• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICAS DE EXPERIMENTAÇÃO CONSTRUTIVA NO ENSINO DE

4 PRÁTICAS DE EXPERIMENTAÇÃO CONSTRUTIVA NO ENSINO DE ARQUITETURA

4.2 Análise de referências

4.2.1 RURAL STUDIO – Auburn University, Estados Unidos

4.2.1.3 Alguns projetos executados

Butterfly House

Local e ano de projeto: Newbern, 1996 Programa: 2º ano

A Butterfly House ou Casa Borboleta (Figura 31) foi construída para Anderson e Ora Lee Harris e atualmente está ocupada pela filha do casal. Seu nome se dá em função da estrutura do telhado angular que recolhe a água da chuva e abriga um alpendre. A casa é em grande parte aquecida e resfriada passivamente, com a ajuda de um fogão a lenha. Boa parte da madeira utilizada na obra foi proveniente de uma igreja que estava sendo demolida na época em uma cidade vizinha. A solução estrutural do telhado em madeira resultou num amplo volume interno e aberturas que trouxeram boa iluminação natural além de um espaço arquitetônico interessante.

Figura 31 – Butterfly House construída pelo Rural Studio em Newbern

Fonte: Website Rural Studio112.

Glass Chapel

Local e ano de projeto: Mason's Bend, 2000 Programa: 5º ano

Situada num local central em Mason's Bend, a Glass Chapel serve como ponto de parada de transporte, espaço para reuniões comunitárias, capela para o grupo de coral

112

local e centro de distribuição de refeições escolares no verão. É um espaço público multifuncional, que atende as demandas da comunidade, construído em um terreno privado. Anderson Harris, dono da Casa Borboleta, doou a terra para a obra antes de sua morte. A reutilização inovadora de materiais junto a técnicas de construção improvisadas combinam a linguagem formal vernacular a uma nova linguagem local. Vidros automotivos resgatados de um pátio de sucata fornecem o material de cobertura no lado norte, e são apoiados sobre uma estrutura de madeira laminada que descansa sobre paredes de terra batida. A Figura 32 e a Figura 33 mostram imagens internas e externas da obra concluída e também detalhes, planta baixa e corte geral do projeto.

Figura 32 – Glass Chapel construída pelo Rural Studio em Mason’s Bend

Fonte: Website Rural Studio e Archello113.

Figura 33 – Planta baixa e corte geral da Glass Chapel em Mason’s Bend

Fonte: Website Archello114.

113 Disponível em: http://www.ruralstudio.org/projects/glass-chapel. Acesso em: 22 ago. 2018 e

https://archello.com/project/masons-bend-community-center#stories. Acesso em: 02 ago. 2019.

114 Disponível em: https://archello.com/project/masons-bend-community-center#stories. Acesso em: 02 ago.

Newbern Fire Station

Local e ano de projeto: Newbern, 2004 Programa: 5º ano

O Corpo Voluntário de Bombeiros de Newbern juntamente com a Prefeitura, são os primeiros edifícios públicos construídos novos na cidade nos últimos 110 anos. Abriga três caminhões de bombeiros e serve de abrigo para satisfazer algumas necessidades da cidade como um lugar para a realização de eleições, reuniões do conselho, classes de bombeiros voluntários, arrecadação de fundos e reuniões comunitárias. O edifício é estruturado por uma de treliça de madeira e metal, fechado por painéis de policarbonato translúcido, protegido do sol por ripas de cedro e coberto com um telhado de alumínio galvanizado (Figura 34). No interior existe um mezanino para as aulas de combate a incêndios e no pavimento térreo um banheiro e uma cozinha. O projeto foi concebido e construído em apenas dois anos e ao mesmo tempo em que a equipe arrecadou US$ 100.000 em doações de materiais. A Figura 35 traz alguns croquis do edifício da estação de bombeiros.

Figura 34 – Estação de Bombeiros de Newbern estruturado por treliças de madeira e metal

Fonte: Website Rural Studio 115.

115

Figura 35 – Estação de Bombeiros de Newbern

Fonte: Website Behance Student Show 116.

