• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

4.1.2 ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES NA EAD

4.1.2.1 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

“A pressa espelha a característica mais marcante do tempo na sociedade contemporânea”, fazendo com que o ritmo de vida seja muito acelerado (SILVA; NOGARO, 2013, p. 157). E nestes tempos em que o ritmo de vida é corrido é fundamental que saibamos administrar o nosso tempo para que consigamos realizar as tarefas que nos cabem.

Notamos que alguns docentes do curso de licenciatura em Geografia a distância enfrentam dificuldades para administrar bem o tempo que dispõem.

Um dos fatores que podem dificultar a administração do tempo é a sobrecarga de trabalho e a acumulação de atividades presenciais, à distância e às vezes administrativas que podem prejudicar o bom desempenho na realização das mesmas.

Uma dificuldade que eu posso dizer é que como eu estou como chefe de departamento, que é um cargo de gestão, é difícil eu separar meu tempo de chefe do meu tempo de professor. E eu ainda tenho meu tempo de professor do ensino presencial e a distância. Então nem sempre as pessoas que estão sob a minha chefia, que eu tenho que lançar frequência e resolver problemas, entendem que o ensino a distância tem que ter uma dedicação muito específica. Você tem que fazer uma videoconferência e não pode ficar interrompendo, porque tem um aluno que se desdobrou para ter acesso naquele momento (P8).

O tempo de dedicação docente no ensino presencial pode prejudicar o planejamento de atividades pedagógicas e elaboração de propostas de mediações pedagógicas nos fóruns do Moodle nos cursos de EaD (MORAN et al., 2000).

Como eu sou um professor em que a maioria esmagadora das minhas 40 horas é no curso presencial então eu acabei não usufruindo tanto. E eu reconheço que não é necessariamente uma falha, eu entendo que um professor que seja exclusivamente do programa ele acaba se afinando mais com a tecnologia e com tudo o que a plataforma disponibiliza. E eu não fui uma pessoa com esse perfil por conta dessa dedicação maior ao curso presencial. Não quer dizer que eu não tenha me importado com educação a distância, mas é natural que a pessoa que é de dedicação exclusiva a educação a distância tem condições de mergulhar mais profundamente nesse universo (P7).

É necessário que quem for acompanhar as atividades nos fóruns do AVA Moodle, quer seja o professor ou quer seja o tutor, faça a verificação de todas as mensagens e atividades postadas pelos alunos.

Eu não tive uma ênfase muito grande no fórum, que eu me lembre, porque exige realmente uma dedicação do professor e do tutor, não só do aluno, porque o tutor tem que ler todas as manifestações, e o professor deveria ler todas, mas ele confia muito no tutor então acho que deve ser um pouco mais estimulado na capacitação (P8).

No caso de uma postagem em que o aluno deseja tirar uma dúvida é desejável que o professor ou o tutor responda o quanto antes, mas não precisa ser exatamente na mesma hora. Já no caso de uma atividade no fórum, conforme Alves et al. (2009, p. 195) sugerem, é bom que o professor não responda logo e dê tempo para a construção colaborativa do conhecimento.

Em um curso a distância o contato do aluno com a sala de aula tradicional é quase inexistente ou às vezes totalmente inexistente; portanto, o aluno pode se sentir desmotivado, distante e largado. Este tipo de modalidade de ensino exige muita disciplina do aluno para entrar no AVA e realizar as atividades, mas também exige esta mesma disciplina dos professores e tutores para promover a mediação e a interação favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem.

Notamos que a falta da disciplina e gestão do tempo por parte dos professores e tutores na educação a distância pode se tornar um grande desafio a ser superado.

O maior desafio foi ter disciplina no uso da plataforma, porque teoricamente você está livre para fazer na hora que quiser. E não é bem assim, porque exige uma dedicação e um tempo muito grande. Então a partir dos primeiros problemas que eu comecei a ter com o tempo, eu precisei definir horários para trabalhar. Sabe, porque como não há uma cobrança física, pessoal, direta como na sala de aula. E a gente então se encarrega de tantas atividades e pensa: “eu vou deixar e depois eu vou sentar e vou fazer isto”. E isto é uma coisa que prejudica um pouco. Ele tem que ser muito bem organizado, o tempo, principalmente o tempo. Eu acho que é o grande desafio, a administração do tempo (P1).

Quando o aluno faz uma pergunta no fórum ele tem a expectativa de ver a sua indagação respondida o quanto antes, mas nem sempre isto acontece. Em uma das disciplinas do curso foi criado um fórum denominado Cafezinho Geográfico, que informava na sua descrição que era um espaço de discussão e esclarecimento de dúvidas. Contudo, se notou neste fórum vários problemas e entre eles a questão do tempo de resposta. O quadro 11, abaixo, mostra a mensagem deixada pela aluna A7 em um post criado por ela com um pedido de ajuda. Podemos notar no quadro 12 que a professora demorou 1 mês e 5 dias para se manifestar. E mesmo assim sua resposta ao post não orientou a aluna ou a incentivou.

Quadro 11: Mensagem enviada no Fórum pela aluna A7 em um post criado por ela.

Título da postagem: Escrita por: Data: Hora:

História em quadrinho Aluna A7 29 abril, 2016 11:47 Mensagem:

Bom dia, não estou conseguindo utilizar essa plataforma e tem trabalho hoje das tirinhas para enviar não sei o que fazer.

Fonte: Adaptado pelo autor com dados obtidos no banco de dados do Moodle.

Quadro 12: Mensagem enviada no Fórum pela professora P3 em resposta ao post criado pela aluna A7.

Título da postagem: Escrita por: Data: Hora:

História em quadrinho Professora P3 03 junho, 2016 15:01 Mensagem:

Olá! Espero que já esteja familiarizada com a plataforma e não esteja tendo problemas em realizar as atividades e enviá-las.

Fonte: Adaptado pelo autor com dados obtidos no banco de dados do Moodle.

A falta de acompanhamento das atividades de EaD pode resultar também em problemas nas interações. Podemos observar que a interação do professor ou tutor com o aluno pode não ocorrer ou acontecer de forma deficitária.