• Nenhum resultado encontrado

“AD PREPETUM MEMORIUM”

No documento Carlos da Silva Neto CURRICULUM VITAE (páginas 50-56)

Coordenadores: José Carlos Costa & Carlos Neto.

Equipa: Engenheira Dalila Espirito-Santo (Investigadora Coordenadora), Engenheira Teresa Vasconcelos (Técnica Assessora Principal do ISA), Pedro Arsénio (Assistente do ISA), Francisco Gutierres (Bolseiro de Doutoramento FCT do Centro de Estudos Geográficos), Bruno Silva (Arquitecto Paisagista).

(2004-2006) – Séries de Vegetação de Portugal Continental. Coordenador do Projecto: José Carlos Costa.

Projecto financiado pelo Centro de Investigação Aplicado à Agricultura (CBBAA) e que envolveu a Estação Florestal Nacional (EFN), a Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB), a Universidade de Évora, a Universidade do Porto e a Escola Superior Agrária de Coimbra. Este projecto teve como objectivo a realização da Carta de Séries de Vegetação de Portugal Continental na escala de 1:1 000 000.

A referida carta, a elaboração do modelo que conduziu à sua produção automática e a metodologia utilizada para a sua validação, estão publicados

na revista Phytocoenologia (Journal of the International Association of Vegetation Science).

Capelo, J., Mesquita, S., Costa, J. C., Ribeiro, S., Arsénio, P., Neto, C., Monteiro-Henriques, T., Aguiar, C., Honrado, J., Espírito-Santo, M. D. & Lousã, M. (2007). A methodological approach to potential vegetation modeling using GIS techniques and phytosociological expert-knowledge: application to mainland Portugal. Phytocoenologia, 37(3), 399-415.

(1999 – 2001) - Nome: Plantas Indicadoras de Biótopos Florestais com Valor para Conservação.

Código: Programa Praxis/P/AGR/11114/1998 Duração: 3 anos (1999, 2000, 2001). Início: 1999.

Instituição Proponente: Centro de Botânica Aplicada à Agricultura (Instituto Superior de Agronomia).

Coordenador do Projecto: Engenheira Maria Dalila Espírito Santo.

Instituições participantes: Estação Florestal Nacional (EFN), Parque Natural de Sintra (ICN), Parque Natural de São Mamede (ICN), Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

Este Projecto, teve como objectivo a elaboração de inventários fitoecológicos representativos de todas as comunidades vegetais em biótopos florestais naturais e semi-naturais, em Portugal Continental. Pretendeu-se determinar de que forma as plantas superiores (a maioria das quais incluídas na Directiva Habitats e com elevado valor para conservação), serve de indicador de comunidades vegetais florestais, permitindo desta forma a produção cartográfica baseada em “Key-biotopes”.

(2002 – 2005) - Este projecto foi prolongado até 2005 através de um projecto POCTI com a mesma referência do projecto anterior Praxis do qual deriva.

Coordenador do Projecto: Engenheira Maria Dalila Espírito Santo.

Relativamente a este projecto, ainda não foi elaborado um relatório final. O trabalho realizado foi apresentado sob a forma de painel ao Planta Europa Conference III Junho de 2001. Foi ainda publicado um artigo no livro de actas do referido encontro, com o título “Indicator Plants of Forest Biotopes with

52

Value for Conservation in Continental Portugal.”, o qual está referido no capítulo Artigos Publicados em Livro de Actas.

(1998 – 2000) - PROJECTO LIFE NATURA (estudo do sítio Comporta/Galé)

Este trabalho foi realizado no âmbito de um protocolo estabelecido entre a AFLOPS (Associação de Produtores Florestais da Península de Setúbal) e o C.B.A.A. (Centro de Botânica Aplicado à Agricultura do I.S.A.), encontrando-se integrado nos projectos LIFE NATURA (B-3200/98/499) e POCTI P/AGR 11118/98.

Instituição Proponente: Centro de Botânica Aplicada à Agricultura do I.S.A. Coordenador do Projecto: Engenheira Maria Dalila Espírito Santo.

