• Nenhum resultado encontrado

1.4 A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação Crede

1.5.2. DA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO

1.5.2.1. AGENDA PROPOSTA PARA OS SEMINÁRIOS ESCOLARES DE

A agenda de atividades pode ser considerada um dos instrumentos que contribuem para o sucesso ou fracasso da proposta de disseminação dos resultados. Essa é pensada de forma a atender as principais necessidades dos seminários in loco, considerando questões ligadas a qualidade das atividades, ao gerenciamento do tempo pedagógico e a capacidade de articulação das informações apresentadas. A mesma estará sujeita as alterações/adaptações que se fizerem necessárias, uma vez que cada unidade escolar conta com características que são singulares ao seu contexto.

Torna-se, portanto, a ferramenta norteadora dos trabalhos a serem realizados. A partir dela são materializadas todas as ações que foram pensadas, articulando os diversos tempos e confrontando-os continuamente com a realidade vivenciada, uma vez que nem sempre aquilo que foi planejado será, de fato, realizado. O seu traçado estará sujeito às intempéries de cada localidade e dos recursos humano e materiais envolvidos, como por exemplo, na ocasião em que um dos técnicos foi vítima de uma crise de hérnia de disco, tendo que procurar serviços médicos, o que atrasou o início dos trabalhos com o seu segmento escolar ou, em outra oportunidade, quando o pneu do micro-ônibus que transportava a equipe baixou durante uma das viagens, tornando quase inviável a realização do seminário naquele mesmo dia.

A agenda propõe o desenvolvimento de atividades lúdicas, onde os participantes são instigados a se envolverem de forma ativa, supervisionados pelos técnicos do NRDEA que atuam como mediadores nas apresentações, as quais poderiam ser facilmente adaptadas às diversas realidades, suprimindo e/ou acrescentando atividades pertinentes aos valores e cultura local. Uma das principais metas a serem destacados nesse conjunto de ações é levar a comunidade a conhecer os resultados das avaliações em larga escala e incentivar essa comunidade na construção do plano de ação do SPAECE que tem como objetivo a maximização dos processos de aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, a melhora dos resultados de sua participação.

Neste tópico será apresentado um detalhamento das principais ações de uma versão da agenda, que foi trabalhada com cada um dos segmentos participantes dos

seminários realizados no ano letivo de 201022. Por se tratar de documentos e fatos

de domínio público, os nomes dos titulares responsáveis pela condução de cada momento foram preservados.

Essa proposta de agenda apresenta uma descrição das ações que são desenvolvidas durante a realização do seminário, inclusive apontando os responsáveis pela mediação dos momentos e das respectivas atividades. Ressaltando que essa mesma agenda poderá se repetir em todas as escolas da regional. Evidentemente, estará sujeita a pequenos ajustes e a mudança de responsáveis, sempre que necessário.

Nessa ocasião, especificamente, a professora Maria Aparecida de Lima na época atuava como supervisora do NRDEA ficou encarregada de realizar a abertura do evento com uma mensagem de acolhida aos participantes e em seguida dirigir uma homenagem aos alunos e a escola no que se refere ao desempenho acadêmico no Spaece 2009. Este é um momento festivo onde é realizada a entrega dos computadores aos alunos premiados. Geralmente as escolas promovem queimas de fogos e/ou apresentações especiais de seus alunos artistas.

Ainda na sequência ministra uma palestra com apresentação de slides sobre as concepções gerais da avaliação, objetivos e finalidades do Spaece, apropriação e utilização dos seus resultados e demonstração dos canais de divulgação desses resultados. Para encerrar essa primeira etapa, a professora Maria Aparecida Lima apresenta aos participantes a coleção dos Boletins do Spaece 200923, colocando-os

à disposição dos interessados.

22 A agenda de 2010 é a que representa mais claramente a proposta do seminário, uma vez que aborda as

atividades de forma mais direta. 23

Spaece - Boletins 2009. Disponível em http://www.spaece.caedufjf.net/colecao/2009-2/. Acesso em 12/08/2013.

Figura 9 - Agenda proposta para os Seminários Escolares de Apropriação de Resultados do SPAECE 2009/2010.

No momento seguinte, geralmente será proposta a divisão dos participantes em 3 (três) grupos de trabalho: grupo 1 com os alunos; grupo 2 com pais e sociedade civil e grupo 3 com gestores, professores e funcionários. Feitas as devidas divisões, os grupos se dirigem para recintos diferentes, com pautas diferentes para serem cumpridas, mas com objetivos em comum de apropriação dos resultados e de produção de novas propostas para o plano de ação do seminário.

1.5.2.1.1. O GRUPO DOS ALUNOS

Esse grupo fica sob a orientação da superintendente Eliana Carvalho que, nesse momento, tinha a missão de apresentar informações sobre indicadores, vídeos e realizar dinâmicas motivacionais com os alunos, criando oportunidades para que todos os interessados pudessem apresentar propostas para o plano de ação. De acordo com a equipe organizadora, essa participação poderia representar uma espécie de reafirmação do compromisso de busca contínua por uma melhoria nos indicadores escolares, como produto de uma aprendizagem significativa. O momento com os alunos é encerrado com uma avaliação do evento e com as contribuições para a constituição da Matriz de Responsabilidades.

1.5.2.1.2. O GRUPO DOS PAIS E DA SOCIEDADE CIVIL

A orientação do grupo que congrega os pais e os representantes da sociedade civil fica sob a responsabilidade da professora Aparecida Lima que iniciou o momento com uma avaliação do plano de ação elaborado no seminário do Spaece do ano anterior (2009) e implementado no decorrer do ano letivo. A depender dos resultados alcançados, cria-se o clima para a proposição de novas ações – e/ou reedição das ações bem sucedidas - para o plano de ação do seminário 2010. Em seguida propôs um estudo através de uma roda de conversa sobre a Cartilha

―Nenhuma criança brasileira vai crescer sem saber ler! Ou sem gostar de ler!‖24 Esse

momento é encerrado com a avaliação do evento e, também, com as contribuições do grupo para a constituição da Matriz de Responsabilidade.

1.5.2.1.3. O GRUPO DOS GESTORES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS.

Esse parece ser o grupo com maior número de atividades, é por isso que talvez sejam necessárias funcionar sob a responsabilidade de duas professoras, as superintendentes do NRDEA Sandra Rodrigues e Irene Reis. O momento tem início com um estudo dirigido pela professora Sandra sobre matrizes de referência utilizadas na produção dos testes de proficiência, seguido pela dinâmica de aprendizagem ―O que é avaliado no Spaece?‖. Essa dinâmica deve ser subdividida em quatro momentos: a primeira seção para o momento dos participantes encontrarem temas e agruparem com seus respectivos descritores, a segunda seção para que fosse trabalhada uma interpretação pedagógica dos resultados da escola, a terceira para sugerir as formas de utilização desses resultados e, finalmente a quarta seção que culminaria com a apresentação de propostas para a criação ou reformulação do plano de ação do seminário, a avaliação do momento e, da mesma forma que os grupos anteriores, este também apresenta suas contribuições para a constituição da Matriz de Responsabilidade.