• Nenhum resultado encontrado

7 METODOLOGIA

7.3.2 Abordagem dos sujeitos da pesquisa

Antes de realizar a abordagem dos sujeitos da pesquisa, foi realizado um pedido de autorização formal ao dirigente máximo da instituição pública federal. Na solicitação, foi

apresentada a pesquisa e seus objetivos, a universidade, o Comitê de Ética, o roteiro de entrevistas, ou seja, todos os procedimentos que seriam adotados ao longo do processo. Foi solicitado também o acesso aos documentos necessários, principalmente os editais e contratos, que mesmo sendo públicos, optou-se por pedir autorização. Devido às diversas relações, foi solicitada a autorização do preposto da empresa terceirizada que está prestando serviço na instituição pública objeto do estudo e, que atualmente, é o responsável pelos funcionários terceirizados entrevistados.

Após a obtenção da autorização, o setor de contratos da instituição pública forneceu uma lista com a descrição de todos os cargos terceirizados com os respectivos nomes dos funcionários que ocupam ou ocuparam postos de trabalho nas empresas terceirizadas que tinham contrato com a instituição pública desde o ano de 2010.

A partir da lista, foi realizado, a priori, um levantamento da quantidade de funcionários que prestam serviços para a instituição pública federal há pelos menos três anos e que tinham sido contratados por duas ou mais empresas que celebraram contrato com a organização pública. Dessa maneira, buscou-se conseguir perfis de entrevistados que já possuíssem maior conhecimento e vivência tanto em relação às empresas terceirizadas quanto à organização pública, e aqueles que não se enquadraram nesse perfil foram excluídos da amostra. Como o número de entrevistados permaneceu alto, tornando inviável a realização da pesquisa com todos, foram selecionados para a entrevista os cargos que demonstraram, na listagem fornecida pelo setor de contratos, ser comumente demandados e terceirizados na instituição pública e que pudesse representar tanto cargos terceirizados pertencentes à área administrativa, tais como os de Secretário Atendente, Auxiliar Administrativo, como também os cargos relacionados às áreas de conservação, manutenção e limpeza como Motorista, Porteiro, Copeira, Vigilante e Encarregado de Limpeza, que foi selecionado por ser representativo da área da limpeza, onde existe um alto número de funcionários terceirizados.

Dessa forma, no primeiro momento foram selecionados 20 funcionários terceirizados que ocupam tanto cargos administrativos quanto de manutenção, conservação, limpeza e vigilância para participarem das entrevistas, sendo que os mesmos passaram por duas ou mais empresas terceirizadas que atuaram na instituição pública federal. Em relação aos fiscais de contratos, foram selecionados três servidores públicos, que representam o total dos que fiscalizam os contratos de prestação de serviços terceirizados, conforme informado pelo setor de contratos da instituição pesquisada.

para a participação na pesquisa, bem como para agendar e verificar disponibilidade de dia e horário para realização das entrevistas. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi apresentado aos selecionados após os mesmos demonstrarem interesse em participar da pesquisa para leitura e assinatura em duas vias: uma para a pesquisadora e outra para o voluntário, o mesmo encontra-se no Anexo A. Assim, após o consentimento dos voluntários é que se deu início as entrevistas dentro das normas éticas estabelecidas.

Ressalta-se que foi assegurado o anonimato da instituição pública federal, dos servidores fiscais de contratos, das empresas terceirizadas, que atualmente prestam serviços na organização pública e de seus colaboradores terceirizados, como também de outras empresas terceirizadas que prestaram serviço na instituição pública. Os entrevistados tiveram total liberdade para responder ou não as perguntas assim como de participar ou não da pesquisa. Cabe destacar que embora garantido o anonimato na pesquisa e um grau de aceitação considerável, encontrou-se resistência por parte de alguns sujeitos previamente selecionados, principalmente por parte dos funcionários terceirizados, sendo que um dos abordados preferiu não participar da entrevista, o que foi respeitado. Para garantir o sigilo e viabilizar a apresentação dos resultados, os sujeitos da pesquisa foram identificados como Entrevistado Terceirizado (ET) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13e 14 ou Entrevistado Fiscal (EF) 1 e 2.

