• Nenhum resultado encontrado

4.5.1 Concerto Rock

O projeto de montar uma orquestra de rock surgiu em 2008, no Conservatório Pernambucano de Música (CPM), desde então, o concerto “Rock Fônico” ficou sendo realizado todos os finais de semestre no CPM . No ano de 2012, alguns professores da Orquestra Criança Cidadã foram convidados para integrar o projeto no Conservatório (ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ, 2013). Essa experiência foi considerada inovadora para os professores da Orquestra Criança Cidadã, que pensavam como seria usar o mesmo formato de apresentação para as crianças da orquestra B, que é o nível intermediário do projeto (ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ, 2013).

O concerto Rock aconteceu no dia 24 de setembro de 2013 no teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu) como verificamos na figura 9 de divulgação do concerto.

Figura 9- Concerto Rock

Fonte: Orquestra Criança Cidadã, 2013.

O Concerto teve a participação de 60 integrantes, 11 professores, 4 cantores e a banda. O concerto teve um público de várias idades, curiosos em saber como seria juntar o clássico ao Rock, porque muitos se questionam Rock e música clássica combinam? (ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ, 2013). O concerto foi regido por Sérgio Barza e o repertório da apresentação foi dividido de acordo com alguns dos subgêneros do Rock representados pela

seguintes músicas: Who’ll stop the rain, Something, whiter shade of pale, Wish you were here, Dust in the Wind, Kayleigh, Always, Crazy Train, Aces high, Wasted Years

4.5.2 The Beat Beatles Concert

A Orquestra Criança Cidadã trouxe a memória algumas das músicas dos Beatles com o The Beat Beatles Concert, realizado no dia 8 de outubro de 2013 no Teatro Luiz Medonça (Parque Dona Lindu) com a participação do The Beat Beatles Band (São Paulo). Como mostra a Figura 10 durante a apresentação do evento.

Figura 10 - The Beat Beatles Concert

Fonte: Orquestra Criança Cidadã, 2013.

A apresentação foi sob a regência do maestro convidado Sérgio Barza do CPM. O concerto foi marcado pela interação da plateia, com os meninos do Coque e o grupo paulista que relembraram os clássicos dos Beatles. A apresentação foi uma idealização da professora Aline Lima e o grupo cover que participou da apresentação foi composto por: Fábio Colombini (Jonh Lennon), Felipe Malagutti (Paul Mc Cartney), Mário Lourenço (George Harrison) e Fernando Colombini (Ringo Star) (ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ, 2013). O Concerto foi dividido em duas partes. A primeira ficou por conta do cover dos Beatles e a segunda o grupo acompanhado pela orquestra. A banda cover tocou: She loves you; I want

to Hold Your Hand; I saw Her Standing There; All my Lovinig, A Hard Day’s , Night, Help. A orquestra em conjunto com a banda tocaram: Eleanor Rigby; If I fell; In My life; I Need You; Here, There and Everywhere; For one- Versão Give My Regards to Broad Street; This Boy; Yesterday; The long And Winding Road; Something; Let it be.

4.5.3 World Orchestra Kassel

O World Orchestra de Kassel é um evento que reúne anualmente orquestras jovens de todo o mundo para a comemoração de aniversário de Kassel na Alemanha. O convite foi feito à Orquestra Criança Cidadã pela organização do evento ao então maestro Gustavo de Paco, marcando a primeira apresentação da orquestra no exterior e a única orquestra brasileira convidada para comemorar os 1.100 anos da cidade. O convite gerou algumas manchetes em alguns jornais da cidade, como podemos verificar na (Figura 11) reportagem do Aqui PE na edição dupla Sábado e domingo 1 e 2 de junho de 2013.

Figura 11- Apresentação na Alemanha

Fonte: Aqui PE (2013).

