• Nenhum resultado encontrado

Alterações no Informatica Domain (9.1.0)

No documento Informatica (Versão HotFix 3) Guia de Versão (páginas 157-163)

Parte III: Versão 9.1.0

Capítulo 24: Alterações no Informatica Domain (9.1.0)

Gerenciamento de Domínio

Na versão 9.1.0, o gerenciamento de domínio foi alterado das seguintes maneiras: ¨ O painel de detalhes não aparece mais na guia Domínio.

Antes, era possível exibir os detalhes na guia Domínio.

¨ Você pode gerenciar conexões a partir da exibição Conexões na guia Domínio. Antes, era possível gerenciar conexões do comando de menu Gerenciar > Conexões.

Arquivos de controle infacmd

Esta seção descreve alterações nos arquivos de controle infacmd.

Exportar Arquivos de Controle para Objetos de Domínio

Na versão 9.1.0 HotFix 1, você pode usar um atributo de nome de objeto e um atributo de tempo em um elemento objectList. O comando infacmd isp ExportDomainObjects exporta objetos que correspondem ao nome do objeto especificado e o filtro de tempo.

Por exemplo, as seguintes linhas exportarão user1 e user2 se elas tiverem sido criadas antes da data especificada:

<objectList type="user" createdBefore="2010-11-12 10:00:00 +0530" /> <object name="user1" />

<object name="user2" /> </objectList>

Antes, não era possível usar um nome de objeto e um atributo de tempo em um elemento objectList.

Importar Arquivos de Controle para Objetos de Domínio

Na versão 9.1.0 HotFix 1, se você não definir um elemento de objeto para o elemento objectList, então o valor padrão para o atributo de seleção será todos. O comando infacmd isp ImportDomainObjects importa todos os objetos do tipo especificado.

Por exemplo, a linha a seguir importa todas as funções: <objectList type="role" resolution="replace" />

Antes, era necessário definir o atributo de seleção para todos para importar todos os objetos do tipo especificado.

Model Repository Service

Esta seção descreve as alterações ao Model Repository Service.

Diretório de arquivo de backup

Na versão 9.1.0, o Model Repository Service grava arquivos de backup do repositório no diretório de backup do serviço. O diretório de backup de serviço é um subdiretório do diretório de backup do nó com o nome do Model Repository Service. Por exemplo, um Model Repository Service chamado MRS grava arquivos de backup de repositório nestes locais:

<node_backup_directory>\MRS

Quando você exibe arquivos de backup para um Model Repository Service, pode exibir os arquivos de backup desse serviço.

Antes, o Model Repository Service gravava arquivos de backup do repositório no diretório de backup de nó. Quando você exibe arquivos de backup para um Model Repository Service, pode exibir todos os arquivos de backup para todos os Model Repository Services em execução no nó.

Backup do índice de pesquisa

Na versão 9.1.0, quando você faz backup de um repositório do Modelo, o Serviço de Repositório do Modelo salva o índice de pesquisa para o arquivo de backup do repositório para reduzir a quantidade de tempo necessário para restaurar o arquivo.

Antes, o Model Repository Service não salvava o índice de pesquisa para o arquivo de backup. Quando você restaurar um arquivo de backup, o Serviço de Repositório do Modelo indexa novamente o índice de pesquisa. Para usar o comportamento anterior ao fazer backup do repositório, use o comando infacmd mrs

BackupContents e defina a opção de índice de pesquisa de backup como falsa.

Bloqueando outras operações durante um backup

Na versão 9.1.0, a operação de backup do repositório do Modelo bloqueia todas as outras operações de repositório até a conclusão do backup. Bloquear outras operações garante que o Serviço de Repositório do Modelo crie um arquivo de backup consistente.

Antes, o Serviço de Repositório do Modelo não bloqueava outras operações do repositório durante um backup do repositório.

Permissões

Na versão 9.1.0, a guia Permissões para qualquer objeto de domínio na ferramenta Administrador exibe até 1. 000 usuários ou grupos. Se houver mais de 1.000 usuários ou grupos, será exibida uma mensagem pedindo que você crie um filtro para limitar o número de usuários ou grupos.

