• Nenhum resultado encontrado

Acção Social Escolar

No documento Carta Escolar do Grupo Ocidental (páginas 67-71)

B. Ilha das Flores

3. Complementos ao Processo Educativo

3.4. Acção Social Escolar

Na Região Autónoma dos Açores a acção social escolar rege-se pelo Decreto Legislativo Regional nº34/2003/A, que estabelece a organização e o funcionamento do sistema de acção social escolar a conceder às crianças que frequentam a Educação Pré-escolar e aos alunos do Ensino Básico e Secundário dos estabelecimentos de educação e ensino regular.

Os serviços de acção social escolar traduzem-se num conjunto diversificado de acções, como a comparticipação nas refeições, serviços de cantina, transportes, alojamento, manuais e material escolar, bem como na atribuição de bolsas de estudo.

As crianças e alunos são agrupados em diferentes escalões de acordo com o rendimento familiar, composição do agregado familiar ou existência no seio da família de encargos de carácter extraordinário, como doença deficiência, entre outros.

3.4.1. Alimentação e Material Escolar

O apoio a prestar ao alunos em matéria de alimentação abrange a disponibilização, durante o período escolar, de refeições e alimentos com custos comparticipados e a existência, em cada unidade orgânica, de um programa de educação e higiene alimentar.

O material escolar é comparticipado em função do escalão de rendimento familiar em que se insiram. Assim sendo, os livros, equipamentos e materiais duradouros que forem comparticipados são propriedade da unidade orgânica, podendo esta exigir a sua devolução após o termo da utilização.

Educação Pré-escolar

Do total de 74 crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar na EBS Padre Maurício de Freitas, apenas duas crianças recebem apoio da acção social escolar (2,7%). As duas crianças encontram- se abrangidas pelo 1º e 2º Escalão (Quadro).

1º Ciclo do Ensino Básico

Relativamente aos alunos que frequentam o 1º CEB, do total de 164 alunos matriculados, 27 recebem apoio da acção social escolar para alimentação (16,4%) e 32 apoio para livros e material escolar (19,5%) (Quadro).

2º e 3º Ciclo do Ensino Básico

Dos 168 alunos que frequentam os 2º e 3º CEB, na EBS Padre Maurício de Freitas, cerca de 48% (82 alunos) recebem subsídio para alimentação, livros e material escolar, dos quais 40 alunos estão abrangidos pelo 1º Escalão, 27 alunos pelo 2º Escalão, e os restantes pelos 3º e 4º Escalões (nove e seis alunos, respectivamente) (Quadro).

Ensino Secundário

Por sua vez, do total de alunos (91 alunos) que frequentam o Ensino Secundário, no ano lectivo 2007/2008, 21 recebem apoio da acção social escolar (23,08%) dos quais nove alunos são abrangidos pelo 1º Escalão, sete alunos pelo 2º Escalão e cinco alunos pelo 3º Escalão (Quadro).

Quadro - Número de crianças subsidiadas na Educação Pré-escolar na Ilha das Flores, no ano lectivo 2007/2008.

1º Escalão 2º Escalão 3º Escalão 4º Escalão Total Lajes das Flores

Santa Cruz das Flores

Santa Cruz das Flores JI O Girassol 0 0 0 0 0

1 1 0 0 2

EBS Padre Maurício de Freitas 1 1 0

Municípios Designação Subsídio para alimentação, livros e material escolar

Total

2 0

Quadro - Número de alunos subsidiados no 1º CEB na Ilha das Flores, no ano lectivo 2007/2008.

1º Escalão 2º Escalão 3º Escalão 4º Escalão Total 1º Escalão 2º Escalão 3º Escalão 4º Escalão Total Lajes das Flores

Santa Cruz das Flores

6 17 2 2 27 9 19 2 2 32

Total

Subsídio para alimentação

27 2

2

EBS Padre Maurício de Freitas 17 2 2 32

Subsídio para livros e material escolar

6 9 19

Designação Municípios

´

Quadro - Número de alunos subsidiados no 2º e 3º CEB na Ilha das Flores, no ano lectivo 2007/2008.

1º Escalão 2º Escalão 3º Escalão 4º Escalão Total Lajes das Flores

Santa Cruz das Flores

Subsídio para alimentação, livros e material escolar Municípios Designação

82 6

9 EBS Padre Maurício de Freitas 40 27

Quadro - Número de alunos subsidiados no Ensino Secundário na Ilha das Flores, no ano lectivo 2007/2008.

1º Escalão 2º Escalão 3º Escalão 4º Escalão Total Lajes das Flores

Santa Cruz das Flores

0 5

7

9 21

Municípios Designação Subsídio para alimentação, livros e material escolar

EBS Padre Maurício de Freitas

3.4.2. Transportes Escolares

O transporte escolar dos alunos residentes na Região Autónoma dos Açores que frequentam a escolaridade obrigatória é regulamentado pelo Artigo 9º do Decreto Legislativo Regional nº34/2003/A e Decreto Legislativo Regional nº 23/2006/A de 12 de Junho.