O perfil dos entrevistados encontra-se descrito nos Quadros 1 e 2, a seguir:

Quadro 1 - Perfil dos funcionários terceirizados.

(continua) Entrevistado Sexo Cor Idade Escolaridade Cargo Tempo de

serviço declarado (Empresa Terceirizada atual) Tempo de serviço declarado (Instituição Pública) ET1 F Branca + 30 Segundo Grau

e curso técnico Auxiliar administrativo 2 anos 4 anos ET2 F Parda + 30 Primeiro Grau Copeira 3 anos 7 anos ET3 M Branca + 20 Segundo Grau

e superior inc. Auxiliar administrativo 3 anos 4 anos ET4 F Parda + 20 Segundo Grau Auxiliar

administrativo 2 anos 5 anos ET5 M Parda + 50 Segundo Grau Porteiro 2 anos e 6

meses 7 anos ET6 M Branca + 30 Segundo Grau Vigilante 2 anos e 8 meses 5 anos ET7 M Branca + 30 Segundo Grau Motorista 3 anos e seis

meses 7 anos e 8 meses ET8 F Branca + 40 Segundo Grau Encarregado

Quadro 1 – Perfil dos funcionários terceirizados

(conclusão) Entrevistado Sexo Cor Idade Escolaridade Cargo Tempo de

serviço declarado (Empresa Terceirizada atual) Tempo de serviço declarado (Instituição Pública) ET9 M Parda + 30 Segundo Grau

incompleto Auxiliar administrativo 4 anos e 8 meses 5 anos ET10 F Branca + 50 Segundo Grau

e curso técnico

Auxiliar administrativo

3 anos 7 anos e 6 meses

ET11 F Branca + 40 Segundo Grau

e superior inc. Secretário atendente 3 anos 14 anos ET12 F Branca + 40 Segundo Grau Secretário

atendente aprox. 4 anos aprox. 10 anos ET13 M Parda + 20 Segundo Grau Auxiliar

administrativo 3 anos e 6 meses 4 anos e 6 meses ET14 F Branca + 20 Segundo Grau Auxiliar

administrativo

3 anos 4 anos Fonte: Elaborado pela autora a partir das entrevistas (2017).

Conforme pode ser observado no Quadro 1, o perfil dos funcionários terceirizados é de que a maioria possui menos de 40 anos e são predominantemente autodeclarados brancos, nenhum possui curso superior e todos possuem mais de quatro anos de prestação de serviços na instituição pública objeto da pesquisa.

Quadro 2 - Perfil dos Fiscais de Contratos Entrevistado

Fiscal de contrato

Sexo Cor Idade Escolaridade Formação Cargo

exercido na instituição Tempo de serviço na fiscalização de contratos EF1 F Branca + 30 Superior

completo

Graduada em

Administração Administrador 8 anos EF2 M Branca + 50 Superior

completo Graduado em Administração Auxiliar- administrativo aprox. 3 anos Fonte: Elaborado pela autora a partir das entrevistas (2017).

Em relação ao perfil dos servidores fiscais de contrato, ambos possuem curso superior completo em administração e, embora exerçam as funções de fiscais de contrato, exercem cargos diferentes na instituição públicas e possuem tempo de experiência na fiscalização de contratos distintos.

Devido à saturação das respostas, decidiu-se encerrar as entrevistas com 14 participantes terceirizados e dois servidores públicos fiscais de contratos, uma vez que as repostas começaram a ficar repetitivas e, por vezes, redundantes, o que não justificaria a realização de um maior número de entrevistados, conforme pode ser observado nos Quadros 1 e 2. Justifica-se a utilização desse mecanismo nas palavras de Godoi e Mattos (2006) que destacam que a saturação é uma estratégia habitual em pesquisas qualitativas. Conforme

destacado pelos autores, a “saturação significa que, à medida que vá vivenciando casos similares, o investigador adquire confiança empírica de que não mais se encontram dados adicionais que possam contribuir para o desenvolvimento de propriedades da categoria.” (GODOI; MATTOS, 2006, p. 309).

