• Nenhum resultado encontrado

1. Definir Fonte de Elementos: Feature mapeada a partir da tarefa de mesmo nome, definida no processo apresentado. Responsável por definir informações originais da fonte de elementos. Possui associação com as subfeatures Relacionamento entre Software e Fonte de Elementos e Mídia. 1.1. Relacionamento entre Software e Fonte de Elementos ​: Feature que

define como as fontes de elementos estão relacionados com o software. Subfeatures diretamente relacionadas: Interna e Externa. 1.1.1. Interna​: Indica que os elementos selecionados para serem

utilizado no processo fazem parte do processo de

desenvolvimento do software e foram produzidos pela equipe do projeto (Stakeholders, Desenvolvedores, Analistas de Suporte, etc). Esta feature habilita automaticamente as features Documentação do Sistema, Manuais do Sistema, Casos de Uso, Gráficos relacionados ao software e outras que possam surgir e sejam identificadas seguindo as regras definidas. 1.1.2. Externa​: Indica que os elementos selecionados para serem

utilizado no processo não fazem parte do processo de

desenvolvimento do software e foram produzidos por

pessoas/equipes externas ao projeto. Esta feature habilita automaticamente as features Textos de Sites, Fotos, Filmes, Gifs Animados, Músicas e outras que possam surgir e sejam identificadas seguindo as regras definidas.

1.2. Mídia​: Feature que define qual tipo de elemento será utilizado. Suas

subfeatures são os elementos identificados até o momento: Textos, Imagens, Vídeos e Áudios.

1.2.1. Textos​: Feature selecionada quando elementos do tipo texto

estão disponíveis e são escolhidos para serem utilizados no

processo. Subfeatures diretamente relacionadas:

Documentação do Sistema, Textos de Sites, Manuais do Sistema.

1.2.1.1. Documentação do Sistema​: Feature selecionada

quando a documentação do software foi produzida e está disponível para utilização no processo.

1.2.1.2. Textos de Sites​: Feature selecionada quando a

documentação do software foi extraída de sites ou redes sociais não produzidas pela equipe do software e sem relação direta com o mesmo.

1.2.1.3. Manuais do Sistema​: Feature selecionada quando os

manuais do sistema foram produzidos e estão

1.2.2. Imagens​: Feature selecionada quando elementos do tipo

imagens estão disponíveis e são escolhidos para serem utilizados no processo. Subfeatures diretamente relacionadas: Casos de Uso, Fotos e Gráficos.

1.2.2.1. Casos de Uso​: Feature selecionada quando os casos de uso foram produzidos e estão disponíveis para utilização no processo.

1.2.2.2. Fotos​: Feature selecionada quando fotos relacionadas

ou não com o sistema estão disponíveis para utilização no processo.

1.2.2.3. Gráficos​: Feature selecionada quando gráficos

relacionados ao sistema estão disponíveis para utilização no processo.

1.2.3. Vídeos​: Feature selecionada quando elementos do tipo vídeo

estão disponíveis e são escolhidos para serem utilizados no processo. Subfeatures diretamente relacionadas: Filmes e Gifs Animados

1.2.3.1. Filmes​: Feature selecionada quando filmes relacionados

ou não ao sistema estão disponíveis para utilização no processo.

1.2.3.2. Gifs Animados​: Feature selecionada quando imagens

animadas relacionadas ou não ao sistema estão disponíveis para utilização no processo.

1.2.4. Áudios​: Feature selecionada quando elementos do tipo áudio

estão disponíveis e são escolhidos para serem utilizados no processo. Subfeatures diretamente relacionadas: Músicas e Podcasts.

1.2.4.1. Músicas​: Feature selecionada quando músicas

relacionadas ou não ao sistema estão disponíveis para utilização no processo.

1.2.4.2. Podcasts​: Feature selecionada quando podcasts

relacionados ou não ao sistema estão disponíveis para utilização no processo.

2. Selecionar Elementos: Feature mapeada a partir da tarefa de mesmo nome, definida no processo apresentado. Responsável por definir critérios para seleção dos elementos disponíveis nas fontes de elementos. Possui associação com as subfeatures Critério de Seleção, Quantidade de Elementos, Forma de Seleção e Classificar Elementos.

2.1. Critério de Seleção: Feature que define quais critérios serão utilizados para selecionar os elementos das fontes de elementos. Suas subfeatures identificadas até o momento: Frequência de Palavras, Imagens Visualizadas, Vídeos Avaliados, Músicas Mais Conhecidas.

2.2. Quantidade de Elementos​: Feature que define a quantidade de

elementos que serão selecionados e disponibilizados aos

stakeholders.

2.3. Forma de Seleção​: Feature que define como os elementos serão

selecionados. Suas subfeatures identificadas até o momento: Manual e/ou Automatizada.

2.3.1. Manual​: Feature selecionada quando nenhum processo

automatizado para seleção de elementos for utilizado, ou seja, quando a seleção for manual e realizada pelo engenheiro de requisitos.

2.3.2. Automatizada​: Feature selecionada quando o processo de seleção de elementos for realizada de forma automatizada, ou seja, com auxílio de ferramentas ou através de processamento de linguagem natural.

2.4. Classificar Elementos​: Feature que define como os elementos serão classificados, ou seja, qual classe o elemento selecionado se enquadra. Esta classificação é definida pelo engenheiro de requisitos, no entanto algumas subfeatures foram identificadas, tais como: Palavras: Substantivos e Verbos, Imagens: Real e Abstratas, Músicas: Estilo Musical (Pop, Rock, etc) e Vídeos: Propagandas/Palestras. 3. Definir Critérios para Elaboração de Requisitos​: Feature mapeada a partir

da tarefa de mesmo nome, definida no processo apresentado. Responsável por definir critérios para elaboração dos requisitos e definição de template padrão. Possui associação com as subfeatures Definição de Requisitos, Combinação de Elementos e Template Padrão.

