• Nenhum resultado encontrado

Alterações locomotoras e achados radiográficos

3.1. Caso clínico nº

3.2.2. Revisão Bibliográfica e Discussão 1 Identificação da espécie

3.2.2.3. Alterações locomotoras e achados radiográficos

A alteração locomotora e os achados radiográficos possivelmente estão relacionados com alterações nutricionais que se agravaram com o aumento das exigências energéticas e nutricionais do animal, as quais nunca foram correspondidas, culminando num estado de desequilíbrio metabólico de tal grau que poderá estar na origem da sua morte. Para confirmar tais suposições seria imprescindível a realização de análises hematológicas e bioquímicas do animal, assim como análise do leite fornecido.

Tendo em conta a idade, os sinais clínicos, as deficiências nutricionais da alimentação fornecida e os achados radiográficos, os diagnósticos diferenciais para a alteração locomotora são doenças metabólicas ósseas como a osteodistrofia fibrosa ou raquitismo.

As doenças metabólicas são relativamente comuns em primatas em cativeiro possuindo, inclusivamente, denominações como simian bone disease e cage paralysis afetando principalmente animais em crescimento (FREEDMAN et al., 1976, POWER et al., 1995; MILLER e FOWLER, 2014; WISSMAN, 2006). Power et al (1995) comprovaram que os valores nutricionais de vitamina D presentes no leite de diversos primatas e humanos não são suficientes para garantir o normal funcionamento do sistema esquelético do animal na ausência de radiação UV-B, sendo esta um dos principais motivos de doença metabólica óssea de animais em cativeiro.

Um dos sinais clínicos característicos de doenças metabólicas ósseas é a redução da densidade mineral óssea, as fraturas e a reduzida mobilidade (FREEDMAN et al., 1976; JARCHO et al., 2013). Outros sinais clínicos incluem a prostração, a anemia, a inapetência e as deformações esqueléticas (JEPSON, 2015; LUDLAGE e MANSFIELD, 2003). As doenças metabólicas ósseas podem resultar de uma redução da disponibilidade de nutrientes (desequilíbrio do razão cálcio: fósforo ou deficiência em vitamina D3), assim como de más condições de maneio que resultem na falta da exposição aos raios ultravioletas (290-320 nanómetros de comprimento de onda (WISSMAN, 2006)) ou espectro total de luz, sendo que animais que estejam submetidos a dietas com parâmetros nutricionais negativos crónicos recorrem às reservas ósseas para compensar deficiências nutricionais e ambas as situações podem resultar em hiperparatiroidismo secundário (FREEDMAN et al., 1976; JARCHO et al., 2013; JEPSON, 2015; LUDLAGE e MANSFIELD, 2003; MILLER e FOWLER, 2014; PATIÑO e BORDA, 1997; WOLFE-COOTE, 2005). Jarcho et al. observaram uma possível

94 associação entre a digestibilidade da energia, a vitamina D, o cálcio sérico e a densidade mineral óssea, sendo que possíveis inflamações subclínicas do trato digestivo que poderão resultar na má-absorção, causando uma redução da disponibilidade de nutrientes, mesmo na presença de dietas e condições de maneio adequadas.

O diagnóstico é realizado através de exame físico, de hemograma, de bioquímica sérica (evidenciando uma diminuição da concentração do cálcio ionizado (1,08 – 1,28mmol/l (JEPSON, 2015)) e inversão do razão cálcio (2,05 – 2,6 mol/l (JEPSON, 2015)): fósforo (0,87 – 2,75mmol/l(JEPSON, 2015)) normal 1,5-2:1 (JEPSON, 2015; LUDLAGE e MANSFIELD, 2003), elevação da fosfatase alcalina e redução dos valores de vitamina D3 (>124,8 nmol/l (JEPSON, 2015))) e de exame radiográfico (LUDLAGE e MANSFIELD, 2003; WISSMAN, 2006).

No caso do raquitismo os ossos apresentam uma redução da sua densidade por falta de cálcio, dando origem a deformações ósseas nas diáfises (varo, valgo) e nas articulações (espessamento das placas de crescimento das articulações cartilaginosas) (JEPSON, 2015; LÓPEZ, 2014; WISSMAN, 2006). A osteodistrofia fibrosa também apresenta redução da densidade óssea resultante da presença de um estroma fibroso que substitui o material ósseo, resultando em deformações ósseas principalmente da mandíbula e dos ossos faciais (LÓPEZ, 2014). Em animais adultos a doença progride com manifestações cada vez mais frequentes e graves de fasciculações musculares que evoluem para tremores e, em casos terminais, convulsões e tetanias (JEPSON, 2015; WISSMAN, 2006).

