• Nenhum resultado encontrado

I. PROCURAR INFORMAÇÃO

I.2. Editoras independentes especializadas em livros escutistas

I.2.4 Algumas editoras escutistas estrangeiras

Tal como em Portugal, noutros países há também editoras especializadas em livros escutistas. Destacam-se algumas:

- Espanha: neste país, constituído por inúmeras associações e federações escutistas90, encontra-se, no site http://scout.es/, o catálogo da ASDE, composto quase totalmente por livros gratuitos (elaborados por voluntários) que estão disponíveis online. O catálogo91, dividido por temáticas, é extenso (possui mais de cem títulos). Para além disto, há uma loja online (‘Risko Tienda’92) com material vendido por diversos grupos e onde se encontram cerca de 34 publicações93, de associações escutistas e editoras nacionais e internacionais (há livros em inglês e francês, por exemplo) com temáticas relacionadas com o Escutismo. Estas publicações possuem um preço que varia entre 1,92 e 25 euros.

- Itália: a ‘Associazione Guide e Scouts Cattolici Italiani’ (AGESCI)94 possui uma loja online que vende material escutista e livros publicados pela sua editora. Esta disponibiliza, gratuitamente, cerca de vinte e-books95 e edita perto de 130 livros físicos (um dos quais com CD incorporado). Pelo catálogo96, percebe-se que o preço das publicações oscila entre 5,16 e 34 euros (a maioria situa-se na casa dos dez euros) e que estas, na sua generalidade, possuem autor declarado (o catálogo, aliás, possui um índice de autores). Nesta editora é possível encontrar variadas traduções e há espaço também para publicações em inglês.

90 A título exemplificativo, existe a ‘Federación de Escultismo en España’ (FEE), que foi criada em 1978 e agrupa:

- o ‘Movimiento Scout Católico’ (federação de associações escutistas de caráter confessional, fundada a 7 de maio de 1961, possui mais de 28.000 elementos em todas as comunidades autónomas, estando presente na maioria das dioceses do país); - a ‘Federación de Asociaciones de Scouts de España’ – ASDE (associação com 18 organizações federadas escutistas que representam 16 Comunidades Autónomas, Ceuta e Melilla, formou-se em 1912 e conta com mais de 30.000 elementos). Há uma outra entidade associada a esta federação, como membro observador – a ‘Federació Catalana d’Escoltisme i Guiatge’ (FCEG) – que agrupa, por seu turno, várias associações catalãs.

91 http://scout.es/mundo-scout/publicaciones/ 92 http://risko.es/

93 http://risko.es/31_risko-ediciones e http://risko.es/233-scouts

94 Nascida em 1974, resulta da junção de duas associações que já existiam: a ASCI – Associazione Scout Cattolici Italiani (só para rapazes), fundada em 1916 – e a AGI – Associazione Guide Italiane (só para raparigas), fundada em 1944. Conta com 182 mil elementos e pertence à Federazione Italiana dello Scautismo (FIS).

95 http://comunicazione.agesci.it/editoria/ ou http://www.fiordaliso.it/index.php?id=download-manuali-scout 96 http://www.fiordaliso.it/fileadmin/fiordaliso.it/Newsletter_2015/4/catalogo_libri_2015.pdf

- França:a associação ‘Scoutes et Guides de France’97 possui uma editora (‘Les Presses d’Ile- -de-France’98) que comercializa perto de cem livros (na sua maioria com autor declarado) e uma dezena de CDs entre 5 e 29 euros. Não há indicação relativa à venda de e-books.