3.1. Definição de Requisitos​: Feature responsável por definir o que é um requisito no contexto da elicitação. Neste caso, um requisito pode ser definido como uma sentença simples, que defina uma ideia para o software em questão ou um requisito pode ser um caso de uso, criado pelo participante.

3.2. Combinação de Elementos​: Feature que define como os elementos deverão ser combinados. Uma vez que os elementos foram escolhidos no na tarefa anterior (feature Selecionar Elementos) e classificados (feature Classificar Elementos), eles devem ser combinados mediante uma regra, definida nesta feature. Exemplo disso é: A sentença para formação do requisito deverá ser composta por pelo menos um verbo e um substantivo selecionados nas listas disponíveis.

3.3. Forma de Apresentação dos Elementos: Feature que define como

os elementos deverão ser apresentados aos stakeholders. Caso os elementos sejam palavras (verbos e substantivos), estas podem ser apresentadas em forma de tabela ou nuvem de palavras. Caso sejam vídeos, podem ser exibidos em sequência alternada. Caso sejam

músicas, estas podem ser ouvidas de maneira sobreposta uma a outra.

3.4. Tempo para Elaboração: Feature que define o tempo que os stakeholders terão a disposição para criar os requisitos.

3.5. Template Padrão​: Feature responsável por criar template padrão para

criação das sentenças. Ou seja, é possível determinar como as

sentenças devem ser formadas. Exemplo: O <sistema>

deverá/deveria/irá + <elemento_conjunto_1> + complemento/verbo + <elemento_conjunto_2>.

4. Criar Novos Requisitos​: Feature mapeada a partir da tarefa de mesmo nome, definida no processo apresentado. Responsável por definir critérios para criação dos requisitos. Possui associação com as subfeatures Localização dos Stakeholders, Organização e Interação dos Stakeholders, Quantidade de Stakeholders e Tipo de Stakeholder

4.1. Localização dos Stakeholders​: Feature responsável por definir se os stakeholders participam da técnica de elicitação de forma Presencial ou Remota.

4.2. Organização e Interação dos Stakeholders ​: Feature responsável por

definir como os stakeholders estão organizados e como eles interagem entre si. Por exemplo, se estão reunidos em pares, em grupos ou se irão propor os novos requisitos de forma individual.

4.3. Quantidade de Stakeholders​: Feature responsável por definir a quantidade de stakeholder que irão participar da técnica de elicitação. 4.4. Tipo de Stakeholder​: Feature responsável por definir o tipo de stakeholder que irá participar da técnica de elicitação. Exemplos: Usuários Finais do Sistema, Tecnólogos (Analistas de TI, Engenheiros de Requisitos, Programadores, Analista de Suporte) e Especialistas do Negócio.

5. Validar Requisitos​: Feature mapeada a partir da tarefa de mesmo nome, definida no processo apresentado. Responsável por definir critérios para avaliar os requisitos criados pelos stakeholders na tarefa anterior (Criar Novos Requisitos). Possui associação com as subfeatures Critério de Avaliação, Definir Avaliadores, Quantidade de Stakeholders, Quantidade de Requisitos e Escala de Pontuação.

5.1. Critério de Avaliação​: Feature responsável por definir o critério de avaliação dos requisitos criados. Assim, cada instância da LPrS pode definir critérios diferentes para avaliação dos requisitos criados. Algumas abordagens podem querer avaliar requisitos segundo o nível de criatividade dos mesmos. Outras podem desejar avaliar quais requisitos podem ser considerados Novos e Realizáveis.

5.2. Definir Avaliadores​: Feature responsável por definir os avaliadores

stakeholders, alguma equipe externa, ou a equipe de tecnólogos do software em questão.

5.3. Quantidade de Stakeholders​: Feature responsável por definir a quantidade de stakeholders que irá participar da tarefa de avaliação. 5.4. Quantidade de Requisitos​: Feature responsável por definir a

quantidade de requisitos que será avaliada. Cabe esclarecer que a quantidade de requisitos gerada pela tarefa anterior pode ser grande ao ponto de não ser possível de serem, todos, validados pela mesma pessoa.

5.5. Escala de Pontuação​: Feature responsável por definir a escala de pontuação para avaliação dos requisitos. Exemplos de escalas de pontuação são: Escala Likert, VAS (Visual Analogue Scales) e escala numérica.

6. Aperfeiçoar Requisitos​: Feature mapeada a partir da tarefa de mesmo nome, definida no processo apresentado. Única feature opcional identificada no diagrama. No entanto, a seleção dessa feature implica necessariamente em selecionar suas subfeatures. Esta feature é responsável por definir critérios para aperfeiçoar os requisitos criados pelos stakeholders na tarefa Criar Novos Requisitos. Possui associação com as subfeatures Selecionar Requisitos, Técnica de Elicitação e Participantes.

6.1. Selecionar Requisitos​: Feature responsável por definir quais

requisitos serão selecionados para serem melhorados. Exemplos: Todos, apenas requisitos considerados criativos ou apenas requisitos não considerados criativos;

6.2. Técnica de Elicitação​: Feature responsável por definir qual outra

técnica de elicitação será utilizada para melhorar os requisitos criados. Exemplo: Design Thinking, Entrevista, Brainstorm, dentre outras. 6.3. Participantes​: Feature responsável por definir quem participa desta

tarefa. Possibilidades:stakeholders que participaram das tarefas

anteriores, outros stakeholders ou a equipe técnica de

Documentos relacionados