O grupo formado para a apresentação foi de 21 participantes e na Alemanha o grupo teve a presença do spalla30 que estava no Sul da Alemanha fazendo intercâmbio (iremos falar do intercâmbio no próximo capítulo) e foi a Kassel para tocar com a orquestra. O concerto foi

30

Spalla é considerado o braço direito do maestro, responsável pelas perfomaces musicais e pode

realizado no dia 9 de junho de 2013 e a viagem teve duração de 10 dias. O concerto da orquestra foi composto por: Aquarela do Brasil de Ary Barroso, o prelúdio da Bachiana n. 4 de Villa Lobos e o Medley Brasil que foi composto pelas músicas: Samba de Verão (Tom Jobim), Tico Tico no Fubá (Zequinha de Abreu) e o frevo O último Dia (Levino Ferreira). O repertório teve por finalidade apresentar um pouco da música brasileira no festival. O festival foi encerrado com a fusão de todas as orquestras para a formar uma orquestra única (ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ, 2013).

Além dessas apresentações, a orquestra também fez outras apresentações: Programa do Domingão do Faustão, no encontro do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) na Bahia, Concerto para Gonzaga que foi gravada em DVD , O Show beneficente para arrecadação de dinheiro para a construção da nova sede do projeto e o Concerto de 8º Aniversário realizado no dia 27/08/14 na igreja da Madre de Deus no Bairro do Recife.

Diante de tantas apresentações realizadas pelo projeto em vários lugares do Recife, em outros Estados como Paraíba, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro e as internacionais como Alemanha, Itália e Portugal, perguntamos e no Coque? Afinal, o Coque faz parte da Cidade do Recife e mais que isso seus integrantes são da comunidade e o projeto carrega de certa forma o nome do bairro. Então, como legitimar um espaço e dar voz a ele se os instrumentos estão silenciados de forma conjunta na comunidade? Além disso, a harmonia o ritmo e a melodia poderia suavizar os descompassos existentes na comunidade. E os meninos por sua vez, estariam dizendo através de seus instrumentos eu pertenço a esse espaço, mas ao mesmo tempo problematizo-o mostrando que os gêneros musicais não estão ligados a uma questão geográfica.

Percebemos assim, que o projeto da Orquestra Cidadã tem um certo distanciamento do Coque, isto talvez explique o fato de muitos no Coque não estarem abertos a outros gêneros musicais. Pois, acreditamos que a música clássica não deve ficar apenas nas salas de concertos e nos teatros, mas deve ir até as pessoas. Por isso, pensando em quebrar essa barreira e aproximar mais o projeto do Coque, propomos por que não um Coque in Concert? O concerto no Coque poderia ser uma forma de resistência e de existência de uma comunidade que tem seus ritmos e seus movimentos. Então, soaria assim: Concerto no Coque? É por que não? Os meninos do Coque fazendo o concerto para o Coque.

Para que toda essa conjuntura do Projeto da Orquestra Criança Cidadã acontecesse foi preciso algumas ajudas de vários segmentos e de diferentes formas os quais iremos discutir no capítulo seguinte.

5

“POLIFONIA31”: OS PARCEIROS DO PROJETO DA ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ NO “FRONT” DAS QUESTÕES SOCIAIS NO CAPITALISMO

“A sinfonia deve ser como o mundo. Deve abranger tudo” (BURROWS, 2013, p.222).

Este capítulo identifica os parceiros do projeto da Orquestra Criança Cidadã e ao mesmo tempo investiga o que motiva este mecenato ou ainda mais, o que está por trás do caráter beneficente ou da preocupação de evitar o engajamento dos jovens com a criminalidade. Pois, diante de um sistema capitalista que tem sempre uma relação da mais valia do lucro, das lutas históricas urbanas e dos conflitos, como atestam a emergência das ZEIS, é minimamente provocativo analisar os promotores, financiadores desse projeto. Isso porque iniciado por uma proposta de uma entidade de justiça, abraçado e difundido nacionalmente e internacionalmente, este projeto foi envolvido ( sendo envolvido?) por um conjunto de novos benfeitores. Assim, é que este breve capítulo discute e avança na atual conjuntura.

5.1 Uma Discussão em Torno da Noção de Marketing Empresarial e Responsabilidade