- Reino Unido: ‘The Scout Association’99 possui uma loja online onde se vende, para além de material variado (uniformes, emblemas, material de campismo e caminhada, caixas de primeiros socorros, etc.), uma coleção de cerca de meia centena de livros cujo preço varia de uma/duas até doze libras esterlinas (14.10 euros), divididos por temas: atividades, apoio a adultos, questões internacionais, História, recursos educativos, segurança, vida escutista, economia, administração, recrutamento, apoio a escuteiros e formação de adultos. Dentro destes temas encontram-se ainda cerca de cem folhetos, brochuras, cartazes e cartões, na sua maioria gratuitos ou com um preço inferior a uma libra, sendo que, em vários casos, é possível fazer o download do documento gratuitamente a partir do

site. Em alguns casos, também é possível adquirir uma versão eletrónica dos livros (por

vezes gratuita). A grande maioria das publicações possui um autor explícito, embora o mesmo não suceda no caso das folhas informativas da associação.

- Brasil – é o país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que, juntamente com Portugal, está mais organizado em termos de edição de livros escutistas. Na loja online100 da União dos Escoteiros do Brasil (UEP)101 registam-se cerca de 60 publicações entre 1,5 e 58 reais (aproximadamente 15 euros), divididas pelos diversos ramos pedagógicos da associação (Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior/Guia e Pioneiro), havendo uma secção definida para os mapas de progressão (não há divisões temáticas). Não há registo de publicações digitais ou passíveis de download.

97 Associação ligada ao Escutismo católico, possui cerca de 74 mil elementos divididos por mais de 800 grupos em França e 6 no estrangeiro. Enquanto associação, nasceu em 2004, devido à fusão dos ‘Scouts de France’ (associação fundada em 1920) com as ‘Guides de France’ (fundadas em 1923). Ver www.scoutsetguides.fr.

98 http://www.presses-idf.fr/

99 Os primórdios da maior associação escutista mista do Reino Unido situam-se em 1907, altura em que o fundador do Movimento escutista, Baden-Powell, organiza o primeiro acampamento para rapazes. Em janeiro do ano seguinte publica-se a primeira parte do livro fundacional do Movimento – o ‘Escutismo para Rapazes’ (‘Scouting for boys’) –, que é seguido, em agosto, pelo primeiro acampamento oficial. Em 1910 faz-se o primeiro censo, descobrindo-se, então, que o Movimento já conta com mais de cem mil escuteiros. Hoje em dia, a Associação tem cerca de 520 mil escuteiros. Ver scouts.org.uk/about- us/history/, documento intitulado ‘Milestones of Scouting’ e de scouts.org.uk/about-us/organisational-information/ 100 http://www.lojaescoteira.com.br/

101 O Movimento teve início no Brasil em 1910, pela mão de grupo de oficiais da Marinha que acompanhara o sucesso de Baden-Powell em Inglaterra e resolveu fundar no Brasil uma primeira associação (chamada ‘Centro de Boys Scouts do Brasil’), a que se seguiram várias associações independentes. A 4 de novembro de 1924, estas associações unificaram-se na União dos Escoteiros do Brasil. Esta associação é, no Brasil, a única organização escutista reconhecida e certificada pela WOSM. Atualmente, é composta por mais de 80 mil escoteiros (dos quais cerca de 20 mil são adultos), divididos em 1265 grupos instalados em 607 cidades, cobrindo todos os estados brasileiros. Ver mais informação em www.escoteiros.org.br

- EUA – A associação ‘Boy Scouts of America’ (EUA)102 possui uma loja online para venda de diversos produtos. Na área editorial, regista cerca de 600 publicações, divididas em diversos temas (aventura, cozinha, educação, religião, etc.). Aí podem encontrar-se livros, panfletos, cartazes, CDs e DVDs, publicações digitais interativas, etc. Várias publicações apresentam-se não apenas em inglês, mas também em espanhol, variando o preço entre quinze cêntimos (certificado) e 29.99dólares103. De destacar, aqui, a existência de algumas publicações que agora se apresentam em formato digital e CDs e DVDs com material para atividades (canções, filmes) e de auxílio a dirigentes. Alguns livros possuem autoria declarada, ao passo que outros pertencem à associação, não sendo visível o seu autor.