• Nenhum resultado encontrado

4 PESQUISA DE INTERESSE E MODELAGEM DO APLICATIVO

5.3 ACEITAÇÃO DO APLICATIVO

Foi realizado uma pesquisa com as mesmas pessoas que responderam a pesquisa exibida na seção 1.4 deste trabalho, 17 das 33 pessoas que responderam a primeira pesquisa deixaram suas opiniões nesta segunda pesquisa, as perguntas realizadas são apresentadas a seguir.

Fonte: Elaboração do autor, 2017.

57

Fonte: Elaboração do autor, 2017.

Gráfico 7: Pesquisa de opinião sobre a utilização interface do aplicativo.

Fonte: Elaboração do autor, 2017.

58

Fonte: Elaboração do autor, 2017.

59

6 CONCLUSÕESEPERSPECTIVAS

Neste capítulo são apresentadas as conclusões baseadas nos objetivos apresentados no capítulo 1 deste trabalho também serão apresentadas sugestões para a continuidade do projeto, como melhorias, novas funcionalidades e maneiras de divulgação da plataforma.

6.1 CONCLUSÕES

Considerando que está cada vez mais evidente a necessidade de aprender um novo idioma nos tempos atuais, seja por motivos profissionais, pessoais ou de turismo, que a rotina das pessoas está cada vez mais tumultuada e que elas estão cada vez mais conectadas, graças a expansão do acesso à internet, existe uma oportunidade de explorar o modelo de e-learning para satisfazer as necessidades das pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos em idiomas. Desta forma, a presente pesquisa teve como propósito o desenvolvimento de um aplicativo, que permite aprender / praticar um novo idioma, com custo zero para os usuários; mais rapidamente, devido ao aplicativo estar disponível 24 horas por dia e que oferece a flexibilidade de horário, podendo se adequar à rotina de seus usuários.

Por meio da presente pesquisa é possível afirmar que a sua contribuição principal foi apresentar uma nova alternativa de aprimoramento de conhecimento sobre idiomas baseada no compartilhamento, de modo informal e mais direcionado para o dia a dia dos usuários, quando comparada às soluções oferecidas atualmente. Além disso, foi realizada uma pesquisa com vistas a validar a aceitação deste aplicativo, e, dentre as 31 pessoas entrevistas, 87,1% informou que teria interesse em aprender / praticar um novo idioma em uma rede social, também após exibir os protótipos das telas, 88.2% disseram que utilizariam o aplicativo com a interface planejada.

Sendo assim, conclui-se que através da solução apresentada foi possível atingir os objetivos propostos. Entretanto, para que os resultados sejam mais efetivos, é necessário que no futuro as funcionalidades sejam aprimoradas e que sejam planejadas estratégias para a

60

obtenção de um maior número de usuários, visando popularizar o aplicativo e trazer nativos de diversos idiomas para a plataforma.

6.2 PERSPECTIVAS

Existem muitos desafios à frente na continuidade deste projeto, tanto melhorias no que já existe, quanto no desenvolvimento de novas funcionalidades.

Algumas funcionalidades importantes como a notificação de novas mensagens, listagem de bate-papos, bloqueio de usuário, etc., ainda não estão disponíveis na versão contemplada neste trabalho, porém são funcionalidades básicas para um aplicativo dessa natureza.

Outras funcionalidades que enriqueceriam a plataforma e que estão previstas para as próximas versões são as seguintes:

● Fóruns públicos - Permitir que usuários criem fóruns sobre assuntos específicos e que pessoas compartilhem ideias baseadas nesses temas;

● Detecção de idioma - Fazer a verificação das conversas, tanto privadas quanto em fóruns, para impedir a conversa em algum outro idioma que não seja o de interesse de todos, para assim garantir que o objetivo da plataforma seja efetiva;

● Ligações - Permitir que sejam feitas ligações de áudio para a prática do idioma não só via texto, mas praticar também a escuta e a pronúncia.

● Tradutor - Adicionar um tradutor nas conversas para auxiliar nas conversas. ● Lembretes diários - Adicionar lembretes diários para um uso diário da plataforma.

As implementações de todas essas funcionalidades citadas trariam um valor maior a plataforma, tornando-a mais dinâmica e estendendo suas chances de sucesso.

61

REFERÊNCIAS

ABREU, Shyrlene Martins de. OTTONI, Jose Eloy. GEOMETRIA ESFÉRICA E

TRIGONOMETRIA ESFÉRICA APLICADAS A ASTRONOMIA DE POSIÇÃO.