A abordagem terapêutica passa pelo tratamento de suporte e pela administração enteral e parenteral de suplementos de cálcio (JEPSON, 2015). Na literatura é sugerida a suplementação da dieta com vitamina D3 2000UI/kg e glubionato de cálcio 1,0ml/kg PO BID ou, apenas em animais normocalcémicos, calcitonina de salmão 10 UI/kg QOD por 3 semanas (LUDLAGE e MANSFIELD, 2003; JEPSON, 2015; WISSMAN, 2006).

Embora a família Callitrichidae seja uma das famílias de primatas de ingresso mais frequente em centros de triagem de animais silvestres, a literatura existente apenas explora esta família na perspetiva de animal de companhia e de animal de laboratório, sendo imprescindível o desenvolvimento de conhecimento que crie orientações gerais para o maneio e reabilitação destes animais em condições de vida selvagem e em centros de recuperação de animais selvagens, que permitam aumentar a capacidade de sobrevivência e reprodução na natureza.

95

4. Conclusão

Durante o período de estágio tive a possibilidade de confrontar-me com a realidade da medicina veterinária em centros de recuperação financiados por instituições governamentais brasileiras. Embora a medicina veterinária de animais selvagens seja um dos pilares da conservação de fauna selvagem, sem o qual é impossível realizar uma conservação eficaz, duradoura e estável do meio ambiente, esta encontra-se, de um modo geral, negligenciada em todos os seus setores, sendo os profissionais na maioria das situações obrigados a trabalhar em condições deficientes a nível financeiro, infraestrutural e pessoal. Para poder manter-se na área, um profissional tem que saber lidar com situações por vezes frustrantes e, na maioria das vezes, com um final infeliz, sendo imprescindível a aquisição de uma mentalidade que nos permita obter informações de todas as situações e saber reconhecer quando o limite da qualidade de vida foi cruzado de modo a minimizar o sofrimento gratuito do animal.

Adicionalmente a medicina de animais selvagens apresenta dois grandes desafios únicos a este ramo da medicina veterinária, sendo o primeiro associado ao amplo espectro de espécies e consequentemente de apresentações clinicas que se fazem acompanhar de escassa bibliografia e o segundo associado ao facto do veterinário ter uma ação que extravasa largamente o ato clinico e cirúrgico sendo essencial um conhecimento abrangente e um raciocínio que permita abordar cada situação de forma holística e percecionar o paciente, não como indivíduo, mas como membro integrante de um ecossistema e de um nicho ecológico, aspeto que deve sempre ser ponderados aquando da tomada de qualquer decisão.

Embora as condições no CETAS não sejam as ideais esta é a realidade da maioria dos centros de atendimento de animais silvestres. É importante referir que apesar das circunstâncias, o CETAS apresenta diversos aspetos positivos, verificando-se um constante esforço por parte da equipa no sentido de reconhecer e melhorar os pontos negativos, realizando um trabalho de extrema importância para a conservação de animais selvagens.

Face a esta realidade, foi essencial para o meu desenvolvimento profissional e pessoal ter a oportunidade não só de observar, mas também ter um papel ativo na medicina de animais selvagens do Centro de Triagem de Animais Silvestres, sendo que apenas assim poderei orientar a minha carreira futura tendo consciência dos desafios que a mesma apresenta.

96 Com esta experiência reforcei a minha perceção de que é uma área onde todos os casos devem ser abordados de uma forma multidisciplinar. Decorrente desta necessidade e em associação com a carência de meios financeiros e humanos que geralmente caracteriza esta área é fundamental a criação de redes funcionais entre instituições não governamentais e governamentais que aumentem a eficácia dos centros de recuperação na conservação dos ecossistemas. Em paralelo também considero importante a existência de unidades curriculares direcionadas especificamente à medicina de animais selvagens nas formações académicas que formam profissionais com intervenção nesta área. As carências financeiras dos centros de triagem e recuperação de fauna selvagem, bem como da investigação nesta área são problemas que urge ultrapassar. Finalmente também é de realçar um dos pilares importantes da conservação, indissociável dos centros de recuperação, que é a educação ambiental das populações e que tem problemas comuns às outras áreas de intervenção já referidas.