O transporte escolar é feito, prioritariamente, utilizando a rede pública de transporte colectivo de passageiros que sirva a localidade onde se situa o estabelecimento de ensino, devendo os percursos e os horários das carreiras, ajustar-se às necessidades do sistema educativo.

No momento em que a utilização do sistema público de transportes colectivos exceda um tempo de espera superior a sessenta minutos, ou quando não exista qualquer transporte público colectivo com o trajecto ou características adequadas ao transporte dos alunos, podem ser criadas carreiras privativas de transporte escolar.

O apoio em termos de transporte consiste no financiamento do passe mensal dos alunos que frequentam a escolaridade obrigatória. Segundo o artigo 12º de Decreto Legislativo Regional nº 34/2003/A, têm direito à comparticipação no transporte escolar os alunos que:

1. O transporte é gratuito para as crianças da educação pré-escolar e para os alunos sujeitos a escolaridade obrigatória que residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que devam frequentar;

2. Exclusivamente parta as crianças da educação pré-escolar e para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, o limite a que se refere o número anterior é reduzido para 2 km, sendo de 1 km quando a deslocação resulte do encerramento do estabelecimento de ensino, realizado no âmbito da reestruturação da rede escolar, ou existam situações excepcionais de perigosidade, penosidade ou inclinação da via a percorrer que a isso obriguem;

3. O transporte escolar é gratuito para os alunos portadores de deficiência independentemente da distância ao estabelecimento de ensino que frequentam;

4. O transporte escolar dos alunos que frequentem estabelecimentos de ensino situados a menos de 3 km da sua residência e dos alunos não sujeitos à escolaridade obrigatória é comparticipado, nos termos que forem estabelecidos no regulamento de execução a que se refere o artigo 16º (…);

Não beneficiam de transporte escolar os alunos que optem pela frequência de estabelecimento de educação diferente daquele que serve a localidade onde residem.

Educação Pré-escolar

No ano lectivo 2007/2008 são apenas 27 as crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar que usufruem do subsídio de transporte escolar, o que corresponde a 29,3% do total de crianças matriculadas neste nível de ensino (Quadro). A totalidade de crianças subsidiadas diz respeito à EBS Padre Maurício de Freitas, o que corresponde a 36,4% do total de alunos afectos a esta unidade orgânica. Por seu turno, das 18 crianças que frequentam o JI da rede privada, nenhuma usufrui de subsídio de transporte escolar.

Quadro - Número de crianças inscritas na Educação Pré-escolar na Ilha das Flores com subsídio de transporte escolar, no ano lectivo 2007/2008.

Municípios Designação Número de crianças transportadas Número de crianças matriculadas Lajes das Flores

Santa Cruz das Flores

27 74

EBS Padre Maurício de Freitas

1º Ciclo do Ensino Básico

Relativamente aos alunos que frequentam o 1º CEB, dos 164 alunos matriculados na EBS Padre Maurício de Freitas, 77 alunos usufruem de subsídio de transporte escolar, o que corresponde a 46,9% do total (Quadro).

Quadro - Número de alunos matriculados no 1º CEB na Ilha das Flores com subsídio de transporte escolar, no ano lectivo 2007/2008.

Municípios Designação Número de alunos transportados

Número de alunos matriculados Lajes das Flores

Santa Cruz das Flores

EBS Padre Maurício de

Freitas 77 164

2º e 3º Ciclo do Ensino Básico

No ano lectivo 2007/2008 são 95 os alunos matriculados nos 2º e 3º CEB na Ilha das Flores que usufruem do subsídio de transporte escolar, o que corresponde a cerca de 44% do total de alunos afecto a este nível de ensino (Quadro).

Quadro - Número de alunos matriculados nos 2º e 3º CEB na Ilha das Flores com subsídio de transporte escolar, no ano lectivo 2007/2008.

Municípios Designação Número de alunos transportados

Número de alunos matriculados Lajes das Flores

Santa Cruz das Flores

EBS Padre Maurício de

Freitas 95 221

Ensino Secundário

Por sua vez, dos alunos que frequentam o Ensino Secundário na EBS Padre Maurício de Freitas, no ano lectivo 2007/2008, apenas 21 alunos (23%) beneficiam de subsídio de transporte escolar (Quadro).

Quadro - Número de alunos matriculados no Ensino Secundário na Ilha das Flores com subsídio de transporte escolar, no ano lectivo 2007/2008.

Municípios Designação Número de alunos

subsidiados

Número de alunos matriculados Lajes das Flores

Santa Cruz das Flores

91 21

No documento Carta Escolar do Grupo Ocidental (páginas 67-71)

Documentos relacionados