• Nenhum resultado encontrado

Processo ensino aprendizagem aprendizagem aprendizagem aprendizagem

4. ABORDAGENS DE ENSINO

4.3 Abordagens de ensino e a utilização das TIC

Para Cox et al. (2003), não está ainda claro a partir da pesquisa se a tecnologia tem sido usada para reforçar abordagens de ensino existentes, ou como um "parceiro" (COX et al. 2003, p.3) para mudar a forma como os professores e os alunos interagem uns com os outros e

86 com as tarefas. Os professores precisam de amplo conhecimento sobre as TIC para serem capazes de selecionar os recursos mais adequados. Eles também precisam entender como incorporar o uso das TIC nas suas aulas, pois eles podem precisar desenvolver novas pedagogias para atingir este objetivo. Para estes autores as práticas pedagógicas dos professores que utilizam as TIC podem variar de apenas pequenas melhorias de práticas que utilizam essencialmente os métodos tradicionais, a mudanças fundamentais na sua abordagem ao ensino. Por exemplo, alguns professores utilizam uma lousa interativa para apresentar conteúdos e ideias de forma tradicional, enquanto outros professores têm permitido o uso deste recurso para os alunos apresentarem os próprios trabalhos e envolver a classe numa discussão. Neste trabalho, Cox et al. (2003) sugerem que o uso mais eficaz das TIC é aquele em que o professor e o software podem desafiar a compreensão e a reflexão dos alunos, tanto através de discussões com toda a turma como através de trabalho individual. Se o professor tem as habilidades para organizar e estimular uma atividade baseada nas TIC, qualquer forma de trabalho pode ser igualmente eficaz.

Desta forma, o impacto destes recursos será reduzido se o professor não conseguir perceber que o uso da interatividade requer uma mudança na pedagogia, no currículo e no planejamento das aulas. Sendo que alguns professores se limitam a reorganizar a transmissão do currículo, porém outros usam estes recursos para melhorar as suas práticas utilizando estratégias mais proativas e responsivas de forma a suportar e facilitar aprendizagens mais efetivas. Ainda de acordo com Cox et al. (2003, p.9), a "conceitualização” de pedagogia de pesquisadores e acadêmicos mudou em conjunto com os recentes desenvolvimentos na nossa compreensão da cognição e meta-cognição, por isso, sugerem que a evolução no domínio das TIC pode proporcionar diferentes oportunidades de aprendizagem, e desta forma uma necessidade para projetar uma nova "pedagogia integrada" (COX et al., 2003, p.9). McLoughlin e Oliver (1999 apud COX et al., 2003), definem funções pedagógicas para os professores numa sala de aula apoiada na tecnologia como, a inclusão de tarefas conjuntas, papéis rotativos, promoverem a autogestão dos alunos, suportarem a meta-cognição e fomentarem múltiplas perspectivas. Uma suposição aqui é que o uso das TIC está mudando os papéis pedagógicos dos professores, e uma convincente justificativa para o uso destes recursos está nas potencialidades para modificarem o processo de ensino-aprendizagem. Estes autores mencionam que é no ensino das ciências que se tem verificado a utilização mais extensiva destes recursos, nomeadamente o uso de simulações e software de modelagem. Após uma extensa revisão da literatura e análise dos estudos realizados no âmbito deste

87 relatório, os autores concluem que aparentemente existem três abordagens utilizadas pelos professores em relação ao uso das TIC:

• Abordagem integrada: o uso das TIC é utilizada dentro de um tópico para reforçar determinados conceitos e habilidades e melhorar a aprendizagem dos alunos. Isto envolve uma análise criteriosa e ponderada do currículo, selecionando o recurso TIC adequado, que irá contribuir para as metas e objetivos do currículo e plano de trabalho, e depois integrar esse recurso nas aulas relevantes.

• Abordagem de valorização: o uso de um recurso TIC irá melhorar o tópico existente através de algum aspecto das lições e tarefas. Por exemplo, usando uma lousa eletrônica para apresentar a teoria sobre um tópico. Nesta abordagem, o professor pretende complementar a lição com um método inovador de apresentação para promover a discussão e a visualização de problemas.

• Abordagem complementar: usando um recurso TIC para fortalecer a aprendizagem dos alunos, por exemplo, permitindo-lhes melhorar o seu trabalho de classe, tomando notas no computador, ou através do envio de lição de casa por e-mail para o professor a partir de casa, ou pelo processamento de sua lição de casa usando um software. Cox et al. (2003, p.34).

Segundo esses autores, as três abordagens podem melhorar a aprendizagem, mas os efeitos podem ser diferentes. Na abordagem integrada, a aprendizagem dos alunos é reforçada porque é dada uma percepção mais profunda do assunto que está sendo estudado e que eles podem confrontar isso com conhecimentos prévios. Por outras palavras os professores podem mudar a ciência que eles ensinam.

Na abordagem de valorização, a aprendizagem dos alunos é melhorada porque são usadas novas formas de apresentação de conhecimento e são promovidos debates entre os alunos, incentivando-os a formular suas próprias explicações. Com essa abordagem, os professores podem mudar a forma como eles ensinam ciência.

Na abordagem complementar, ferramentas TIC são usadas para reduzir aspectos mundanos e repetitivos de tarefas como escrever ensaios e trabalhos de casa com a mão, liberando o aluno para se concentrar em tarefas mais desafiadoras e focar-se no assunto. As escolhas dos professores serão afetadas por um grande número de fatores que vão desde: seu

88 próprio conhecimento sobre o assunto, o conhecimento sobre as TIC e o acesso a ferramentas de TIC.

Neste estudo, salienta-se igualmente que foi verificada alguma relação entre a visão dos professores em relação à aprendizagem e a escolha por estas abordagens. Professores com uma visão construtivista individual da aprendizagem, provavelmente optarão por abordagem integrada, enquanto que professores com uma visão construtivista social optarão por uma abordagem de valorização, tentando envolver os alunos numa discussão conjunta com os restantes colegas e professor. Os autores mencionam, ainda, que existem evidências de um aumento do número de professores que utiliza estes recursos de uma forma inovadora, ou seja, adotando visões mais construtivistas da aprendizagem, nomeadamente nas ciências aonde estes recursos são muitas vezes utilizados para resolver problemas ou em tarefas de investigação. Porém, por vezes, é difícil caracterizar o tipo de abordagem utilizada pelos professores dado que esta pode variar ao longo do tempo por vários motivos, adaptação ao tipo de alunos, tipo de conteúdo a lecionar, condições da escola etc. Muitas vezes, o ideário pedagógico de alguns professores não segue nenhuma das abordagens, e são classificados como de tendência indefinida dentre as demais abordagens (MIZUKAMI, 1986).

No que diz respeito a estudos acerca das abordagens utilizadas pelos professores com recursos visuais, estes são ainda escassos, apresentando-se de seguida os que conseguimos encontrar, na área das TIC e que foram considerados pertinentes.