97

Referências bibliográficas

AGUIRRE, A. A. - Essential veterinary education in zoological and wildlife medicine: a global perspective. Rev. sci, tech. Off. int. Epiz. PMID 20128470. vol. 28, nº 2 (2009), p. 605-610.

AMMA resgata em parque coruja vítima de linha com cerol. [em linha]. Prefeitura de

Goiânia. 2015. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://www4.goiania.go.gov.br/portal/pagina/?pagina=noticias&s=1&tt=not&cd=7142 &fn=true>.

ANDERY, D. de A. - Perfil sanitário de rapinantes de cativeiro e recolhimento em um

Centro de Triagem de Animais Silvestres, Belo Horizonte/MG. Belo Horizonte, Brasil:

Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. Dissertação Mestrado.

ANIMAIS silvestres são entregues voluntariamente ao Ibama no Pará. [em linha].

ambientebrasil. 2004. [Consult. 14 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2004/08/13/15649-animais-silvestres- sao-entregues-voluntariamente-ao-ibama-no-para.html>.

ANIMAIS silvestres são vítimas de queimadas na região de Bauru. [em linha]. G1 -

Bauru e Marília. 2015. [Consult. 30 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/08/animais-silvestres-sao-vitimas- de-queimadas-na-regiao-de-bauru.html>.

ARNAUT, Lucianados Santos. - Estudo radiográfico das afecções do sistema

esquelético em aves. São Paulo, Brasil: Universidade de São Paulo, 2006. Dissertação Pós-

Graduação.

ATROPELAMENTO de animais aumenta em julho. [em linha]. Jornal Genesis.

[Consult. 30 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://www.jornalgenesis.com.br/portal_de_noticias/atropelamento-de-animais- aumenta-em-julho/>.

AUMENTO no número de casos envolvendo choque elétrico. [em linha]. Associação

MataCiliar. 2010. [Consult. 31 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://www.mataciliar.org.br/mata/index.php?option=com_content&view=article&id=1 26:aumento-no-numero-de-casos-envolvendo-choque-

eletrico&catid=23:noticias&Itemid=21>.

AVES são vítimas de acidentes com linhas de pipa com cerol, em Belém. [em linha].

G1 - Pará [Consult. 30 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/07/aves-sao-vitimas-de-acidentes-com- linhas-de-pipa-com-cerol-em-belem.html>.

BAPTISTA, Luiz A. M. L. - CETAS: Funções e Atividades.[em linha]. Curso de Manejo do CETAS/GO. 2011. Goiânia, Brasil. [Consult. 15 nov. 2015]. Disponível em WWW: <URL:http://cursodemanejocetas.blogspot.pt/p/arquivos.html>.

98 BARROSO, J. E. M. et al. - Casuística do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Município de Catalão, GO. In VII Encontro sobre Animais Selvagens (ENANSE),

Uberlândia, Minas Gerais, Brasil: Livro de Resumos VII ENANSE, 2014. p. 58-64.

BASTOS, Lilian Freitas et al. - Apreensão de espécimes da fauna silvestres em Goiás - situação e destinação. Revista de Biologia Neotropical. ISSN 1807-9652. vol. 5, n.º 2 (2008), p. 51-63.

BERNARDI, E. L. et al. - Fratura de casco em quelônio - relato de caso. In XVI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Cruz Alta, 2011 - Ciência, Tecnologia e Inovação. Cruz Alta, Rio Grande do Sul: Universidade no Desenvolvimento Regional, 2011.

BIOMAS Do Brasil. [em linha]. Cerrado. RIO + 20 Conferência das Nações Unidas

sobre Desenvolvimento Sustentavél.2012 [Consult. 2 dez. 2015] Disponível em WWW: <URL:http://www.biomasdobrasil.com>.

BOGOSLAVSKY, Bruce. - Chelonian Shell Repair. [em linha] Animal Veterinary Hospital of Orlando Care Card. [Consult. 26 jun. 2015]. Disponível em

WWW:<URL:http://www.centralfloridaherpsociety.org/Chelonian_Shell_Repair_Care_Card. pdf>.

BOMBEIROS Militares de Quirinópolis capturam tamanduá mirim. [em linha]. Corpo

de Bombeiros Militar. 2012. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://www.bombeiros.go.gov.br/noticias/bombeiros-de-quirinopolis-capturam- tamandua-mirin.html>.

