bhowmik, porém buscava processar as pa- lavras de maneira diferente e usar outros tipos de fontes de informação, tais como a documentação do sistema (documento de visão e especicação de casos de uso).

Diante deste cenário nossa primeira implementação da técnica baseada na criativi- dade combinacional, buscou criar novos requisitos para o módulo de ensino de Graduação do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) desenvolvido na Universidade

Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e utilizado em diversas instituições brasileiras. Este módulo existe para atender as demandas da Pró-reitoria de Graduação, dos depar- tamentos, dos cursos de Graduação, dos docentes e discentes da universidade objetivando auxiliar às atividades intrínsecas a Graduação sob todos os aspectos.

O referido sistema está documentado utilizando uma versão Open Source da Wiki, denominado DokuWiki. Assim, extraímos o conteúdo textual referente ao módulo Gra- duação, removendo imagens, tabelas, menus e informações de pers de acesso. Ao todo foram processados 291 arquivos referentes à documentação textual de requisitos e funci- onalidades do módulo Graduação do SIGAA. Esta atividade foi responsável por gerar a fonte de dados inicial.

Após isso, implementamos algoritmos de Topic Modeling e POS Tagging. O primeiro serviu para selecionar as n palavras mais e menos frequentes. O segundo nos ajudou a classicá-las segundo sua função gramatical e igualmente ao experimento original, utili- zamos apenas verbos e substantivos. Assim, o resultado deste processamento gerou duas listas de palavras, sendo uma de substantivos com 30 palavras e outra de verbos com 24 palavras.

Com base no resultado obtido com o processamento dos textos, publicamos na inter- net um formulário no Google Drive2 que pedia para os respondentes criarem de uma a três frases simples e resumidas que descrevessem uma nova funcionalidade para o sistema acadêmico de sua instituição de ensino. Os respondentes deveriam visualizar os dois con- juntos de palavras (substantivos e verbos) que estavam disponibilizados em formato de nuvem e utilizar pelo menos uma palavra de cada nuvem para propor os requisitos.

O link foi disponibilizado para uma turma de 13 alunos de um curso no bacharelado em Engenharia de Software da UFRN, dos quais 11 responderam.

A taxa de resposta dos questionários foi de 84,6%. Entre os estudantes respondentes, pouco mais de 81% tinham entre 18 e 24 anos e apesar de terem pouca experiência com elaboração de requisitos, a maioria deles tinham conhecimento satisfatório do domínio. O uso frequente do sistema acadêmico para o qual os novos requisitos foram sugeridos associado à possibilidade de solucionar algumas de suas necessidades reais, zeram dos estudantes um perl de stakeholder adequado para execução do experimento.

Os requisitos elaborados pelos respondentes foram classicados nos seguintes termos: requisitos válidos, inválidos, novos e existentes.

Requisito válido: um requisito foi classicado como válido quando a frase elaborada satisfazia as condições estabelecidas no experimento, quais sejam: conter, pelo menos, um verbo e um substantivo das nuvens de palavras apresentadas.

Requisito inválido: um requisito foi classicado como inválido quando, em sua com- posição, não constavam pelo menos um verbo e um substantivo das nuvens de palavras geradas.

Requisito Novo: é todo e qualquer requisito válido que não tenha sido considerado durante a elaboração do SIGAA.

Requisito Existente: é todo requisito válido que já tenha sido considerado pela equipe de desenvolvedores do SIGAA e que se encontrava disponível na versão mais atual do sistema.

Nós analisamos cada requisito válido individualmente e para a sua classicação como novo ou existente, uma pesquisa exploratória foi realizada no SIGAA através de um perl de usuário compatível com o perl dos alunos respondentes. A pesquisa buscou por funcio- nalidades compatíveis com as sugeridas pelos respondentes que já estavam implementadas no sistema.

A Tabela 5 mostra o sumário de nossa análise e como podemos ver, após desconsiderar os requisitos inválidos, 55% dos requisitos podem ser considerados úteis e originais para o SIGAA.

Tabela 5: Resumo da classicação dos requisitos. Classicação dos Requisitos Quantidade Percentual

Novos 11 44%

Existente 9 36%

Inválidos 5 20%

Dessa forma, o estudo realizado apresenta resultados satisfatórios na descoberta de novos requisitos para o Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas - SIGAA, onde 55% das ideias propostas pelos usuários participantes do experimento foram classicadas como originais e úteis para o sistema. Neste experimento, nalizamos a abordagem após a avaliação dos requisitos, sem executarmos a tarefa de Aperfeiçoamento dos Requisitos.

Seguindo o mesmo padrão apresentado na seção anterior, observamos na Tabela 6 um resumo das atividades e features usadas neste experimento. Novamente, é possível

observar que a LPrS contempla as atividades realizadas neste experimento. Apesar de utilizar as mesmas features da abordagem de Bhowmik, as variabilidades utilizadas neste experimento foram diferentes em quase todas elas, mantendo a mesma variabilidade ape- nas nas features Classicar Elementos - Textos e Tipo de Stakeholder. Mesmo utilizando diferentes variabilidades, o experimento foi capaz de atingir seu objetivo criando novos requisitos para o sistema em questão.

Tabela 6: Comparação entre atividades da LPrS e a abordagem utilizada por Pinto, R. no experimento do SIGAA.

Atividades da LPrS

Proposta Feature Variabilidade Utilizada por Pinto, R. Denir Fontes de

Elementos Denir Fontes de Elementos - Textos

Documentação do software (Documento de visão e especicação de caso de uso).

Selecionar Elementos

Classicar Elementos - Textos Classicação gramatical das palavras extraídas, considerando apenas verbos e substantivos. Forma de Seleção Automatizada através da implementação de

algoritmos de Processamento de Linguagem Natural. Tipo de Processamento - Texto Extração de palavras mais e menos frequentes nos

textos selecionados. Quantidade 30 substantivos e 24 verbos.

Denir Regras de

Criação dos Elementos -

Criar de uma a três frases simples que descrevessem uma nova funcionalidade para o sistema; Utilizar pelo menos uma palavra de cada grupo (verbos e substantivos); O stakeholder poderia exionar o verbo ou mudar o substantivo em grau, gênero ou número;

Denir Regras de

Criação dos Elementos Template padrão Sujeito + verbo + substantivo.

Criar Novos Requisitos

Localização dos Stakeholders Remota. Organização e Interação entre

Stakeholders Individual.

Tipo de Stakeholder Usuário da aplicação. Quantidade de Stakeholders 11

Avaliar Requisitos

Critério de Avaliação Considerado algo novo para o software pretendido. Denir Avaliadores Analista de Sistemas com experiência no

desenvolvimento e utilização do software explorado. Quantidade de Avaliadores 1

Quantidade de Requisitos Todos os requisitos criados.

Escala de Pontuação Avaliação dos requisitos propostos, considerando-os válidos, inválidos, novos ou existentes.

Aperfeiçoar Requisitos

4.3 Abordagem Proposta por Pinto, R. e outros (2015)

Documentos relacionados