• Nenhum resultado encontrado

1.4 A Cozinha Tradicional Portuguesa e o acervo Maria de Lourdes Modesto

1.4.2 Acervo Maria de Lourdes Modesto

O site da ACPP328, disponibiliza todas as receitas que foram entregues a Maria de Lourdes, mesmo aquelas que não foram publicadas no livro e que foram conservadas pela associação. Segundo a gastrónoma o acervo foi criado para que a informação não se perdesse e pudesse estar disponível para todos, considerando que a informação que recebeu é algo demasiado importante para que seja ela a única pessoa aguardar as receitas. Contudo, confessou que entendia que os resultados de divulgação do acervo não estavam a ser os melhores e que não se estava a conseguir chegar ao público como havia sido planeado329. A associação foi criada em 1977, representa e profissionaliza os cozinheiros portugueses através de cursos certificados, dando também workshops e disponibilizando uma biblioteca gastronómica, bem como oportunidades de trabalho, algo que se pode ver no seu site330.

1.4.2.1 Organização do Acervo

Ao consultarmos o site da ACPP encontramos em destaque do lado direito o acervo com todas as receitas que foram enviadas a Maria de Lourdes a propósito do concurso de 1961. É apresentada ao leitor uma nota introdutória escrita pela própria, onde agradece à associação pela conservação e divulgação de todas as receitas e menciona como as conseguiu reunir, algo que já foi anteriormente explicado331.

Tal como o livro as receitas encontram-se agrupadas por regiões: Trás-os-Montes e Alto Douro, Entre Douro e Minho, Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral, Ribatejo, Estremadura, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. Ao carregar numa das regiões é apresentado ao leitor uma listagem com os títulos das receitas que se encontra organizada por tipos de receitas, ou seja, vejamos o exemplo de Trás-os-Montes e Alto Douro onde todas as receitas de açorda se encontram agrupadas, de seguida as de migas e assim sucedendo para todo o tipo de receitas. É também apresentado ao leitor uma lista de subcategorias (exemplos: Arroz e Milhos, Sopas, Legumes, Peixes) que quando acedida mostra apenas as receitas presentes na subcategoria escolhida e o sistema de organização

328 Vide Maria de Lourdes Modesto, Acervo Maria…op. cit.

329 Entrevista realizada a Maria de Lourdes Modesto em 03 de maio de 2019. Cf. anexos.

330 Vide Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, Lisboa, 2015. Disponível em: <

https://www.acpp.pt/>. Consultado em 16 de maio de 2019. 331 Vide Maria de Lourdes Modesto, Acervo Maria…op. cit.

é igual para todas as regiões. Todas as receitas têm um setor de votação, onde se pode classificá-la numa escala de 1 a 5 votos332.

Ao carregar-se numa receita, como é o exemplo de Coelho à Capitão-Mor, da Beira Alta, que aparece tanto no livro como no acervo, podemos tirar algumas conclusões. Primeiro, temos mais informações na receita disponibilizada no acervo do que no livro, isto porque no acervo é possível saber quem enviou a mesma (Maria da Glória Corrêa de Lacerda) e o porquê do nome Capitão-Mor. Segundo, a explicação que é usada na confeção do prato é diferente daquela que Maria de Lourdes usou na obra, isto porque ao tratar as receitas a gastrónoma usou uma linguagem mais profissional e técnica, , algo que não acontece no acervo porque os documentos são a transcrição dos originais333. Terceiro, é também possível encontrar receitas que estão no livro e no acervo, mas que são bastante diferentes uma da outra. No caso do Leitão Recheado à Moda da Beira-Alta, na obra tem os ingredientes e quantidades descritas e no acervo é apresentada apenas a maneira de como se deve confecionar o prato334. Este caso de receita sem quantidades junta-se a muitas outras que levaram a gastrónoma a contactar quem havia enviado as receitas para que pudesse torná-las aptas para publicação.

1.4.2.3 Receitas do Acervo

Quadro 3

Distribuição geográfica das receitas presentes no Acervo em linha e no livro Cozinha Tradicional Portuguesa

Região N.º de Receitas no Acervo N.º de Receitas no

Livro

Entre Douro e Minho 391 102

Trás-os-Montes e Alto Douro 256 85 Beira Alta 124 77 Beira Baixa 203 79 Beira Litoral 253 79

332 Vide “Arroz e milhos”, Acervo Maria…op. cit. Disponível em: <https://www.acpp.pt/acervo-mlm-tras-

os-montes-e-alto-douro/91-arroz-e-milhos>. Consultado em 16 de maio de 2019.

333 Vide “Coelho à Capitão-Mor”, Acervo Maria…op. cit. Disponível em: <https://www.acpp.pt/acervo-

mlm-beira-alta/97-aves-e-cacas/2586-coelho-a-capitao-mor>. Consultado em 16 de maio de 2019. 334 Vide “Leitão Recheado à Moda da Beira-Alta”, Acervo Maria…op. cit. Disponível em: <https://www.acpp.pt/acervo-mlm-beira-alta/98-carnes/2608-leitao-recheado-a-moda-da-beira-alta >. Consultado em 16 de maio de 2019.

Ribatejo 236 59 Estremadura 18 84 Alentejo 16 115 Algarve 13 63 Madeira 5 43 Açores 7 46 Total 1574 832

Fonte: Acervo Maria de Lourdes Modesto, Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, Lisboa, 2015 e Maria de Lourdes Modesto, Cozinha Tradicional Portuguesa, 1.ª ed., Lisboa, Verbo, 1982.

Quando comparamos o número de receitas que estão disponíveis no acervo em linha com as presentes no livro concluímos que os números são um pouco díspares. Olhando para a região do Entre Douro e Minho notamos que das 391 receitas que foram enviadas a Maria de Lourdes apenas 102 foram publicadas no livro. Trás-os-Montes e Alto Douro no livro apresentam 85 receitas, um número também muito mais baixo que as do acervo que se contabilizam em 256. Beira Alta e Beira Baixa com respetivamente 77 e 79 receitas no livro têm no acervo 124 e 203. No caso da Beira Litoral, em linha foram disponibilizadas 253 receitas e na obra apenas 79. O Ribatejo é representado com 236 no acervo e apenas 59 na obra.

As restantes regiões são apresentadas no acervo com um número reduzido de receitas, menor do que aquele presente no livro. Algo que não seria de esperar visto que o acervo deveria conter a totalidade das receitas que foram enviadas a Maria de Lourdes através do concurso em 1961 e o livro apenas as que foram selecionadas pelo júri. Quando questionado sobre o assunto a ACPP diz não conseguir responder e que apenas pode dizer que está a rever o acervo devido a alguns problemas e dúvidas que se levantam sobre o mesmo, podendo, contudo, ser analisado fisicamente nas instalações da ACPP.