BOMBEIROS tentam resgatar cobra em córrego de GO, mas animal foge. [em linha].

G1 Goiás. 2013. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/10/bombeiros-tentam-resgatar-cobra-em- corrego-de-go-mas-animal-foge-veja.html>.

BONNET, Bárbara e CUNHA, Hélio - Monitoramento e Mitigação de Atropelamento de Fauna. Coleção Estrada Verde. Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Diretoria de Planejamento e Pesquisa, Coordenação Geral de Meio Ambiente. vol. 1, n.º 3 (2012).

BORGES, C. R. et al. - Diagnóstico da fauna apreendida e recolhida pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Juiz de Fora, MG (1998-1999). Revista Brasileira de Zoociências. ISSN 1517-6770. vol. 8, n.º 1 (2006), p. 23-33.

BORGES, Fernanda. - Bombeiros resgatam sucuri que subiu em poste de eletricidade,

em GO. [em linha]. G1 Goiás. 2015. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/03/bombeiros-resgatam-sucuri-que-subiu-em- poste-de-eletricidade-em-go.html>.

BORTOLINI, Z. et al. - Casuística de exames de diagnóstico por imagem na medicina de animais selvagens - 2009 a 2010. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia. ISSN 1678-4162. vol. 65, n.º 4 (2013), p. 1247-1252.

99 BOYER, T. H. - Colubrid care. [em linha]. Pet Hospital of Peñasquitos. [Consult. 16 jan. 2016]. Disponível em WWW: <URL:http://www.pethospitalpq.com/sites/site-

3953/documents/COLUBRID%20CAREFinal.pdf>.

BRANCO, A. M. et al. - Descentralização da gestão e manejo da fauna silvestres: o caso da divisão técnica de medicina veterinária e manejo da fauna silvestres do município de São Paulo. Interfacehs. ISSN 1980-0894. vol. 6, n.º 1 (2011), p. 20-38.

BUJES, Clóvis S. - Os Testudines continentais do Rio Grande do Sul, Brasil: taxonomia, história natural e conservação. Iheringia, Série Zoologia. ISSN 1678-4766. vol. 100, n.º 4 (2010), p. 413-424.

BUSS, Gerson. - Conservação do bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans) (Primates,

Atelidae) no entorno do Parque de Itapuã, Viamão, RS. Porto Alegre, Brasil: Universidade

Federal do Rio Grande do Sul, 2012. Dissertação de Doutoramento.

CARE of Boas and Pythons. [em linha]. Best Friends Veterinary Center. [Consult. 16

jan. 2016]. Disponível em WWW:

<URL:http://www.bestfriendsvet.com/pdffiles/CareofBoas&PythonsW.pdf>.

CARTER, H. R. - Oil and California’s seabirds: an overview. Marine Ornithology. ISSN 2074-1235. vol.31,nº1 (2003). p. 1–7.

CARVALHO, A. de M. - Chlamydophila spp., Mycoplasma gallisepticum e

Mycoplasma sunoviae em Psitacídeos (Filo: Cordata, Ordem: Psittaciformes) de diferentes cativeiros no estado de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil: Universidade Federal de Goiás, 2012.

Dissertação Mestrado.

CASAL de araras é resgatado na zona urbana de Tabatinga. [em linha]. G1 Bauru e

Marília. 2015. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/06/casal-de-araras-e-resgatado-na- zona-urbana-de-tabatinga.html>.

CASTRO, Patricia Ferreira. - Afecções cirúrgicas em aves: estudo retrospectivo. São Paulo, Brasil: Universidade de São Paulo, 2010. Dissertação Pós-Graduação.

CATALÃO e Goiânia recebem parte dos 8 mil animais resgatados pelos Bombeiros em Goiás. [em linha]. O Catalano. 2015. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://www.ocatalano.com.br/site/conteudo.php?meio=noticia_ver&idMateria=451>.

CEROL em linha de pipa representa riscos para aves em Belém. [em linha]. G1 - Pará

[Consult. 30 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/07/cerol-em-linha-de-pipa-representa-riscos- para-aves-em-belem.html>.

CERRADO tem taxa de desmatamento maior que a dos demais biomas. [em linha].

CleberToledo. 2014. [Consult. 5 dez. 2015]. Disponível em WWW: <URL:http://www.clebertoledo.com.br/n63684>.