Universidade Federal de São João del-Rei. 2015.

ALVES, Sergio. A matemática do GPS. IME – USP. Disponível em

<ftp://labattmot.ele.ita.br/ele/jacques/CursoNaveg/gps.pdf>. Acesso em 04 nov 2017. BOOCH, Grady. RUMBAUGH, James. JACOBSON, Ivar. UML Guia do usuário. São Paulo, v. 2, Elsevier Editora Ltda. 2006.

ARNOLD, Jane; FONSECA, Mª Carmen. Multiple Intelligence Theory and Foreign Language Learning: A Brain-based Perspective. International Journal of English Studies, v. 4, p. 123, 2004.

CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO Paulo César de; Localização: coordenadas

geográficas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual da Paraíba.

2008.

CATHO. CATHO empresas. Disponível em:

<https://www.catho.com.br/salario/action/artigos/O_dominio_de_outro_idioma_mais_que_u m_atributo_pessoal.php>. Acesso em: 15 out. 2017.

DevMedia. Introdução a Requisitos de Software. Disponível em

<https://www.devmedia.com.br/introducao-a-requisitos-de-software/29580>. Acesso em 05 nov. 2017.

Duolingo. Which countries study which languages, and what can we learn from it?. Disponível em: <http://making.duolingo.com/which-countries-study-which-languages-and- what-can-we-learn-from-it>. Acesso em: 20 out. 2017.

Estadão. App de ensino de idiomas Duolingo é avaliado em US$ 700 milhões. Disponível em <http://link.estadao.com.br/noticias/empresas,app-de-ensino-de-idiomas-duolingo-e- avaliado-em-us-700-milhoes>. Acesso em: 10 set. 2017.

PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: fundamentos, métodos e

padrões. Editora LTC. 2000

Firebase. Firebase Realtime Database. Disponível em

62

FIORIN, José Luiz, A linguagem humana: do mito à ciência. Disponível em: <https://editoracontexto.com.br/downloads/dl/file/id/1508/linguistica_que_e_isso_primeiro_c apitulo.pdf>. Acesso em 20 out 2017

Fundação Getulio Vargas. Pesquisa Anual do Uso de TI. Disponível em

<http://eaesp.fgvsp.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa>. Acesso em: 09 set. 2017. GPS.com. Space Segment. Disponível em <https://www.gps.gov/systems/gps/space/>. Acesso em 03 nov 2017.

GPS.com. How GPS works. Disponível em <https://www.gps.gov/multimedia/poster/>. Acesso em 03 nov 2017.

InfoEscola. Coordenadas Geográficas. Disponível em

<https://www.infoescola.com/geografia/coordenadas-geograficas/> Acesso em 04 nov 2017 Internet World Stats. INTERNET WORLD USERS BY LANGUAGE. Disponível em:

<http://www.internetworldstats.com/stats7.htm>. Acesso em: 19 out. 2017.

Kantar. Kantar World Panel. https://www.kantarworldpanel.com/global/smartphone-os- market-share. Acesso em: 09 set. 2017.

NASA. Global Positioning System. Disponível em

<https://www.nasa.gov/directorates/heo/scan/communications/policy/GPS.html>. Acesso em 04/11/2017.

PEREIRA, Lucio Camilo Oliva. SILVA, Michel Lourenço da. Android para

desenvolvedores. Rio de Janeiro. 2009.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. SILVA, M. das G. M. da; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 7, n. 1, abril. 2011.

SOUZA, Dalva Inês de. MULLER, Deise Margô. FRACASSI Maria Angélica Thiele. ROMEIRO, Solange Bianco Borges. Manual de orientações para projetos de pesquisa. Novo Hamburgo. 2013

The Washington Post. The world’s languages, in 7 maps and charts. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2015/04/23/the-worlds-languages- in-7-maps-and-charts>

63

VALADADES, Marcus G. P.; MURTA, Claudia A. (2016). Aplicativos móveis para

aprendizagem de línguas: Duolingo e Sentence Builder. In Anais do Encontro Virtual de

Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia

Online. Cefores/UFTM, Disponível em

<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/downlo ad/10656/9413>. Acesso em 19 out. 2017.

VALENTIM, H. D. Para uma Compreensão do Mobile Learning. Reflexão sobre a

utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. 2009. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências

64

Documentos relacionados