• Nenhum resultado encontrado

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 TIPO DE PESQUISA

3.1.1 QUANTO A ABORDAGEM

Esta pesquisa demandou uma abordagem qualitativa. De acordo com Bogdan e Biklen (1994, p. 16) na abordagem qualitativa “as questões a investigar não se estabelecem mediante a operacionalização de variáveis, sendo, outrossim, formuladas com o objetivo de investigar os fenômenos em toda a sua complexidade e em contexto natural”.

Já para Lüdke e André (1986, p. 12) nos estudos qualitativos:

[...] há sempre uma tentativa de capturar as perspectivas dos participantes, isto é, a maneira como os informantes encaram as questões que estão sendo focalizadas. Ao considerar os diferentes pontos de vista dos participantes, os estudos qualitativos permitem iluminar o dinamismo interno das situações, geralmente inacessíveis ao observador externo.

Segundo Taylor e Bogdan (1987, p.20) a expressão metodologia qualitativa no sentido mais amplo refere-se “à investigação que produz dados descritivos: as próprias palavras das pessoas, faladas ou escritas e a conduta observável”.

A pesquisa qualitativa “leva em conta a junção do sujeito com o objeto e busca fazer uma exposição e elucidação dos significados que as pessoas atribuem a determinados eventos” (LUDWUING, 2014, p. 205).

Nesta pesquisa, não estamos interessados na quantidade de interações ocorridos entre os alunos e o professor nos fóruns do AVA Moodle, mas na qualidade destas interações. E acreditamos que isto a caracteriza em uma pesquisa com abordagem qualitativa.

Desta forma pretende-se com esta abordagem qualitativa esclarecer as questões que norteiam este trabalho através da análise dos dados coletados através de entrevistas e da análise documental do AVA Moodle de uma turma que tenha se formado na referida instituição.

3.1.2 QUANTO AOS OBJETIVOS

Em relação aos objetivos esta pesquisa se caracteriza como exploratória, pois “tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses” (GIL, 2002). De fato, após refletirmos sobre os objetivos desta pesquisa, entendemos que o propósito é analisar como ocorrem as mediações pedagógicas.

Segundo Gil (2002, p. 41) “na maioria dos casos, estas pesquisas envolvem: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que estimulem a compreensão”. Entendemos que os procedimentos técnicos de coleta e análise dos dados desta pesquisa são semelhantes aos apresentados acima pelo autor, pois utilizamos o levantamento bibliográfico e documental, realizamos as entrevistas com professores que tiveram experiências práticas ao ministrar disciplinas no curso à distância utilizando o AVA Moodle e analisamos as interações entre os professores, tutores e alunos para compreender os preceitos que embasam o processo de mediação pedagógica.

Observamos que as características apontadas pelo autor vão de encontro com as desta pesquisa. Portanto caracterizando-a, quanto aos objetivos, em uma pesquisa exploratória. O que é importante para a fundamentação teórica. Contudo, “para analisar os fatos do ponto de vista empírico, para confrontar a visão teórica com os dados da realidade, torna-se necessário traçar um modelo conceitual e operativo da pesquisa” (GIL, 2002, p. 43). É o que procuraremos fazer na caracterização da pesquisa quanto aos métodos utilizados.

3.1.3 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

Segundo Fonseca (2002) a pesquisa permite uma aproximação e uma compreensão do que se deseja investigar como um procedimento que não se acaba. Ela se processa através de aproximações sucessivas da realidade, fornecendo subsídios para uma intervenção no real. Este autor ainda acrescenta que a pesquisa científica é o resultado de um inquérito ou exame minucioso, realizado com o objetivo de resolver um problema, recorrendo a procedimentos científicos.

Nesta perspectiva, para Gerhardt e Silveira (2009, p. 36):

investiga-se uma pessoa ou grupo capacitado (sujeito da investigação), abordando um aspecto da realidade (objeto da investigação), no sentido de comprovar experimentalmente hipóteses (investigação experimental), ou para descrevê-la (investigação descritiva), ou para explorá-la (investigação exploratória).

E segundo Gil (2008, p. 49) “Torna-se, pois, necessário, para confrontar a visão teórica do problema, com os dados da realidade, definir o delineamento da pesquisa”. Sendo que na identificação do delineamento, “o elemento mais importante... é o procedimento adotado para a coleta de dados” (GIL, 2008, p. 50).

Nesta pesquisa o procedimento adotado para a coleta de dados foi a realização de entrevistas semiestruturadas com cinco professores do curso de licenciatura em geografia à distância da instituição e a obtenção de dados disponíveis nos fóruns da plataforma Moodle de uma turma que concluiu o curso em questão em 2016/2.

Quanto às entrevistas a escolha da entrevista semi-estruturada se deve ao fato desta possibilitar ao entrevistado detalhar facilidades, dificuldades e limitações no processo. Neste tipo de entrevista para Gerhardt e Silveira (2009, p. 72) “O pesquisador organiza um conjunto de questões (roteiro) sobre o tema que está sendo estudado, mas permite, e às vezes até incentiva, que o entrevistado fale livremente sobre assuntos que vão surgindo como desdobramentos do tema principal”. Por meio destas entrevistas pretende-se identificar como o professor desenvolve a mediação pedagógica. Além de verificar quais estratégias ele utiliza e quais os obstáculos que enfrentam no processo de mediação pelos fóruns do AVA Moodle do curso a distância em geografia. O roteiro elaborado para nortear as entrevistas está no apêndice F, enquanto o instrumento utilizado nas entrevistas está no apêndice G desta pesquisa.

Em relação aos demais dados, o fato de trabalharmos com Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDICs) como é o caso do AVA Moodle faz com que certas

características nela presentes sejam muito peculiares. Como o fato das fontes desta pesquisa se configurar em registros presentes em fóruns do Moodle. Sendo que no período de 2013 a 2016 (em que estes dados foram gerados) o Moodle passou por três atualizações e somente estão disponíveis os dados referentes às duas últimas versões, pois o servidor que continha os dados da primeira versão foi desativado e os dados perdidos. Os registros disponíveis se encontram armazenados em uma base de dados digital de dois servidores distintos com versões diferentes do Moodle.

Observando os procedimentos adotados para a coleta dos dados e levando em consideração os apontamentos feitos por Fonseca (2002, p. 32) de que a pesquisa de campo “caracteriza-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, se realiza coleta de dados junto a pessoas, como recurso de diferentes tipos de pesquisa”. Entendemos que esta pesquisa utiliza como procedimento técnico ou método a pesquisa de campo.

Neste método “basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo... conjugados com a análise de documentos...” (GIL, 2008, p. 53). É importante neste ponto ressaltar que: - A pesquisa de campo indica uma observação direta das atividades do grupo estudado. E no caso desta pesquisa isto ocorre de forma virtual e não é realizada no instante em que ocorrem os acontecimentos, pois a ferramenta fórum é assíncrona. Portanto nesta pesquisa a observação das atividades do grupo se deu muito tempo depois delas ocorrerem.