• Nenhum resultado encontrado

PROJECTOS E CONTRATOS DE INVESTIGAÇÃO

No documento Carlos da Silva Neto CURRICULUM VITAE (páginas 46-50)

3.1. COORDENAÇÃO OU DIRECÇÃO DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO.

(2016 – 2018) – Projecto POSEUR-03-2215-FC-000013
 . Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Coordenação científica do projecto.

(2011 - 2014) - Projecto da FCT - PTDC/AAC-AMB/111349/2009 - Consequências das alterações climáticas passadas e presentes nos padrões de biodiversidade de ambientes turfosos: dos genes às comunidades. Instituições participantes: CEG (IGOT), Centro de Biociências (ISPA), Centro de Botânica Aplicada (ISA).

Coordenador do projecto: Carlos Neto.

(2011 – 2013) - Acções integradas Luso-Alemãs 2012. Projecto GEOGEN – Rumo a uma Geografia dos Genes na Europa: Contributo das espécies de Turfeira. (Towards a Geography of Genes in Europe: the contribution of the peat species)

(2006 - 2007) - Projecto rios - Monitorização e Adopção de troços de rios. Adaptação para Portugal do “Proxecto RÍOS - ADEGA/USC - Galiza”, coordenação nacional do Projecto: Associação Portuguesa de Educação Ambiental. Projecto financiado pela agência Ciência Viva (Ministério da Ciência e da Tecnologia). No âmbito deste projecto, ficou responsável pela adaptação,

para Portugal, das fichas de identificação dos vegetais e pela tradução das fichas para determinação do Índice de Qualidade da Zona Ribeirinha (QRISI).

(2003 – 2006) - ALFA (2003). Tipos de Habitat Naturais e Semi-Naturais do Anexo I da Diretiva 92/43/CEE (Portugal continental): Fichas de Caracterização Ecológica e de Gestão para o Plano Sectorial da Rede Natura 2000.

Projeto de âmbito Nacional elaborado pela ALFA (Associação Lusitana de Fitossociologia). Este trabalho foi coordenado pela ALFA a cuja Direção pertenço desde a sua fundação.

O trabalho encontra-se terminado e publicado pelo ICNB no site desta instituição.

Este projeto foi estabelecido entre o ICN e a ALFA (Associação Lusitana de Fitossociologia) e tem como objectivo a caracterização e descrição dos habitats do Anexo I da Diretiva 92/43/CEE, segundo os seguintes objectivos: a) Proteção legal, b) Distribuição na Europa e em Portugal, c) Sítios classificados onde o habitat ocorre em Portugal, d) Correspondência fitossociológica, e) Características físicas do habitat, f) Bioindicadores, g) Estado de conservação, h) Principais ameaças, i) Medidas de proteção. Deve Salientar-se a importância Nacional deste projecto pois dele resultou a realização do Plano Sectorial da Rede Natura 2000, o qual foi aprovado pelo governo em 2008.

Ficou responsável pela coordenação da caracterização e descrição correspondente a 5 habitats do Anexo I da Diretiva Habitats (num total de 26 páginas de texto), respectivamente:

2110 Dunas móveis embrionárias.

2120 Dunas móveis do cordão dunar com Ammophila arenaria (“dunas brancas”).

2130 Dunas fixas com vegetação herbácea (“dunas cinzentas”). 2190 Depressões húmidas interdunares.

48

(1994-1997) - Habitats naturais e de espécies da flora de Portugal (continente). Projeto Life Nº LIFE 94/P/A221/P/01043/LIS (Projeto de âmbito Nacional). Projeto financiado pelo ICN e pelo Instrumento Financeiro Comunitário LIFE.

No âmbito do referido projeto ficou responsável pela definição dos sítios com interesse para conservação e inclusão na futura rede NATURA 2000, no espaço correspondente ao Estuário do Sado e Costa da Galé até Sines. Este projeto de Âmbito Nacional foi coordenado pelo Centro de Botânica Aplicada à Agricultura (CBAA), e envolveu a Faculdade de Ciências de Lisboa, a Faculdade de Ciências do Porto, a Estação Florestal Nacional, a Universidade de Évora, a Faculdade de Letras de Lisboa, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco, a Escola Superior Agrária de Santarém, a Escola Superior Agrária de Coimbra, o Instituto Politécnico de Bragança e o ICN. Deste Projeto resultou a proposta nacional de sítios a Integrar a futura Rede Natura 2000. De salientar a coordenação, que lhe foi atribuída pelo ICN e pelo CBAA (ISA), na definição dos sítios com interesse para proteção na importante área litoral correspondente ao Sado e Costa de Galé até Sines. 3.2. PARTICIPAÇÃO EM PROJECTOS E CONTRATOS DE INVESTIGAÇÃO

(2013-2016) – Execução das ações A1. (Avaliação da situação inicial do habitat, inventariação das populações existentes e identificação das áreas prioritárias a intervir) e D1 (Monitorização das ações concretas e avaliação dos resultados globais do projeto) referente ao projeto “TAXUS – Restoring yew thichest (9580* Mediterranean Taxus baccata woods)” cofinanciado pelo Programa Life+ da União Europeia, através do contrato LIFE12 NAT/PT/000950.