Os estudos de caso requerem a utilização de múltiplos procedimentos de coleta de dados. Gil (2009) afirma que, para garantir a qualidade das informações em estudo de caso, é necessária a utilização de múltiplas fontes de evidências. Nesse sentido, o autor destaca que os dados coletados, por meio de entrevistas devem ser contrastados com dados obtidos mediante análise de documentos e ou observação.

Nesse sentido, a observação simples consistiu em outra técnica de coleta de dados utilizada neste estudo que foi aplicada em conjunto com as entrevistas no segundo semestre de 2016. Conforme Gil (2008), a observação é bastante utilizada conjugada com outras técnicas. Para o autor, a observação simples é caracterizada como espontânea e informal, mas que exige o controle na obtenção dos dados. A forma de registro da observação pode ser por tomada de notas por escrito. Nesta pesquisa, os registros foram feitos por meio de diário de campo, posteriormente ao discurso do entrevistado, bem como ao caminhar pela instituição pública pesquisada.

A observação simples foi utilizada como medida complementar às entrevistas para contrastar os discursos dos entrevistados com a forma com que estavam se comportando, ou seja, observar a coerência entre aquilo que os mesmos declaravam com o que se observou na prática.

Em conjunto com os dados primários, também foram coletados dados secundários. Com isso, outra técnica utilizada foi a pesquisa documental que caracteriza como um tipo de pesquisa elaborada a partir de materiais que não foram tratados e analisados. Gil (2009) enfatiza ainda que esta técnica consiste na exploração de fontes documentais. Para o autor, os documentos que não receberam tratamento são chamados de primeira mão, enquadrando nestes os editais e contratos celebrados entre uma instituição pública federal e empresas prestadoras de serviços terceirizados entre 2010 a 2016.

A coleta de dados secundários ocorreu pela obtenção de documentos institucionais da organização pública entre os quais a relação dos funcionários terceirizados. Os editais e contratos celebrados entre a instituição pública federal e empresas terceirizadas que prestaram ou ainda prestam serviços para a referida instituição nos últimos seis anos (2010-2016) constituíram objeto de análise e foram obtidos pelo Portal de Compras do Governo Federal

disponível no endereço eletrônico <http://www.comprasgovernamentais.gov.br/>.

Constatou-se que a instituição pública celebrou 54 contratos com 12 empresas terceirizadas no período de 2010 a 2016. Para viabilizar a análise, foram excluídos os editais de dispensa de licitações e contratos a eles vinculados, sendo analisados os realizados por meio de pregão eletrônico. Assim, foram analisados 41 contratos vinculados a 14 editais. Especificamente, os contratos analisados relacionam-se a nove editais identificados como: COMPRASNET/ECPE 01/2010, ECPE 02/2010, ECPE 03/2010, ECPE 04/2011, ECPE 05/2012, ECPE 06/2012, ECPE 07/2013, ECPE 08/2013 e ECPE 09/2014 referentes à contratação de empresas especializadas para prestação de serviços diversos e cinco editais e os contratos relacionados aos mesmos que correspondem aos processos licitatórios referentes à contratação de empresa especializada na prestação de serviços de vigilância desarmada, os quais foram identificados como COMPRASNET/ECPE 10/2010, ECPE 11/2011, ECPE 12/2012, ECPE 13/2013, ECPE 14/2014. Ressalta-se que não houve novas licitações entre 2015 e 2016. Dessa forma, os editais de contratação de empresas prestadoras de serviços terceirizados que foram submetidos à análise corresponderam aos processos licitatórios realizados no período de 2010 a 2014. De maneira geral, as cláusulas essenciais descritas no art. 55 da Lei 8.666/1993 (BRASIL, 1993), apresentadas no referencial teórico, constituíram os principais aspectos analisados, visto que as mesmas devem estar presentes no instrumento convocatório, ou seja, nos editais (NOHARA, 2014).

Dessa forma, a coleta de dados primários concretizou-se com a realização das entrevistas feitas com funcionários que atuam nas empresas prestadoras de serviços na instituição pública e servidores fiscais de contratos públicos, assim como o registro em notas por meio de diário de campo das observações. A coleta dos dados secundários concretizou-se com a obtenção dos editais e contratos que tiveram como objeto a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços diversos e editais e contratos que tiveram como objeto a contratação de empresa para a prestação de serviços de vigilância desarmada.

Documentos relacionados