100 CHANG, Yu-Chuan et al. - The Macronutrients in Human Milk Change after Storage in Various Containers. Pediatrics and Neonatology. DOI 10.1016/j.pedneo.2012.04.009. vol. 53 (2012), p. 205-209. COMMITTE ON ANIMAL NUTRITION et al., 2003. (sem data).

CHITTY, J. e RAFTERY, A. - Essentials of Tortoise Medicine and Surgery. 1 ª ed. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2013. ISBN-10: 1405195444.

COMMITTEE ON ANIMAL NUTRITION, Ad Hoc Committee on Nonhuman Primate Nutrition, Board on Agriculture and Natural Resources e Divison on Earth and Life Studies. - Nutrient Requirements of Nonhuman Primates. 2 ª ed. Washington, D.C.: The National Academies Press. 2003. ISBN 0-309-51524-6.

COMO comprar um jabuti de forma legalizada. [em linha]. Bolsa de Mulher.

[Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://www.bolsademulher.com/pet/como-comprar-um-jabuti-de-forma-legal>.

CORPO de Bombeiros Militar resgata onça em cima de uma árvore em Inhumas. [em

linha]. Corpo de Bombeiros Militar. 2014. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW: <URL:http://www.bombeiros.go.gov.br/noticias/corpo-de-bombeiros-militar-resgata-onca- em-cima-de-uma-arvore-em-inhumas.html>.

COSTUME de criar animais silvestres em cativeiro alimenta o tráfico. [em linha].

Bom Dia Brasil. 2015. [Consult. 13 dez 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/01/costume-de-criar-animais- silvestres-em-cativeiro-alimenta-o-trafico.html>.

DENER, Rafael - Equipe da Polícia Militar Ambiental realiza resgate de arara-de-

barriga-amarela. [em linha]. Meganésia. 2014. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em

WWW: <URL:http://www.meganesia.com.br/resgate-arara-canide.html>.

DESTRO, G. F. G. et al. - Chapter 16: Efforts to Combat Wild Animals Trafficking in Brazil. In Biodiversity Enrichment in a Diverse World. InTech, 2012. ISBN 978-953-51-0718- 7. p. 421-436.Z

DIGBY, Leslie. - Infant care, infanticide, and female reproductive strategies in

polygynous groups of common marmosets (Callithrix jacchus). Behavioral Ecology

Sociobiology. ISSN 1432-0762. vol. 37, n.º 3 (1995), p. 51-61.

DIN, Z. M. et al. - Is stored expressed breast milk an alternative for working Egyptian mothers?. Eastern Mediterranean Health Journal. ISSN 1020-3397. vol. 10, n.º 6 (2004), p. 815-821.

DIVERS, S. J. - Tips for sedation and anesthesia in turtles and tortoises. [registo video]. Dvm360, Veterinary Medicine, 2014. [Consult. 25 jun. 2015]. Disponível em WWW: <URL:http://veterinarymedicine.dvm360.com/video-tips-sedation-and-anesthesia-turtles-and- tortoises>.

DIVERS, S. J. e MADER, D. R. - Reptile Medicine and Surgery. 2 ª ed. Missouri: Saunders. 2005. ISBN-10: 072169327X.

101 DUTTA, S. et al. - Changes in preterm human milk composition with particular

reference to introduction of mixed feeding. Indian Pediatrics. vol. 51 (2014), p. 997–999.

FÉRIAS aumentam incidência de morte de aves por linhas de pipas. [em linha].

Prefeitura de Guarulhos. 2015 [Consult. 30 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20 005:ferias-aumentam-incidencia-de-morte-de-aves-por-linhas-de-pipas&catid=54:meio- ambiente&Itemid=108>.

FERREIRA, Juliana Machado. - Tráfico de animais no Brasil e suas consequências. [em linha]. Planeta sustentável. 2014. [Conssult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW: <URL:http://viajeaqui.abril.com.br/materias/trafico-de-animais-no-brasil>.

FLOSI, F. M. et al. - Manejo e enfermidades de quelônios brasileiros no cativeiro doméstico. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV- SP. vol. 4, n.º 2 (2001), p. 65-72.

FORD, Susan M. et al. - The Smallest Anthropoids - The Marmoset/Callimico

Radiation. New York: Springer Science+Business Media, LLC. 2009. ISBN 978-4419-0292-

4.

