• Nenhum resultado encontrado

6.3.1 Na OCDE

Os acordos constituem instrumento utilizado por parte de vários países da OCDE: Alemanha, Austrália (Victoria), Bélgica (Flandres e Wallonia), Canadá (nível nacional e províncias), Coréia, Dinamarca, Estados Unidos, Holanda, Itália, Noruega, Nova Zelândia e República Tcheca (Tabela 6.3.1.1). O país com maior número de acordos firmados é a Itália, seguida da Dinamarca e da República Tcheca. Os acordos estão relacionados a vários aspectos ambientais, mas sobressaem a gestão de resíduos (veículos em fim de vida útil, pneus, baterias e outros), a redução da emissão de poluentes, a economia de energia e a produção mais limpa. Na Dinamarca, vários acordos forma firmados com vistas à realização de compras verdes por parte do poder público.

Tabela 6.3.1.1 Acordos nos países da OCDE

País Instrumento Resultado

Alemanha Acordo para o manejo ambientalmente adequado de veículos em fim de vida útil

Austrália (Victoria)

Convênios de sustentabilidade

Resíduos de óleo e gordura (acordo negociado) Coleta seletiva e tratamento Ração animal com baixo teor de fósforo (acordo

negociado)

As emissões de Fósforo da criação de porcos e granjas caíram 12,3 milhões de kg of P2O5 in 2006.

Bélgica (Flandres)

Vários acordos negociados relativos a: baterias de automóveis; aparelhos elétricos e eletrônicos; veículos em fim de vida útil; resíduos fotoquímicos; emissões de NOx e SO2 de produtores de eletricidade; pneus usados;

resíduos de papel de empresas de publicidade; medicamentos vencidos; resíduos de papel da imprensa; referencial de energia

Bélgica (Wallonia)

Vários acordos negociados relativos a: baterias de automóveis; veículos em fim de vida útil; resíduos fotoquímicos; pneus usados; emissões da indústria de vidro; referencial de energia (em vários setores industriais) Programa de gerenciamento de recipientes de pesticidas (acordo negociado)

Acordo negociado de desempenho para a indústria automobilística

Acordo negociado de desempenho para a indústria de cerâmica refratária

Acordo negociado de desempenho para a produção e distribuição do 1,2-dicloroetano

Acordo negociado de desempenho com a indústria química

Redução de 58% da emissão de VOC em 2002 em relação a 1992. Programa de reciclagem de baterias recarregáveis (acordo

negociado)

Participação de mais de 90% do mercado de baterias recarregáveis Canadá

Programa de recolhimento e destruição de CFCs (acordo negociado)

Canadá (Alberta)

Programa de recolhimento de recipientes de leite (acordo negociado)

Taxas de recuperação: 48,5% das jarras e 12,1% das embalagens cartonadas em 2004.

Canadá (Nova Escócia)

Programa de recolhimento de recipientes de leite (acordo negociado)

Canadá (Saskatchewan)

Programa de recolhimento de recipientes de leite (acordo negociado)

Acordo (individual) sobre economia de energia (programa voluntário) Coréia

Acordo (individual) de gestão ambiental voluntária (programa voluntário) Programa de coleta e reciclagem de pneus usados (acordo negociado) Disposição de refrigeradores contendo CFCs (acordo negociado) Acordo com os governos locais para compras verdes (acordo negociado) Acordo sobre a pintura de barcos de lazer (acordo negociado)

Acordo para o aumento da admissão pública em florestas e áreas naturais privadas (acordo negociado)

Acordo sobre restauração dos sistemas de esgotos (acordo negociado)

Acordo sobre freqüência mínima de inspeções em fazendas e companhias (acordo negociado) Acordo sobre substâncias catiônicas (acordo negociado)

Acordo para coleta e remoção de acumuladores de chumbo (acordo negociado) Acordo para economia de energia – compras eficientes

Rotulagem energética de edificações

Acordos sobre compras públicas verdes: computadores eficientes; brinquedos sem produtos tóxicos; materiais de limpeza com selos ambientais; papel higiênico com selo ambiental ou de material reciclado; fraldas com selos ambientais; detergente e sabão em pó com selos ambientais; papel para impressão e cópia reciclado ou com selos ambientais.

Acordo para a eliminação de janelas de duplo vidro e apoio a soluções eficientes energeticamente (acordo negociado)

Acordo para reciclagem de contêineres e embalagens de transporte (acordo negociado) Acordo sobre demolição seletiva (acordo negociado)

Acordo sobre VOCs (acordo negociado)

Acordo para o fim do uso de pesticidas no setor público Dinamarca

Acordos individuais e coletivos com a indústria sobre eficiência energética (acordo negociado) Estados Unidos Programa Nacional de Remoção de Chaves de Mercúrio em Veículos (acordo negociado) Holanda Acordo para reduzir os impactos ambientais do setor de metais (acordo negociado)

Acordos negociados entre o Ministério do Meio Ambiente e a região de Lazio sobre: implementação de educação ambiental; promover qualidade ambiental; aprimorar a autoridade ambiental de Lazio.

Itália

Acordos negociados entre o Ministério do Meio Ambiente e a ENEL sobre: informação e conscientização relativa a veículos elétricos; normalização técnica de infraestruturas recarregáveis; uso de veículos elétricos e realização de infraestruturas recarregáveis.