O Projecto já está terminado e o relatório final está disponível no capítulo “Relatórios de projectos”. Toda a cartografia produzida em ArcGis está disponível no ICN e no respectivo site e serve de base ao Plano Sectorial da Rede Natura 2000, no que respeita ao sítio Comporta Galé.

(1996-1998) – Biogeografia de Portugal Continental. Coordenador do Projecto: José Carlos Costa.

Projecto financiado pelo Centro de Investigação Aplicado à Agricultura (CBBAA) e que envolveu a Estação Florestal Nacional (EFN), o Centro de Estudos Geográficos (CEG), a Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB), Associação Lusitana de Fitossociologia (ALFA) e o Instituto Nacional da Água (INAG). Este projecto teve como objectivo a realização da Carta Biogeográfica de Portugal na escala de 1:500 000, a qual foi publicada na revista Quercetea vol. 0. Deve referir-se a enorme importância desta publicação, pois constitui a primeira Carta Biogeografica de Portugal Continental. Esta importância está evidente no elevado número de citações que este artigo tem merecido (ver quadro 1 e figuras 1 e 2) em revistas nacionais, estrangeiras e internacionais.

(1994-1997) – Cartografia da Vegetação Natural e Seminatural de Portugal Continental (Projecto de âmbito Nacional).

Coordenação geral do Projecto: João Alves (ICN).

Este projecto foi financiado pelo ICN e pelo Instrumento Financeiro Comunitário LIFE. Envolveu as seguintes entidades:

Núcleo de Botânica – Divisão de Espécies Protegidas – Direcção de Serviços de Conservação da Natureza Instituto de Conservação da Natureza (ICN), Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG), CBAA (Centro de Botânica Aplicada) – Instituto Superior de Agronomia (ISA), Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agroalimentares – Núcleo de Ecologia Vegetal - Universidade do Porto (ICETA-NEV), Departamento de Ecologia - Área Departamental de Ciências Naturais e Ambiente - Universidade de Évora (ISAUE), Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Bragança (ESAB), Museu Laboratório e Jardim Botânico – Universidade de Lisboa (MLJB), Divisão de Botânica – Secção de Engenharia Biológica e Ambiental – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UNTAD), Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Com a concretização do presente projecto obteve-se a cartografia cartografia da vegetação natural e semi-natural de Portugal Continental na escala de 1:25 000. Até ao momento foram elaboradas cerca de 230 cartas.

(1994 – 1996) - Distribuição geográfica e estatuto de ameaça das espécies da Flora a proteger em Portugal continental.

Coordenação do Projecto: Engenheira Dalila Espirito-Santo (Investigadora Coordenadora).

Projecto financiado pelo ICN (Instituto de Conservação da Natureza) e pelo Instrumento Financeiro Comunitário LIFE.

Instituições participantes: Instituto Superior de Agronomia (ISA), Estação Florestal Nacional (EFN), Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Escola Superior Agrária Bragança – Instituto Politécnico de Bragança (ESAB).

(1993-1996) - Espaços verdes de Lisboa, fitogeografia, imagem e utilização. – JNICT, PCSH/C/GEO/712/93 Programa estímulo no domínio das ciências sociais e humanas.

Coordenação do Projecto: Maria Eugénia Albergaria (Professora Catedrática do Departamento de Geografia da FLUL).

54

Este projecto, financiado pela JNICT, consistiu num estudo dos espaços verdes da cidade de Lisboa, numa perspectiva integrada, com vista à sua caracterização (organização arquitectónica interna, composição florística, a estrutura da vegetação e a proveniência fitogeográfica, o conforto bioclimático, os equipamentos, as actividades que suportam, as características da população que os frequenta), e como um contributo para melhorar a sua gestão e valorização.

4. ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÉMICOS

4.1. ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE PÓS-DOUTORAMENTO

Coorientação do projecto de pós-doutoramento de Patrícia Catarina dos Reis Macedo Abrantes, (Instituto de Geografia e Ordenamento do território da Universidade de Lisboa), intitulado AES-P: Integrating Agricultural Ecosystem Services in spatial planning and land use decision-making,

4.1. ORIENTAÇÃO DE TESES DE DOUTORAMENTO

Orientação da dissertação de Doutoramento em Geografia Física (Instituto de Geografia e Ordenamento do território da Universidade de Lisboa) de Miguel Freire Correia com o titulo “Clima e Viticultura no Alentejo”.