FOWLER, Anne. - Common Presentations of Injured Native Turtles. In Australian Wildlife Rehabilitation Conference. Penrith: 2004.

FOWLER, M. E. e CUBAS, Z. S. - Biology, Medicine, and Surgery of South American

Wild Animals. 1 ª ed. Ames, Iowa: Iowa State University Press, 2001. ISBN 0-8138-2846-5.

FRANCO, Mariana Rezende et al. - Animais silvestres apreendido no periodo de 2002 a 2007 na Macroregião de Montes Claros, Minas gerais. Enciclopédia Biosfera. ISSN 1809- 0583. vol. 8, n.º 14 (2012), p. 1007-1018.

FRAZÃO, Heliana. - BA: 80% dos animais silvestres apreendidos morrem. [em linha]. Terra. 2007. [Consult. 9 nov. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI1724211-EI306,00- BA+dos+animais+silvestres+apreendidos+morrem.html>.

FREEBURN, S. E. - Husbandry Guidelines for Common Marmoset (Callithrix

jacchus). Richmond: Western Sydney Institute of TAFE. 2008.

FREEDMAN, Matthew T. et al. - Nutritional and Metabolic Bone Disease in a Zoological Population. Skeletal Radiology. ISSN 0364-2348. vol. 1 (1976), p. 87-96.

FREITAS, A. C. P. de. et al. - Diagnóstico de animais ilegais recebidos no centro de triagem de animais silvestres de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no ano de 2011. Ciência Rural, Santa Maria. ISSN 1678-4596. vol. 45, n.º 1 (2015), p. 163-170.

FRIOL, Natália Rizzo. et al. - Testando diversas metodologias para captura de

Phrynops geoffroanus (Reptilia, Testudines, Chelidae) nas bacias dos ribeirões esperança e

cambé, na região do município de Londrina, Paraná, Brasil. In XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, Guarapuava, 2010 – Interatividade com Sinergia. Paraná, Brasil: Anais do XIX EAIC, 2010.

102

GO: bombeiros são acionados para resgatar cobra em pé de alface. [em linha]. Terra.

[Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW: <URL:http://noticias.terra.com.br/brasil/go- bombeiros-sao-acionados-para-resgatar-cobra-em-pe-de-

alface,d3614cb8511da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>.

GOMES, D. C. et al. - Registro de atropelamento de animais silvestres entre as cidades de Palmeiras de Goiás e Edealina –GO. Rev. Eletrônica Interdisciplinar. ISSN 1984- 431X. vol. 2, n.º 10 (2013).

GOSS, A. N. et al. – Craniofacial growth in young marmosets (Callithrix jacchus). Laboratory Animals. ISSN 0023-6772. vol.17, nº 1 (1983), p.303-306.

GUEDES, Reinaldo - Aves do Brasil. [em linha] WikiAves. 2014. [Consult. 9 fev. 2016]. Disponivél em WWW: <URL:http://www.wikiaves.com/aves>.

HAAS, K. B. - History of Wildlife Rehabilitation Conservation & Rehabilitation [em linha]. Wildlife Rehabilitation Today. 1995 [Consult. 13 out. 2015]. Disponível em WWW: <URL:http://www.angelfire.com/nj/woundedknee/rehabhist.html>.

HARNIK, Simone. - 25 de Março tem comércio ilegal de jabuti. [em linha]. Cotidiano. 2006. [Consult. 13 dez. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u120117.shtml>.

HEDLEY, J. - Reproductive Diseases in Reptiles. Veterinary Times. (2009), p. 20-22. HIDASI, H. W. - Detecção de Enterobacteriaceae e Chlaydophila spp. em Psitacídeos

provenientes do Centro de Triagem de Animais Selvagens de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil:

Universidade Federal de Goiás, 2010. Dissertação Mestrado.

HIDASI, José. - Aves de Goiânia. Goiânia, Goiás, Brasil: Fundação Jaime Câmara. 1997.

HINDE, Katie e LEMAY, Danielle G. - Monkey Model of Milk and Lactation. SPLASH! milk science update. 2014

HISTORY of Wildlife Rehabilitation Part I. [em linha]. WildRescue’s Blog. 2012

[Consult. 13 out. 2015]. Disponível em WWW:

<URL:http://wildrescue.blogspot.pt/2012/10/history-of-wildlife-rehabilitation-part.html>.

HOMEM é preso ao receber iguana pelos Correios em Minas Gerais. [em linha].

Documentos relacionados