Akron Boys & Girls Club 2

Local e ano de projeto: Akron, 2007 Programa: 5º Ano

Quatro alunos de quinto ano projetaram e construíram um Clube de Meninos e Meninas atendendo aos contínuos pedidos dos moradores da cidade para um espaço seguro de atividades educacionais e recreativas para as crianças de Akron. Uma estrutura lamelar de madeira de grande extensão cobre uma quadra de basquete e conecta-se a um espaço de recreação. Todo o complexo tem uma área aproximada de 230 m². A Figura 36 ilustra o espaço interior de recreação e exterior através de croquis e a Figura 37 Traz imagens do edifício já em uso.

Figura 36 – Croquis e imagem interna do Akron Boys and Girls Club #2

Fonte: Website Behance Student Show 117.

116

Disponível em: http://www.studentshow.com/gallery/2273086/Rural-Studio. Acesso em: 22 ago. 2018.

117

Figura 37 – Akron Boys and Girls Club #2

Fonte: Website Rural Studio118.

20Kv22 Home

Local e ano de projeto: Newbern, 2018 Programa: 5º Ano

A Casa 20Kv22, uma das últimas versões das 20K Home, foi proposta como uma casa não só acessível para construir, mas também para se viver. As versões anteriores do projeto 20K Home se concentraram na redução do custo de hipoteca, mas essa versão esforçou-se para reduzir os custos de serviços públicos e seguro residencial. Essas economias foram determinadas comparando o consumo de energia de uma casa- modelo, a Dave's Home 20Kv08 construída em 2009 (Figura 38), com o consumo de energia da versão revisada da casa.

Figura 38 – Dave's Home 20Kv08, Newbern, 2009

Fonte: Website Rural Studio119.

118

Disponível em: http://www.ruralstudio.org/projects/akron-boys-girls-club. Acesso em: 22 ago. 2018.

119

Na versão original as técnicas de construção foram padronizadas para reduzir o tempo de construção, permitindo que mais dinheiro fosse utilizado para materiais, em vez de mão de obra. A estrutura utilizada foi do tipo Wood Frame. O projeto da casa revisada baseou-se nos resultados de experimentos e testes da casa-modelo que determinaram o contexto ambiental ideal, a envolvente do edifício e as estratégias de conforto térmico. Além disso, a casa revisada foi aprimorada para estar em conformidade com as Fortified Standards, um conjunto de diretrizes delineadas para melhorar residências para que cumpram os requisitos mínimos das normativas, a fim de reduzir os danos causados por tornados, furacões e granizo, e por sua vez, reduzir os custos de seguros. A Figura 39 ilustra o grupo de alunos trabalhando na 20Kv22 Dave's

Revised Home e a Figura 40 apresenta algumas das versões anteriores das 20K Homes.

Figura 39 – 20Kv22 Dave's Revised Home uma das últimas versões das 20K Home

Fonte: Website Rural Studio120.

Figura 40 – Algumas versões das 20K Homes: 20Kv04 Pattern Book Home, 20Kv05 Loft Home, 20Kv06 Roundwood Home construídas em Greensboro, 2008

Fonte: Website Rural Studio e Behance Student Show121.

120

Disponível em: http://www.ruralstudio.org/projects/20kv22-home. Acesso em: 02 ago. 2019.

121

Disponível em: http://www.ruralstudio.org/projects.html e

As casas foram equipadas com sensores e registradores de dados para monitoramento do microclima, consumo de energia, temperatura interna e umidade relativa, temperatura e umidade relativa da parede interna e qualidade do ar interno. Além disso, ambas as casas são habitadas pelos estudantes para analisar detalhadamente as experiências e conforto térmico em todas as quatro estações do ano – uma novidade para o programa Rural Studio. A cada semana, são coletados dados quantitativos, analisados e correlacionados com as observações qualitativas.