Bolseiro FCT com a referência: SFRH/BD/88067/2012 Inicio: 2012.

Orientação da dissertação de Doutoramento em Geografia Física (Instituto de Geografia e Ordenamento do território da Universidade de Lisboa) do Mestre Diana Neves de Almeida, com o título: Os Factores Naturais e Antrópicos na Dinâmica dos Sapais de Alvor, Boina e Sado: Contributos Para Aa Gestão e Restauro de Habitats. Início: 2012.

Dissertação entregue em 2016. Bolseiro FCT.

Orientação da dissertação de Doutoramento em Geografia Física (Instituto de Geografia e Ordenamento do território da Universidade de Lisboa) do Licenciado Dr. Miguel Geraldes, com o título Significado Biogeográfico e Paleoclimático da Vegetação Turfófila, do SW de Portugal.

Início: 2009.

Bolseiro FCT com a referência: SFRH/BD/65221/2009.

Orientação da dissertação de Doutoramento do Mestre Pedro Sérgio Rosas Bingre do Amaral (Instituto Superior de Agronomia), com o título “Biogeografia Aplicada ao Ordenamento do Território: Contributos do Conhecimento Geobotânico para a Mitigação dos Impactos das Alterações Climáticas Sobre a Biodiversidade do Maciço da Serra Dda Estrela e do Vale do Mondego.

Inicio: 2004.

Orientação da dissertação de Doutoramento em Geografia Física (Instituto de Geografia e Ordenamento do território da Universidade de Lisboa) do Licenciado Estevão Manuel Portela Pereira, com o título “Análise Geobotânica dos Bosques Ripícolas do Centro e do Norte de Portugal”.

Início: 2007.

Dissertação defendida em 2013.

Bolseiro FCT com a referência: SFRH / BD / 40858 / 2007

Orientação da dissertação de Doutoramento em Geografia Física (Instituto de Geografia e Ordenamento do território da Universidade de Lisboa) do Mestre Francisco Reis Sacramento Gutierres, com o título “Estrutura e Dinâmica dos Habitats e das Paisagens dos Sítios Estuário do Sado e Comporta/Galé”.

Início: 2008.

Dissertação defendida em 2014.

Bolseiro FCT com a referência: SFRH/BD/45147/2008.

Orientação da dissertação de Doutoramento em Geografia Física (Instituto de Geografia e Ordenamento do território da Universidade de Lisboa) do Mestre Mónica Cristina Martins “Factores Ambientais e Bioindicadores de Ecossistemas Psamofílicos no Litoral Mediterrânico de Portugal Continental”

56

Início: 2008.

Dissertação defendida em 2016.

Bolseiro FCT com a referência: SFRH/BD/46381/2008.

Coorientação da dissertação de Doutoramento em Geografia Física (Instituto de Geografia e Ordenamento do território da Universidade de Lisboa) do Dr. José Maria Monteiro Semedo (Universidade de Cabo Verde) com o título “Geoecologia e Valorização de Recursos Naturais”.

Início: 2008.

4.2. ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

Orientação da dissertação de Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território do Licenciado Luís Filipe Lopes com o título “Evolução do Coberto Vegetal em Movimentos de Vertente”

Orientação da dissertação de Mestrado em Gestão do Território e Urbanismo (Departamento de Geografia da Universidade de Lisboa) da Arq. Paisagista Madalena Neves, com o título “Estrutura Ecológica Urbana De Loures (Cidade).” Entregue em Setembro 2010.

Discutida em 9 Dezembro 2010.

Orientação da dissertação de Mestrado em Geografia Física e Ordenamento do Território (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Licenciada Patrícia Afonso Fernandes Cardigos com o título “A vegetação e a actividade dos movimentos de vertente na região a norte de Lisboa”

Entregue em Setembro 2013. Discutida em 25 Novembro 2013.

No documento Carlos da Silva Neto CURRICULUM VITAE (páginas 50-56)

Documentos relacionados