Acordos negociados entre o Ministério do Meio Ambiente e a Pirelli – redução de emissões de CO2 e material particulado

Acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e a Confederação da Indústria para promover a gestão ambiental nas empresas

Acordos negociados entre o Ministério do Meio Ambiente e a FIAT para: desmonte e reciclagem ecologicamente corretos de veículos; produção de veículos a metano para transporte público; redução do consumo de veículos; redução das emissões veiculares; minimização dos impactos ambientais de veículos.

Acordo negociado entre o Ministério do Meio Ambiente e ISSI, Montedison e RINA para rotulagem, gestão ambiental, acordos ambientais e Agenda 21 de áreas industriais

Acordos negociados entre o Ministério do Meio Ambiente e a Associação de Mineradoras para: gestão e monitoramento de áreas exploradas; análise do potencial de geração de energia eólica no mar; banco de dados ambientais e tecnológicos para a exploração e produção de hidrocarbonetos; compatibilidade ambiental da exploração e produção de hidrocarbonetos; redução das emissões de GHG; descomissionamento de plataformas marítimas; redução, reuso, recuperação e disposição de resíduos.

Acordo negociado entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério de Obras Públicas para implantação de plantas de energia solar termal em casas subsidiadas.

Acordos negociados entre o Ministério do Meio Ambiente e a MONTEDISON para: produção de energia usando a melhor tecnologia disponível; produção de veículos elétricos (reduzir a emissão de GHG) e espumas isolantes eficientes (reduzir SDOs); desenvolvimento de tintas e extintores ambientalmente adequados, limpeza de áreas com asbestos e ISO 14000 para plantas de energia; tratamento de resíduos urbanos, prevenção e reuso de resíduos agrícolas e da produção de açúcar e refino de resíduos de óleo comestível.

Acordos negociados entre o Ministério do Meio Ambiente e o Banco Unicredito italiano para: assistir as pequenas e médias empresas a aderirem a programas de gestão ambiental; iniciativas financeiras à indústria.

Acordo negociado entre o Ministério do Meio Ambiente e a ANCMA para o uso de motocicletas de baixas emissões.

Acordo negociado entre o Ministério do Meio Ambiente a FIAT e a União Petrolífera para o uso de veículos de transporte de baixa emissão.

Acordo negociado entre o Estado, as instituições locais e a ANCMA para promover o uso de motocicletas de menor impacto ambiental.

Acordo negociado entre os Ministérios e a SONDEL para plantas de energia elétrica à base de metano.

Acordos negociados entre a Presidência do Conselho de Ministros, os Ministérios e a FIAT para: o desmonte e a reciclagem de veículos; o uso de tecnologia da informação para o gerenciamento do tráfego; a minimização dos impactos ambientais de veículos.

Acordo negociado entre o Estado, as instituições locais, as associações comerciais e as indústrias de vidro para reduzir o impacto ambiental (redução de emissões) na produção de vidros artísticos Acordo negociado entre o Estado, as instituições locais, as associações comerciais, as indústrias de veículos e os agricultores para o uso de biocombustíveis no setor de transporte.

Acordo negociado entre os Ministérios, a Confederação da Indústria, a Assoporti, associações comerciais e ongs ambientais para padrões ambientais seguros no transporte marítimo de substâncias perigosas (Antecipação da MARPOL).

Acordo negociado entre os Ministérios e associações da indústria química e de fotografia para o reuso ou a reciclagem de câmeras de uso único.

Acordo negociado entre o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Indústria e a ENEL para: desenvolvimento de fontes de energia renovável; programas de gestão ambiental nas usinas; compra de equipamentos com reduzidas emissões de GHG; medidas de apoio ao Protocolo de Kyoto; monitoramento e sequestro de GHG; eficiência energética e uso racional de energia; redução das perdas nas redes de distribuição; programas para o aprimoramento do setor de energia térmica.

Noruega Acordo negociado para a coleta de janelas contendo PCB

Nova Zelândia Acordo negociado com produtores de gado leiteiro para manutenção da qualidade dos corpos de água

Acordo de cooperação com a Câmara de Comércio (acordo negociado) Acordo de cooperação com a Confederação da Indústria (acordo negociado) Acordo de cooperação com a indústria da construção (acordo negociado)

Acordo de cooperação com a Confederação de Comércio e Turismo (acordo negociado) Acordo de cooperação para a expansão do uso do gás natural no transporte (acordo negociado) Acordo negociado sobre embalagens

Acordo negociado para redução dos impactos ambientais do mercúrio Acordo negociado para redução dos impactos ambientais dos sabões em pó República

Tcheca

Acordo negociado para o recolhimento de acumuladores portáteis Fonte dos dados: Base de dados OCDE/EEA (2007)

6.3.2 Na América Latina

Na América Latina e Caribe, as experiências com acordos na área ambiental ainda são incipientes. Entre os exemplos, pode-se citar a Costa Rica, onde há acordo voluntário para redução de contaminantes no setor cafeeiro, pelo qual os empresários do setor comprometem-se a adotar processos de transformação com vistas a reduzir a contaminação das águas.

No Brasil, foi firmado, em 1995, o Protocolo Verde, mediante o qual as agências financeiras oficiais de fomento assumiram o compromisso de não financiar projetos potencialmente danosos ao meio ambiente e, também, de aumentar o suporte a iniciativas ambientalmente sustentáveis. Mais recentemente, o Governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, iniciou uma série de diálogos com o setor produtivo (com acordos já firmados

com setores da soja, madeira, minério, indústrias de São Paulo e bancos públicos, incluindo a CEF, e a efetuar brevemente com setores de carnes, bancos privados e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).

Documentos relacionados