Ao projetar, construir e depois morar na casa-modelo e na casa revisada, pretende- se reunir os dados quantitativos do estudo completo de pós-ocupação e a experiência qualitativa do que é realmente viver em uma 20K Home. Certamente, essa é uma experiência muito relevante ao envolver além da concepção e construção de um projeto feito pelos estudantes, também a avaliação pós-ocupação, de modo a realizar ainda a produção de dados científicos abarcando as premissas de ensino, pesquisa e extensão – uma experiência completa de ensino-aprendizado aplicado à arquitetura.

A seguir é apresentada uma síntese da análise dos programas do Rural Studio segundo as categorias indicadas anteriormente (Quadro 4).

Quadro 4 – Quadro síntese de análise do programa Rural Studio

RURAL STUDIO – Auburn University Estrutura Curricular

O Rural Studio oferece três tipos de programas, sendo que dois deles são voltados a alunos de graduação em arquitetura de 3º e 5º anos, oferecidos como cursos eletivos com aproximadamente 15 vagas, um terço em relação ao número de alunos das turmas. A seleção é feita prioritariamente por desempenho acadêmico. O programa de 3º ano é de um semestre e possui uma estrutura curricular com atividades distribuídas durante os períodos matutino e vespertino. O programa de 5º ano abarca um ano acadêmico completo, podendo estender-se em mais um ano. Os dois programas são organizados em estúdios de projeto e construção, além de uma oficina voltada ao trabalho com madeira e disciplinas de representação gráfica em técnicas aquarela e à mão livre. Recentemente criado, em substituição ao Outreach Program – programa de extensão descontinuado pelo Rural Studio – o programa de pós- graduação Rural Studio MS Arch conta com três semestres e é direcionado a titulados na área de arquitetura, com foco de pesquisa em habitação rural.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos trabalhados no Design Studio do 3º ano relacionam-se com um projeto de múltiplas fases chamado de Farm Rural Studio que foca no redesenho do campus, envolvendo as estruturas administrativas, de produção de alimentos e de moradia dos próprios estudantes. O projeto é baseado no propósito educativo de vivenciar um estilo de vida integrado à comunidade local. Já os conteúdos do 5º ano, relacionam-se ao trabalho junto aos municípios e conselhos consultivos para realizar projetos comunitários. Desenvolvem-se projetos de Tese, projetos de construção sustentável, e constroem-se os projetos desde a fundação até o telhado. Nas oficinas de madeira são elaborados projetos de recriação de cadeiras icônicas por meio de pesquisa, desenho, modelagem e construção, que permitem a aquisição de habilidades de marcenaria num curso prático de fabricação de móveis. Simultaneamente, se desenvolvem exercícios de representação gráfica destes projetos por meio de desenhos à mão livre. A representação artística também é explorada em Seminários de História e Teoria com o objetivo de familiarizar os alunos com o ambiente construído do Alabama e obter entendimento do contexto arquitetônico dos edifícios.

Metodologia de Ensino

A proposta pedagógica do Rural Studio parte da premissa de que os estudantes, ao saírem da realidade cotidiana para conhecerem o mundo além dos limites da universidade, desenvolvem uma visão mais crítica sobre a Arquitetura. Ao experimentar outro estilo de vida e cultura, forma-se um novo olhar sobre o conhecido, um olhar externo que promove uma nova forma de entendimento. Por meio dessa proposta conceitual é que o curso utiliza as ferramentas pedagógicas do Design Build para aprender Arquitetura, buscando o equilíbrio entre o projeto em ateliê e a prática construtiva. A metodologia de ensino volta-se para projetos de orientação comunitária através de esforços multianuais, de várias fases, percorrendo três municípios. Os alunos trabalham dentro da comunidade para definir soluções, angariar fundos, projetar e construir.

Durante o início de um trabalho, o 5º ano e o Outreach Program trabalhavam juntos em uma série de exercícios rápidos de projeto e revisão já focados na demanda estudada. Esses exercícios serviam para que os estudantes exercitassem a agilidade de pensar em uma série de propostas e questões ao mesmo tempo para um único projeto. Depois dessa etapa, e da formulação dos programas de projeto, equipes de três a cinco pessoas trabalhavam juntas no desenvolvimento do projeto básico e depois, do executivo: nessa fase muitos consultores são