Antes, a guia Permissões não tinha um limite no número de usuários ou grupos que podia exibir.

Relatórios

Você pode associar um Serviço de Relatórios e Painéis ao Serviço de Repositório do PowerCenter para exibir os relatórios do PowerCenter no JasperReports Server. Você deve associar um Serviço de Relatórios e Painéis ao Serviço do Metadata Manager e exibir os relatórios do Metadata Manager no JasperReports Server.

Na versão 9.1.0 HotFix 3, você executar os relatórios do PowerCenter a partir do Cliente do PowerCenter e exibi-los no JasperReports Server. Execute os relatórios do Metadata Manager a partir do Metadata Manager para exibi-los no JasperReports Server.

Antes, você executava os relatórios usando o Data Analyzer.

Privilégios

Privilégios de conexão

Na versão 9.1.0, um usuário deve ter o privilégio Gerenciar conexão para criar, editar e remover conexões. Por padrão, somente os usuários com a função de Administrador têm o privilégio de Gerenciar conexão.

Antes, um usuário não precisava de um privilégio para criar, editar ou remover uma conexão.

Se você atualizar para 9.1.0, atribua a usuários e grupos o privilégio Gerenciar conexão para permitir que eles criem, editem e removam conexões.

Privilégios de criação de perfil

Na versão 9.1.0, o usuário deve ter o privilégio Busca detalhada e exportar resultados para fazer uma busca detalhada e exportar os resultados do perfil. Por padrão, os usuários não têm esse privilégio após a atualização para o 9.1.0.

Antes, o usuário não precisava de um privilégio para realizar uma busca detalhada ou exportar os resultados do perfil.

Se você atualizar para o 9.1.0, atribua a usuários e grupos o privilégio Busca detalhada e exportar resultados para permitir que eles executem uma busca detalhada e exportem os resultados do perfil.

CA P Í T U L O

2 5

Alterações no Metadata Manager

(9.1.0)

Este capítulo inclui os seguintes tópicos:

¨ Programa de Linha de Comando backupCmdLine, 144 ¨ Modelos personalizados do glossário comercial, 145 ¨ Propriedades de classe, 145

¨ Endereço de Remetente do E-mail, 145

¨ Ocultar ou exibir as propriedades Vazio e Somente leitura, 145 ¨ Carregamento Incremental de Metadados, 145

¨ Relatórios de link, 146

¨ Configuração dos resultados da pesquisa, 146

¨ Nível de Validação do Agente do Metadata Manager, 146 ¨ Recursos, 146

Programa de Linha de Comando backupCmdLine

Na versão 9.1.0 HotFix 3, o valor padrão do número de segmentos usados nos comandos de backup e restauração é 5.

Antes, o valor padrão era 1.

Na versão 9.1.0, backupCmdLine inclui o argumento da tarefa para o comando de backup e restauração. Use o argumento da tarefa para especificar se o tipo de tarefa é backup ou restauração.

Antes, você podia digitar o comando de backup ou restauração seguido dos argumentos obrigatórios. O nome dos vários argumentos do comando de backup e restauração também mudou.

A tabela a seguir lista os nomes anterior e atual para os argumentos:

O nome do argumento anterior O nome do argumento atual

MM_DBTYPE dbType MM_DB_CONNECTION_URL jdbcURL MM_DB_USER usuário MM_DB_PASSWORD passar MM_DB_NAME arquivo 144

Modelos personalizados do glossário comercial

Na versão 9.1.0, você não pode criar um modelo personalizado usando um modelo de glossário comercial existente como modelo.

Antes, você podia criar modelos personalizados usando modelos empacotados do glossário comercial e modelos comerciais personalizados fcomo modelos.

Propriedades de classe

Na versão 9.1.0, você pode definir a propriedade Show_Synthetic_Dates_In_Basic_Section no arquivo imm.properties para especificar se essas propriedades devem estar localizadas na seção Básica ou Avançada.

Depois de atualizar para o Metadata Manager 9.1, qualquer alteração anterior à ordem das propriedades de classe é perdida. Você deve editar o modelo para atualizar manualmente a ordem na qual as propriedades de classe de objetos de metadados são exibidas em todas as perspectivas do Metadata Manager.