(2016) - Estado Atual da Flora do Convento dos Capuchos e Vegetação Climácica da Envolvente.

José Carlos Costa (coordenador)

Equipa de investigação: Maria Teresa Vasconcelos, Ana Raquel Cunha, Paulo Forte, Jorge Capelo, Carlos Neto.

Entidade contratante: Parques de Sintra Monte da Lua S.A.

(2012-2015) - Fundo EDP para a Biodiversidade 2011. Atlas da Vegetação ripícola de Portugal Continental.

(2009 - 2010) - Checklist da Flora de Portugal (Continental, Açores e Madeira). Trabalho encomendado pelo ICNB à ALFA (Associação Lusitana de Fitossociologia).

Coordenação:

M. Sequeira, D. Espírito-Santo, C. Aguiar, J. Capelo & J. Honrado Autores (por ordem alfabética):

António Crespi, DEBA, (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Carlos Aguiar, Departamento de Biologia e Biotecnologia, Escola Superior Agrária de Bragança, Bragança, Carlos Neto, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, Carlos Pinto Gomes, Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora, Dalila Espírito Santo, Depto. Protecção de Plantas e Fitoecologia, Inst. Sup. Agronomia, Lisboa, Eduardo Dias, Universidade dos Açores, João Almeida, Departamento de Botânica, faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra, João Honrado, CIBIO-Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Univ. do Porto, Jorge Capelo, USPF, L-INIA, INRB, I.P., José Carlos Costa, Depto. Protecção de Plantas e Fitoecologia, Inst. Sup. Agronomia, Manuel João Pinto, Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, Mário Lousã, Depto. Protecção de Plantas e Fitoecologia, Inst. Sup. Agronomia, Miguel Sequeira, Centro de Ciências da Vida, Universidade da Madeira, Miguel Porto, ERENA, Lisboa, Paulo Alves, CIBIO-Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Univ. do Porto, Roberto Jardim, E.S. Francisco Franco, Funchal, Rubim Silva, CIBIO-Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Univ. do Porto, Xavier Pereira Coutinho, Departamento de Botânica - Universidade de Coimbra.

(2010) - Ajuste Directo nº 8/10 - Estudo de Caracterização com vista à integração das Ribeiras de Margem, Alferreira e Barrocas na Rede Natura 2000.

Coordenadores: Carlos Neto (IGOT), José Carlos Costa (ISA). Equipa: Estevão Pereira (IGOT), João Paulo Fonseca (ISPA).

(2010) - Caracterização da flora e vegetação da pedreira da Maceira-Liz (SECIL) para posterior recuperação ecológica e paisagística.

Coordenador: Professor José Carlos Costa.

Equipa: Engenheira Dalila Espirito-Santo (Investigadora Coordenadora), Carlos Neto, (Professor auxiliar), Rute Caraça (Engenheira Biofísica). (2008-2009) – Levantamento Florístico até ao nível de espécie da flora exótica com

interesse Ornamental do Parque da Pena – Sintra Coordenadores: José Carlos Costa & Carlos Neto.

50

Equipa: Engenheira Dalila Espirito-Santo (Investigadora Coordenadora), Engenheira Teresa Vasconcelos (Técnica Assessora Principal do ISA). (2008-2009) – Revisão do Plano Director Municipal das Caldas da Rainha.

Coordenador: Professor José luís Zêzere.

No âmbito deste trabalho ficou responsável pela realização da Carta da Vegetação Potencial.

(2008-2009) – Projecto de recuperação das pedreiras de Pataias (SECIL). Caracterização fitoecológica dos territórios envolventes e estudo das potencialidades da flora local na recuperação ecológica dos espaços intervencionados pelas pedreiras.

Coordenadores: José Carlos Costa & Carlos Neto.

Equipa: Engenheira Dalila Espirito-Santo (Investigadora Coordenadora), Rute Caraça (Engenheira Biofísica), Vasco Silva (Engenheiro Biofísico). (2008) - Estudo sobre o estado actual da flora e da vegetação do Parque de Monserrate

No documento Carlos da Silva Neto CURRICULUM VITAE (páginas 46-50)

Documentos relacionados