• Nenhum resultado encontrado

1.4 A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação Crede

1.5.1. DA ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO

1.5.1.1. OS PROBLEMAS NA ORGANIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS

Durante a organização dos seminários podem surgir problemas de logística que demandam uma atenção especial da equipe de planejamento. Caso não sejam superados, implicam num risco iminente de cancelamento ou, no mínimo, no

adiamento dos mesmos, uma vez que alguns desses problemas podem impossibilitar o deslocamento da equipe até as unidades escolares, onde deverão ser realizados os seminários.

A pesquisa conseguiu catalogar alguns dos problemas que são comumente enfrentados na organização e realização dos seminários no âmbito da equipe organizadora, identificando também problemas que podem ser observados na recepção e envolvimento das instâncias escolares. Entretanto, esses problemas detectados na escola poderão ser descritos posteriormente e da perspectiva da regional, levando-se em consideração o foco de análise dessa investigação.

1.5.1.1.1. Carência de recursos humanos - o núcleo possui uma equipe reduzida,

composta basicamente por 01 supervisora técnica, 03 superintendentes escolares e 02 assistentes técnicos, para responder por todos os programas mencionados anteriormente (PPDT, Superintendência, PJF e outros), além da agenda de formações e reuniões da secretaria de educação do estado. É importante ressaltar que mesmo com a participação do NTE, que acrescentará o apoio de mais 03 funcionários, resultará num grupo de apenas 09 pessoas e que, provavelmente ainda não será suficiente para atender a demanda. A influência dessa carência de pessoal ficará mais evidente quando for abordada a realização do seminário nas unidades escolares;

1.5.1.1.2. Convergência de agendas - geralmente os resultados do SPAECE são

divulgados no final do primeiro semestre letivo, ou somente após o início do segundo semestre letivo, o que tem sido motivo de muitas reclamações por parte das coordenações pedagógicas, pois tem emperrado a construção dos planos de ações e intervenções nos processos de ensino e aprendizagem da escola. Por fim, esse fator dificulta a organização do cronograma de realização dos seminários, uma vez que as escolas estão repletas de demandas específicas, e esse cronograma precisa ser elaborado de forma que todas elas possam ser atendidas dentro de um período relativamente curto de tempo e as rotas de transportes possam ser mais bem aproveitadas;

1.5.1.1.3. Escassez de transporte e/ou combustível - como foi mencionada no

item anterior, a rota de atendimentos das escolas é pensada de forma que proporcione um maior aproveitamento nos deslocamentos de pessoal e material. Considerando que os veículos precisam atender outras demandas da regional e que, geralmente, recebem uma cota de combustível fixa por mês, existe a probabilidade de não haver combustível em quantidade suficiente para as viagens, principalmente se ficarem para os últimos dias dos meses, tornando-se imperioso definir quais serão as prioridades e que ações não podem e/ou não devem ser deixadas de realizar. Pode-se perceber melhor a dificuldade de organização dos itinerários ao analisar a tabela com as datas previstas para a realização das oficinas nas escolas, verifica-se como o período de realização fica concentrado:

QUADRO 2 – Cronograma de Realização dos Seminários Escolares de Apropriação dos Resultados do SPAECE 2009/2010.

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS ESCOLARES DE APROPRIAÇAO DOS RESULTADOS DO SPAECE 2009/ 2010

ESCOLA MUNICÍPIO DATA HORÁRIO

LICEU JOSÉ FURTADO Jaguaribara 29/09/10 Noite

EEM RAIMUNDO LIMA GOMES Jaguaribe 04/10/10 Tarde

CEJA COSME ALVES DE LIMA Jaguaribe 04/10/10 Noite

EEFM FIGUEIREDO CORREIA Iracema 05/10/10 Manhã

EEM ENÉAS OLÍMPIO DA SILVA Iracema 05/10/10 Tarde

EEM GUSTAVO BARROSO Jaguaribe 06/10/10 Tarde

EEM ANTÔNIO REGINALDO M. DE ALMEIDA Potiretama 07/10/10 Tarde

EEM MILITANA PAES Jaguaribe 08/10/10 Tarde

EEM INSTITUTO IMACULADA CONCEIÇÃO Jaguaretama 11/10/10 Manhã

EEM PADRE JOSÉ AUGUSTO RÉGIS ALVES Jaguaretama 11/10/10 Tarde

EEM VIRGÍLIO CORREIA LIMA Pereiro 13/10/10 Noite

EEM SENADOR FERNANDES TÁVORA Ereré 14/10/10 Tarde

EEM RAUL BARBOSA Jaguaribe 18/10/10 Noite

EEEP POETA SINÓ PINHEIRO Jaguaribe 19/10/10 Noite

EEM CORNÉLIO DIÓGENES Jaguaribe 20/10/10 Noite Fonte: http://www.seduc.ce.gov.br/images/CRONOGRAMA_SEMINRIOS.pdf

O Quadro 2 ratifica a dificuldade de conciliar o cronograma de realização dos seminários com a cota de combustível e/ou disponibilidade de transporte para o deslocamento da equipe técnica para as unidades escolares.

1.5.1.1.4. Definição de prioridades – A intensidade da agenda da equipe técnica

do NRDEA - que tem que se deslocar constantemente para participar de reuniões/formações na secretaria de educação do estado e/ou nos seus municípios - fez com que a realização dos seminários em 2010 acontecesse de forma tardia. Um dos motivos que podem ser elencados para esse retardamento foi a demora na chegada dos computadores, que seriam entregues na premiação dos alunos que obtiveram a média necessária na edição do SPAECE 2009, de acordo com a Lei Nº 14.483 de 08 de outubro de 2009. Essa realização tardia comprometeu uma melhor elaboração, execução e avaliação dos planos de ações para o SPAECE 2010 das escolas, inclusive minimizando as possibilidades de apresentação de propostas para prováveis ajustes dessas ações.

1.5.1.1.5. Aquisição de materiais e/ou serviços - Uma última providência para

superação dessa etapa de organização diz respeito ao processo de aquisição dos materiais e dos serviços que serão utilizados nos seminários. Essa tarefa fica sob a responsabilidade do NRAFI que lança os editais necessários à realização dos processos licitatórios e providencia para que tudo seja resolvido com a maior brevidade possível. Faço essa ressalva porque ainda pode aparecer um novo problema que será a falta de fornecedores para os itens licitados, fato que não pode ser desconsiderado, uma vez que a regional está localizada distante dos grandes centros e, eventualmente, enfrenta problemas dessa natureza.