Antes, você não podia definir o local das propriedades de dados sintéticas.

Endereço de Remetente do E-mail

Em vigor na versão 9.1.0 HotFix 5, quando você envia um e-mail do Metadata Manager, não é possível editar o endereço do remetente na mensagem de e-mail. O Metadata Manager define o endereço de remetente do e-mail como o endereço de e-mail especificado por você no perfil de usuário na ferramenta Administrator. Se o seu perfil de usuário não tiver um endereço de e-mail, o Metadata Manager definirá o endereço de remetente do e-mail como o padrão no arquivo de configuração imm.properties.

Anteriormente, era possível editar o endereço de remetente na mensagem de e-mail.

Ocultar ou exibir as propriedades Vazio e Somente

leitura

Na versão 9.1.0, você pode definir o valor da propriedade Hide_Empty_Uneditable_Properties no arquivo imm.properties para ocultar ou exibir as propriedades Vazio e Somente leitura em todas as perspectivas do Metadata Manager.

Essa propriedade está ativada por padrão. Depois de instalar ou atualizar para 9.1, para exibir as propriedades Vazio e Somente leitura, atualize o valor da propriedade no imm.properties.file.

Antes, todas as propriedades de Vazio e Somente leitura eram exibidas em todas as perspectivas do Metadata Manager.

Carregamento Incremental de Metadados

Na versão 9.1.0, quando você configura o objeto comercial e os recursos do Cognos, você pode escolher por incrementalmente carregar as alterações recentes para os metadados em vez de carregar os metadados

completos. Após o primeiro carregamento bem-sucedido, o Agente do Metadata Manager carrega incrementalmente os metadados alterados após o último carregamento bem-sucedido.

Por padrão, a opção de extração incremental está habilitada para todos os objetos comerciais e recursos do Cognos. Se você não quiser carregar incrementalmente um recurso, você pode editá-lo e desabilitar a opção. Anteriormente, todos os metadados eram carregados quando você carregava um recurso.

Relatórios de link

A partir da versão 9.1.0, os detalhes do link não fazem parte dos logs de resumo de aquisição ou da guia

Detalhes de carga. Você pode exibir os detalhes do link na guia Detalhes do link.

O resumo do link contém o recurso, a conexão, o banco de dados atribuído, o esquema atribuído, os links, os links ausentes, e os detalhes de correção(%).

Anteriormente, os detalhes do link eram parte da guia Detalhes da Carga .

Configuração dos resultados da pesquisa

Na versão 9.1.0, você pode usar os elementos no arquivo searchpriorities.xml para criar grupos de class_ids, class_types ou favorite_types e atribuir um valor de prioridade para o grupo. Você pode atribuir um valor de prioridade para um grupo, em que um indica uma prioridade baixa e dez indica uma prioridade alta. Os resultados da pesquisa são exibidos com base na prioridade atribuída ao grupo.

O arquivo searchpriorities.xml está no seguinte diretório:

<Informatica installation directory>\tomcat\shared\classes

Depois de atualizar para 9.1.0, você deve reindexar todos os recursos para garantir que as prioridades de pesquisa padrão sejam aplicadas aos objetos de metadados no depósito do Metadata Manager. Se necessário, mais tarde, você pode configurar as prioridades das diversas entidades no arquivo searchpriorities.xml. Antes não era possível configurar a prioridade dos resultados da pesquisa.

Nível de Validação do Agente do Metadata Manager

Na versão 9.1.0 HotFix 3, o padrão de validação padrão do Agente do Metadata Manager é NENHUM. Antes, o nível de validação padrão era básico.

Recursos

Esta seção descreve mudanças nos recursos.

Embarcadero ERStudio

Na versão 9.1.0, você pode especificar os modelos físicos dos quais deseja extrair metadados. Você também pode importar esquemas do proprietário para tabelas, exibições e outros objetos do banco de dados para modelos físicos.

No documento Informatica (Versão HotFix 3) Guia de Versão (páginas 157-163)